[Antena UHF DIY] Essa é uma antena digital!

Discussão em 'Hardware e Área Técnica' iniciada por wuemura, 11 Dez 2007.

1. wuemura

wuemura Usuário

13 Dez 2006
    Obrigados:
    3
    Troféus:
    0
    Vendo o abuso que algumas lojas de antenas vem fazendo inflacionando o preço de uma simples antena UHF para mais de R$200,00, decidi eu mesmo montar a minha. Vinha utilizando uma simples antena interna pirâmide da Plasmatic que paguei na época R$18,00, no entanto eu não conseguia de maneira alguma sintonizar a BAND pois o sinal estava a zero.

Aqui está a minha antena:

Para a base eu usei um pedaço de madeira que estava jogado na garagem do prédio, para as astes eu usei um arame de 1.5mm +- que minha esposa pagou R$2,00 para fazer ninho para as nossas calopsitas, para interligar as astes usei um outro arame de 0.5mm +- que também custo aproximadamente R$2,00 o metro.

O adaptador de antena (300>75 Ohms) paguei R$2,50, conectores, anilhas, parafusos, arruelas eu paguei cerca de R$1,50 em tudo.

Depois de montado instalei a antena no mesmo lugar da Plasmatic Pirâmide (na janela de casa) e para minha surpresa, agora eu consigo sintonizar a BAND, todos os canais sintonizam perfeitamente bem com sinal sempre em 100%.

Aqui a foto da tela dos sinais do canal da Band entrando 100%.

E mais um detalhe, agora quando passa carros na rua e aviões o sinal não some mais. (y)
    Aqui um site interessante sobre antenas:
    http://www.hdtvprimer.com/ANTENNAS/basics.html

Usem o esquema anexado a essa mensagem para montar a sua antena, não importa a sua região, é esse modelo que deve ser montado para TODO O BRASIL.

PS: Favor considerar uma leitura aqui[/b] e aqui para informações importantes sobre aterramento e proteção elétrica da antena e dos seus equipamentos.

Atualização - 24/03/2012
    Teste feito com novas medidas e usando duas antenas ao mesmo tempo.

2. marvin_

marvin_ Usuário

11 Dez 2007
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    INACREDITÁVEL !!! Agora eu acredito em tudo que vejo no youtube, vou carregar meu Ipod com cebola e Gatorade !

Ficou mto bem feito cara, parabéns!

3. wuemura

wuemura Usuário

13 Dez 2006
    Obrigados:
    3
    Troféus:
    0
    Obrigado!
    Esqueci de dizer que a sintonia é instatânea, antes demorava alguns segundos para aparecer a imagem e as informações, agora basta sintonizar que "boom" a imagem aparece. Quando é necessário "atualizar informações de canais" ocorre o mesmo, sem demora, é tudo rápido.(y)

4. harry8114

harry8114 Usuário

21 Mai 2007
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0

5. toinporco

toinporco Usuário

3 Dez 2007
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Tem como mandar uma foto da antena?:lol:

6. wuemura

wuemura Usuário

13 Dez 2006
    Obrigados:
    3
    Troféus:
    0
    Tem duas fotos da antena, uma por inteiro e outra com o adaptador.(y)

santosc. agradeceu.
  7. J. Schmaedecke

J. Schmaedecke Usuário Ativo

19 Mai 2003
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    36
    Grande Feito Wuemura!(y)

Eu vi o vídeo e fiquei bem interessado em montar. Mas aqui não tem canal digital ainda só dois ou três em UHF analógicos. Mesmo assim anotei todos os dados da antena do filminho do Toutube.

É muito boa esta tua contribuição para que se desmistifique as antenas e se evite o "esperto" comércio.Parabéns pela iniciativa.:aplauso:

Eu ainda quero fazer uma com chapas de alumínio no lugar das hastes. deve ficar bem legal. Só uma coisa a tomada da antena deveria de ser no centro do vão livre e não sobre uma das hastes. Mas se já está funcionando bem assim... É Show.

Houve alguém que perguntou sobre o porque das "borboletas" no lugar de hastes simples ou em V como estas desta antena. Eu não lembro onde foi. A aplicação é devida ao aumento da banda ou seja a antena recebe mais canais com esta técnica.

Ainda achei caro o balum (aqui é R$3,50) mas a maioria aqui deve ter um destes que vinha junto com TVs e vídeo cassetes.
    Os dados que colhi do filme posto no arquivo anexo. Atenção medidas da antena para São Paulo são maiores. Use as recomendações da experiência do Wuemura.

Usar desenho do post #19

abraço

Edgardb agradeceu.
  8. pferato

pferato Usuário

27 Dez 2004
    Obrigados:
    3
    Troféus:
    0
    wuemura,

Vc já chegou testar antenas do tipo "vermelhinha" (marcas castelo, triax, etc)? Elas são do tipo da tua montagem.

Aqui na minha cidade gira em torno de R$ 9,50.

[​IMG] [​IMG]

sds

Paulo

9. wuemura

wuemura Usuário

13 Dez 2006
    Obrigados:
    3
    Troféus:
    0
    O negócio é passar a informação adiante, sempre (y)
    Pois é, eu sei que deveria ter instalado no meio da antena, porém acabaram os parafusos e as arruelas:feliz: então a gente faz o que pode.:aplauso:
    E para você ver, a antena é bem amadora mesmo e ainda assim a Cultura e Band pegam fácil, até o canal 33 que não tme nada entra 100%.

Eu usei medidas semelhantes as suas, porém as hastes eu coloquei 30cm (60cm dobrado no meio) segundo informações suas no tópico aqui do htforum que deveria ser pelo menos 28.5cm para São Paulo, então, 30cm cada haste deu certinho. Depois eu quero fazer outra com um refletor para garantir mais 3db de ganho.

KING KURKO agradeceu.
  10. wuemura

wuemura Usuário

13 Dez 2006
    Obrigados:
    3
    Troféus:
    0
    Uma dessas aqui em São Paulo na região da Santa Ifigênia estava R$250,00, é mole?

11. GiancarloSantos

GiancarloSantos Usuário

22 Ago 2005
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Grande Wuemura!

Parabéns pela iniciativa e também por compartilhar os resultados! (y)

Aqui no sul ainda vai demorar para precisar de uma dessas mas fico feliz que mais uma vez o pioneirismo reina aqui no nosso fórum :aplauso:

Abraços,

Gian.

12. pferato

pferato Usuário

27 Dez 2004
    Obrigados:
    3
    Troféus:
    0
    wuemura,

Putz R$250,00? Os caras querem esfolar mesmo!

Telefonei agora em uma loja de antena aqui em Salto e me confirmaram o valor de R$ 9,50.

Liga para a antenas castelo aí em sp: (11) 4035-4626 / 4035-1688 / 4035-3601, tenho certeza que eles indicam um comerciante honesto, mas se mesmo assim ninguem achar mais barato falem comigo que compro aqui e envio.

sds

Paulo

13. wuemura

wuemura Usuário

13 Dez 2006
    Obrigados:
    3
    Troféus:
    0
    Obrigado pelo informação pferato!

14. J. Schmaedecke

19 Mai 2003
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    36
    Esta possuem refletor para o direcionamento. R$9,50 vale.(y)
    Compra antes que "tran$formem" elas em digital.:LOL:

Wuemura:
    A grande vantagem desta técnica em V (antigamente se chamava antena pé-de-galinha:lol: pois tinha ainda um elemento central para VHF) é o aumento da banda passante. Se otimizarmos para a região ajustando na freqüência media entre os canais melhoramos o ganho da mesma.(y)

Eu calculei os 28,5cm para a média dos canais UHF que estavam divulgando ao redor de ~500MHz. Na recepção as dimensões não são tão rígidas como na transmissão. Lá o bicho(ROE) pega.:concordo:

Já as medidas do desenho eu só copiei o que dizia o vídeo. Apenas traduzi de Polegadas 14", 5"3/4 e 3".:p
    Em tempo ele não deu a medida entre as hastes do mesmo dipolo.
    Um chute bom é uns 2~3cm.:idea:
    Eu vou adaptar o projeto para as freqüências daí. Mudam até as distâncias entre os dipolos.A antena do filme é para canais mais altos.

Para ter certeza somente com equipamentos de medição muito caros.

Por falar nisto li hoje no Jornal que Porto Alegre(PUC) , Manaus(Instituto Genius) e Campinas(CPqD) receberão em 2008, R$1,5 milhão para a aquisição de equipamentos de medição visando avaliar equipamentos para o sistema digital. Os equipamentos aprovados receberão selo do INMETRO com aval da Anatel.

parabéns pelo feito. Seria legal postar no Fórum DIY.(y)

abraço

kose agradeceu.
  15. anakinrj

anakinrj Usuário

1 Dez 2007
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    0
    explica como tu fez ae
    pq o manual la ta em ingles rs

milh0use e Celoc agradeceram.
  16. wuemura

wuemura Usuário

13 Dez 2006
    Obrigados:
    3
    Troféus:
    0
    Realmente os aparelhos para medir a performance dessas antenas são caros, coisas de laboratório mesmo. Eu só não usei as mesmas medidas que ele diz pois eu não tinha uma base das mesmas dimensões (convertidas) que ele sugere, a base que usei tem cerca de 75cm aproximadamente.

Espero que o INMETRO entre nessa, pelo menos, saberemos que a empresa cumpre o que promete.

Baixa o anexo em PDF do nosso amigo J. Schmaedecke, lá já tem as medidas, o resto é prender com parafuso e arruela, não tem segredo.

17. talkls

talkls Usuário

29 Mai 2007
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    16
    Parabéns pela iniciativa!!!!(y)
    Tenho umas perguntas
    1)Qual metal pode ser usado para as astes?(alumínio, cobre)?
    2)Essa antena que você construiu pega VHF/UHF/FM?

18. ornitorrinco

ornitorrinco Usuário

12 Dez 2007
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    E aí J. Schmaedecke, beleza?

Eu só tenho uma dúvida com relação a função do refletor... Ele está alí para aumentar o ganho refletindo literalmente o sinal para a antena, ou a função dele é bloquear o sinal que vem de trás?

Aproveitando a "carona"... É possível criar um esquema bloqueando sinais adjacentes? (criando uma espécie de gaiola de faraday) porém deixando apenas a frente da antena aberta para receber o sinal de uma só direção?

valeu.

19. J. Schmaedecke

19 Mai 2003
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    36
    Ornitorrinco!:aiai: Cada nic!:)

Tudo bem?
    Ambas respostas corretas. Imagine uma lâmpada do farol de um carro sem o espelho parabólico. Ilumina para todos os lados não é? Pois uma antena funciona similarmente. Assim como a luz é impedida de atravessar o espelho, também é refletida se concentrando para o lado contrario.(y)

Os refletores devem ser maiores que os dipolos. Já os elementos diretores que ficam na frente do dipolo funcionam similares às lentes ajudando a concentrar o foco.:p
    Os elementos diretores de uma antena tipo Yagi são menores e vão diminuindo na direção do foco.

talkls,
    Se o Wuemura permite eu respondo essa:
    Pode ser de qualquer metal condutor. Os preferidos são alumínio e cobre.
    Como qualquer outro dispositivo elétrico. Latão é um bom material também.

Quanto a receber VHF e FM(também VHF) pode até funcionar mas é uma faixa de freqüência mais baixa e requer uma antena bem maior.

Estou colocando em anexo um esboço da antena que eu faria para a recepção das emissoras de S.Paulo.
    Não esqueçam de colocar o balum 300/75 Ohms no ponto indicado.;)
    Se alguém fizer gostaria de obter o retorno.
    abraço

Anexos:

20. J. Schmaedecke

19 Mai 2003
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    36
    1) Pode ser mais claro? Não entendi.

2) Coisa parecida já existe é uma parabólica em que a antena é direcionada para o centro (para trás) da parabólica recebendo apenas a refletida.(y)

abraço

Compartilhar esta Página