Ac portátil 12000 btu's Pinguino Delonghi

Discussão em 'Racks, Ar Condicionado e Decoração' iniciada por Denervaljr, 17 Dez 2009.

1. Denervaljr

Denervaljr Usuário

5 Dez 2007
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Olá a todos,
    Ontem, comprei na loja do Sam's Club em Salvador por R$ 1.569,00 um ar condicionado Delonghi pinguino de 12000BTU's , vou postar aqui a experiencia com esse aparelho que é motivo de muitas dúvidas e discurções.

Logo após a compra, notei que ele não é tão portatil assim, a caixa é muito grande e pesada, muito dicifil para colocar no carro, não coube no porta malas, muito alto para ser levado sobre o banco, tive que deitar os bancos para coloca-lo, como aparentemente o peso todo e na parte de baixo da caixa, é muito dificil inclinar ele segurando pelas alças da caixa, depois de muito trabalho e um arranhão no meu carro feito pelos pés plásticos da embalagem de papelão, que são presos por grampos aparentes.
    Chegando em casa outra "novela", tirar do carro, e pior a alça da caixa de papelão rasgou e quase que foi tudo pro chão! Para tira-lo da embalagem foi fácil, já que a caixa desmonta-se de uma maneira inteligente, e também notei que parte do peso da caixa é a propria embalagem, pois tem uma base de um compensado no fundo bem pesada.
    Fui tentar fazer a instalação na janela conforme o simples manual de instruções, porém, as duas réguas que vem com ele não sao suficientes para a abertura de minha janela, hoje irei na autorizada tentar providenciar mais uma régua, outra coisa que notei, é que no manual manda observar a tomada na qual o aparelho será ligado, mas não tem nenhuma informação da corrente do aparelho, apenas de tensão!
    Estava cansado e deixei ele na sala no canto mesmo, hoje quando chegar em casa vou funciona-lo e posto mais impressões.

Abraço a todos....

2. Ricardo Leão

Ricardo Leão Usuário Ativo

12 Jun 2003
    Obrigados:
    10
    Troféus:
    38
    Denervaljr, Estou interessado no desenrolar deste tópico. Abraço, Ricardo.

3. Denervaljr

Denervaljr Usuário

5 Dez 2007
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Bem, ontem fui a uma loja que é autorizada da Delonghi aqui em Salvador e eles não tem a tal da régua complementar para o equipamento, informaram um 0800 do importador para ligar, como eu tinha em casa algumas chapas de PVC e fita dupla face que tinha comprado para fazer uma montagem, resolvi a montagem na janela sem problemas, cortei o PVC na mesma largura intena da régua e fechei os +_ 20cm que estavam faltando para a adaptação na janela, uma outra coisa que me chamou atenção é que nas fotos a mangueira de exaustão parece ter passado por um "photoshop" de emagrecimento, pois ela é muito maior e com um diametro muito mais avantajado do que parece nas fotos, assim como o apatador da mangueira - régua que deve ter mais de 30cm de comprimento, fazendo com que nenhuma cortina fique acomodada sobre ele. Depois de um pouco de trabalho, sou chato com acabamentos, tudo estava instalado, aproveitei também e troquei o fio da tomada, já que o consumo do dito é de 1050W, como a tomada fica na parede contraria ao meu quadro de distribuicão,foi fácil, troquei o fio, coloquei um disjuntor so para ele, e coloquei também uma tomada que informa suportar até 15A.
    Liguei ele, muito vento e nada de compressor, hummm, já estava meio triste até que o compressor ligou, ele demora uns 5 minutos para ligar sempre que é conectado a rede eletrica, proteção para o compressor, isso é bom, fechei o pequeno quarto que uso para o computador e como sala de estudo, e fique esperando a refrigeração, claro que com um termohigrometro da minipa medindo a temperatura interna e externa, as duas estavam em torno de 30C. Configurei ele para 24C e na velocidade auto. Na velocidade maxima de ventilação ele é barulhento, pois sai muito vento e a saida e pequena, barulho similar a um ar de janela de 12000 mesmo, o compressor tem aquele trummmm característico de compressor grande, mais não chega a ser chato, o vento na saida é super gelado, muito frio mesmo, mais que estou acostumado com meu split eletrolux de 9k da minha sala....
    O tempo foi passando e uns 30 mminutos depois o quarto estava a 25c, confortável, mais achei que a temperatura caiu pouco tendo em vista o quanto frio saia do aparelho, ai notei outra coisa, a mangueira que vela o ar quente pra fora, estava super quente, irradiando um calor que pode ser sentido a uns 5 cm de distancia, ela deveria ter uma proteçao térmica, abri a janela e notei que o ar sai muuuuuito quente e com muita pressão, e junto com vapor, pois ele não precisa drenar a água da condensação, ele evapora ele e manda embora como o ar quente.
    uma hora se passou e o ambiente em 24.7 graus, la fora 30.9, e nada do compressor sair, comecei a pensar e notei um problema de projeto desses aparelhos aqui para nosso clima, é o seguinte, pensem comigo, esse ar que ele usa para refrigerar o condensador e o compressor, ele "aspira" no ambiente refrigerado e manda embora, se ele está tirando o ar do ambiente, a mesma massa de ar tem que entrar por algum lugar, como fresta de portas janelas, so que esse ar que entra está super quente, no meu caso ontem quase 31c, isso é muito mais trabalho para o equipamente, claro que tem vantagem, o ar é super renovado, mais em compensação estamos sempre com uma grande vazão de ar quente para o interior, por volta de 1hora e meia o compressor saiu, e notei uma coisa inteligente, o motor que faz a exaustão parou também, então, o ambiente ficou estabilizado por uns 20 minutos até que o compressor voltou a ser acionado.
    Hoje vou coloca-lo no meu quarto, vou dar um descanso para o gree de janela que tenho, e amanha posto o resultado de "passar a noite " com ele!

Abraços,

Denerval Junior (y)

4. fibra

fibra Áudio & Vídeo com Inteligência

2 Ago 2005
    Obrigados:
    9
    Troféus:
    38
    Assinei o tópico.

Muito bom depoimento :aplauso:

Abraço.

5. Denervaljr

Denervaljr Usuário

5 Dez 2007
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Bem, hoje volto a postar minhas experiencias com o ar portátil da Delonghi, depois de um fim de semana com temperaturas bem altas, o tempo resolveu refrescar um pouco à noite, um pouco que chuva e umidade aqui em Salvador, isso serviu para certificar minha teroria com o ar portátil, o rendimento dele depende da temperatura do ar que entra na sala pelas frestas, já que ele tira uma massa muito grande de ar do ambiente, mesmo sendo de 12k BTUs ele não da conta de um ambiente como outro do mesmo tamanha de funcionamento convecional, é como se tivessemos com uma janela aberta o tempo todo, outro fato que me chamou a atenção é que o ambiente (quarto) fica refrigerado rapidamente, uns 2 a 3 graus abaixo da temperatura ambiente, dai pra frente, esfriar mais é um problema, é como se tivesse uma grande fonte de calor no ambiente. Quanto ao barulho, não tenho queixa, como havia dito, é similar a um ar de janela, barulho de fluxo de ar e de um compressor trabalhando, hoje vou ter um tempinho à tarde e vou fazer uma gambiarra para tentar direcionar o fluxo de ar que ele puxa para o condensador ( parte quente ), vou tentar fazer com que o ar que entra no ambiente seja direcionado para essa entrada e assim seja enviado para fora, claro que isso é so uma experiência boba pois qualquer coisa do tipo tiraria o título de portátil desse equipamento, que a meu ver não é tão portátil assim.

Abraços,

Denerval Junior,

6. Ricardo Leão

12 Jun 2003
    Obrigados:
    10
    Troféus:
    38
    Denerval,

A sua avaliação, até agora, está levando a uma conclusão: não compensa a compra dêsse aparelho. Se estiver errado, corrija, por favor.

Abraço,

Ricardo.

7. rodtam

rodtam Usuário Ativo

2 Mar 2009
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    36
    Eu tenho um aparelho igual e digo uma coisa, só compre desses portáteis caso vc queria usar o mesmo aparelho em locais diferentes ou não possa enfiar um "fixo" no lugar, como split ou de janela. Eles são mais barulhentos (eu acho que faz mais barulho que o de janela, nem se comparando com split), são mais caros e menos eficientes.(y)
    Comprei um desse pois moro em prédio sem varanda, o que impede a instalação dos outros tipos de ar condicionado.
    Já vi vários modelos desses portáteis, e o meu tem o mesmo nível de ruído, ou seja, acho que o do Denerval também. E juro que não entendo como alguém consegue dormir com um troço barulhento desse. :p

8. Denervaljr

Denervaljr Usuário

5 Dez 2007
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Ainda não cheguei a uma cloncusão tão radical, acredito que a compra tenha que ser bem avaliada, no meu caso, tenho um de janela no quarto, que pretendo substituir por um split, um split na sala do ht, e tenho um quarto de visitas/sala com computador, que nao tenho com colocar um split ou de janela, fica para a frente do predio e a parede que poderia passar a tubulação de gás é um dos pilares de sustentação do prédio, um vizinho disse que já tentou furar ele com uns instaladores de split daqui da cidade e não tiveram sucesso. Por isso optei pela compra desse aparelho, outra coisa foi pela curiosidade no funcionamento dele mesmo.

---------- Mensagem adicionada às 11:38 ---------- Mensagem anterior foi às 11:32 ----------

Concordo quanto ao motivo da compra, também estou um pouco decepcionado quanto a eficiencia dele, quanto ao barulho, na velocidade media ou baixa até que não me encomoda não, vc consegue um bom condicionamento do ambiente com ele ou também parece que a sala está aberta? :lol:

Abraços,

Denerval Jr.

9. rodtam

rodtam Usuário Ativo

2 Mar 2009
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    36
    Eu acho que a eficiencia é bem baixa sim, tanto que pra não gastar demais eu fico na saída de ar frio, aí mesmo deixando a 30º fica bem confortável:ataque:
    E olha que eu sou um cara que fica confortável de camiseta a temperaturas de 15º ou menos.

10. ricardo balthazar

ricardo balthazar Usuário

31 Mar 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    eu comprei um portatil da enxuta uma vez, afff não gelava nada, mas o ar quente que saia do cano da janela dava para fazer uma sauna.....
    hehehe

agora esses novos ai devem funcionar legal, pq aqueles enxutas era so para fazer barulho...

abraço

ricardo

11. Denervaljr

Denervaljr Usuário

5 Dez 2007
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Lembro-me dos da Enxuta, eles eram quadradinhos mais não sei nada sobre sua eficiência, eu ainda vou postar um veredicto final meu sobre ele, realmente a eficiencia e baixa, mais ele refresca bem a sala que eu estou usando, não tem como baixar a temperatura em mais de 4 graus, ele nao baixa mesmo, mais pelo menos refresca bem, o ar que sai dele, sai super gelado, so que ele joga muito ar fora, fazendo entrar muito ar quente na sala, acredito que isso é que atrapalha ele, o barulho é similar a um ar de janela barulhento.

Valeu...

12. Alex.K

Alex.K Usuário

9 Set 2003
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Obrigado DenervalJr, também estou muito interessado na sua avaliação pois não tenho como instalar um split ou de janela.

Fiquei meio confuso agora com relação ao esquema de funcionamento de ar condicionado.

Como é o funcionamento num split ou de janela ? Ele resfria o ar externo e joga o ar frio pra dentro do ambiente ? Daí esse ambiente teria mais ar pra "jogar pra fora". Já no portátil o ambiente fica com menos ar e por isso ele "puxa" ar de fora (pressão negativa) ?

Outra coisa que também andei pensando... normalmente o ar condicionado é instalado no alto. A baixa eficiência do portátil não poderia ser também por ele ficar "em baixo" ?

13. Denervaljr

Denervaljr Usuário

5 Dez 2007
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Vamos lá , em um ar de janela, ou no split os ambientes exeterno e interno são isolados, o ac de janela "puxa"o ar pelas laterais e por cima e empurra por traz, pelo condesador para refrigerar o aparelho sem contato com o ar interno, o ar interno e puxado, normalmente pela frente passa pelo evaporador e é empurrado pelas saidas, em alguns casos que tem renovação de ar, quando ela esta aberta acontece uma exaustao da parte interna para a parte externa, mais uma pequena quantidade.
    No Split, ao menos os peuqenos que conheco não existe exaustão, a unidade externa usa o ar para refrigera-la e a interna faz seu trabalho sem contato com o ar externo.
    Já no portátil o que acontece é o seguinte: o ar interno é refrigerado, ele é puxado pelo fundo do aparelho, passa por um filtro, pelo evaporador ( parte fria) e é lancado pelos difusores frontais, exfriando o ambiente, até ai tudo ótimo, mais o condensador(parte quente), támbém é refrigerado com ar do ambiente interno, ele puxa o ar pela lateral, esse passa pelo condensador e é lançado para fora do ambiente pelo duto, aquele cano que eles tem, só que não é pouco ar não, é bastante, e esse ar está muito quente e tem que ser mandado embora, isso faz com que tenhamos como voce disse, pressão negativa no ambiente, fazendo entrar muito ar de fora, para ter uma ideia, se a porta do quarto estiver encostada, ela abre ao ligar o aparelho, aqui em Salvador, normalmente o ambiente externo está muito quente, com isso a eficiencia cai muito.

Mais é claro que tem que ter a parte boa, esse quarto não existe possibilidade sem grandes modificações de se instalar um ar de janela ou mesmo split, e é um comodo perdido de tão quente que é, por isso ele está sim cumprindo o prometido.
    Deve-se fazer uma avaliação e o portátil deve ser usado em ultimo caso, é sim barulhento, é um trambolho pesado, a mangueira ocupa muito espaço, consome energia, mais é uma solução quando as outras não são possiveis.
    Abraços,

Denerval Jr.(y)

14. Alex.K

Alex.K Usuário

9 Set 2003
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Agora entendí Denerval (y). Brigadão.

Puxa, se o motor precisa ser resfriado e já tem um tubo que vai pra janela pra jogar o ar quente pra fora, bem que poderia ter outro tubo para puxar ar fresco de fora somente pra resfriar o motor. Assim não teria tanta pressão negativa e não ficaria entrando ar quente pelas frestas do ambiente.
    Se já tem um tubo lá, mais um tubo esteticamente acho que não pioraria muito.

Vc disse que faria esse teste. Chegou a fazer ?

15. Denervaljr

Denervaljr Usuário

5 Dez 2007
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Existe alguns modelos, nao da delonghi, achei alguns na net la fora nos usa e na europa que tem dois dultos, um de entrada e outro de saida, tentei fazer sim, mais faltou um dulto, acabei desistindo, coloquei a cotina presa nele e deixei a janela um pouco aberta, parece que melhorou, mais não tem como ficar uma barraca armada assim dentro de casa, ehhehe, entao to usando como ele deve ser mesmo, tem alguns modelos que usam agua pra resfriar o condensador, tem que abastecer de agua, parece que usa menos ar do ambiente, mais foi o que entendi na net, olhe no site da delongui usa, que tem esse lá, é o mais caro de todos.

Abraços,
    Denerval Jr(y)

16. Alex.K

Alex.K Usuário

9 Set 2003
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Estive na C&C sábado e pude ver um Komeco 7.500 BTUs funcionando. Achei ele gigante. Fiquei imaginando que tamanho seria um de 10/12 mil Btus.

O ar sai bem gelado mesmo e pude perceber que a quantidade de ar que sai por trás é beem maior que a quantidade de ar gelado que sai pela frente.

Vc matou a charada. Pra sair tanto ar assim por trás de algum lugar ele tem que entrar.

Estou vendo no site da delonghi usa e os aparelhos de lá são muito mais avançados dos que os comercializados aqui.

Utilizam o sistema dripless (sem gotejamento) em que não precisa esvaziar um reservatório de água. A água formada é utilizada no resfriamento do condensador e com isso a eficiência do aparelho diz ser maior pois utiliza menos ar do ambiente pra resfriamento do motor.

Tem modelo com duplo duto que utiliza ar externo pra resfriar o motor. (modelo PAC T110P)

E tem o modelo top PAC W130E que vc comentou que tem um reservatório extra de água usada pra refrigerar o motor.

Será que aqui no Brasil tem algum modelo que não precisa retirar água ? A eficiência desses já deve ser um pouco melhor né.

Obrigado

17. rodtam

rodtam Usuário Ativo

2 Mar 2009
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    36
    Estranho que eu deixei o meu funcionando umas 3 semanas seguidas, quando fui esvaziar o reservatório de água, não dava pra encher um dedal :ataque:
    Sendo que o reservatório é para 10 litros, se não me engano.

18. Kloud

Kloud Usuário

11 Jan 2010
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Nobre colega, nao se ofenda com oq vou te dizer, mas qnd vc comprou esse aparelho Portatil infelizmente voce jogou grana fora, pois um equipamento Hi-Wall de 12.000 btu custa mais barato q o portatil (cerca de R$ 500,00 a menos), e com essa diferença vc pagaria a instalaçao e com certeza teria um exelente resultado em termos de refrigeraçao.

So uma observaçao, aparelhos portateis criam um efeito que chamamos de "Efeito Bolha", oque seria isso: Voce tem q utilizar o aparelho ventilando diretamente em voce para se ter uma sensaçao de refrigeraçao ou de ambiente gelado heheheh (horrivel isso nao acha).

Abraços e nao se ofenda no que eu disse, pois nao e nada em particular, somente pq sou tecnico só a 18 anos rsrsrs.

Caso tenham duvidas e so me mandar e-mail (marcelo.tecnico@yahoo.com.br)

19. rodtam

rodtam Usuário Ativo

2 Mar 2009
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    36
    A multa por modificar a fachada do prédio com certeza seria MUITO mais que 500 reais mais o gasto superior pela baixa eficiencia do sistema :ataque:

20. Ricardo Leão

12 Jun 2003
    Obrigados:
    10
    Troféus:
    38
    Vi hoje no Sam's, aqui em Maceió, êsse condicionador para vender por R$1.498,00 em 10 vezes. Acho que se fôsse a metade do preço, mesmo assim eu não compraria.

Abraços,

Ricardo.

Compartilhar esta Página