AR CONDICIONADO SPLIT - conexão e ativação dos tubos de cobre

Discussão em 'Racks, Ar Condicionado e Decoração' iniciada por tomasjose, 23 Fev 2011.

1. tomasjose

tomasjose Usuário

23 Fev 2011
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Muito bom dia COMUNIDADE !

Esse é o meu primeiro post nesse forum.

Venho acompanhando esse forum, nos assuntos relacionados à A/C split, e sempre leio as mensagens do colega MESTRE JAIRO BERTONI com muita efusão!

Iniciemos esse post fazendo os devidos AGRADECIMENTOS, muito justos ao nosso colega amigo colaborador... que nos agracia com seus conhecimentos de forma MUITO CLARA.

=========================================

Inicialmente eu sou aprendiz de ajudante de instalador de ar-condicionado split, piso/teto. Ou seja, sou ainda um "feto"... ou ainda um "sêmen" nesse assunto. Conhecimento de 0 a 10.... ainda é -1.

Porém sou observador, faço minhas reflexões, e costumo ler muito.

Permita-me expor minhas dúvidas através de exemplos práticos:
    Meu ambiente inicial:
    > AC split 12000btus, bifásica 220V, consumo em corrente 5A.
    linha de liquido (alta pressao) = tubo de 1/4"
    linha de retorno (sucção) = tubo de 1/2"

a) tubos de cobre já flangeados e posicionados proximo aos conectores da evaporadora e condensadora!

?? entendo que eu devo começar conectando pelo lado da evaporadora... mas qual tubo inicialmente?
    > tubo de liquido ou tubo de sucção?
    > outro dia, eu assisti um instalador remover o conector da evaporadora (da embalagem do produto)... e ouvi uma espécie de escape de gás (barulho forte)... algo de curta duração... é comum isso? Por que isso ocorre?

02 tubos da evaporadora conectados (alta e baixa pressao)... (imaginação)
    =============================

Agora vou conectar o outro lado: da condensadora

> supondo que os tubos sejam novos e interior dos tubos perfeitamentes limpos e supostamente bem secos, e a distancia entre as unidades interna e externa seja de 3m.

> irei conectar diretamente os tubos na condensadora sem realizar desumidificação atraves do uso da bomba de vácuo, manifold... e nem completar com gas R22.

pronto... conectei os tubos (imaginação).
    E agora?

Preciso abrir a válvula dos terminais dos tubos da condensadora para permitir fluxo do gás no sistema. Qual ferramenta eu uso? Chave ALLEN normal? Chave "allen" estrela"?... É padrão isso?

===========================
    Agora irei interligar eletricamente atraves de cabo PP "3 x 1.5mm2", visto que um cabo de 1.5mm2 me permite condução média máxima de 15A, e eu vou utilizar apenas 5A.

Acabei de descrever uma simulação mental de uma instalação.
    É assim que se faz?

A comunidade pode fazer comentários?
    Antecipadamente muito grato.

TJ

2. jairo bertoni

jairo bertoni Usuário Muito Ativo

24 Jun 2008
    Obrigados:
    99
    Troféus:
    48
    tomas Tamo no mesmo barco portanto seja bem vindo ..te respondo hoje não sei a hora tô saindo pra uma instalação mas te prometo que te respondo ok? mas o forum já tem vários assessores pra assuntos aleatários e afins ...kkkkkk com certeza alguém já vai dar uns pitacos pra responder ..um grande abraço jairo

3. tomasjose

tomasjose Usuário

23 Fev 2011
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Help needed!

4. Jedeias

Jedeias Usuário

15 Fev 2011
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Responde Tio Jairo, Responde Tio Jairo....KKKKKK esse Tomas...............

Compartilhar esta Página