AR CONDICIONADO SPLIT - conexão e ativação dos tubos de cobre

Discussão em 'Racks, Ar Condicionado e Decoração' iniciada por tomasjose, 23 Fev 2011.

1. tomasjose

tomasjose Usuário

23 Fev 2011
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Muito bom dia COMUNIDADE !

Esse é o meu primeiro post nesse forum.

Venho acompanhando esse forum, nos assuntos relacionados à A/C split, e sempre leio as mensagens do colega MESTRE JAIRO BERTONI com muita efusão!

Iniciemos esse post fazendo os devidos AGRADECIMENTOS, muito justos ao nosso colega amigo colaborador... que nos agracia com seus conhecimentos de forma MUITO CLARA.

=========================================

Inicialmente eu sou aprendiz de ajudante de instalador de ar-condicionado split, piso/teto. Ou seja, sou ainda um "feto"... ou ainda um "sêmen" nesse assunto. Conhecimento de 0 a 10.... ainda é -1.

Porém sou observador, faço minhas reflexões, e costumo ler muito.

Permita-me expor minhas dúvidas através de exemplos práticos:
    Meu ambiente inicial:
    > AC split 12000btus, bifásica 220V, consumo em corrente 5A.
    linha de liquido (alta pressao) = tubo de 1/4"
    linha de retorno (sucção) = tubo de 1/2"

a) tubos de cobre já flangeados e posicionados proximo aos conectores da evaporadora e condensadora!

?? entendo que eu devo começar conectando pelo lado da evaporadora... mas qual tubo inicialmente?
    > tubo de liquido ou tubo de sucção?
    > outro dia, eu assisti um instalador remover o conector da evaporadora (da embalagem do produto)... e ouvi uma espécie de escape de gás (barulho forte)... algo de curta duração... é comum isso? Por que isso ocorre?

02 tubos da evaporadora conectados (alta e baixa pressao)... (imaginação)
    =============================

Agora vou conectar o outro lado: da condensadora

> supondo que os tubos sejam novos e interior dos tubos perfeitamentes limpos e supostamente bem secos, e a distancia entre as unidades interna e externa seja de 3m.