Amplificador Classe-D

Discussão em 'DIY' iniciada por Gantunes, 10 Fev 2010.

1. Gantunes

Gantunes Usuário

26 Jul 2009
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Este espaço está aberto para ideias, discussões e todo tipo de informação necessária para realização de projetos que envolve amplificadores classe-d, e como um "empurrão inicial" o que é que vocês acham deste amp apresentado pelo "los hermanos", funciona? Alguém já montou?

2. Giovanni Trude

Giovanni Trude Usuário

9 Out 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Funcionar funciona e muito bem!
    ele é muito utilizado em som automotivo, é muito conhecido, eles tem evoluido bem.
    principalmente a maioria por ser pequeno e com grande eficiencia,
    é mais utilizados com subwoofers, mas algumas marcas estão pruduzindo para stereo tbm, e tem dado resultados positivos.

3. pericles.sb

pericles.sb Usuário

2 Jan 2010
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    :brinde: acho que assim vai ficar melhor pro pessoal ver!

O circuito funciona sim , creio que é um pouco critico assim como as fontes PWM, que é o principio de funcionamento do amplificador , uma vez que envolve alta frequencia e alta corrente. Já abandonei o irs2092 , achei esse mais facil pra começar as experiencias , e tambem vai ser meio dificil achar em curitiba , creio que sobe encomenda consiga algum pra bricar.
    O circuito de los hermanos em si é bastante simples envolve semi-condutores ( me corrijan se escrevi errado , com as novas regras do portuguê ainda estou meio por fora :LOL:) faceis de achar no mercado nacional e também faceis de trabalhar pra quem já trabalhou com as fontes chaveadas, segundo que eu li , se não me engando com +- 200V e usando componetes proprios pra essa tensão , pode chegar à uma potencia de 5000WRMS (isso mesmo 5kW,:queixo:impressionante hein!) mas antes de iniciar essa montagem pretendo ler o tópico todo de los hermanos , se alguem montar poste seus resultado ai .

Agradeço à Gantunes pelo forum.

4. Muriloo

Muriloo Usuário

21 Abr 2008
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    0
    Edit: Movido :D

Quando tiver um tempinho passo perturbar um pouco aqui!

Abraços

5. r_merola

r_merola Usuário

10 Nov 2007
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Ola Pessoal

Essa amplificador já me fez passar vergonha :D, mas tudo bem. Nada contra.

Para stereo proponho que considerem o trabalho de Bruno Putzey da Philips encontrado na nota de aplicação UM10155_2.pdf.

http://www.htforum.com/vb/attachment.php?attachmentid=23440&d=1265674028

Não montei, mas o circuito é bem simples, e tem um dois nomes bastante fortes indossando o circuito (Philips e o Putzey) e é descrito como bastante funcional e bem sonoro alem de empregar componentes faceis.

sds/Ronaldo

6. mitao

mitao Usuário

27 Jul 2003
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Ei já perdi meu tempo e dinheiro com esse amplificador:xingo2:. Digo isso pq embora o som nao seja horrivel tambem nao é bom e mesmo com tudo bem blindado interfere até no pensamento de tanto harmonico. Alias de classe D, eu quero distancia!

7. diban

diban Usuário

31 Ago 2009
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    pericles.sb, Você teria o link do tópico los hermanos? Fiz uma busca rápida e não encontrei.

abraços.

8. Lucas Michel

Lucas Michel Usuário

2 Ago 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Lembrando que essa classe de amplificador é ideal para trabalhar até 1khz e nao pode ser usado como ampli para sub acima de 1000wrms por causa das harmonicas, ou seja fora desses padroes gera muita distorcao. seu sucedor seria os ampli de classe T.

9. r_merola

r_merola Usuário

10 Nov 2007
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Caro Colega Mitao

Tudo que é chaveado e opera com onda quadrada gera harmonicos. O amigo Fourrier (é assim que se escreve?) já disse isso a muito tempo atrás.

Se voce comparar com amplificadores operando em classe A ou com sistema Top como o seu (vi no seu cadastro) é lógico que vai ter diferença, mas precisam testar para ver o resultado, e para outras pessoas esse amplificador pode ser melhor do que o que eles tem. Agradeço sua opinião, como escrevi não montei, mas possuo profundo respeito pelo trabalho do Putzey e pela Philips. (y)

A propósito, você já teve oportunidade de ouvir os chaveados da Jeff Rouland? E os Halcros com fonte chaveada? Tudo é questão de boa engenharia. É complicado dizer dessa agua não beberei visto que isso é uma tendência por conta de eficiência energética.

sds / Ronaldo

10. pericles.sb

pericles.sb Usuário

2 Jan 2010
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
  11. pericles.sb

pericles.sb Usuário

2 Jan 2010
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    tudo tem o lado bom e lado ruin , ai vai da sua sua aplicação e o que espera do circuito , as vantagem do classe D são altas potencias , baixa dissipação , qnto a sua fidelidade são muitos bons tbm , uma citação de qualidade desse tipo de amplificador é o Banda voxer 9.8, se não me engando 4x 250WRMS , que é um amp voltado pra uso estereo , qnto às harmonicas é normal em circuito PWM , agora te faço uma pergunta, se a Classe D é tão ruim assim pq ela é tão empregada em inversores em industrias onde as hamonicas são muito mais pela quantidade desse tipo de equipamento ?!

12. chacalpowers

chacalpowers Usuário

2 Out 2007
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    16
    Olá a todos

Agradeço pela iniciativa em trazer ao forum a relevante discussão sobre os amps. digitais.
    No ano passado montei dois amps. com o IRS2092 e por razões que ainda desconheço mesmo após ler detidamente os Application notes da IR, não consegui fazê-los funcionar.
    Agora, meu plano é fazer algumas tentativas com o projeto da Philips sugerido pelos colegas e também este outro do site argentino.

Assim que eu tiver novidades postarei por aqui.

Até mais.

Sandro

13. r_merola

r_merola Usuário

10 Nov 2007
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Caro colega Chacalpower

O que voce escreveu me deixou intrigado:

Amplificador Digital ou é Classe D?

Li, a algum tempo, um artigo que descrevia amplificadores digitais baseados em DSP com um algoritimo de controle de frequencia para melhorar a qualidade sonora e compensar não linearidades das caractericas dos elementos indutivos do circuito (filtro e bobina movel). Agora estou não lembro direito, mas acho que foi no site da Tripath.

O amplificador da nota da Philips é um classe D alto oscilante com muito poucos componentes.

Por favor me tire essa duvida

Obrigado,
    Ronaldo

14. edilson.zehnder

edilson.zehnder Usuário

24 Mai 2009
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    ola amigos ,fiz um curso de amplifiadores pwm(digital) com o cilf357 gerava a onda triagular ,aí comparava a onda triangular com o audio senoidal usando o ci lm311 ,saindo no final uma onda quadrada,que ia para os dois ci ir2111 trabalhando em ponte h o som era bom mas o ci tem dedtime muito alto gerando distorsão mas ainda quero usar o ci ir2010 que a banda usa em seus amplificadores só nao consigo postar o esquema aqui noforum,possuo um modulo banda vxice1800wrms de onde copiei parte da saida toda até o indutor,so nao fiz a parte do modulador onte quero tentar encaixar o meu modulador bom assim que conseguir coloco o esquema para gente discutir um abraço

15. albert_emule@hotmail

albert_emule@hotmail Usuário

23 Fev 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0

Circuitos digitais são Circuitos que só funcionam com um determinado número de valores ou estados lógicos, que geralmente são dois (0 e 1).

Exemplo:

16. Gantunes

Gantunes Usuário

26 Jul 2009
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Olá pessoal, eu refiz a pcb do class-d (esquema postado acima), achei a original muito apertada, principalmente para tensões mais altas, no meu caso o objetivo final é alcançar 400w em 8R, daria uma tensão de +/-80Vdc segunda a tabela, também coloquei o indutor de saída na placa, um toroide de 27mm de diâmetro externo por 11mm de espessura retirado de uma fonte de PC, para os 30uH foram 48esp, sei que pcb para classe-d é complicado, mas o que vocês acham?

17. Gantunes

Gantunes Usuário

26 Jul 2009
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Lendo o tópico do site Argentino, achei melhor iniciar com pcb sugerido por eles( a quetão do terra em estrela! ) e vi que é necessario mais atenção com indutor, onde a maioria das pessoas que estão montando estão tendo problemas.

18. diban

diban Usuário

31 Ago 2009
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Tenho interesse em montar esse amp, recentemente montei um a/b de 80w a 4ohms.

Se possível poste a pcb que você optou por montar e os componentes.

abraços.

19. Gantunes

Gantunes Usuário

26 Jul 2009
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Este é o pcb original, mas sugiro que você dê uma lida o forum Argentino, vai ajudar bastante!

20. zequim

zequim Usuário

10 Jan 2009
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    E ai pessoal

Estou acompanhando o topico e estou curioso para ver alguns resultados.
    Alguem tem alguma novidade pra gente?
    Vou começar meu amp PWM essa semana.

Abraço a todos

Compartilhar esta Página