Aquecedor a Gás, alguma indicação ou observação?

Discussão em 'Zona Livre' iniciada por edriano, 26 Nov 2008.

1. edriano

edriano Usuário

27 Mar 2006
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Mês que vem receberei as chaves do meu novo Ap, e terei que instalar um aquecedor a Gás, como nunca usei, não tenho a mínima idéia de como funciona.

Qual a vazão seria indicada, para dois chuveiros + duas torneiras?

Alguma marca em especial, Na C&C vi um digital da lorenzetti será que é bom vazão 20 L/min.

Quais os cuidados devo ter na instalação e uso?

2. mvolsi

mvolsi Usuário

16 Ago 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    opa, isso mto me interessa tb....tb ta saindo minha chave...(y)

3. Botuja

Botuja Usuário

28 Jul 2005
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Amigo, recomendo o uso de aquecedores da marca Rinnai.
    Tenho três deles, sendo um deles há mais de 6 anos e nunca apresentou algum defeito. Além disso, conta com grande assistência técnica e suas peças de reposicão e manutenção são mais baratas.
    No meu apê, para duas duchas utilizo um com vazão de 23,5 l/min.
    Acho que isso já é suficiente, além disso, dificilmente você usaria todas as saídas simultâneamentes.
    Para instalação recomendo que vc contrate um técnico especializado, pois é preciso seguir algumas específicações e abertura de uma saída na parede para a tubação, caso ainda não haja.
    Se a distribuidora for a congás, vc pode solicitar um técnico para a conexão sem custos.
    Quando utilizar uma ducha nunca mais vai querer um chuveiro elétrico, sem comparação.

[]'s
    Helio

4. fernandobini

fernandobini Curtindo a vida adoidado ...!

29 Nov 2005
    Obrigados:
    7
    Troféus:
    0
    Sem comparação mesmo ...(y)

Contrate uma Empresa especializada , exija garantia , nota fiscal e tudo mais , acabei de fazer uma revisão e me cobraram r$120,00 , não foi trocado nada ...:lol:

5. corvão

corvão Usuário

25 Mar 2003
    Obrigados:
    4
    Troféus:
    0
    Rinnai parece ser o melhor, eu instalei um Komeco de 24L/m e estou satisfeito, não é como um boiler que tem vazão bem maior mas se vc tem bastante pressão o ideal é um aquecedor com a maior vazão possível.

Os digitais com exaustão forçada são melhores.

Abraços

Fernando

6. **_RICARDO_**

**_RICARDO_** Usuário

31 Ago 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    16
    Pro seu caso um aquecedor com vazão de 12 a 15 litros é mais que suficiente, a não ser que vc queira usar todos os chuveiros e torneiras ao mesmo tempo, o que é muito raro.

Quanto a marca Lorenzeti, eu não recomendaria, pelo menos todos os aquecedores dela que eu vi não tinham o selo PROCEL na categoria A.

7. Byrd

Byrd by Cassini

22 Abr 2005
    Obrigados:
    7
    Troféus:
    0
    Repito as palavras do Botuja/Helio.

Também tenho um Rinnai digital para 23,5l há 3 anos, e sempre funcionou a contento. Para 2 duchas, e 3 pias.

Atenção especial à pressão manométrica mínima necessária (e da ducha compatível com o modelo escolhido), e à instalação e posicionamento do duto da chaminé. (y)

8. fernandobini

fernandobini Curtindo a vida adoidado ...!

29 Nov 2005
    Obrigados:
    7
    Troféus:
    0
    O meu é komeco 24litros , em 7 anos só troquei a pilha que gera a faísca , no meu caso é casa entaum tive que instalar um pressurizador , fique atento a isso , se não tiver uma ótima pressão instale um , pra encher uma banheira com pressão baixa leva uma eternidade ...:concordo:

9. edriano

edriano Usuário

27 Mar 2006
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Pressão não será problema, pois a torre do prédio tem 24 andares e vou morar no sexto. quanto ao lorenzetti quem me atendeu na loja era consultor da própria então já viu, por isso estou me inteirando melhor sobre o assunto.

Quase comprei por impulso, mas ai lembrei do fórum e achei melhor perguntar.

10. rxt

rxt Rafael

23 Mar 2006
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Atualmente eu tenho um Komeco, que foi trocado sem custos pela Comgás. Estou bastante satisfeito com o aparelho.

A troca foi realizada pois o aparelho antigo, um lorenzetti, deu problemas para a Comgás, devido ao falecimento de uma criança em um apartamento. O aparelho foi "banido" pela Comgás para instalação em apartamentos, exceto quando instalado em área externa (varandas, coberturas). O aparelho em local de pouca ventilação é prejudicial a saúde devido a emissão dos gazes.

Dessa forma a Komeco foi escolhida, pois não representa esse tipo de risco.

Abs

11. Fabio Paiva

Fabio Paiva Usuário

15 Out 2007
    Obrigados:
    2
    Troféus:
    0
    Os melhores são Rinnai e Sakura.
    Eu comprei um Bosch(ta) grandão, custou R$ 850,00 pq era de alta capacidade para uma casa de 4 quartos, com chama modulante e mais uns fru-frus... UMA *****:irado:
    1 ano depois, quando acabou a garantia ele começou a falhar e para consertar ficava em R$ 350,00.
    Joguei fora no quartinho de obras e comprei um Sakura por R$ 500,00 e minha mãe tem um Sakura há 10 anos que nunca deu manutenção.

Abraços(y)

12. fox-xp

fox-xp Curtindo meu HT

20 Abr 2007
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Tenho um harman/Kadron digital de 22 litros, ele tem termostato digital, voce escolhe qual a temperatura. É muito bom, também possui boa assistência técnica. Atende perfeitamente os pontos que voce precisa.

Procure por empresas especializadas, conformes os amigos já comentaram. Assim voce não terá dor de cabeça.

(y)

13. Matias

Matias Audeze LCD-X

25 Set 2005
    Obrigados:
    10
    Troféus:
    38
    Temos um aquecedor no nosso apartamento que está lá firme e forte desde quando eu nasci: há 25 anos! :queixo:

Aí vai a foto do valente aquecedor Geral para alguém tentar achar, se é que ele ainda existe no mercado. :ataque:

14. JaymeNunes

JaymeNunes Usuário

25 Out 2007
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    0
    Vejam como a experiência pessoal é muito relativa:

- Tive um Bosch operando em minha casa durante 3 anos sem o menor problema inclusive, pelo fato dele ter um controle de vazão automático, a economia de gás é perceptível. Estes aquecedores regulam a altura da chama tanto quando a vazão de água é aumentada quanto qdo ela é diminuída. A maioria dos modelos dos outros fabricantes que apresentam a chamada chama modulante só funcionam no sentido de aumentar a chama qdo outro ponto de água é aberto mas não faz a redução qdo o ponto é fechado, ou seja, vc gasta o excedente de gás até que o primeiro ponto seja fechado.

Já em meu apartamento atual tenho um Komeco que veio com o apto e ainda em garantia já teve que ser reparado 2 vezes devido a um vazamento de água na válvula de controle que pinga justo sobre o microswitch que dispara a abertura do gás e o acendimento da chama, resultados ficamos sem banho quente até que a assistencia técnica possa repará-lo.

Afinal quem foi o azarado nesta história (ou sortudo, dependendo da referência) ? Eu, o Fabio, o Fernando Bini, o rxt... Vai saber?

Edriano, avalie a sua situação em particular pra decidir. Eu imagino que se vc tem uma situação em que será constante o uso de pontos simultâneos de água quente, talvez falha a pena optar por aquecedores com chama modulante ou controle de vazão automático, caso contrário vc pode ficar satisfeito com um modelo mais simples. Evite os Lorenzetti. A Comgás não iria baní-los sem motivo.

Para um bom banho, invista um pouco de tempo na escolha das duchas. Modelos bem projetados e de menor vazão vão lhe dar um banho tão bom qto os modelos de maior vazão com uma considerável economia de água e gás.

sds, Jayme

15. Shogum

Shogum Usuário

25 Jan 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Eu tenho um HARMAN ha 13 anos, importado do japao computadorizado painel digital 40 l, nunca mais quero saber de chuveiro eletrico.
    So estou preocupado na hora de aposentar e repor por outro similar.

16. piupa

piupa Divemaster

12 Ago 2004
    Obrigados:
    11
    Troféus:
    38
    Eu tenho um Harman que me atende muito bem (y)

PORÉM!!!!

1 - Na hora da compra, minha esposa não observou que o modelo era com acendimento automático elétrico (não a pilha), ou seja, ligado na tomada, portanto, quando acaba a luz o banho é frio :idiota:

2 - O meu aquecedor tem vazão suficiente para dois chuveiros e três torneiras PORÉM (de novo!!!) a tubulação de água quente do apartamento só é suficiente para UM chuveiro e UMA torneira :xingo2:

Recomendo fortemente um contato com a Congás que está com ótimas opções de marcas, bom preço e planos de pagamentos e assistência técnica de procedência (y)

Abraço,
    Piupa.

17. Isaac Boy

Isaac Boy Membro

14 Jan 2005
    Obrigados:
    29
    Troféus:
    0
    Estou gostando muito desse tópico. Aqui em BH não existe gás canalizado e uso de aquecedor a gás é raro.

Quando comprei meu apartamento atual, existia um aquecedor da marca "Geral". Essa empresa não existe mais. Ele funcionou durante cerca de um ano e faz uns 3 anos que pifou e eu deixei para lá, pois para trocar teria que quebrar a parede, pois os modelos atuais usam um posicionamento dos canos diferentes do que esse modelo antigo usava.

Agora fiz uma reforma e já ajustei a tubulação. Falta apenas comprar um novo aparelho e instalar.

As coisas que me incomodavam no meu modelo antigo eram:

- acendimento manual antes de usar;
    - alto consumo de gás (um botijão de 45kg a cada 45 dias);
    - a exaustão ocorria na área de serviço, completamente fora da Norma.

Esse último problema não há como ser contornado no meu apartamento, a não ser que eu compre um modelo que usa exaustão forçada (e que custa o dobro dos de exaustão livre).

Sobre marcas, o vendedor me falou do alto custo de manutenção dos aparelhos da Bosch e me recomendou Komeco.

Estava mais ou menos decido por um Komeco até ler esse tópico e saber das boas indicações do Rinnai. Foi bom também saber a respeito dos Lorenzetti...

Harman nunca havia ouvido falar (só dos receivers! :lol:)... (Será que tem sinergia com o chuveiro? :lol:)

Acho que vou tirar o escorpião e comprar o de exaustão forçada, como foi recomendado e que também me deixaria dentro da melhor prática de segurança :)D).

Lá em casa, são 2 chuveiros/2 pias de banheiro e mais a pia da cozinha. A chance de uso simultâneo é baixa...

Mas uma dica interessante que recebi sobre o dimensionamento da vazão é a de não observar apenas o número de chuveiros/torneiras. É importante levar em consideração também a distância do chuveiro até o aquecedor. No meu caso, da área de serviço até o quarto do casal é, de fato, uma boa distância.

Às vezes você só tem um chuveiro, mas se ele for muito longe do aquecedor, a água pode chegar fria por lá. Nesse caso tem que dimensionar com um pouco mais de capacidade de aquecimento. (y)

18. Isaac Boy

Isaac Boy Membro

14 Jan 2005
    Obrigados:
    29
    Troféus:
    0
    Matias,

Não tem mais. Vender produto bom dá nisso. A empresa quebra. Ninguém gasta com manutenção ou troca!

:ataque: :ataque: :ataque:

19. JP!

JP! Curioso

19 Abr 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    36
    Acho que um ponto a levar em consideração é o tipo de aquecedor: de passagem ou de acumulação (não sei se existem outros).

Em casa temos 2 aquecedores de pasagem que atendem muito bem há mais de 10 anos, usando GLP, pois até hoje não há GN em nossa rua.

Entendo que os de acumulação é necessário ligá-los e desligá-los durante o dia, pois senão o gasto é alto para uma casa. Já os de passagem estão sempre disponíveis, mas a chama piloto está sempre acesa (nos nossos, antigos, hoje em dia já não é assim).

Não sei qual a capacidade destes que temos, mas cada um atende um chuveiro + torneiras + terceiro ponto e temos uma bomba para pressurização da água, pois os aquecedores ficam no andar inferior da casa.

Se não precisar de bomba é melhor, pois permite usar água quente e tomar banho mesmo sem energia elétrica.

Não sei qual o caso de uso dos de acumulação, vale a pena estudar e consultar a companhia de gás do local. Normalmente os bicos e a tubulação interna é diferente se for GLP ou GN, fique atento à isso também.

Não sei ajudou, pois não conheço em detalhes, mas é o que sei.

JP

20. **_RICARDO_**

**_RICARDO_** Usuário

31 Ago 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    16
    Mas a distância não é um fator isolado, deve-se ver qual o material dos tubos. Cobre puro perde muito calor, tubo de cobre com isolamento perde menos, e os tubos Aquaterme(CPVC) não perdem quase nada de calor por não ter quase condutividade térmica.

Compartilhar esta Página