Ar condicionado SPLIT com INVERTER e RENOVAÇÃO DE AR.

Discussão em 'Racks, Ar Condicionado e Decoração' iniciada por EAR_CLOCK, 21 Jul 2010.

1. EAR_CLOCK

EAR_CLOCK Usuário

15 Set 2007
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Bem estou numa dúvida cruel. Já ouvi muita gente e quero a opinião de vocês. Tenho 4 ambientes e quero refrigera-los com o menor custo de manutenção ( ou seja energia elétrica ).

Pesquisei e descobri que a tecnologia INVERTER mantem o compressor da unidade externa ligada ( e constantamente regulada ) o que poupa energia sobre os SPLITs comuns que ligam e desligam ( como uma geladeira ) consumindo mais energia e não mantendo uma temperatura constante.

Bem vi que as empresas que vendem são PANASONIC, LG ( recentemente ), FUJITSU, MITISUBISHI e GREE.

Porém pesquisando mais descobri que os SPLITs tem um problema crônico. Não renovam o ar mantendo ele SECO e viciado, sem troca de AR com ambiente externo, retrocirculando o mesmo ar.

Me parece que algumas marcas ou modelos fazem essa troca de AR e ainda tem filtro de FUNGOS do AR. etc etc

Em resumo qual comprar?

PANASONIC ( em teoria a melhor economia do mercado )
    http://www.youtube.com/watch?v=LJSLKdYwNc0

Samsung Vivace Mirror AQ12VBL ( uma especie de Sterilar embutido [mata fungos e bacterias] , otimo para quem tem renite, alergia, etc)
    http://www.youtube.com/watch?v=enGe_kikEX8

2. jairo bertoni

jairo bertoni Usuário Ativo

24 Jun 2008
    Obrigados:
    21
    Troféus:
    38
    nessa questão de bacterias,fungos,acaros ,ou outros modos , todos eles tem essa função com um nome diferente pra um mesmo efeito ..vc tem que olha preço ,assistencia ,suporte ,garantia..

quanto a renovação de ar eu instalo sistemas de insuflamento e exaustão que é dedicado ao sistema de condicionamento ,mas que vc pode automatizar com controladores de umidade(umidostato) ,e controlar niveis de gases prejudiciais À saúde principalmente o co2 com sensores

mantendo a umidade relativa, taxas de ar externo para renovação e o controle de niveis de gases nocivos a saude dentro do padrões normatizados para ambientes como esse seu....contate um tecnico que tenha essa experiencia que ele te garante um ambiente condicionado e limpo..um grande abraço jairo

3. EAR_CLOCK

EAR_CLOCK Usuário

15 Set 2007
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Muito Obrigado pelo resposta Jairo,

Fica a pergunta "....insuflamento e exaustão que é dedicado ao sistema de condicionamento ,mas que vc pode automatizar com controladores de umidade(umidostato)..." como isso funciona?

1) Qual máquina comprar e onde?
    2) É melhor um modelo QUADR-SPLIT ou tudo separado?
    3) Existe algum modelo que tenha esse UMIDOSTATO com INVERTER?

Desculpe o abuso de perguntas.

Você faz serviços no RIO de JANEIRO? Caso negativo, posso pagar a consultoria ( virtual ) para o projeto e instalar com outra pessoa.

Vi esse outro modelo
    http://www.youtube.com/watch?v=2iwwj6mrckc&feature=related

Obrigado

4. jairo bertoni

24 Jun 2008
    Obrigados:
    21
    Troféus:
    38
    por causa de menor preço/ suporte/assistencia ,trabalho somente com inverter fujitsu aqui na minha região. ..mas todas as marcas mais conhecidas estão entrando ou já estão a algum tempo nesse nicho de mercado, mas com o preço ainda meio alto em relação aos fujitsu´s..

quanto ao quadri split inverter acho que existe um da toshiba(não tenho certeza).. da fujitsu é tri split ... existem sistemas que controlam umidade relativa,e taxas de renovação ,mas são sistemas de grande capacidade e muito específicos chamados de PRECISÃO

acredito que no seu caso o sistema de renovação de ar funcionaria com um exaustor/insuflador na area externa do seu ambiente refrigerado independente do condicionador e interligado a esse ambiente por tubos ou dutos termo acusticos isolantes e com grelhas de insuflamento e exaustão geralmente pré instalados no vão de forros/ gesso/etc.esse sistema é automatizado e com uma função logica para renovação do ambiente condicionado de acordo ao tamanho(volume) ,quantidade de pessoas ,enfim pela carga termica requerida... ou seja, tantos minutos exaure,tantos minutos fica na espera ,tantos minutos insufla,isso tudo temporizado e com as taxas tanto de renovação/exaustão/controle de umidade relativa/nivéis de co2 calculadas e enquadradas dentro de suas respectivas normatizações.

se vc quiser vc pode controlar a umidade relativa mantendo-a numa media de 40 % atraves de um umidostato que também pode acionar um umidificador mecanico integrado ao sistema, geralmente um pequeno recipiente com uma resistencia ou outro sistema evaporativo qualquer que controlaria essa umidade do ar principalmente quando a umidade relativa externa do ar for muito baixa como por exemplo brasília/df , que acho que não seria o caso da sua região.vc também pode controlar emissões de CO2 da respiração e convecção do suor por um sensor que também comandaria essa renovação de acordo aos valores maximos e minimos desses niveis, que manteriam a qualidade do ar de seu ambiente em limites aceitáveis,tanto do ar propriamente dito como da umidade relativa..

vc pode contatar aí no RIO nosso colega marcello da CLIMATRIX 21 2580 9979 2580 7227 7847 2995

um grande abraço jairo

5. EAR_CLOCK

EAR_CLOCK Usuário

15 Set 2007
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Jairdo MUITO OBRIGADO!!! :D

Você é fera....:rever1: vou entrar em contato com o povo que você indicou.

Me tira só umas últimas dúvidas.

1) As máquinas da PANASONIC valem a pena pela "pseudo" maior economia do mercado?
    2) Em questão de consumo é melhor 4 maquinas independentes ou uma só para tudo
    3) O tal insuflador de ar me parece que faz barulho o que é um contrasenso pois procuro o SPLIT principalmente ( além da econômia ) pelo barulho. Existe algum modelo silencioso?

Abraços e obrigado (y)

6. jairo bertoni

24 Jun 2008
    Obrigados:
    21
    Troféus:
    38
    ear ..obrigado pelo fera ...mas existem pessoas competentes em todos lugares...até mais do que eu...quanto a questão sobre a economia do inverter,todos eles o são igualmente com um ou outro adendo , a principal vantagem nesses condicionadores inverter´s o verdadeiro diferencial independentemente da marca ou modelo é a tecnologia de inversão daí o nome em ingles de inverter..vc tem que prestar a atenção mesmo é no suporte/assistencia/instaladores

condicionadores bem instalados dificilmente dão defeito ou manutenção.cada um puxa o peixe pro seu samburá..tudo tem prós e contras ...não existe milagre ..se vc tiver restrições de instalação em fachadas ou falta de espaço ..as mult split´s surgiram no mercado por causa dessa situação

se vc não tem problemas com isso, é melhor flexibilizar ou seja instalar um condicionador pra cada ambiente... pois se acontecer algum problema com a unidade externa(dificilmente isso aconteceria ,principalmente como eu disse, se for bem instalada) mas se acontecer vc tá sem condicionador..por um tempo ..aí vc vai depender do instalador /garantia e que por mais ágil que seja o atendimento vc está sem condicionador no minimo 15 dias... comigo isso ainda não aconteceu(já aconteceu com outros equipamentos ) ,mas pode acontecer e se acontecer? ..vc tem que prever isso... acho que o mult split é um pouco menos economico em relação ao condicionador 1X1 ,mas nada que seja muito significativo

exaustão nunca é silenciosa ..existe no mercado mini exaustores/insufladores de baixa potencia que produzem um ruido bem menor em detrimento à baixa capacidade de exaustão ou insuflamento e que alguns colegas do forum instalaram em seus HT´S para esse fim...ajuda .. ..o certo é vc levar o marcello aí na sua obra pra uma visita tecnica e olhar todas as opções ...e optar pela melhor solução , usando a razão e o bom senso...

um grande abraço jairo

7. João Macedo

João Macedo Usuário

29 Set 2010
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Porém, gostaria de acrescentar algumas ponderações. Como foi calculada a carga térmica deste ambiente? Quanto entra de energia térmica do ambiente externo para o interno? Quanto de energia térmica é produzida internamente? Ex: maquinas e equipamentos, pessoas, iluminação e outros.
    Qual vai ser a vazão de renovação de ar após colhidas tais informações?
    Quanto de energia térmica o ar de renovação vai acrescentar no trabalho destes split's?
    Acho que o caminho é por ai... gerenciamento de compressor é melhor que não ter gerenciamento nenhum... mais... vale a pena pensar mais um pouco!

8. jairo bertoni

24 Jun 2008
    Obrigados:
    21
    Troféus:
    38
    toda empresa e ou engenharia de campo possue um software de calculo e ou uma planilha pra levar pro campo que vc joga com esses dados que vc citou ..com todas as variantes de carga possíveis.. mas posso te dizer principalmente em split que as famosas "tabelas de calculo de carga termica" se aproximam bastantes dos calculos que tem mais precisão

no condicionamento de conforto isso já basta...agora num ambiente que vc tenha que controlar umidade relativa,calor sensível ou latente ,pressões de trabalho com pressostatos e solenoides ,circuitos com controladores de vazão e pressão estática ,registros com controle de vazão,damper´s corta fogo e fumaça,trabalhando com renovação do .até mesmo lavando esse ar ,com controle de taxa de mistura,com filtros finos ou absolutos,e isso tudo automatizados via clp´s ,intranet,eternet aliado à automação do próprio predio em si, etc aí demandaria um cuidado maior com esse calculo e esse gerenciamento do compressor e da demanda de consumo pois o custos final nessas instalações tem muito a ver com "pay back" ,custos fixos e o que nós chamamos os paradigmas da refrigeração de precisão...

no caso das mini split´s de parede de baixa capacidade entre 7k a 30 k btu´s um calculo bem feito já daria esse gerencimanto bem legal desse equipamento a grosso modo pra escritórios e dormitórios 600 btu´s por m/2 e 600 por pessoa já estaria contando em media com esses fatores de carga

mas como tudo tem exceções claro que num ambiente com caraterísticas especificas de carga total com muita insolação ,fontes de calor extremas e tanto eletrica como de calor propriamente dita temos que ter um cuidado especial nesse calculo e esses numeros que te passei poderiam deixar esse ambiente sub dimensionado

mas no dia a dia do que chamamos condicionamento de conforto residencial ou de pequenos escritórios pelo menos comigo nunca tive problemas com o dimensionamento

obrigado pelo seu post,muito pertinente ... um grande abraço jairo

9. Mateusão

Mateusão Usuário

17 Ago 2010
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Procurando mais informação sobre split com renovação de ar no google acabei encontrando esse tópico com mais detalhes e respostas do bom e velho Jairo. kkkkk
    Mas ainda não entendi, como funciona esse sistema de renovação de ar em split?
    Tem um cano que passa junto com a tubulação de cobre?
    Me chamou atenção depois que vi o ar split da brastemp (http://www.brastemp.com.br/ArCondicionados) e parece que o buraco de passar tubulação do evaporador é um pouco maior.

10. jairo bertoni

24 Jun 2008
    Obrigados:
    21
    Troféus:
    38
    o da brastemp não tá explicado mas acho também que é por um furo que dá pro lado externo e que mistura uma certa quantidade de ar externo com o ar condicionado exaurido do ambiente acho que num futuro próximo os fabricantes vão ser pressionados a darem uma solução satisfatória pra esse item tão importante que é a renovação do ar de um ambiente refrigerado e que acho também fazer parte do conforto além de melhorar em muito a qualidade do ar climatizado jairo

Compartilhar esta Página