Ar Condicionado Consul não gela e cria gelo na válvula de 2 vias

Discussão em 'Racks, Ar Condicionado e Decoração' iniciada por mlogick, 9 Nov 2011.

1. mlogick

mlogick Usuário

9 Nov 2011
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Boa tarde!

Antes de mais nada, muito feliz em encontrar pessoas prestativas e inteligentes pra conversar. Pena não ter encontrado este forum antes.

Bom, este é o meu problema e precisaria de aconselhamento de vocês:

Comprei um ar condicionado Split Consul Bem-estar 12.000 Btu/h Reverso 220V. Depois de muito pesquisar e encontrar
    valores absurdos de instalação, girando em torno de R$ 700,00 (paguei R$900,00 parcelados no produto) eu e meu sogro, com habilidades mecânicas, resolvemos realizar a instalação.

Seguimos diversos tutoriais, videos, conselhos de profissionais que dão suporte a empresas e instalamos e testamos vazamentos em tudo.

Hoje, tarde quente em Sampa, pedi a minha esposa que testasse, no nosso quarto, isolado, de 15m2. O problema é que, além de não gelar (ligado no turbo, 18 graus, somente uma brisa levemente refrescante) criou gelo em torno da válvula externa de 2 vias.

Isso pode ter ocorrido por vazamento, instalação errada de nossa parte ou defeito no produto?

Obrigado e grande abraço à todos!

2. jairo bertoni

jairo bertoni Usuário Muito Ativo

24 Jun 2008
    Obrigados:
    146
    Troféus:
    63
    99.9% de chance de ser vazamento do gas refrigerante acontecendo geralmente nas flanges(conexões) sendo a principal caracteristica presença de oleo lubrificante onde está ocorrendo o vazamento..verifique se existe a presença desse oleo nas conexões..ok? poste pra gente o resultado

3. mlogick

mlogick Usuário

9 Nov 2011
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Olá Jairo!

Obrigado pela ajuda.

Vou dar uma olhada hoje mesmo e posto o resultado.

4. mlogick

mlogick Usuário

9 Nov 2011
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Olá Jairo

Fiz todo o procedimento de caça aos vazamentos e detectei um no tubo da válvula de 3 vias.
    Vedei e testei com detergente. Parou de vazar.
    Liguei o ar de novo para testes.

O problema ainda persiste. Somente a válvula de 2 vias continua congelando, inclusive a parte exposta do cano, a qual retirei o protetor térmico para testes, também congela.

O que pode ser?

Será algum vazamento dentro da unidade interna, algo que não pode ser visto?
    Ou alguma obstrução de algum dos canos?

Muito grato desde já!

5. jairo bertoni

24 Jun 2008
    Obrigados:
    146
    Troféus:
    63
    vc repos o gas que escapou? vc tem fazer a carga de gas ...pra que o condicionador opere bem é necessário deixar a carga óu quantidade de gas refrigerante de acordo a capacidade do condicionador

geralmente na etiqueta da unidade externa vem a quantidade ou peso em kilo gramas da capacidade da carga do condicionador pra queesse condcionador opere legal como também o tipo do gas ..acho que o seu gas seria o R 22 ou o R 410 A

6. mlogick

mlogick Usuário

9 Nov 2011
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Opa...

Entendi.
    Vou solicitar a recarga e posto aqui os resultados.

Obrigado mesmo Mestre Jairo!

7. mlogick

mlogick Usuário

9 Nov 2011
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Jairo... Bingo!

O vazamento deixou escapar quase todo o gás.
    Foi feita uma recarga e refeitas as flanges. Agora estou digitando essa resposta sem suar!!!

Grande abraço e muito obrigado!

8. jairo bertoni

24 Jun 2008
    Obrigados:
    146
    Troféus:
    63
    ok!!!! boa sorte um grande abraço jairo

9. ZKOliva

ZKOliva Usuário

6 Ago 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Instalei um Consul 12.000 BTUs anteontem e estou com um problema semelhante. Operando com termostato no extremo mais frio em uma peça de dimensões pequenas o resultado é simplesmente ridículo. Mas não parece ser problema de gás. Ele funciona bem por poucos minutos e depois fica um período muito grande ventilando. O resultado é que acaba não refrigerando nada. Parece ser termostato. Como tenho outro 12.000 BTUs num cômodo maior, não trata-se de mera percepção subjetiva de minha parte. O desempenho de ambos os aparelhos é bem distinto. Abraços.

10. jairo bertoni

24 Jun 2008
    Obrigados:
    146
    Troféus:
    63
    isso é a principio uma grande possibilidade de ser vazamento do gas refrigerante provavelmente nas falnges verifiquem...

11. C.PB

C.PB Usuário

11 Fev 2012
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Tenho um Consul Bem Estar com o mesmo problema do seu. O teste de insuflamento realizado pela assistência técnica deu 9.1. E o mesmo só ventila.
    já houve a troca do gás e o mesmo passou a ficar pior e deu valor no teste de insuflamento inferior. Isso é normal?

MODELO:
    Modelo do Aparelho: CBV07
    Consul Bem Estar 7.000
    O rapaz da assistência fez o mesmo procedimento citado acima, infelizmente ficou pior.
    Meu ar não tem cifão, pode ser isso?

12. flmk

flmk Usuário

9 Jan 2011
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    6
    alguem poderia me dar uma luz, instalei um de 18,000 btus, e quando desliga ele fica apitando não para, somente tirando da tomada, ele funciona bem, parecia ser o timer mas já li tudo e tentei de tudo e não para o bip

Compartilhar esta Página