Ajuda para fazer 220v em quadro trifásico

Discussão em 'Energia, Alimentação e Aterramento' iniciada por Edu-Rio, 27 Abr 2010.

1. Edu-Rio

Edu-Rio Usuário

2 Set 2009
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Caros,

Faz algum tempo, vocês me deram a maior força e agora preciso de ajuda novamente.

Comprei um ar condicionado slplit de 220v e a instalação lá de casa é toda 110v. Mas tenho três fases no quadro veja aqui: http://www.htforum.com/vb/showthread.php?t=112112&highlight=quadro Notem que o lado esquerdo é de disjuntores de 15A e na direita de 20A.

Existe, abaixo de cada janela, uma tomada dedicada para ar condicionado, pois a fiação é de bitola maior, creio que de 3,3mm e tem, respectivamente cada tomada, seu próprio disjuntor, no lado direito do quadro.

Visto isso, creio que cada circuito tenha sua fiação dedicada também.

Pois bem, tenho de disponibilizar duas fases - 220v na tomada da sala.
    Identificar o disjuntor e o neutro da tomada do ar da sala não e tarefa difícil. Substituir o disjuntor mono por um bipolar de 10A(especificado pelo fabricante) também não.

Mas fico em dúvida:
    1) Se o circuito em questão realmente está dedicado???
    2) Como não perder um barramento e um circuito no quadro????

Help!!!! :help:

Abrcs,
    Eduardo

2. ||TECO||

||TECO|| Curtindo muito o que tenho!

13 Abr 2004
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    0
    Já vi que você não é muito de agradecer, mas vamos lá!

Você precisa achar qual o disjuntor que se refere a essa tomada, certificar que ela é dedicada, por que se tiver outro tomada ligada no mesmo circuito ela também irá se tornar 220V, e isso pode ser fatal!

Identificado o disjuntor e certificado que é dedicada (que aquele fio do disjuntor só alimenta aquela tomada), você tem que procurar o neutro correspondente a aquele disjuntor (ou por anilhas ou porque vai no mesmo caminho, cor, ....)

Esse fio neutro terá que ser ligado em uma fase. Troque o disjuntor para um bipolar, onde o fio antigo de fase contina o mesmo, e o neutro irá ser plugado em uma outra fase do quadro. (de preferencia na menos sobrecarregada)

Voa-lá, tem-se 220V. Se o fio você mediu 3,3cm, deve ter bitola interna de 2,5. verifique se esta adequado ao consumo do seu AC.

É meio complicado isso tudo e corre o risco de danificar alguma coisa.. o melhor é contratar um técnico, mas se quiser se aventurar ai estão os passos.

O mais importante: certifique-se de tudo, principalmente da tomada ser dedicada e do neutro correto.

3. Edu-Rio

Edu-Rio Usuário

2 Set 2009
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    "Já vi que você não é muito de agradecer, mas vamos lá!..."

Não é nada disso! Confira o outro tópico e verás que agradeço todos aqueles que me ajudaram!:concordo:

Mas só agora vi que existe um botão de agradecimento no Fórum.

A questão é existe algum teste para saber se o circuito está dedicado???

Mais uma vez Obrigado!
    Abrcs
    Eduardo

4. ||TECO||

||TECO|| Curtindo muito o que tenho!

13 Abr 2004
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    0
    kkk Foi só brincadeira. :D

Escrevi um monte e resolvi olhar o quadro que postou... e vixxx... :choque:a coisa está feia.

Eu trocaria o quadro e a fiação toda.. uma grande e cara reforma...mas é a segurança dela.

Provavelmente não tem uma tomada dedicada, e a fiação já está velha e passível de oferecer perigo ao se passar alta corrente e de algum disjuntor não desarmar afetado pela oxidação e tempo.
    Mas para ter certeza um usaria um passafio para entender o caminho que o fio fez até chegar lá. Se for direto, sem pontos de passagem então deve ser dedicado mesmo. Coloque um abaujour nessa tomada e desligue os disjuntores para desobrir qual é. E depois que descobrir, coloque o baujou em outros pontos para ver se esse disjuntor não desarma mais tomadas. Faça um mapa do que cada disjuntor delsiga.

Imaginando que a tomada não seja dedicada...

Não sei qual o tamanho do conduite disponível, mas tem duas soluções: comprar um passafio e com muita vaselina e tentar passar um fio 4mm2 (qual a potencia do AC que quer colocar?) ou colocar um conduite novo para levar o fio até a tomada do AC (rasgando algumas paredes). É uma casa ou apartamento?

5. Edu-Rio

Edu-Rio Usuário

2 Set 2009
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    kkk Foi só brincadeira. :D

Sem problema!!!!:feliz:

Eu trocaria o quadro e a fiação toda.. uma grande e cara reforma...mas é a segurança dela.

- faz parte dos meus planos, quero colocar tudo Siemens e ao menos um DR, só não tive a oportunidade(leia-se $$$)

Provavelmente não tem uma tomada dedicada, e a fiação já está velha e passível de oferecer perigo...

- A fiação está velha, sem dúvida, deve ter uns 25 anos. Mas, antes de me mudar efetuei uma rigorosa inspeção em todos os pontos, pois troquei todas as tomadas, interruptores e apliques de iluminação. Pude desfazer algumas armadilhas(ex: fios desencapados:diabo:) e constatei que a fiação, embora velha, ainda apresenta encapamento em bom estado, boa resistência mecânica e não apresenta umidade.

- Não sei, pois como havia dito, tenho quatro circuitos/disjuntores/tomadas exclusivos para ar condicionado.

Mas para ter certeza um usaria um passafio para entender o caminho que o fio fez até chegar lá. Se for direto, sem pontos de passagem então deve ser dedicado mesmo. Coloque um abaujour nessa tomada e desligue os disjuntores para desobrir qual é. E depois que descobrir, coloque o baujou em outros pontos para ver se esse disjuntor não desarma mais tomadas. Faça um mapa do que cada disjuntor delsiga.

- Excelente dica, farei isso!!

(qual a potencia do AC que quer colocar?)

- Um 12000 BTU - Mas o consumo é baixo, segundo o fabricante menos de 1,2KW/h. Tanto que utiliza um disjuntor bipolar de 10A. A instalação atual tem fio com bitola de 3,3mm(antigo 12) suficiente para suportar 20A por fase. Mais, como será para a sala seu uso será menor, durante partes do dia.

Valeu!!!!!!!!

Abrcs,

Eduardo

6. Luitzsky

Luitzsky Usuário

29 Abr 2010
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Bem você pegou um circuito 110 e vai passar para 220.
    Então você não perde nada se o circuito for TUE (tomada de uso especifico).

Vendo pelo seu quadro, você vai ficar sem uma fase no barrameto para seu disjuntor bipolar, o que pode ser facilmente resolvido com um pedaço de cabo 4mm (já que você planeja alterar futuramente o quadro) eu pegaria na 3º fase já que ela só tem uma conexão.

Mas no caso de o circuito derivar para outros pontos você vai perder as outras tomadas, neste caso o mais fácil é passar uma nova fiação para o ar condicionado. Dai você tera que derivar duas das fases.

Agora quanto a modernizar o quadro não seria tão caro, como você disse a fiação está em bom estado.

Disjuntores mesmo da Siemens não são tão caros, você não precisa gastar uma fortuna como o quadro do rapaz do topico que vc postou aqui e alguns que vc vê pelo forum. O uso de um DPS é questionavel em residencias, já que é possivel obter indenização por parte da concessionária (tem que guardar as notas fiscais dos aparelhos)

No que você vai gastar mesmo são disjuntores com amperagem mais alta, como o geral e para os chuveiros e o DR.

Gastar fortunas em conctores ou barramentos é um absurdo, hoje já se tem até fita isolante colorida para identificar os circuitos.

7. ccaks

ccaks Usuário Ativo

28 Abr 2009
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    36
    Se vc não quiser quebrar a cabeça, sugiro que procure um bom eletricista ou um engenheiro. Tive a indicação de um forista e não me decepcionei: ele fez todo o planejamento elétrico de meu novo apto e não tive o menor problema. Além do mais, ele entende nossas necessidades com relação a som e imagem. É competente e não é de arrancar os olhos, o preço é justo.

Se quiser o contato, me envie uma mp.

Abraços,
    CLaudia

Compartilhar esta Página