Algumas ideias e Projetos com LED - AJUDA

Discussão em 'DIY' iniciada por msouza, 3 Mar 2009.

1. msouza

msouza Usuário

6 Nov 2005
    Obrigados:
    5
    Troféus:
    0
    Galera. Tô pensando em fazer umas coisas em casa. :) rsrsrs...

Sou técnico em eletrônica, mas me formei fazem uns 15 anos, então já esqueci boa parte da pratica, apesar de continuar lendo, lembrar muita coisa, etc...

Vamos a pratica.
    A minha ideia é a seguinte...

Quero montar BARRAS DE LEDS em canaletas de passar fio (Saca, aquelas que gruda na parede... ???) Então...

Tô pensando em usar LEDs brancos de alto brilho dentro de uma canaleta, furar a canaleta toda e botar os leds pra fora, e lixar suas cabeças, pra ter uma luz mais difusa...

Essas "barras" teriam várias utilidades em casa. :)

1 - Colar barras proximas ao rodapé do corredor, com um sensor de presença ou um LDR (sensor de luz), pra iluminar o corredor à noite, quando alguém precisar ir a cozinha pegar agua, ou coisa assim... Ou mesmo meu filho pequeno quando acorda a noite...

2 - Usar sobre a Pia para iluminar a bancada (nesse caso acho que precisaria de mais leds e em carreira dupla talvez...)

3 - Usar uma barra colada ao topo do armário com um sensor do tipo magnético, quando quando eu abrir a porta, de cada armário, o interior do mesmo ser iluminado...

Bom..São várias ideias e aplicações. A pergunta é...

Qual a conta mesmo que eu faço, pra ligar Tantos LEDS em paralelo ou em serie a alimentação 110 ?

E qual tipo de LED seria o ideial pra um projeto assim ?

Eu posso também usar fontes, tipo de 220, mas seria melhor usar LEDs com Diodos/Resistores, pq a fonte ocupa um baita espaço e é feia, não dá pra embutir ou esconder facilmente... (Só no caso da bancada da pia que posso deixar dentro do armário da cozinha...)
    No caso do armário de Roupa, penso em usar até pilhas mesmo, já que o uso vai ser BEM menor...

No caso do Corredor, acho que fonte, ficaria inviável...Por não ter como esconde-la...