ANTENA PARABÓLICA ANALÓGICA OU DIGITAL?

Discussão em 'Tecnologia e Novos Formatos de Vídeo' iniciada por vandernog, 15 Jun 2006.

1. vandernog

vandernog Usuário

27 Jan 2004
    Obrigados:
    7
    Troféus:
    0
    Oi gente

Alguém aqui no forum tem aparelho de antena parabólica com recepção digital? O preço eu sei que é mais caro, mas quais seriam suas vantagens?

É que tenho no interior tv parabólica normal e estou pensando em trocar, mas como não entendo nada desse assunto resolvi perguntar aos amigos.

um abraço

Vander

2. voni

voni Membro

24 Jul 2003
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    36
  3. hemom

hemom Ricardo Marques

15 Mar 2003
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Olá, Vander.

Depende do tipo de canal que você deseja receber. Se você não vive sem a Rede Globo, a melhor opção é ter um receptor híbrido (analógico e digital).

A imagem é melhor, mas há canais com imagens ruins também. O som é melhor, mas também tem excessões.

Atualmente, tenho antenas apontadas para os satélites:

Brasilsat B1 (canais analógicos e digitais: todos nacionais)
    Brasilsat B3 (temporariamente, mas são todos canais digitais. Neste sat tem Rede 21, TVE, STV, TV Justiça e outros)
    NSS806 (canais digitais e internacionais. Recebo canais da colômbia, venezuela...)

Para ver a lista completa de canais acesse www.brasilsatdigital.com.br

Abs.

4. navemae

navemae Ouço música, prog é a base!

29 Ago 2004
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    0
    Hemom
    Aproveitando o ensejo, pergunto:

Quantos canais é possível captar através desse sistema (aberto)?

Sintonia de rádio é possível?

Neste momento com a possível implantação de um novo sistema de transmissão ainda vale investir neste tipo de recepção?

Grato.

5. hemom

hemom Ricardo Marques

15 Mar 2003
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Nave,

Acredito que você queira saber quantos canais há no sistema digital, a quantidade varia de satélite para satélite. No momento recebo:

(em valores aproximados)

NSS806: 61
    Brasilsat B1: 26 digitais / 31 analógicos
    Brasilsat B3: 64 digitais
    PAS6B (temporariamente, apenas para acompanhar os testes da SKY): 5 mosaicos (os mosaicos da SKY) e Bandnews (temporariamente... este canal será codificado em breve);

Se somarmos os canais abertos de todos os satélites dá uma soma aproximada de uns 400 canais.

Abs

6. navemae

navemae Ouço música, prog é a base!

29 Ago 2004
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    0
    Ôpa! era isso mesmo que eu queria saber, muito obrigado hemom.

Abração

7. robsonboto

robsonboto Usuário

19 Fev 2004
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Hemom, aproveitando, como é feita a a ligação das antenas a TV?
    Desses 400 canais, escapam quantos? rssss

8. vandernog

vandernog Usuário

27 Jan 2004
    Obrigados:
    7
    Troféus:
    0
    Hemom

muitíssimo obrigado pelos esclarecimentos.

Robson

Pelo que entendi cada satélite tem um certo número de canais, portanto você precisará de várias antenas para ligar no receptor. Não tenho certeza, mas acho que se o receptor for digital e analógico todas as antenas são ligadas em um só receptor, ou será que precisa de um aparelho receptor pra cada antena?

um abraço

Vander

9. Paulo Artur

Paulo Artur Fantasma do Fragata

6 Out 2005
    Obrigados:
    4
    Troféus:
    0
    "Depende do tipo de canal que você deseja receber. Se você não vive sem a Rede Globo, a melhor opção é ter um receptor híbrido (analógico e digital).

A imagem é melhor, mas há canais com imagens ruins também. O som é melhor, mas também tem excessões.

Atualmente, tenho antenas apontadas para os satélites:

Brasilsat B1 (canais analógicos e digitais: todos nacionais)
    Brasilsat B3 (temporariamente, mas são todos canais digitais. Neste sat tem Rede 21, TVE, STV, TV Justiça e outros)
    NSS806 (canais digitais e internacionais. Recebo canais da colômbia, venezuela...)"

(y) Ricardo estou pensando seriamente em colocar uma parabólica individual no meu edifício. A verdade é que faz 4 anos que luto prá manter uma no 20 andar. :ataque: Fui derrotado pela fúria do vento e antenas (penso eu) de péssima qualidade. Acontece que agora surgiu uma oportunidade de colocar uma antena em uma altura que corresponde a um 3 andar e bem mais protegida da "fúria dos ventos". A minha idéia inicial é de ter dois ou três LNB. Os satélites penso que poderiam ser os que você citou. Gostaria que você me desse uma dica sobre a marca da antena, tamanho mínimo, tipos de cabos, se vale um receptor digital- analógico, porque já tenho dois analógicos. Ficar com dois receptores (um digital e um analógico) seria prático ? Enfim se puder dar umas dicas agradeço. Quanto a resposta a ser dada para o companheiro que perguntou anteriormente acredito, e por favor me corrija se estiver errado, que a solução para cada satélite é você possuir um LNBF. Se puder dar uma sugestão de uma configuração com um bom custo/benefício. Faço questão de ter a Globo prá assistir a Fórmula 1 e os canais que tenham esportes são sempre bem vindos. Agradeço sua resposta enviando um abraço a todos.
    Paulo Artur SC

10. vandernog

vandernog Usuário

27 Jan 2004
    Obrigados:
    7
    Troféus:
    0
    Paulo e amigos

O LNBF que você se refere é o aparelho receptor ou o que é isso?

Se for preciso um receptor pra cada antena, no meu caso fica inviável, pois vou instalar isso em um lugar que fico até meses sem ir e quando vou, raramente fico mais do que alguns dias. Eu já estou receoso de fazer uma "plantação" de antenas, o que dirá colocar vários aparelhos receptores...

Se eu for usar somente uma antena e satélite, faria alguma diferença comprar um aparelho digital ou não mudaria nada? Em outras palavras: eu teria mais algum canal se comprasse um receptor digital?

Gosto muito do canal 21 (acho que se chama século 21, da Band) que recebo por tv a cabo (na way é o canal 25) e sei de gente que recebe este canal por parabólica, mas na que tenho atualmente no sítio não recebe este canal. Como o aparelho que está lá é péssimo estou pensando em trocar por um digital, mas se não tem vantagens, vou trocar por um comum mesmo.

um abraço a todos

Vander

11. Paulo Artur

6 Out 2005
    Obrigados:
    4
    Troféus:
    0
    (y) Vander a pessoa prá tirar suas dúvidas (sem dúvida é o Hemon). Acho que ele é uma espécie de Murilo para assuntos de Parabólicas:rever1: . Vamos ver se posso ajudar: LNBF é aquela "ponteira" que vai junto a antena onde quer que ela esteja. A maioria das pessoas usa somente um LNBF e este recebe de um único satélite. Existe, entretanto, a possibilidade de se colocar mais de um LNBF na antena. Aí cada LNBF estará captando o sinal de satélites diferentes, ou seja, para cada LNBF um satélite. Quanto a transmissão digital, pelo que sei (ou que não sei) é a tendência normal dos novos canais, portanto me paresse que vale a pena. Se você quer apenas um ponto prá assistir basta apenas um receptor mesmo com vários LNBFs. Este receptor pode ser somente analógico ou digital ou então analógico/digital.
    Aproveitando a oportunidade pergunto ao Hemon sobre a qualidade de imagem desses canais digitais. Seria no nível da imagem de um Dvd ??
    Um abraço.

12. hemom

hemom Ricardo Marques

15 Mar 2003
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    hehehe muitas perguntas, vou por partes:

1. Como ligar várias antenas?
    R: Você conectará todas as antenas em um único receptor digital, através de chaves chamadas Disecq (existem modelos com 2, 4 e 8 entradas). A comutação entre as antenas é automática e feita via comando elétrico do receptor.

2. Que LNBF usar?
    R: Antes de mais nada, LNBF é aquela peça que fica lá na ponta da antena e tem o cabo conectado. O recomendado é que se use LNBF (usa apenas um cabo, não tem mais aqueles 3 fios fininhos). Se você for ter vários pontos em sua casa, então compre um LNBF Multiponto. Mas se apenas um único receptor for usar o sinal, então pode usar um LNBF Monoponto.

3. Receptor híbrido ou um digital e um analógico?
    R: Eu uso um receptor analógico e um digital. Há alguns no mercado que recebem tanto analógico quanto digital juntos. Mas há recursos extras que só se encontram em receptores unicamente digitais.

4. Que recursos podemos encontrar em receptores digitais?
    R: Há receptores digitais com PVR (HD interno - importado!), leitor de DVD, HDTV (importado!), busca cega (encontra sozinho novos canais), enfim a variedade é grande..

5. Que antena é recomendável?
    R: Depende, para recepção em Banda C eu uso um RotaSat telada de 3m. Consigo praticamente tudo que é visível aqui. Para banda KU utilizo antenas de 150 cm de chapa da Zirok. Em resumo, para banda C: Teladas; para banda KU: chapa.Quanto maior, melhor.

6. Que cabos usar?
    R: Dê preferência por cabos RG6 com malha de boa qualidade. Isto ameniza possíveis interferências.

A Rede 21 trocou de nome, agora é Play TV. Esta emissora está aberta e em digital no satélite Brasilsat B3 (neste satélite há ainda STV, Band SP, Band Rio, TVE Bahia, TV Horizonte, TVCultura, TV Saber e vários outros canais).

Vantagens sempre há, mas tem de ser feito um investimento um pouco maior para ter um equipamento e configurações melhores. Por isto, várias pessoas desistem.

A Rede Globo só está disponível em analógico. Assim, você ainda precisará de um receptor analógico apontado para o Brasilsat B1 para ter acesso às imagens.

Robson, quanto aos canais que escapam depende muito do teu gosto. Eu assisto muito a MTV Latina (temporariamente aberta. Logo estará fechada novamente), alguns canais da colômbia e outros. Geralmente, filmes, séries e programas locais. Há ainda a Telesur (a 'CNN' da América do Sul).

Abs.

NEO PB e CARLOS ULEMA agradeceram.
  13. vandernog

vandernog Usuário

27 Jan 2004
    Obrigados:
    7
    Troféus:
    0
    Hemom

Muito obrigado por suas respostas, realmente ajudou muito. Estou tentando pesquisar sobre esse assunto na internet mas tem muito pouca coisa em páginas no Brasil. Nas páginas de outros países não me interessa, pois de nada adianta saber o que tem lá se vou instalar aqui, hehehe.

um abraço

Vander

14. Paulo Artur

6 Out 2005
    Obrigados:
    4
    Troféus:
    0
    (y) Valeu Hemom !! Agradeço muito suas dicas.
    Lí algo sobre antenas reforçadas e que seriam parafusadas. Abusando novamente você teria alguma dica sobre essas antenas.
    Já que as SR não existem mais essa que você tem de 3,00 metros (Rotasat) é fácil de encontrar ? Andei fuçando mas o que me dizem é que as maiores tem em torno de 2.20 a 2.40 metros. Ou será porque o preço das antenas acima de determinada metragem aumenta muito ?
    Prá finalizar, estou pensando em colocar o B1, B3 e o 805. Qual colocaria no centro ? Como vou ter analógico (Fórmula 1) pensei em colocar o B1. Estou certo ou não ? Ah ! E quanto a qualidade de imagem, os canais digitais chegam pelo menos próximo do Dvd ? E qual o canal que tem melhor imagem no digital e no analógico ?
    Vou parar de perguntar (por hoje hehehe!!). Um forte abraço a todos !
    Paulo Artur

15. Macaco Banana

Macaco Banana Usuário

21 Jun 2006
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Olá;

Aproveitando que este tópico possui algumas questões sobre Antenas Parabólicas, e como o Google não me auxiliou em absolutamente NADA, peço licença para tirar uma pequena dúvida (coisa de amador metido...) :D :

Como posso descobrir se o LNBF da minha parabólica é monoponto ou multiponto? Há alguma característica, forma, sintonia no receptor ou teste que pode-se descobrir qual seria o tipo do aparelho ? O máximo que eu consegui descobrir foi que a marca do LNBF é Greatek; não consegui encontrar manual, nem número de série, nem modelo, nem site do fabricante, nada.

Preciso descobrir tal característica pois meu espírito D.I.Y. deseja instalar um "ponto extra" (um segundo receptor em uma segunda TV usando apenas um LNBF para os dois pontos); e antes de instalar o divisor e o novo receptor gostaria de saber de qual tipo se trata, pois tenho medo que ocorra uma "sobrecarga" e o LNBF exploda, trave, pife, e eu fique sem TV o resto do fim-de-semana (já que meu tempo é curto e pretendia fazer isso sábado à tarde)! :LOL:

P.S.: não é querer ser pão duro, mas minha situação financeira não me permite chamar a asisistência técnica... e aliás, se eu instalar o divisor e o segundo receptor no LNBF monoponto, ele corre o risco de ter uma sobrecarga, um colapso e parar de funcionar?

Agradeço desde já a ajuda.(y)

16. hemom

hemom Ricardo Marques

15 Mar 2003
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Macaco, faça o seguinte teste:

1. Sintonize no seu receptor o canal Globo;
    2. Entre no menu;
    3. Vá até a opção de mudança de polarização;
    4. Altere a polarização para "Vertical".

Se então entrar o sinal do SBT, o LNBF é monoponto. Caso continue o sinal da Globo então será multiponto.

Abs.

17. adalton

adalton Usuário

12 Set 2006
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Gostei muitissimo desde topico
    Me ajudou a entender melhor os sistemas e na escolha de receptores que precisarei para um novo apto que aluguei (já possui uma antena multiponto)
    Obrigado mesmo!

18. adalton

adalton Usuário

12 Set 2006
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    hemom
    Se não for abusar muito de sua boa vontade...

Quais as melhores marcas e modelos de receptores hoje em dia, seja tanto modelos analogicos, digitais ou hibridos?

Pergunto isso porque devo comprar dois aparelhos semana que vem e quando comprei a ultima vez o que eu tinha como referencia era o TecSat
    Mas isso tem anos............ hehehhehe

19. nilnilnil

nilnilnil BEM HUMORADO, HUMOR É TUDO

30 Dez 2004
    Obrigados:
    5
    Troféus:
    38
    Amigo Hemom (Murilo das parabólicas)

Moro em Volta redonda RJ, Me informaram aquí numa loja, que uma antena de 2m em diante já daria para colocar uma Banda C digital, a minha tem 2,20m. Verifiquei na loja os canais funcionando e percebí que "muitos" canais ficavam "quadriculando", fugindo, o vendedor não me explicou direito, disse que a "antena" não tava bem apontada, achei estranho.
    Ví vários canais no mesmo recerptor, alguns analógicos e digitais, tinha canais como Globo, Band, SBT, REDTV, RECORD e etc..., não sei se são analógicos, mais a imagem estava bem boa, limpinha, diferente da imagem que tenho com meu receptor Tecsat (analógico), minha imagem é ótima, já que minha antena é bem apontada e possui bom tamanaho (2,20m, telada), mais a imagem do receptor digital era mais "limpa", cor mais forte, enclusive funcionando em NTSC, coisa que com meu Tecsat não consigo, há tava tb em SVideo.
    O Recptor era uma modelo importado, fininho, com duas cores, não lembro o nome agora e custava se não me engano ums R$ 650,00.

Gostei bem, possuía os canais principais (Globo,SBT,Band,Record etc...) canais internacionais, canais de música, um erótico (não sei se tava codificado), só não gostei dos tais "piripaques" na imagem que citei acima, o vendedor não me convenceu do porquê, na Sky acontece isso com o tempo ruim, mais não era o caso, o dia tava limpo.

Abçs, nilson

20. hemom

hemom Ricardo Marques

15 Mar 2003
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Adalton, entre os analógicos existem Orbisat, Century, Quasar e outros... O pessoal gosta muito do Orbisat.. eu já sou fã de meu bom e massacrado Quasar QA9800S.

Quanto aos digitais aí já é outra questão.. as opções são enormes e depende da finalidade e do tipo de recurso que você quer.. existem os mais simples como da Visiontec, Century, Amplimatic/Plasmatic até os mais modernos com busca cega e vários outros recursos...

Eu uso um WADT ST7700 e aprovo 100%, pena que ele não é mais comercializado no Brasil na versão doméstica.. quando comprei custava cerca de 275 dólares (na época do dólar acima dos R$ 3,00)... Hoje com metade deste valor é possível importar um top...

Nilson, olha.. o diâmetro da antena vai variar do satélite.. existem satélites que exigem uma antena maior.. outros nem tanto... aqui uso uma telada de 2,40m para o Brasilsat B1 e uma telada de 3m para os internacionais (atualmente fixa no NSS806)...

Canais analógicos só em PAL-M.. não há transmissão em NTSC e mesmo que você faça a conversão não deve muito.. Nos receptores digitais é possível escolher a saída de vídeo no formato NTSC...

Os problemas de congelamento em banda C geralmente são decorrentes ou de apontamento deficitário ou antena pequena... com antena de 2,20m alguns canais vão picotar mesmo.. outros nem serão sintonizados...

Lá fora já tem receptor digital HDTV com todas as saídas "chiques" que o pessoal aqui do fórum comenta.. O meu WADT tem só S-Vídeo, mas já está ótimo, afinal a maioria dos canais transmitem em 480 no máximo e já se tem qualidade considerável...

Abs.

Compartilhar esta Página