Afinal, autotrafo tem aterramento ou não?

Discussão em 'Energia, Alimentação e Aterramento' iniciada por Mordechai, 13 Fev 2006.

1. Mordechai

Mordechai Energy Geek

3 Nov 2004
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    0
    Pesquisando aqui no fórum, me disseram que os trafos ideais (ou menos piores) para áudio são os autotrafos.

Pois bem, fiz uma cotação de um autotransformador com aterramento junto à Toroid do Brasil e o responsável técnico deles me disse que autotransformadores não têm aterramento. Eis a resposta:

Rafael,

Encaminhei sua solicitação para o Luciano. Ele estará respondendo.
    luciano@toroid.com.br

Adianto que, autotransformadores não possuem pino de terra "no transformador". Pode-se apenas, aterrar a caixa metálica.

Sds,

Paulo Torres
    Toroid do Brasil

Isso é verdade? Então qual é a opção para nós que moramos em cidades com rede 220 V (fase-neutro) e precisamos de trafos e aterramento? E como é que os trafos do Knirsch são autotransformadores e têm aterramento?

Por falar nisso, um autotrafo Toroid de 1 KVA sai por R$140,00 e um de 2 KVA sai por R$180,00. (y) Não pago R$700,00 num trafo nem amarrado! :nao:

[]´s

2. silx

silx .

11 Jan 2005
    Obrigados:
    2
    Troféus:
    0
    Também moro em cidade de 220v e passei o dia procurando soluções para alimentação x aterramento x segurança e os questionamentos que vieram a minha cabeça foram exatamente os seus.

O meu objetivo é transformar 220 em 110 para jogar para o SMS protector de 1000 que só vende com entrada 110. A questão dos tranformadores não terem terceiro pino foi o que mais me deixou encucado.

Outra coisa: Se a solução for mesmo aterrar a carcaça do transformador, isto funcionará igual a aterrar a carcaça do receiver???? Esta última que é por sinal uma das dicas mais dadas pelos experts do fórum como fator de melhora do som pela redução de ruído.

Alguém arrisca? Aterrar a carcaça de um transformador é igual a aterrar o fundo de um receiver pelo parafuso da carcaça?

Será que o módulo isolado estabilizado microsol que não tem e não necessita de terra consegue reduzir ruídos tb?!

Tô para ficar doido! :)

3. Mordechai

Mordechai Energy Geek

3 Nov 2004
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    0
    Eu aterro meu receiver pela carcaça. E quando meu HK 240 chegar vou continuar fazendo o mesmo.

O negócio é justamente esse: junto com o HK vem um filtro Monster Cable que só funciona em 110 e com aterramento, senão ele não protege nada.

E o que adianta aterrar a tomada se o aterramento pára no trafo?

Vamos lá, é a terceira vez que pergunto sobre aterramento de transformadores aqui e nunca obtive uma resposta objetiva. Ou me dizem "Compra um ByKnirsch" (não compraria nem se tivesse a grana), ou ficam com teorizações que não levam a nada, mas responder minha pergunta que é bom... :aiai:

Existe algum autotrafo de 2KVA com aterramento que custe por volta de R$200,00?

[]´s

4. Dmaumau

Dmaumau Moving Forward

9 Out 2002
    Obrigados:
    15
    Troféus:
    38
    Caríssimo,

Você tem o depoimento do fabricante e tem suas ideias pré-concebidas.

O que vai adiantar alguém dizer alguma coisa ?

E com esse grau de simpatia "ou ficam com teorizações que não levam a nada, mas responder minha pergunta que é bom... ", a probabilidade de qualquer resposta é bem baixa.

(y)

5. Fabiano

Fabiano Usuário

28 Fev 2003
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Não sou nenhum expert no assunto dos transformadores, mas na questão do aterramento na carcaça não estaria a carcaça funcionando apenas como um condutor para o terra? Então qual é o problema afinal?

Abraços

Fabiano

6. silx

silx .

11 Jan 2005
    Obrigados:
    2
    Troféus:
    0
    Acabei de vir de uma rua de elétricas aqui de Brasília, os dois transformadores de 1500 que tinham lá eram com a carcaça de plástico.

Já que tô pensando em ligar o transformador em um SMS home protection que tem três pinos, acho que vou puxar o fio terra por fora da tomada e ligar no terceiro pino do SMS, deste modo, do SMS para trás, tudo ficará aterrado, mas o trafo não.

7. Mordechai

Mordechai Energy Geek

3 Nov 2004
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    0
    Que idéias pré-concebidas?

- Que o melhor trafo para áudio é o autotrafo e não o trafo-isolador? Isso quem falou não fui eu, foi o Jorge Knirsch.

- Que autotrafo não tem aterramento? Não estou afirmando. Estou perguntando.

- Que eu não aceito pagar R$700,00 por um trafo? Não vou comprar um transformador desse preço pra instalar um receiver de US$350,00 que nem sequer é high-end. Deve haver outra solução. E muita gente aqui no fórum deve estar na mesma posição e ter as mesmas dúvidas, ou seja, agradeceríamos muito se obtivéssemos uma resposta.

O que vai adiantar alguém dizer alguma coisa? Iria adiantar muita coisa, mas ninguém diz nada.

8. Vinicius Lima

Vinicius Lima Muita fé em DEUS é pé na tábua

12 Mar 2003
    Obrigados:
    12
    Troféus:
    0
    Bicho, não sei se é exatamente isso que você deseja saber, mas o auto-trafo pode sim ter aterramento. O que nunca é aterrado é o trafo-isolador. (y)

Abração

Vinicius

9. arielcs

arielcs Musica de Qualidade

19 Jul 2004
    Obrigados:
    11
    Troféus:
    38
  10. Mordechai

Mordechai Energy Geek

3 Nov 2004
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    0
    Vinicius, você poderia indicar algum modelo ou marca? (y)

Ariel, você ja tinha me indicado esse transformador. (y) Mas ele não é um autotrafo e sim um trafo-isolador. De qualquer forma, é um trafo com aterramento. Pode ser uma possibilidade interessante.

Obrigado e []´s!

11. Fontes

Fontes Usuário

15 Mar 2003
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Caro Mordechai

O único autotrafo que posso te indicar é o frabricado pela ByKnirsch. Todos os outros que vi no mercado não me pareceram bons. Até experimentei um trafo de uma amigo, tinha boa construção, era parrudo e tinha também aterramento. Não lembro a marca, mas não era nada silencioso, bastava chegar a noite, quando tudo fica mais calmo, e tava lá o zumbido bem audível. O da ByKnirsch não tem zumbido nenhum.(y)

abraços

Fontes

12. Marco-DF

Marco-DF Usuário

11 Ago 2005
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Caro Silx,

Se Vc tiver um bom aterramento, vai lá no Bombeiro na Feira do Paraguai e dá uma olhada no autotransformador da Indeletra de 2KVA, com aterramento e duas saídas. Pode ligar o SMS nele e ficar tranquilo.

Se Vc não tiver aterramento (que é o meu caso) o Módulo isolador Estabilizado da Microsol é uma boa opção. O problema é que a potência dele é de apenas 440VA.

13. silx

silx .

11 Jan 2005
    Obrigados:
    2
    Troféus:
    0
    Marco,

Falou tudo, vou lá amanhã, espero que ele tenha este auto-trafo lá para pronta entrega.

Valew.

14. arielcs

arielcs Musica de Qualidade

19 Jul 2004
    Obrigados:
    11
    Troféus:
    38
    Mordechai eles tb fabricam autotransformadores:

http://www.yojikonda.com/TRAFO/Autot.htm

mande um e-mail pra lá, consultando o que vc quer. Quem sabe fazem por encomenda (y)

15. Mordechai

Mordechai Energy Geek

3 Nov 2004
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    0
    Ariel, vou fazer uma cotação. Obrigado! (y)

Silx, você pode me passar o preço depois? Tenho um amigo que vem muito a Goiânia e ele pode passar na Feira e trazer pra mim.

[]´s

16. Mordechai

Mordechai Energy Geek

3 Nov 2004
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    0
    Ops! Falha nossa!

Foi o Dilbert que me indicou o Yojikonda pela primeira vez, e não o Ariel.
    :verg:

[]´s

17. silx

silx .

11 Jan 2005
    Obrigados:
    2
    Troféus:
    0
    Mordechai,

O trafo na banca do bombeiro tava R$ 110,00 se não me engano (pois liguei para várias lojas), porém era de 1000 va...como eu queria de no mínimo 1500va, nem fui lá, pois quero ter uma sobra para não alimentar o SMS 1000 com falta, caso o trafo não dê mesmo 1000 va.

Acabei de chegar da rua das elétricas aqui em Brasília (109 sul), comprei um trafo lá da indeletra (fábrica de Brasília que existe a 15 anos). Ele é 220v com saída 115v, exatamente o que o SMS usa como entrada (e não 110v como a maioria dos trafos).

Achei o cabo de alimentação bem fino, mas vou abrir e trocar por um mais grosso. Ele é de 1500 VA e custou R$ 86,00 na COPITEL. (era o último, mas deve chegar mais rápido, pois a fábrica é aqui mesmo). A carcaça é de plástico.

Trafo é uma coisa bem comum, acho pouco provável que você não encontre aí em Goiânia, é só ir nas casas certas.(y)

18. mfrota

mfrota Marcos Frota

22 Out 2004
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Senhores...

Tambem estou nesse dilema... Estou transformando um escritorio em sala de audio & video. Jah reservei um circuito eletrico dedicado aos equipos, mas preciso de um bom trafo que converta 220V em 110V (ou 127V). Enviei e-mail para vendas@yojikonda.com solicitando cotacao e perguntando "qual a diferenca entre autrotransformador e transformador de isolacao". O trafo eh esse aqui:
    TRANSFORMADOR DE ISOLAÇÃO (http://www.yojikonda.com/TRAFO/ISOLACAO.HTM)
    Código: UC 2120#
    Entrada V: 220V
    Saída V: 120V
    Potencia em VA (W): 2000

Eles me responderam prontamente. Eis a resposta:

Informamos que o transformador solicitado não é disponível
    Temos até 1kVA= modelo UC 1220#.
    As diferenças entre um autotransformador e um transformador de isolamento são:
    1- O autotransformador possue só um enrolamento, com derivação.
    É mais compacto, leve e barato. Não possue blindagem eletrostática entre primário e secundário. Não isola os equipamento galvanicamente da rede elétrica. Os ruídos e picos principalmente do modo comum não são atenuados.
    2- O transformador de isolação possue 2 enrolamentos separados, e blindagem eletrostática. É mais pesado e mais caro. Isola galvanicamente a rede dos equipamentos, atenuando os picos de modo comum.
    SDS
    Yoji Konda

Espero ter contribuido para esse topico.

Abracos.
    Marcos.

19. Dilbert

Dilbert Usuário Ativo

10 Mai 2005
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    36
    Eu uso o Trafo do Konda, e acho coisa séria, sinto-me muito a vontade para indicar aos amigos aqui, preço justo produto honesto (y)

20. mfrota

mfrota Marcos Frota

22 Out 2004
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Senhores...

Ateh ontem (14.Fev2006) tinha esse modelo:

TRANSFORMADOR DE ISOLAÇÃO
    Código: UC 2120#
    Entrada V: 220V
    Saída V: 120V
    Potencia em VA (W): 2000

de 2KVA no site (http://www.yojikonda.com/TRAFO/ISOLACAO.HTM) mas, apos minha consulta, eles retiraram esse modelo (atualizaram o site) (vejam em cache do "Sao" Google:
    http://64.233.179.104/search?q=cache:YfcV0P9Xu-QJ:www.yojikonda.com/TRAFO/ISOLACAO.HTM+&hl=pt-BR&ct=clnk&cd=1

Estou propenso a comprar um transformador/trafo de isolacao apos a explicaco deles que eu postei acima.

Abracos.
    Marcos.

Compartilhar esta Página