A Escolha certa: Full HD ou HDTV? Plasma ou LCD?

Discussão em 'Comparativos e Tecnologia' iniciada por rodobastos, 13 Fev 2008.

1. rodobastos

rodobastos Tarantino Rules!

8 Fev 2008
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    18
    Olá a todos...

Sou novo no fórum e já estou cheio de dúvidas para tirar com todos vocês.

Estou economizando para comprar minha primeira TV de LCD (ou PLASMA) E HDTV (ou Full HD).

O que eu percebi aqui no fórum,é que a grande maioria utiliza a TV, ora para jogos, ora para filmes em HD.

O meu caso é diferente, vou colocar a TV na sala de minha casa, onde em 80% dos casos irei assistir à programação da TV à cabo.

Gosto de filmes e jogos, mas ficarão em segundo plano. Sou assinante da NET Digital, o sinal de vídeo sai por

vídeo composto e o aúdio por cabo digital óptico e chegam ao meu receiver Sony 910 que faz UP via HDMI. Tenho também

um DVD convencional da Sony com saída HDMI. Assim que eu comprar a tv, devo solicitar à NET o decodificador HD, para

assim poder ter todas as minhas fontes ligadas via HDMI e aúdio digital. Ainda não tenho grana para comprar um BD player, acho que só vou ter

um quando ficar bem mais barato,vai demorar hehe...

Minhas dúvidas:

01 - Vale a pena comprar uma full HD para assitir à TV digital brasileira? Pelo que sei o Sistema que o Brasil vai adotar é de 720p.

Se eu colocar lado a lado uma HDTV (720p) e uma Full(1080p) de 42" recebendo um sinal HD de 720p da TV HD brasileira. O que vai ocorrer?

A Full HD vai fazer um "down" e colocar as famosas tarjas pretas? Enquanto que a HDTV vai ocupar toda a tela?

Para o nosso sistema, a HDTV se sai melhor????

02 - Ouvi dizer que para se produzir uma fonte com 1080p o investimento é muito caro, necessita-se de câmeras especiais e ocupam muito espaço (bytes).

Hoje os players em HD que conhecemos são os BD/HD DVD que suportam os tais 1080p. Mas os filmes foram gravados em 1080p???? Existe esta informação

na embalagem do DVD? Acredito que deva existir sim uma fonte com 1080p (Iguais àqueles filmes prontos que os fabricantes disponibilizam na lojas para

deslumbrar os consumidores) mas a grande maioria ainda está em 720p ou 1080i. Se o padrão dos EUA, que é o maior fabricante/distribuidor de filmes do mundo,

não é 1080p, qual o interesse deles em fabricar 1080p?

03 - Vale a pena comprar "set-top-box"? Todo mundo que tem dinheiro para comprar uma HDTV ou full, tem dinheiro para assinat TV à cabo... Ou não???

Vale a pena comprar o "set" se vou ter que comprar o da operadora à cabo? Acho que essa caixinha só serve para quem se contenta com os canais abertos...

04- Aos "PANA plasmamaníacos": As TVs de plasma já estão consumindo menos? "O burn-in" realmente acabou?? Estou ciente do custo-benefício dessa TV, mas se

elas fossem do mesmo preço vocês ainda iriam de plasma, sabendo que o mercado dela continua caindo e somente a PANASONIC tá segurando a onda?

Não tenho TV de plasma/LCD, não quero polemizar, só quero fazer a escolha certa...

Quem puder me ajudar...

Grande abraço.

2. Guto Pereira

Guto Pereira Usuário Ativo

10 Jan 2008
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    38
    Rodobastos, EMHO, digo que seria melhor que vc pesquisasse aqui no fórum mesmo e tirasse suas próprias conclusões em relação a alguns modelos em especifico, depois dessa triagem inicial faça uma busca direta em lojas, showrooms e similares para saber qual equipamento comprar ao certo, pois gosto é algo subjetivo e o que pode a principio ser a melhor escolha indicada por alguém, "pode" ou "não" se tornar um calvário, afinal não estamos falando de uma Tv de 14" que custa 200 pratas, mas de um bem de consumo durável que custa alguns milhares de reais e que será como um casamento, longo e duradouro, melhor que seja tb agradavel ao seu gosto, me entendeu???

Veja nessas seções abaixo:

http://www.htforum.com/vb/forumdisplay.php?f=15

http://www.htforum.com/vb/forumdisplay.php?f=101

http://www.htforum.com/vb/forumdisplay.php?f=115

Nelas vc deve encontrar muitas referências para o que procura tendo como base o uso a que vc propõe dar a essa TV.

3. rodobastos

8 Fev 2008
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    18
    Ninguém pode me ajudar?????

4. Carlos X

Carlos X Usuário

29 Dez 2007
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    0
    (y) Olá, Rodobastos ! Resolví te ajudar um pouco. Você faz muitas perguntas, que para serem respondidas à contento, sería preciso escrever muito. Sería quase um jornal...he,he,he. Até a semana passada, eu também tinha algumas destas dúvidas que você tem. A minha sorte é que eu encontrei uma nova revista que está agora nas bancas, que foi lançada pela Editora Europa: é a "REVISTA DA TELEVISÃO DIGITAL", n.01. Ela chegou nas bancas agora nos primeiros dias do mês de Fevereiro. Possui um Guia Completo da TV Digital. Tem TODAS AS RESPOSTAS para as suas perguntas e dúvidas !! Tudo o que você perguntou, ela tem as respostas !!! É uma excelente revista !!! Tem tudo sobre os "Set-Top-Box", tem tudo sobre os televisores, sobre TV por Assinatura, e faz comparações entre as TVs LCD e PLASMA ("Plasma ou LCD ? - Veja qual a melhor TV para você curtir seus filmes, shows e programas de TV --) e mais ainda : FULL HD X HD READY - Qual é a melhor ? -- "TIRA DÚVIDAS" - As respostas para tirar todas as suas dúvidas sobre a Alta Definição.
    Bem meu amigo, tudo o que você quer saber, está lá na revista... Repito: REVISTA DA TELEVISÃO DIGITAL - Editora Europa. R$ 12,90
    Se tivéres mais alguma dúvida, pergunte. Eu estarei disposto à te ajudar ! Um abraço. CARLOS X:)

5. Carlos X

Carlos X Usuário

29 Dez 2007
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    0
    (y) Rodobastos ! Procure a revista REVISTA DA TELEVISÃO DIGITAL nas bancas dos shoppings ! Nelas é certo que você a encontre. Nas bancas de rua é difícil...:)

6. rodobastos

8 Fev 2008
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    18
    Obrigado pela dica.

Mas me responde só o lance das tarjas pretas da pergunta 1...

abraço

7. edunicoliello

edunicoliello Usuário

30 Out 2007
    Obrigados:
    9
    Troféus:
    0
    Rodobastos, o tamanho da imagem será o mesmo nas duas pois a full hd faz um upscale para sua resolução nativa e não um down mostrando tarjas pretas....(y)

8. rodobastos

8 Fev 2008
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    18
    Logo a imagem ficará melhor na HDTV, correto??

9. Guto Pereira

Guto Pereira Usuário Ativo

10 Jan 2008
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    38
    Sei que parece chato não responder diretamente as suas perguntas, mas entenda que tudo relacionado a interpretação pessoal é subjetivo. Por isso acho complicado te responder coisas como que tecnologiase enquadrariamelhor pra vc. Digo que com o pouco que vi e li a respeito, se vc for pender pro lado do custo/beneficio sem se preocupar plenaente com fidelidade a resolução da fonte o que se enquadraria melhor seria a Pana Viera 42" HD. Todos aqui estão de pleno acordo que ela pra assistir sinais de decoders como da NET e Sky é muito boa, bem como para filmes com players com ou sem upscaling. Não apresenta a retenção permanente como antes e tem melhor relação de contraste do que outros modelos low coast da tecnologia rival. Mas se vc assim como eu e outros faz questão de ter um display de alta definição e esta disposto a pagar por isso, então compre outro modelo, mas estando ciente que pra fontes SD o negócio talvez não fique tão agradável assim de assistir, ok? Se não fosse inviavel ou complicado eu compraria uma TH-42PZ7000U ou mesmo uma TH-50PZ7000U, mas como eles não se mancam de vender elas por aqui e se venderem vão pedir o olho da cara eu decidi pegar uma CRT de 32 ou 36 polegadas com suporte a HD (1080i / Ex. CINEOS 32 ou 36XBR800) enquanto o mercado de TVs FullHD com sintonizador SBTVD integrado não se acomoda. Creio eu que só deva se acomodar mesmo no próximo ano e até lá eu curto uma boa e velha radiação nos olhos...

10. edunicoliello

edunicoliello Usuário

30 Out 2007
    Obrigados:
    9
    Troféus:
    0
    Vai depender do processador de ambas:

Sinal 720p - chega numa HDTV sem processamento ou com pouco processamento no caso das 768p, então não há muita influência do processador de vídeo interno (scaler) da tv. Tende a ser melhor pois o sinal é nativo à resolução da tv.

Sinal 1080p - chega numa full hd sem processamento e pelos mesmos motivos acima ( ausência de atuação do scaler da tv) e tende a ser melhor que na HDTV que vai sofrer um downscale para sua resolução nativa.

No final das contas, depende do scaler das tvs fazer um bom processamento para suas resoluções nativas, mas como regra geral, quanto mais próximo da resolução nativa da tv é melhor pois os scalers das tvs são sofríveis. Um ponto a ser salientado é que fazer downscale compromete menos a imagem que fazer um upscale. Outros pontos importantes :

1- Tamanho da tela da tv: quanto maior, mais necessita de resolução;
    2- Distância que se vai assistir: quanto mais próximo, mais resolução deverá ter;
    3- Que tipo de sinais vc assiste: 1080p, 720p ou 480i/p?, quanto menos resolução de sinal, menos resolução deve ter a tv;
    4- Conteúdo preponderante: filmes, tv aberta, jogos = plasma; PC e jogos = lcd
    5- Ambiente iluminado= lcd; ambiente escuro= plasma;
    6- Tipo de imagem que te agrada: cores mais reais, naturais e mais "escuro"= plasma; imagem brilhante, cores parecidas com "computação gráfica", com mais resolução= lcd

Espero ter ajudado!!!(y)

ruyzappa agradeceu.
  11. Carlos X

Carlos X Usuário

29 Dez 2007
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    0
    (y) Olá, Rodobastos ! Respondendo a sua pergunta : Como disse o "Edunicoliello", o tamanho da imagem, na téla do TV, é o mesmo nos dois tipos de TVs (Full HD e HDTV Ready). À respeito das tarjas pretas, elas irão aparecer sempre que a imagem fôr no formato 4X3. Aí, elas aparecerão nos dois lados da imagem (esquerdo e direito). Já na imagem do formato "widescreen" (16X9), as tarjas podem aparecer dependendo do filme em DVD. Aí, elas aparecem em cima e embaixo da imagem. Neste caso, você pode ampliar a imagem através do controle remoto do DVD-player ou do próprio televisor (se ele tivér este recurso), fazendo com que a imagem ocupe toda a téla, eliminando as tais tarjas pretas !!!

12. Sachs

Sachs Usuário

25 Jul 2006
    Obrigados:
    4
    Troféus:
    0
    Nossa mãe de céu....:rofl::rofl::rofl::ataque::ataque::ataque:

13. macguybrazil

macguybrazil Insanely great

23 Nov 2007
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    "e que a TV de Plasma está em extinção (ela ainda tem muitos problemas)"

Só pode estar de brincadeira né ? De onde saiu esta conclusão?:rofl:

Bom , eu sai da uma LCD bravia 40 para duas panas 42. EMO , para as fontes que uso que são DVD´s, TV a cabo e agora eventualmente um PS3, a Pana plasma é melhor.:aplauso:

14. marcus77

marcus77 Usuário

11 Fev 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Amigos,

Ao ler todos os elogios feitos à PANA 42, fico certo de que a grande maioria das pessoas que a possuem estão extremamente satisfeitas.

Isso certamente me faria comprar uma delas SE eu não tivesse planos de usá-la por uns 3 anos ou mais.

Após ler bastante nos foruns, observei que a paixão pela PANA é recente (quando foi o lançamento dessa TV?). Neste contexto, qual a garantia que terei de que em 3 anos a imagem dela não estará com menos brilho e cores menos vivas? :aiai:

Afinal, é sabido que o tempo reduz a qualidade da imagem das plasmas (o que me parece que não ocorre com LCD).

Além disso, quando alguns afirmam que não existe a retenção permanente e sim a parcial, que é resolvida com o chuvisco na tela por 30 min (é isso?), deveria ser dito que o que ocorre, na realidade, é a queima de toda a tela uniformemente, fazendo com que a retenção desapareça (o fósforo não volta mais!). Imaginem isso sendo feito por vários anos?!

Por essas razões, estou optando pela LCD Bravia. Amanhã vou decidir se pego uma 40S ou 46S (vi as imagens lado a lado em 1080p e, sinceramente, a diferença é insignificante). (y)

Forte abraço a todos!

Marcus.

15. Miami Vice

Miami Vice Usuário

28 Set 2007
    Obrigados:
    3
    Troféus:
    0
    2007

A mesma garantia que a das LCD

Por gentileza, onde leu isso ?

Realmente, também vi as Bravia na Fast, boa escolha (y)

[]´s
    Lawrence

16. marcus77

marcus77 Usuário

11 Fev 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Li sobre esse processo de queima uniforme em alguns foruns americanos e em um post aqui no HT. A explicação tem uma base lógica.

Dei uma procurada mas não achei eles... Logo que achar, coloco aqui!

Abraço,

Marcus.

17. rodobastos

8 Fev 2008
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    18
    EMO???? Não entendi...

18. rodobastos

8 Fev 2008
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    18
    Não queria transformar minhas dúvidas em mais uma discussão entre os
    "PANA lovers" e os que curtem LCD...

Obrigado pelas respostas

19. Miami Vice

Miami Vice Usuário

28 Set 2007
    Obrigados:
    3
    Troféus:
    0
    sobre sua pergunta do #17
    EMO = em minha opinião

Não somos "Panalovers", só estamos cansados de ter que ler de pessoas que NÃO tem uma televisão de Plasma (falo das Plasma recente), coisas do tipo "colocar num canal de chuvisco por meia hora para tirar retenção". Cansados dos "Acho que ...". Entende ?

Prefiro acreditar em críticas de usuários que TEM uma televisão Plasma, aos que NÃO tem e escutaram falar ou leram em algum lugar.

[]´s
    Lawrence

20. Rodrigo.RJ

Rodrigo.RJ 3D? To fora! :D

23 Ago 2007
    Obrigados:
    26
    Troféus:
    48
    EMO = Na minha opinião. (y)

Esse negócio de queima de tela (vida útil) já foi a tempos superado. O 'backlight' do LCD também perde o brilho e este tempo também já foi aumentado.

Três anos não é NADA para uma TV de plasma ou LCD atual. Estas TVs são feitas para durarem mais de 15 anos. Esqueçam estas lendas. (y)

Abraços!

wepiana agradeceu.

Compartilhar esta Página