Amplificador integrado queimando fusível, qual seria o problema?

Discussão em 'DIY' iniciada por lightium, 3 Jun 2009.

1. lightium

lightium Leandro M. de Souza

22 Dez 2006
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Olá pessoal...

Estou aqui com um amplificador integrado Kenwood Af-5, e ele está queimando o fusível que leva a corrente elétrica até o primário do transformador principal. Na realidade ele possui dois transformadores, um maior, que é o principal e outro menor, para alimentar o pré amplificador e tuner. O menor funciona perfeitamente e liga o tuner, porém o maior não funciona e o fusível sempre queima.

Ele foi trazido do Japão, portanto a tensão de entrada é de 100v e estou ligando a 115v no meu estabilizador, será por isso que está queimando o fusível?

Medi a resistência no primário do transformador e encontrei apenas 3.2ohms, o que acham?

Nos secundários também existem fusíveis, estes não queimam de forma alguma.

Algum transistor em curto ou outro componente do amplificador poderia estar ocasionando a queima do fusível? Pois é provável que a saída esteja queimada.

Caso sim, e os fusiveis do secundário também não deveriam queimar? Por que somente o do primário é que sempre queima?

Um grande abraço e desde já, muito obrigado pela ajuda.

2. kleberlpa

kleberlpa Membro avantajado

23 Jan 2006
    Obrigados:
    2
    Troféus:
    0
    Leandro, creio que você não tenha uma lâmpada em série, né? Primeiríssimo passo, rapaz... coloca uma lâmpada de 60W em série com a alimentação... se ela brilhar demais, é pq há algo sériamente errado. O ideal é acender levemente, ou nem acencer (especialmente em repouso).

Segundo passo, desconectar o secundário do circuito... vá isolando problemas, até chegar no culpado. Não estranharia se vc encontrar um transístor de saída em curto.

3. lightium

22 Dez 2006
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    kleberlpa

Olá amigo...

Em primeiro lugar muito obrigado pela resposta. (y)

Eu esqueci de citar, já liguei com a lâmpada em série e ela acendeu quase que com brilho total. :) Realmente acho que o problema está no circuito do amplificador. Bem, eu vou desconectar o secundário que leva a alimentação até o amplificador e ligar pra ver, se funcionar, já sei onde está o problema.

Edit. Pois é, desliguei o secundário da placa e tudo funcionou, o fusível não queimou, agora já sei que o problema está no circuito do amplificador.

Vou começar medindo a fonte de alimentação, mais especificamente a ponte retificadora. Vou retirar os transistores da placa e medir também, alguém me ensina como testá-los? (Se for muito incomodo não precisa, eu vou pesquisar na internet, depois posto os resultados aqui.) :)(y)(y)

Edit.

Mais alguns detalhes:

Todo o circuito está aparentemente intacto, inclusive a fonte de alimentação, os capacitores parecem normais, sem sinais de vazamento ou de estarem estufados. Os transistores já foram trocados, pois existem indícios de reposição na solda, acredito o problema esteja neles.

O trafo é bem “grandinho”, núcleo EI, estilo rebaixado, bem interessante por sinal, mais o dissipador de calor é muito pequeno, achei meio estranho.

No manual ele indicar ter 2x60W medidos de 40hz a 20khz, com menos de 0.4% de THD, porém sinceramente acho que não deve ter toda esta potência pois o dissipador de calor é bem pequeno.

Um grande abraço e mais uma vez, muito obrigado.

(y)

4. vintagero

vintagero Usuário

12 Mai 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    16
    Testando o transistor NPN:

Coloque seu multimetro na escala para teste de diodo.
    Retire o transistor da placa.
    1-Coloque a ponta positiva na base. A negativa no emisor (tem que dar leitura > 300, e depois a negativa no coletor (tem que dar leitura > 300).
    2-Coloque ponta negativa na base, não pode dar leitura alguma nem no emisor, nem no coletor.
    3- Coloque o positivo no coletor e negativo no emisor e vice-verça, não pode dar leitura alguma em nenhum dos dois.

Testando o transistor PNP:

tudo ao contrário, onde era para colocar a ponta positiva para testar, agora coloca a negativa.

(y)

5. lightium

22 Dez 2006
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    vintagero

Amigo, muito obrigado pela resposta, foi uma explicação simples e objetiva. (y)(y)

Amanhã faço os testes e posto aqui. :feliz::feliz:

Um grande abraço.

6. kleberlpa

kleberlpa Membro avantajado

23 Jan 2006
    Obrigados:
    2
    Troféus:
    0
    Leonardo, uma coisa que eu sempre costumo fazer... retiro todos os transístores de saída, e parto pros testes. Testando-os individualmente, fora da placa, é quase certo de achar o culpado. Se todos estiverem 100%, aí a culpa é dos divers ou do circuito de BIAS. Com os transístores de saída fora, é até mais fácil medir esses estágios, pois o amp consegue ao menos ligar.

Ponte retificadora vc testa como se testasse diodos comuns... conduz em um sentido, não conduz no outro. Se o seu usa uma ponte mesmo, vc tem 4 terminais: +, -, ~ e ~. Dos dois ~ pro + tem que conduzir, e não no inverso. Do negativo pros ~ também tem que conduzir, e não no inverso. E entre os ~ não pode haver condução.

Se a ponte for formada por 4 diodos (ou mais em paralelo) aí vc mede um a um.

Creio que descobrir o problema seja relativamente simples... tirando os transístores de saída, vc chega nele bem rápido.

7. valcerfabri

valcerfabri And Just for All

12 Jan 2009
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Leandro, aproveitando esse tópico que você abriu: e o andamento daquele amplificador com 2 grandes trafos que você comprou?? acabou desistindo do projeto, o que aconteceu??

8. lightium

22 Dez 2006
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    kleberlpa

Olá amigo...

Novamente muito obrigado pela ajuda. Vou seguir suas dicas, quando eu tiver resultados, posto aqui.

Um grande abraço. (y)

valcerfabri

Olá amigo...

Bem, eu não vou desistir do projeto, só que atualmente me falta muito $tempo$, sabe, o problema é sempre a falta dele. :D

Eu comprei o kit Twinsound do ToniDiy e vou montar um par de caixas, depois um Gainclone e por final o amplificador para o subwoofer, o que vai demorar bastante.

Inicialmente eu pensei em mandar recondiciar um dos trafos que tenho para usar no Gainclone, porém acabei desistindo da idéia quando fiz um orçamento em uma empresa de um trafo igual, pois acabei me assuntando com o preço, neste caso não valerá a pena desperdiçar um trafo destes, já que possuo o par, por isso vou comprar um trafo novo para o Gc.

Mais um dia eu ainda posto tudo aqui, quem sabe quando, mais um dia.

Um grande abraço e obrigado por perguntar.

Eu comprei este aparelho Kenwood como sucata no Mercadolivre em um leilão por um preço bem legal, mais acabei decidindo tentar repará-lo. :)

Compartilhar esta Página