Ar Condicionado Split - Instalação

Discussão em 'Racks, Ar Condicionado e Decoração' iniciada por Edu-RJ, 27 Dez 2005.

1. Edu-RJ

Edu-RJ Usuário

7 Fev 2003
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    16
    Amigos,

Alguém conhece algum bom instalador de ar split que não seja muito caro no Rio de Janeiro ??

Estou querendo comprar um aparelho simples (7.000btus) da marca Komeco que está a R$ 1.099,00 na Casa e Vídeo para botar no meu quarto, só que o orçamento que me deram para instalar é de R$ 650,00 !!! Um absurdo !! Masi da metade do aparelho !! Com esse valor eu compro um outro aparelho de janela.

Abraços,

Eduardo

2. arielcs

arielcs Musica de Qualidade

19 Jul 2004
    Obrigados:
    12
    Troféus:
    38
    Edu, procure em lojas fisicas aí no Rio esses orçamentos ( aparelhos + instalaçao) . Em alguns casos a diferença é brutal. Alem disso, em alguns fabricantes a garantia nao é valida se instalada por pessoal nao autorizado (y)

3. Dmaumau

Dmaumau Moving Forward

9 Out 2002
    Obrigados:
    59
    Troféus:
    48
    Edu,

Infelizmente essa é uma venda casada "velada".

Você só valida a garantia se usar um instalador credenciado e a instalação sempre tem um valor "fixo".

Aqui em casa, depois de muito choro, me cobraram 750 reais, por uma instalação ridiculamente simples, mas que vale a pena ser paga, pois é traba;hosa e pode por tudo a perder se malfeita.

Outra dica, não compra essas marcas ching-ling, pois o barato, nem tão mais barato assim, pode sair bem caro.

Dá uma olhada na http://www.ambientair.com.br/

O Springer 7000 BUTS está 150 reais mais caro, com garantia de 3 anos, muito silencioso.

4. jjserginho

jjserginho instalador de esplit

19 Abr 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    edu eu sou estalador de esplit a gente pode tratar da sua estalação mas o que faz ela ficar é mas cara é a distancia de uma unidade e a outra

5. umbrotm

umbrotm Usuário

29 Out 2007
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    pois eh amigo, esta ocorrendo uma **** duma má fé das empresas q vendem ar condicionado.

cobrar mil reais para uma instalaçaõ (coisa que deveria ser DE GRAÇA ou so cobrada a mao de obra) ao meu ver uma sacanagem.

6. SGChagasL

SGChagasL Usuário

4 Fev 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0

Concordo em gênero,número e grau.Adquiri um SPLIT da marca YORK por 1000,00 ao qual me cobraram,esses ESTALADORES(oficiais da marca), a quantia módica de R$750,00:irado:.Quando informei a um que EU iria fazer a instalação e solicitei a INSPEÇÃO para conferir se estava tudo OK e pudesse ter o direito a GARANTIA(Solicitei que me cobrasse esse serviço) , o (desculpem)SAFADO:xingo2: disse que teria de me cobrar o mesmo valor porque era TABELADO,e que não poderia me dar a GARANTIA ,porque a instalação FOI FEITA POR TERCEIRO.Um absurdo,uma falta de lisura e comprometimento com o atendimento com o consumidor.:irado:

SDS

Luiz Cláudio

rbcarnevale e wepiana agradeceram.
  7. Sphinx

Sphinx Usuário

21 Abr 2008
    Obrigados:
    4
    Troféus:
    18
    Infelizmente a venda é casada mesmo e se vc montar com uma equipe externa vai perder a garantia. Tenho 2 aparelhos e coloquei os dois com o pessoal indicado pelas lojas, mas o preço depende da distância entre a unidade compressora (a que fica do lado de fora da casa) e a condensadora, no meu caso paguei para colocarem a 10 m de tubos e me cobraram 600 paus nos dois casos. As lojas foram a Poloar e a SoFrio, recomendo mais esta última.(y)

8. Gamestorm

Gamestorm Usuário Ativo

23 Mar 2008
    Obrigados:
    2
    Troféus:
    38
    Ar condicionado é uma coisa complicada, existem muitos ditos instaladores, porem a qualidade do serviço é muito duvidosa, principalmente no quesito solda em tubos de cobre, que se mau executada lhe trará muito transtorno. E quanto ao equipamento de preferencia a marcas de renome e com facilidade de assitencia tecnica especializada como HITACHI, CARRIER, TRANE E FUJITSU.

9. CarlosJ

CarlosJ Usuário

12 Jun 2006
    Obrigados:
    3
    Troféus:
    18
    instalaram eu me quarto um split lg e me cobraram 450,00 de instalação, depois de muito choro ficou por 350,00. usando uns 5 metros de tubos.

10. Robrazuka

Robrazuka Usuário

12 Nov 2007
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    legal.(y)

11. asafer

asafer Usuário

18 Fev 2007
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Alguns instaladores não fazem vácuo na tubulação e isso compromete a máquina pois a umidade não é retirada e o compressor fica comprometido.

Muito cuidado com esse detalhe.

Fiz a instalação de uma máquina gree 9.000 btus quente/frio e a instaladora credenciada não fez o vácuo, na semana seguinte chamei um amigo que fez o vácuo pra mim e recolocou o gás, o funcionamento está normal, não perdi a garantia porque tenho a nota do primeiro instalador que era autorizado (y) :lol:

wepiana e rmbeniste agradeceram.
  12. actainstala

actainstala Usuário

29 Mai 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Prezados,

sobre garantia, nenhum fabricante pode se negar a atender uma chamada/ordem de serviço,independente se tenha sido instalado por um serviço autorizado ou não. O que acontece é que a quantidade de "atiradores de split na parede" é enorme. Não tem ferramentas adequadas, registro no Ibama para manipular fluido refrigerante (gás), e conhece tecnicamente nada do produto. A incidência de problema se o produto foi instalado com serviço autorizado é infinitamente menor, pois tem o conhecimento, as ferramentas adequadas, os registros legais e o respaldo da fábrica. E se falha, o que é possível, o custo da manutenção é zero para o cliente. Isso é garantia, que tem um valor.
    Se instalador terceiro seguisse o manual, já seria 90% a menos de dor de cabeça. Um exemplo são os splits Consul e Electrolux, que não permitem instalação com menos de 2 metros de tubulação. Tem instalador no fórum se vangloriando que faz com 0,5 metro de linha. Claro que pode funcionar. Mas o risco de problema é enorme, o fabricante informou no manual que não pode, e o consumidor acha que tem razão.

Preços de produtos são muito parecidos entre lojas, pq o fabricante é o mesmo. O que muda são volumes e margens. E o atendimento.

Serviços além do atendimento, você tem que considerar garantia, registros legais/técnicos/ambientais, ferramentas, se o instalador é terceirizado ou funcionário, ec.

Tem gente que acha o máximo pagar 300,00 para instalar um split no verão. Qdo chega o inverno, o equipamento não funciona, e de modo geral acontece o seguinte:
    1) o atirador de split trocou o telefone;
    2) se nega a ir;
    3) manda ligar pro autorizado;
    4) vai e cobra 280,00 uma carga de gás, enfim sabecumé, esses split são assim mesmo...

Custou 580,00 e o consumidor acha bom. Sem saber que gás não acaba, e que se faltou foi ou pq vazou, ou pq não foi colocado a quantidade correta. E em ambos os casos é erro de instalação, que no caso de autorizado é coberto em garantia.

O que não pode e que o consumidor exige, é que o autorizado faça o reparo de um problema de instalação causado por outro, de forma gratuita.

Como o mercado de splits é enorme e está aquecido, falta muita informação para o consumidor. Além da cultura de que prestador de serviço é o zelador do condomínio.

Marcelo.

RodCzar agradeceu.
  13. ademirrodriguesjunio

ademirrodriguesjunio juninstal

19 Mai 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    amigo marcelo vc esta coberto de rasao sou estalador credenciado pela polo ar e participei de um curso ministrado pelos engenheiros da fujitsu em ribeirao preto onde eles apresentaram uma revoluçao em ar condicionado nos mostraram os aparelhos inverter:rever1: abortaram temas como manutençao e principalmente instalaçao que e onde ocorre 90% das perdas de garantia por isso eu aconselho.

sai um pouco mais caro pagar um tecnico credenciado mais vale muito a pena.
    abraços ademir
    ademirjunior53@yahoo.com.br(y)

14. eder.gardiano

eder.gardiano Usuário

2 Jul 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Meu caro Edu, realmente é um absurdo, sou eletretrista instalador, mas não faço(por enquanto)serviços com Spilt, mas ja acompanhei a instalação, é verdade que é trabalhosa e exige muita atenção e responsabilidade, aqui nesta região , interior de SP, variam os preços, vai de 400,00 a 600,00 reais, eu particularmente acho um valor exagerado,por isso aconselho as pessoas a fazerem uma cotação de mão de obra sem pressa, pois existem profissionais e"PROFISSIONAIS", ou seja , pessoas justas e pessoas aproveitadoras, ahhh! muito cuidado com esses que dizem ser "ESTALADORES" abraços.

15. NetoRJ

NetoRJ Vascão no Coração!

16 Jun 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Senhores, estou construindo minha casa, e vou colocar splits, que marcas são as mais indicadas?

Posso instalar as unidades externa, no forro do telhado, fazendo uma espécie de ventilação?

Um amigo instalou assim MAS SEM VENTILAÇÃO (utilizando somente as FRESTAS das telhas de barro) e ja funciona muito bem a uns 2 anos!

Ja deixei os tubos de 50 mm embutidos, pois como vou passar a fiação e o dreno por lugares diferentes, creio que os 50 mm dêem de sobra para a tubulação de cobre, correto ?

Aguardo a ajuda dos amigos...

16. JFC

JFC Usuário Ativo

9 Fev 2003
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    38

Irmão,

Se voce instala da forma como escreve, o cliente está ferrado! :D
    Desculpe-me, não resisti :D

José Francisco

17. actainstala

actainstala Usuário

29 Mai 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Neto,

funcionar bem não significa funcionar corretamente. Instalar sob telhado, somente com a certeza absoluta de ventilação adequada. Caso contrário não ocorrerá a troca de calor necessária para o correto funcionamento. Eu não indico em hipótese alguma, pois o risco não compensa futura manutenção fora de garantia, já que nenhum fabricante considera esse tipo de instalação dentro dos padrões corretos.
    Sugiro uma avaliação técnica para posicionar a cond. em outra posição.

Marcelo

18. NetoRJ

NetoRJ Vascão no Coração!

16 Jun 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
  19. willergoulart

willergoulart Usuário

1 Ago 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    OBS.: Primeiramente, estou postando neste tópico pois o que tenho a perguntar é especificamente sobre instalação e o tópico que o colega sugeriu é sobre compra. Se ainda assim os moderadores acharem que não se encaixa, fiquem à vontade para me alertar e mover o post.

Acabei de adquirir um condicionador de ar da marca York, modelo High Wall YJEA12 12.000 BTUs Frio 220V. A previsão de entrega é de 6 a 10 dias úteis. Sou completamente leigo no assunto, portanto, minha primeira atitude foi verificar no site do fabricante se havia assistência técnica aqui em Macaé. Pra minha sorte (ou azar, ja que nao tem concorrência), há apenas 1 loja. Digo isso porque comprei de impulso, pra aproveitar uma ótima promoção, só depois é que fui ver os "detalhes".
    Minha principal preocupação neste momento é em relação ao preço da instalação e a qualidade do atendimento. Pelo que já li aqui no forum, instalação de split exije muita perícia. A qualidade da prestação de serviços aqui em Macaé é muito ruim e cara - quem mora ou já morou aqui sabe bem disso. Me assustei com os valores médios que li aqui no forum (entre 400 e 700 reais), não achei que fosse tanto. Como aqui em Macaé tudo é inflacionado, não acredito que vão me cobrar menos de 700. Mesmo assim, estou disposto a pagar pra poder contar com a garantia do fabricante, que é de 3 anos. Por isso o que está me deixando de cabelo em pé é se os técnicos daqui, apesar de credenciados, são bons de serviço.
    Sendo assim, gostaria de saber: Existe uma maneira de saber se o técnico tem realmente qualificação? Algum tipo de certificado, ou coisas do tipo? Seria o caso de fazer algumas "perguntas-chave" pra ele e, com isso, ficar mais tranqüilo (ou não)?

Na boa, se eu não sentir firmeza no cara que vier fazer a instalação aqui, simplesmente vendo o ar-condicionado, prefiro continuar a passar calor do que gastar os tubos e ganhar uma eterna dor-de-cabeça.

Willer

20. Edilson Tiradentes

Edilson Tiradentes Usuário

1 Jun 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Olá Willer.

Meu ar-condicionado foi instalado na última terça-feira (dia 26). É de marca diferente da que você comprou. Tive essas mesmas dúvidas que você, entretanto, ao ligar para a fabricante do produto, informaram que os instaladores daqui eram treinados por eles. Eu não pedi comprovação, mas os instaladores que fazem curso de montagem de determinada marca, recebem um certificado. Assim, sugiro você pedir para a empresa de instalação fazer um orçamento antes e peça para ver o certificado de quem vai instalar o ar para você, antes de contratar o serviço. Se houver recusa por parte da empresa em apresentar o certificado, ligue para a fabricante e peça a indicação de quem pode instalar. Depois, pegue pelo menos um recibo do serviço, para efeito de garantia.

Edilson Tiradentes

Compartilhar esta Página