Antenas internas e externas para recepção HDTV

Discussão em 'Hardware e Área Técnica' iniciada por Murilo, 2 Dez 2007.

1. chdstipp

chdstipp Usuário

13 Dez 2007
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Concordo com voce, se o Conversor for de Boa Qualidade, e o sinal for bom.....até uma antena destas serve:

http://www.weshow.com/br/p/23817/como_fazer_uma_antena_de_hdtv_com_cabides_ingl

Grande Abraço!!!!!

2. wuemura

wuemura Usuário

13 Dez 2006
    Obrigados:
    3
    Troféus:
    0
    Eu moro em Guarulhos e o sinal de UHF aqui é bem fraco por causa que estou cercado por prédios e o prédio aqui não tem antena coletiva, eu fiz uma antena com arames e pego todos os canais com 100% de sinal, está aí o tópico se você perdeu:
    http://www.htforum.com/vb/showpost.php?p=902078&postcount=1

Sobre a questão visual isso é de cada um, mas sobre essa antena isso não vai te atender, primeiro que você está recebendo ondas analógicas na banda UHF comum (radio freqüência ou RF) com sinal digital multiplexado no meio, então de nada adianta uma antena "digital" para receber sinal analógico.

Essa antena é apenas uma antena do tipo Triax amplificada (18db) e fechada em uma caixa, além disso todos os aparelhos que trabalham com RF tem um circuito interno chamado ACG (Controle de Ganho Automático ou Automatic Gain Control), o papel desse ACG é variar o ganho do sinal, se o sinal chega muito forte ele reduz o ganho e vice versa.

O erro comum que a maioria está fazendo é comprar antena e colocar um booster sendo que o booster mais atrapalha do que ajuda, porque o "boost" extra oferecido é reduzido pelo ACG, ou seja você está jogando dinheiro fora.

Eu montei uma antena, no entanto, eu não montei a antena porque eu apenas ví um vídeo na internet, foi pesquisando que descobri que este tipo de antena é que oferece melhor rendimento e ganho (cerca de 13db) para a faixa UHF.

E neste site mostra que ela é a mais indicada "para locais de topografia acidentada, com sinal de baixo nível", e esse modelo de antena que montei nem está do lado de fora, está dentro de casa e consigo pegar todos os canais.

E o que a gente vem avisando é alertar as pessoas para não cair nessa história de "antena digital" ou pagar fortunas em uma antena que não vai fazer você ter uma melhor recepção, outro exemplo é a antena SAGNA que promete maravilhas só que não tem a performance prometida, papel aceita tudo amigo.

Não tem como fugir do básico, você vai precisar ter hastes na antena e o tamanho destas hastes depende da onda que você quer captar e não adianta inventar um design maluco e colocar um booster para compensar as perdas pois não é assim que as coisas funcionam. Mas se deseja gastar R$150,00 em uma antena só porque ela "é digital", vá em frente.

A gente avisa depois não reclame que foi enganado.

APOLO_br agradeceu.
  3. Murilo

Murilo Moderador Moderador

9 Mar 2003
    Obrigados:
    39
    Troféus:
    48
    Jorge,

Fiz alguns testes e o sinal pega melhor com a antena polarizada na horizontal.

Assim:

Alguma explicação para o sinal pegar melhor nesta posição??

4. J. Schmaedecke

J. Schmaedecke Usuário Ativo

19 Mai 2003
    Obrigados:
    2
    Troféus:
    38
    Grande Murilo!
    A posição da antena da recepção deve ter (para a melhor recepção) a mesma polarização que a da transmissão.(y)

Nas transmissões dos satélites os canais adjacentes tem polarizações trocadas de modo alternado para evitar interferências. E isto era uma curiosidade, se havia esta necessidade para o sistema digital.

abraço

5. -=LP=-

-=LP=- Usuário

29 Ago 2007
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Uma coisa que é bom ter em mente quando comprarem uma antena amplificada. Não adiantar amplificar um sinal com interferência, pois o resultado será uma sinal interferido aplificado.

6. MARTINEZRJ

MARTINEZRJ Perereca não tem rabo

4 Nov 2005
    Obrigados:
    5
    Troféus:
    38
    Visando a implantação da TV DIGITAL no Rio, alguem poderia matar essa charada?

Quantos quilometros tem o alcance das transmissões digitais em SP?

Estou fazendo um estudo para ver se vou captar o sinal ou não aqui no rio de janeiro logo na estreia.

A distancia que tenho para as torres, que acho que irão transmitir os sinais (SUMARÈ) é de 20 KM, será que eu pego?

De qualquer forma fiz uma foto do estudo da PHILIPS, onde ela mostra a posição das torres e até o ultimo ponto onde ele pode ser de recepção: CONSTANTE OU AUSENTE.

Nesse caso estou postando a foto e queria saber quantos km tem das torres de transmissão para o ponto "X", marcado no mapa. Se alguem souber quantos KM são agradeço.....(y)

7. leosimas

leosimas Em processo de conversão

2 Dez 2005
    Obrigados:
    3
    Troféus:
    18
    Como dito o Sinal pega melhor na polarização da transmissão.
    no brasil da Radio-difusão terrestre a polarizaçao da TV é horizontal. e no rádio AM e FM é Vertical

8. wuemura

wuemura Usuário

13 Dez 2006
    Obrigados:
    3
    Troféus:
    0
    Depende da antena, uma antena DB4 como a minha tem melhor recepção na vertical.

9. Subbie

Subbie Usuário

4 Jan 2007
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Dúvida rápida galera, como vou comprar uma antena UHF logo, antes que ela vire "antena de tv digital", o que eu uso pra misturar os sinais uhf e vhf? Comprar uma que sintonize os 2 ou esqueço VHF e fico só UHF?

10. ornitorrinco

ornitorrinco Usuário Ativo

12 Dez 2007
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    36
    Na verdade o sinal é captado pelas astes em forma de 'x', e essas voce pode verificar que estão na posição horizontal.

11. wuemura

wuemura Usuário

13 Dez 2006
    Obrigados:
    3
    Troféus:
    0
    Eu montei uma e testei, se colocar uma antena dessas na horizontal ela perde ganho e com isso você não sintoniza mais todos os canais.

12. Chuberry

Chuberry Usuário

2 Nov 2006
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Olá pessoal,

Venho aqui dar um testemunho sobre a anterna interna Amplificada DA-178 Superdigi.
    Comprei um conversor Philips, moro em São Bernardo do Campo, apartamento em andar baixo e com esta antena consegui sintonizar todos os canais (Exceto Cultura) com praticamente 100% de sinal.
    No meu caso valeu a pena esta antena (E o conversor claro), pois funcionou perfeitamente.
    A antena cumpriu bem o seu papel.

13. edufaria4

edufaria4 Usuário Muito Ativo

17 Mai 2006
    Obrigados:
    29
    Troféus:
    48
    Então, quando vc deixa ela na vertical os elementos que captam o sinal ficam na horizontal.

Então confirma que a polarização é horizontal.

Um Abraço,
    Eduardo

14. wuemura

wuemura Usuário

13 Dez 2006
    Obrigados:
    3
    Troféus:
    0
    Sim, não questiono a polarização do sinal, porém ao deixar a antena na horizontal os elementos também ficam na horizontal, no entanto a forma que as ondas chegam aos elementos fica comprometida, além disso os elementos não ficam completamente na horizontal.

Esse tipo de antena tem meor perfomance na vertica e com os refletores atrás.

15. rafael_netto

rafael_netto 1000 agradecimentos e contando

23 Abr 2005
    Obrigados:
    2
    Troféus:
    0
    Acho que existem misturadores, se fosse você eu perguntaria na loja onde vende a antena.

De qualquer forma, quando o sinal digital entrar, não vai ser mais necessário o VHF porque todas as emissoras desta faixa estarão transmitido em digital no Rio.

Não sei se existem antenas VHF+UHF, pelo menos não vi quando estive na Rep. do Líbano.

16. cFlash

cFlash Usuário

26 Out 2007
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Alguem sabe me dizer eu tendo um codificador , preciso de antena para pegar boa imagem?

Pois to pensando em pegar uma antena parabolica, ai surgiu a ideia, sera q vai ficar boa ou apenas o codificador sem antena funciona?

17. RQT®

RQT® Usuário

17 Abr 2005
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
  18. cerealkiller

cerealkiller Usuário Ativo

1 Fev 2007
    Obrigados:
    13
    Troféus:
    38
    Melhor você montar a antena do Uemura. Essa ai aqui não funcionou.

19. wuemura

wuemura Usuário

13 Dez 2006
    Obrigados:
    3
    Troféus:
    0
    E o pessoal vem obtendo ótimos resultados com a nossa antena DIY (y)

20. Rubinhosm

Rubinhosm Usuário

3 Jun 2007
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    E nois do Nordeste, como é possivel assistir em HD por meios d antena (BAND & REDETV)? qual antena. procedimento etc.?:confused:

Compartilhar esta Página