Ajuda no projeto do rack

Discussão em 'Racks, Ar Condicionado e Decoração' iniciada por Sidplay, 29 Nov 2007.

1. Sidplay

Sidplay Usuário Ativo

17 Mar 2004
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    36
    Galera, visitei várias lojas pra ver se encontrava algum rack de minha preferência, mas infelizmente não encontrei nada. Então decidi fazer um projeto de um rack e mandar fazer. Então gostaria da ajuda de vcs.

Eu fiz o desenho no Word mesmo, bem básico só pra ter uma noção de como vai ficar.

Só que eu não vou comprar o Receiver com as caixas agora, isso vai ser mais pra frente, mas já queria deixar o rack pronto. No momento vou deixar um dvd player e o Playstation 3 somente, além da TV na parede.

Só que eu não sei qual medida que eu mando fazer, pq não sei a medida dos aparelhos, por isso queria a ajuda de vcs.

No momento eu só pude medir o DVD Player, que mede 44cm de largura, 6cm de altura e 27cm de profundidade. O PS3 ainda não chegou, mas um colega meu me passou as medidas que são: 32,5cm de largura, 10cm de altura e 27cm de profundidade. Só que futuramente vou colocar um Blu Ray player no lugar do dvd player. Eles devem ter uma medida parecida não é?

E o receiver, caixa central, receptor de tv a cabo e receptor de tv digital eu não sei as medidas, pq vou comprar esses aparelhos no futuro.

A parede que vai ficar o rack mede 3.30m.

Eu preciso saber a medida da caixa central, do receiver, do receptor de tv a cabo e do receptor de tv digital. Eu queria saber se caixa central e receivers tem um tamanho padrão?

Eu só vou comprar o receptor de tv por assinatura quando estiver disponível o digital, que está previsto pro ano que vem né?

Será que dá pra ter uma base das medidas desses 2 receptores?

Vcs acham que eu devo deixar sem o fundo ou com fundo e fazer furos para os fios?

Eu ainda não sei se vou deixar divisória ou se vou deixar inteiro sem as divisórias. Mas não vai ter gavetas, vai ter espaço só pros aparelhos mesmo.

Eu sei que tenho que deixar bem maior que a medida do aparelho, mas preciso saber a medida dos aparelhos pra ter uma base de como fazer.

Estou no aguardo da ajuda de vcs. (y)

Edit: acabei de pensar num detalhe aqui. O subwoofer. Eu não sei a posição que ele deve ficar, mas seria legal deixar ele no rack. Então acho que vou ter que redesenhar o rack pra colocar o sub. Vcs poderiam me falar a posição que o sub deve ficar? E tb as medidas dele?

Já as caixas frontais, eu não vou colocar torres pq a sala não comporta torres eu acho, pois ela mede 4.42 de comprimento por 3.30 de largura. Então vou ter que colocar bookshelf.

Mas eu não sei se vou colocar em pedestal ou deixo em cima do rack. Mas acho que em pedestal vai ficar melhor. Só preciso saber mesmo onde que eu devo deixar o Sub.

Edit 2: acabei de ler uma mensagem em outro tópico que não pode deixar o sub no rack pq ficaria vibrando tudo. Não tinha pensado nisso. Então o negócio é deixar ele no chão né?

Edit 3:

Acho que vai ser melhor um rack com 8 espaços, pra garantir:

Não sei se vou usar sempre o dvd player ou se vou usar futuramente o player de blu ray pra ver filmes em dvd, mas é bom deixar um espaço pra ele. Não sei se vai pegar mesmo o HD DVD, mas caso não pegue, coloco um outro videogame no lugar dele.

E outra coisa, vai ser melhor colocar tampa atrás do rack e fazer furos, pq quero que os fios dos aparelhos fiquem escondidos atrás do rack.

Aquela linha embaixo do receiver era pra ser invisível, pq fiz no Word. É que depois que dou um print screen, essa linha aparece. No meio é somente 2 espaços, e nas laterias tem 3 espaços de cada lado.

Mais uma coisa, que tipo de madeira vcs me recomendam pra fazer o rack? E o rack assim tem uma boa ventilação? Precisa se preocupar com isso?

2. Fabiano

Fabiano Usuário

28 Fev 2003
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Sid,

Já pensou em um rack sem qualquer divisão vertical? Do ponto de vista flexibilidade seria o melhor a fazer.

Meu rack como exemplo.

Abraços

Fabiano

3. Sidplay

Sidplay Usuário Ativo

17 Mar 2004
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    36
    Fabiano, eu vi esse seu rack em outro tópico e achei muito bonito. Seria uma boa alternativa fazer desse jeito sem divisão. Parece que fica mais bonito assim.

Mas se eu quisesse fazer com 8 lugares, teria que ser maior que o seu, pra caber 4 aparelhos em cada espaço desse. Mas tava pensando aqui, pra caixa central ficar no meio certinho, teria que deixar em cima do rack, assim como vc fez.

Vc poderia me passar as medidas desse seu rack?

4. wesley

wesley Usuário

21 Ago 2005
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Sid,

Sim, é melhor deixar o sub fora do rack.
    O tamanho de receivers (especialmente altura) e da caixa central pode variar bastante. Seria melhor se vc tivesse uma idéia do que pretende comprar no futuro, e se basear nessas medidas. Uma opção é deixar a caixa central em cima do rack, se você optar por colocar a TV na parede.
    Quanto ao material, acho que o mais comum é se usar MDF, e não madeira maciça.

5. Sidplay

Sidplay Usuário Ativo

17 Mar 2004
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    36
    Wesley, se eu deixar as divisões, eu iria deixar os quadrados com tamanhos iguais das laterais e somente no meio que eu deixaria dois espaços, que seriam um pouco maior, assim como na segundo modelo que eu desenhei.

Eu ainda não sei qual receiver que vou comprar, não sei qual marca de caixas que pretendo comprar, mas queria saber uma medida mais ou menos pra poder fazer o rack, que caiba qualquer tamanho quando eu for comprar.

A caixa central eu poderia sim deixar em cima do rack, assim eu ganharia mais espaço ainda se eu precisar depois.

Se eu for deixar sem divisão como na foto do rack acima, eu só precisaria saber uma medida de profundidade, altura total, altura de cada divisão e largura do rack.

6. sereni

sereni Usuário Ativo

1 Abr 2007
    Obrigados:
    2
    Troféus:
    38
    Eu também estou fazendo o meu e segui o seguinte: - sem divisão lateral, caixa central em cima do móvel, fundo "quase todo" vazado pois facilita muito por causa da fiação e da ventilação, tampa que corre embutida para deixar trancado quando não estiver (segurança), altura de 20cm na primeira pratileira (onde fica o receiver) e um espaço futuro para htcp (vertical).

7. Ivan Reis

Ivan Reis Usuário

5 Set 2007
    Obrigados:
    5
    Troféus:
    0
    Um conselho, calcule sempre o espaço pelo aparelho top de linha e não pelo que já tem ou pretende comprar de imediato.

Exemplo : Receiver - deixe espaço para um Denon AVR-5805 assim qualquer um que vc comprar vai caber ! (y)

8. asilveirbr

asilveirbr Usuário

17 Ago 2007
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    sereni, não entendi "sem divisão lateral" e "tampa que corre embutida"... dá pra explicar um pouco mais...
    tem algum desenho?

Anderson

9. Sidplay

Sidplay Usuário Ativo

17 Mar 2004
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    36
    Será que 20cm de altura cabe qualquer receiver?

Ivan Reis, valeu pela dica. O Denon AVR-5805 é mais alto que os outros mesmo.

Qual uma largura do rack que poderia ser pra caber 3 aparelhos, um do lado do outro?

Eu só tenho medo de fazer sem divisão, com espaço pra 3 aparelhos em cada pratileira e depois faltar espaço caso eu queira mais aparelhos.

10. Ivan Reis

Ivan Reis Usuário

5 Set 2007
    Obrigados:
    5
    Troféus:
    0
    O meu rack (que está sendo construído e deverá estar pronto em uns 30 dias) tem 2,70m de largura total.

Não terá divisão nenhuma, serão 2 gavetões (para CD e DVD) em baixo e um nicho em cima sem nenhuma divisão vertical e com altura suficiente para abrigar um receiver do porte do Denon 5805. Como ele terá 2,70m de largura total acredito que dará para abrigar até 5 aparelhos lado-a-lado.

A caixa central ficará em cima do rack.

11. Sidplay

Sidplay Usuário Ativo

17 Mar 2004
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    36
    Ivan, esse nicho que fica em cima, qual a altura que vc mandou fazer? Com a sua medida eu posso fazer igual aqui. Se deixar o rack com uns 2 metros de largura daria pra colocar uns 4 aparelhos lado a lado?

12. rafaelcoll

rafaelcoll Usuário

28 Nov 2006
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    dah sim!

posta uma foto da parede que vai ficar o rack na sala pra gente ter uma ideia...
    a tv vai ficar na parede?
    pq nao caberia umas caixas torres?

ah! parabéns pela pana 50"!!...

13. Sidplay

Sidplay Usuário Ativo

17 Mar 2004
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    36
    rafaelcoll, a parede tem 3.30m. Eu acho que não ficaria legal pra colocar caixas torre pq a sala tem 14m quadrados. Tem 4.42m de comprimento x 3.30m de largura. Assisto TV a uma distância de 3.40m. Será que com esse espaço ficaria legal colocar caixas torre?

Valeu cara, tô muito feliz mesmo de ter comprado essa Pana 50, e olha que eu ainda nem vi ela funcionando na minha frente. Mal vejo a hora de chegar. :D

14. Sidplay

Sidplay Usuário Ativo

17 Mar 2004
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    36
    Pelas minhas contas aqui, eu tenho duas alternativas de largura de rack, pq minah parede mede 3.30m.

Rack com 2m de largura (laterais de 4cm de espessura - 192cm de área útil):

Colocando 3 aparelhos de 45cm de largura cada um nesse espaço de 192cm, sobraria um espaço de 14.25cm entre os aparelhos e as laterais.

Eu fiz esse cálculo de 45cm de largura, pq a largura padrão dos receivers e dvd players variam de 43 a 44cm de largura.

E nas laterais, fora do rack, sobra um espaço de 65cm de cada lado. Então eu vi umas medidas de alguns modelos de Sub e caixas torre da marca Polkaudio e os sub variam de 29 a 38cm de largura e as torres na faixa de 19cm de largura.

Então se eu colocar uma torre de 19cm de largura e um sub de 38cm de largura no máximo, sobraria um espaço de 2.66cm entre o rack, os sub, torre e a parede. Infelizmente é tudo muito apertado.

Mas se eu deixar as torres encostada na rack, ganharia mais espaço e tb se eu arrastar o rack um pouco mais pra esquerda, já que na esquerda não tem sub e somente uma torre. Se eu arrastar o rack pra esquerda ficaria muito bom o espaço.

Rack com 1.80m de largura:

O espaço entre 3 aparelhos de 45cm de largura seria 9.25cm e nas laterais, fora do rack, teria um espaço de 75cm.

Vcs acham que 9cm de espaço entre aparelhos é muito curto? Eu prefiro 14cm de espaço do que 9cm. É só 5cm a mais mas já é um pouquinho melhor.

Então eu estou indeciso entre fazer o rack com 2m de largura ou 1.80m de largura. Com 2m eu ganho espaço entre os aparelhos dentro do rack e 1.8m de largura eu ganho espaço fora do rack, nas laterais.

Mas eu estou na opinião de fazer de 2m de largura e se precisar de espaço nas laterais fora do rack, eu arrasto o rack pra esquerda pra ganhar mais espaço pro sub na direita.

Só que eu preciso ter certeza que os subs variam mesmo de 29 a 38cm de largura no máximo e as torres terem no máximo 19cm de largura. Vcs podem me confirmar isso?

Agora sobre a profundidade e altura do rack, eu gostaria de fazer com 60cm de profundidade e 75cm de altura.

O Denon AVR-5805CI, tem 43.434cm de largura, 50.546cm de profundidade e 27.94cm de altura. Outros modelos do Denon tem profundidade de 42cm e altura de 17cm. Da Onkyo tb ficam nessa faixa de altuta e profundidade. Só largura que parece que todos tem o mesmo padrão.

E então, o que acham de 2m de largura, 60cm de profundidade, 75cm de altura, fora as rodinhas (63cm de área útil, pois tem que descontar 12cm), espessura de 4cm e altura em cada espaço de 31.5cm. Com as rodinhas, se elas tiverem uns 7cm de altura no máximo, o rack teria uma altura no total de 82cm.

Estou no aguardo da opinião de vcs sobre o rack de 2m ou de 1.80m. Na minha opinião, acho que o mais certo seria o de 2m, mas quero ver a opinião de vcs.

15. Sidplay

Sidplay Usuário Ativo

17 Mar 2004
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    36
    Vi uma caixa torre da Infinity que mede 26cm de largura, então acho que o ideal seria fazer o rack com 1.80m mesmo pra garantir que vai caber qualquer torre e sub no lado direito.

É que eu não tenho um Home ainda e tenho que fazer de um tamanho que vá servir qualquer um que eu for comprar depois.

É que a minha preocupacão é pra colocar torres, mas será que a minha sala comporta caixas torre? Pois se eu colocasse pedestais, poderia deixar o sub na frente do pedestal que nem dava nada, mas deixa o sub na frente de uma torre que eu não queria.

Se eu colocasse caixas bookshelf em cima de pedestais, aí deixava o sub na frente de um pedestal e fazia o rack com 2m mesmo.

Minha sala tem 4.42m de comprimento por 3.30m de largura.

16. Fabiano

Fabiano Usuário

28 Fev 2003
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Eu o projetei para caber 4 aparelhos em cada prateleira, não estou usando desta forma apenas por não ter aparelho para isto e também por estética.

Quando a caixa central é melhor que ela fique em cima até por questões de sonoridade, e eu até acho que fica mais bonito.

Me mande seu e-mail por MP, lhe mando o projeto do Rack com as medidas.

Abraços

Fabiano

17. rafaelcoll

rafaelcoll Usuário

28 Nov 2006
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Sid, to montando o rack no sketchup conforme tuas medidas e especificações... dps qdo puder baxa o programa pra ver se tu te familiariza, ao menos para visualizar projetos..
    cara, nem leva em conta o receiver denon avr-5805... eh muito alem das necessidades de uma sala como a sua, e ainda por cima é caríssimo!! aconselho ficar com o tamanho dos "normais" da denon com 171mm de altura... para nao prejudicar o projeto do seu rack..
    quanto as torres da infinity, vc pretende a linha beta, certo?
    o sub vc pode deixar em qqr canto da sala, ate mesmo atras do sofa...não recomendo colocar na frente pq vai descentralizar o rack... e o rack vai ter rodinhas, certo?
    abraço!

18. Fabiano

Fabiano Usuário

28 Fev 2003
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    No caso de não ter divisórias verticais o fundo não pode ser totalmente vazado pois as divisórias horizontais irão fletir. No meu rack o fundo é fechado, tendo furos com passa-fios, não muito prático para passar cabos, eu sei. O fundo é aparafusado em vários pontos na divisória horizontal do meio para que dê sustentação

Abraços

Fabiano

19. Sidplay

Sidplay Usuário Ativo

17 Mar 2004
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    36
    Rafael, eu tinha pegado as medidas do Denon AVR-5805 só pra ter certeza que cabe qualquer Receiver quando eu for comprar, mas com certeza eu vou comprar um receiver bem mais barato. Mas é que em largura os aparelhos tem a mesma medida. Eu poderia deixar o rack mais baixo sim, será que uns 30cm de altura em cada repartição está bom? E eu vou colocar rodinhas sim.

Sobre as torres, eu não sei ainda qual marca vou comprar, eu só tava olhando as medidas de várias marcas pra poder ter uma base do tamanho que faço o rack. Se o sub eu posso deixar em qualquer canto da sala vou poder fazer sossegado o rack com 2m de largura então? Eu gostaria muito de fazer com 2m de largura pra poder ter um espaço maior entre os aparelhos, mas era por causa do sub que isso estava atrapalhando. E fazendo com 2m de largura, vai sobrar 65cm de cada lado. Esse espaço está bom pra deixar caixas torre?

Vou dar uma olhada nesse programa que vc falou. Depois me fala que resultados vc teve então, valeu. (y)

20. Sidplay

Sidplay Usuário Ativo

17 Mar 2004
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    36
    Fabiano, eu resolvi que vou fazer o rack baseado no seu, que achei muito bonito. E tb não vou deixar o fundo vazado, vou deixar tampado com furos tb.

Compartilhar esta Página