Amplificador Classe-D

Discussão em 'DIY' iniciada por Gantunes, 10 Fev 2010.

1. Alexandre Tga

Alexandre Tga Usuário

26 Abr 2011
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Boa Tarde a todos do forum eu gostaria de saber se alguém ja montou esse amplificador da Detex Audio eu montei mas prescisei fazer algumas modificações por que eu não encontrei o LM393 aqui na minha região, eu coloquei o LM311N. Ele funciona mas está com o som roco que nem se estivesse amplificando somente a metade da onda de audio, e também esta esquentando muito o IRF9540. alguém poderia me dar uma ajuda. estou enviando o esquema original e o esquema no qual eu fiz as modificações.

Ver anexo 53685
    Ver anexo 53684

2. Alexandre Tga

Alexandre Tga Usuário

26 Abr 2011
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Pessoal achei o defeito do som distorcido era os diodos zenner que tinha colocado de 16V e era de 15V o certo, mas quando aumenta o volume ele ainda distorce o som, e ainda ainda continua esquentando muito, so que agora está esquentando os dois por igual. por favor me ajudem qualquer noticia novo eu posto

3. isaac santana

isaac santana Usuário

26 Out 2010
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    16
    .
    Beleza alexandre , tudo bem cara ? Olha acho que esse diodo zener de 12V para o LM311 está meio alto o valor dele não acha. No datasheet dele a tensão máxima que ele suporta é de 13Vcc. No caso você está usando para alimentar ele uma tensão de 12 e está meio que no máximo a tensão de trabalho desse CI. Aquele amplificador Classe D de 1250Wrms usa para alimentar o CI (LM311) diodos de 3Vcc somente. Você não quer fazer novos testes para tentar resolver esse problema ? Meu E-mail se quiser nos podemos discurtir esse assunto. isaacgrassioto@hotmail.com.
    Att : Isaac Santana.
    Abraços...(y)(y)(y)

4. Alexandre Tga

Alexandre Tga Usuário

26 Abr 2011
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Isaac ja te adicionei o meu email é valmirvettore@hotmail.com. Agora eu adicionei um resistor de 120R entre o pino do LM311 e a linha de +12V, o som ficou com os graves mais definidos, mas quando aumento o volume a distorção volta, e o aquecimento ainda persiste mesmo se o amplificador ficar ligado sem sinal na entrada, tenho dois zenners aqui C56PH mas não faço a ideia de quantos volts ele é faz muito tempo que comprei eles mas estão novos acabei de achar ele aki na minha maleta de peças novas, assim que eu fizer um novo teste eu posto.

5. dudu.441

dudu.441 Usuário

29 Nov 2010
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Galera por que vcs não fazem amplificador com IRS2092 , ele é o melhor !!!!!

6. ColeTrickle

ColeTrickle Usuário

9 Nov 2010
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Alexandre, a bobina de filtro que está usando tem a indutância próxima ao indicado no esquema?
    Tentou alterar a indutância para mais ou menos, e ver o resultado?
    Que núcleo foi usado nesta bobina?

Abraço,
    Ricardo

7. Alexandre Tga

Alexandre Tga Usuário

26 Abr 2011
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    eu usei uma bobina sucateada de fonte de computador toroidal amarela, coloquei outra de um modulo de carro mas continuou o problema, a bobina não esquenta, somente os transistores.

8. pericles.sb

pericles.sb Usuário

2 Jan 2010
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Alexandre, esses transistos esquentam com ou sem som? qual o tamanho dos dissipadores que está usando ?

9. Alexandre Tga

Alexandre Tga Usuário

26 Abr 2011
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    eles estão esquentando com e sem som, estou usando um dissipador de tamanho médio e um cooler quando eles esquentam demais. mas acho que deve ter algo errado, logo postarei fotos dele.

10. luizcpimenta

luizcpimenta Usuário

27 Jul 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Boa tarde.
    Alguem já montou esse circuito amplificador?
    Como ficou?
    Grato.

11. fabioz@ceee

fabioz@ceee Usuário

30 Set 2009
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Olá pessoal, apenas como informação, não sei em que datasheet foi observada a tensão máxima de 13V para o LM311, pelo que eu vi e a menos que esteja equivocado, o CIzinho vai até no máximo 36V, no caso se for fonte simétrica 18+18, isso o limite máximo, a recomendação é com fonte simétrica que fique limitada a 15+15, ou se for uma fonte simples linear que chegue a no máximo 30V.

Segue o link do datasheet completo onde peguei essas informações:

http://www.datasheetcatalog.org/datasheet/nationalsemiconductor/DS005704.PDF

Então, acredito que não seja apenas este o problema que estás enfrentando, deve haver algum outro detalhe que está passando despercebido, verifique com calma e vamos resolver essa parada...

Abraços.

Fábio.

12. GTAREV

GTAREV Usuário

3 Fev 2009
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    É isso ai amigo,eu vou entrar na mesma enrascada que vcs,meu Pioneer precisa de um sub!

13. isaac santana

isaac santana Usuário

26 Out 2010
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    16
    Fábio , acho que me enganei ao falar da tensão de trabalho do LM311. Mas vi o projeto dele e acho que o problema ta sendo o filtro de saída , que é de cor amarela com uma faixa no anel de branco , no caso a indutância do indutor no projeto é para 27uH. Uma pergunta ? Em relação a indutância para amplificadores Classe D , tem que está de acordo com o projeto , ou muda alguma coisa na qualidade do áudio de saída , se no caso passar do valor estipulado no projeto. Falo isso porque já vi comentários em foruns, pessoas dizendo que por causa do enrolamento disproporcional ao recomendado no projeto , tem uma diferença enorme na qualidade do áudio de saída.
    Att :Isaac santana.
    Abracos...

14. fabioz@ceee

fabioz@ceee Usuário

30 Set 2009
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Sem dúvidas que sim, o indutor de saída é sim responsável pela qualidade de áudio entregue na saída, uma vez que ele serve para digamos, remontar, a senóde original de aúdio que é aplicada na entrada...

Em se tendo a bobina com uma indutância superior a necessária exigida pelo projeto, temos um filtro passa-baixas e por sua vez este limita a frequência de corte superior do amplificador, ou seja, a reprodução de agudo ficará limitada e prejudicada...

Se a bobina ficar com valor baixo, também teremos problemas mas de outra ordem, como distorção e coloração execissiva em altas frquências, pelo fato de a indutância além de não ser a necessária para recompor o áudo, a frequência de corte sobe além do limite estabelecido no projeto e pode ocorrer a presença de alta frequência vinda do oscilador na forma de distorções para a saída.

Abraços.

Fábio.

15. isaac santana

isaac santana Usuário

26 Out 2010
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    16
    Fábio , essa forma de ligação dos mofets de saída não está meio estranha não :suspeito: ? Olha esse esquema que coloco em anexo. Esse esquema parece ser mais completo e mais robusto. Mas com a mesma forma de ligação de saída dos mosfets.
    Att : Isaac santana
    Abraços.

16. Jhonêys .'.

Jhonêys .'. jhoneys

7 Jan 2011
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Olá pessoas! Venho entrometer-me... O problema de distorção acho eu, é por conta da configuração de entrada, componentes passivos, casamento adequado! Quanto ao aquecimento é por conta da saturação dos IRF's, a distorção por conta desses dois moiovos citados e também porque o amp no esquema que tem aqui ta meio instável, desbalanceado!!!
    E... melhor seria usar um RC4558 ou um NE5532 em vez de lm311...

17. pericles.sb

pericles.sb Usuário

2 Jan 2010
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Isaac
    esse projeto que vc citou não tem nada de estranho, apenas é um circuito um pouco " mais completo" :D com proteção de curto circuito (esse mesmo que estava procurando:lol: ), e filtro passa baixas com controle de ganho, como vc disse é a mesma configuração e até os valores dos componentes são parecidos então tanto faz montar com LM311 ou LM393.

me desculpe mas, certamente não sabe muito sobre amps Classe D
    a distorção não é casamento de impedancia;
    os IRF's trabalham sempre saturados ou aberto;
    não entendi o que quiz dizer com debalanceado;
    os RC4558 e NE5532 são amplificadores operacionais, não funcionam nesses circuitos.

abraços a todos

18. Jhonêys .'.

Jhonêys .'. jhoneys

7 Jan 2011
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Oi pericles.sb, desculpe se não fui bem claro. Mas... quando falei em irf saturado referi-me a eles estarem operando com sinal já distorcido.

Desbalanceado... sim, pelo simples motivo de estar entrando mais tensão do que o permitido junto do audio, pois o lm311 não está, nesse caso, na frequência adequada para alimentar os irf's, então... Basta para isso trocar o único resistor das bases do par 2sa-2sc por um para cada base de cada transistor:D.

OBS.'. É que eu já montei este projeto:lol:
    OBS.'. com o ne 5532 ele fica ainda mais rápido na resposta do audio!!!

Quanto ao filtro de saída tem que estar exatamente na especificação correta... Havia me esquecido deste detalhe!!!:LOL:

19. GTAREV

GTAREV Usuário

3 Fev 2009
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
  20. jts

jts Usuário

23 Nov 2010
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    pericles comprei a placa da triell de 3600w em 1.4homs a fonte e 98+98 por 12+12A usa 4 irfp90n20 na saida estou querendo aumentar um pouco a amperagem e usar em 1 homs sera se o transistor aguentaria vou usar dissipadores grandes e aletados e vou reforçar as pistas do +98 e -98 sera se funciona legal

Compartilhar esta Página