Ar Condicionado Split - Instalação

Discussão em 'Racks, Ar Condicionado e Decoração' iniciada por Edu-RJ, 27 Dez 2005.

1. Thassio Ricardo

Thassio Ricardo Usuário Muito Ativo

21 Set 2008
    Obrigados:
    166
    Troféus:
    63
    Eu nunca vi um AC de janela com seletor de voltagem.
    Ou você compra 127 ou 220,igual a geladeira,microondas,maquina de lavar e etc...

2. Lecoht

Lecoht Usuário

17 Jul 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    04416,
    Já lí sobre residências com rede trifásica de 110v onde se juntando duas fases, aciona-se aparelhos de 220v.

Não conheço as limitações técnicas sobre esse procedimento, mas é uma dúvida a ser discutida com um eletricista, antes de cancelar a compra.

3. NetoRJ

NetoRJ Vascão no Coração!

16 Jun 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Vamos por partes!

Ac de janela, não tem chave seletora, como o amigo citou vc compra ele em 110 volts ou 220 volts!

Só "não existe solução" para o seu caso, se o seu relógio (medidor de consumo), for MONOFÁSICO, que aqui no RJ chamamos de "baixa renda", acho um tanto dificil, pois provavelmente seu medidor é trifasico, por tanto é apenas uma questão de "configuração" na instalação, para prover o ponto onde o AC sera instalado com 2 fases de 110 volts (para quem não é do RJ, o "nosso" 220 volts, é obtido somando 2 fases de 110)!

Transformador é uma opção sim, mas ele deve ser uns 30% superior na potência do AC, afim de suportar a corrente de PICO, toda vez que o compressor "armar", além de que o consumo sera maior do que ligar o AC direto!

Procure um eletricista e não abandone o Split, pq é muito mais eficiente do que um AC de janela, tanto na refrigeração quanto no consumo!

Qualquer coisa, posta ai!

4. Christino

Christino Explorando novos brinquedinhos

22 Ago 2006
    Obrigados:
    10
    Troféus:
    38
    Laranjeiras - Rio de Janeiro (eventualmente São Pa
    Jairão, ficou em R$220,00.

Mas eu dei uma maneirada no uso caso contrário o bixinho ia bater nos R$400 facinho.

5. Nidia Elena

Nidia Elena Usuário

1 Jan 2010
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    :rever1:
    Preciso de orientação... comprei um Split da Consul 9000 BTUs mas a minha sala é grande, 30 m2. O quê pode acontecer neste caso? vai ter mais consumo? e se utilizar algum outro equipamento para ajudar na ventilação como um climatizador de ar?
    Ainda dá tempo de cancelar a compra, mas preciso saber antes se tem jeito de usar assim mesmo.
    Preciso saber também se alguém indica algum instalador bom aqui em Santos.

:rever1:

6. Leonardo Niterói

Leonardo Niterói Sempre aprendendo.....

30 Nov 2007
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    38
    Eu cancelaria a compra.

30m2 acredito que você só seria bem atendida com 18.000 btus ou um multisplit (2x9000), EM DIANTE !

Além do ar trabalhar no limite o tempo todo, a agradável sensação térmica não deverá ser alcançada pois o aparelho não consegue refrigerar a sala grande que possui.

Em média, a instalação de splits fica em R$ 450.

7. Nidia Elena

Nidia Elena Usuário

1 Jan 2010
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    (y)

Valeu! vou tentar trocar ou cancelar. Por acaso, 9000 dá para quantos m2 mais ou menos? poderia instalar em algum dormitório.
    Brigadão(y)

8. FDMB

FDMB Usuário Ativo

29 Jun 2007
    Obrigados:
    2
    Troféus:
    38
    A continha que geralmente funciona é assim:

para cada 20 m², 12.000 BTU/H.

Se seu ambiente não é do tipo crítico, onde o sol à tarde bate em cheio nas janelas, tem muita gente circulando, o teto pega muito sol ou tem pontos que não dá para fechar (manter a sala isolada), essa conta dá certinho!!

9. Nidia Elena

Nidia Elena Usuário

1 Jan 2010
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Eu não gostei nem um pouquinho do preço de instalação ... quanto será que fica a instalação de um de parede? estou desistindo do split mesmo porque não vou colocar no quarto e fiquei assustada com este lance de instalação errada e suas consequências.

10. Nidia Elena

Nidia Elena Usuário

1 Jan 2010
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Que dúvida! Pesquisei no Mercado LIvre, achei uma pessoa que instala por 350,00 e tem boas qualificações ... e depois li também sobre a economia na conta, estou pensando novamente no split.
    Obrigada a todos!

:aplauso:

11. Márcio

Márcio Usuário

30 Mai 2002
    Obrigados:
    8
    Troféus:
    0
    Quando comprei meu primeiro ar o instalador disse que eu deveria deixar o equipamento próximo do local onde eu fico, desta forma a refrigeração seria mais eficiente.
    Eu fiz isso e foi a maior porcaria, isso porque quando o ar entra em funcionamento vem um ar gelado e quando ele para vem uma sensação de aquecimento.
    Quando instalei o meu midea foi pensando em ter uma sobra, a sala tem 15m2 e o ar 12.0000btu's.
    Instalei o unidade interna na parte frontal da sala, onde ficam a tv e os equipamentos, eu sento no lado oposto, o comprimento da sala é de 5m e a largura 3m.
    Instalando o equipamento com folga a temperatura ficará agradável mesmo no lado oposto da sala, como no meu caso, e a temperatura ficará mais estável, eu praticamente não sinto alteração quando o ar liga ou desliga.
    Se fico próximo à tv a variação de temperatura é muito grande quando o ar liga ou desliga.
    Meu ponto é, comprem um ar que sobre no ambiente e instalem no lado oposto da sala, é como a instalação fica mais agradável.

12. frederick

frederick Usuário

21 Nov 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Respondendo a mim mesmo, após NENHUM CONTATO das autorizadas de Belo Horizonte, consegui com muito custo um técnico que fez um serviço de extrema qualidade, sem sujeira e já vai para 2 meses que o ar funciona uma média de 4h/dia sem problemas. Indiquei para manutenção em empresas que presto consultoria em TI e todas estão satisfeitas até então
    Caso alguém necessite do contato, me enviem um email - frederick @ dahype.org que eu passo o telefone, creio não ser bacana deixar em público o contato de terceiros.
    E mais uma vez, vergonhosa a atuação das autorizadas que cobram um serviço caro e me deixaram no vácuo sem ao menos uma ligação de retorno... Teve uma que pediu 900 reais de instalação para até 3metros de distância, sendo que o ar com garantia extendida custou 899.

13. admskill

admskill Usuário

10 Jan 2010
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Bom pessoal, comprei meu split ... já fiz a instalação elétrica e alvenaria ... passei os tubos liguei os cabos, fiz ele com a instalação de um autotransformador, a principio está tudo perfeitinhu ... o problema é que aqui na minha região fiz uma cotação ... mesmo tando tudo instalado no lugar, no caso é só o técnico flangear, conectar os tubos e liberar o gás ... o cara me cobrou o mesmo preço da instalação completa R$ 400,00.

bom pessoal amanhã irei comprar o flangeador e eu por conta e risco irei fazer o serviço, eu só gostaria de saber onde eh feita a liberação do gás, levando em consideração que a evaporadora me apresenta duas conexões .. uma maior e outra menor ... então tb eu gostaria de saber se a liberação do gás é feita na evaporadora ou na condensadora ... na conexão maior ou menor ????

Agradeço desde já ....

14. Christino

22 Ago 2006
    Obrigados:
    10
    Troféus:
    38
    Não entendi. Vc fez a instalação elétrica e usou autotrafo?
    Pq vc não puxou 220V desde o painel?

Depois vc posta o resultado do seu aprendizado. Por sua conta e risco como vc disse.

15. aminhaer

aminhaer Usuário

23 Mar 2009
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Alguém conhece alguma empresa ou instalador que instale aqui no Rio de Janeiro por um preço razoável? Estou pensando em comprar um split york de 7k ou 9k btu
    Valeu!

16. admskill

admskill Usuário

10 Jan 2010
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Sim usei um transformador ! Aqui onde eu moro o senhoril não autorizou o aumento de carga no meu padrão de energia ! Então usei um transformador de 110v pra 220v.

17. Christino

22 Ago 2006
    Obrigados:
    10
    Troféus:
    38
    Se vc tem as 3 fases no painel, então era só instalar um disjuntor bipolo. Nada mais.

Aumento de carga vc já está fazendo, seja em 127 ou 220V.

Bom, parece-me também que na sua residência não tem as 3 fases no painel. Aí sim vc precisaria solicitar à concessionária e isso mudaria algumas coisas.

18. admskill

admskill Usuário

10 Jan 2010
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Conseguiiii !!!!!

Fiz a instalação, pra mim não foi nenhum bicho de sete cabeças ... tem tudo no manual, só que eu fiz pelo método de sangria ... fiz as conexões deixei o flange do tubo maior meio folgado ... liberei o gás refrigerante pelo registro do tubo menor e quando começou a sair gás refrigerante no flange do tubo maior, eu fechei o flange e abri o segundo registro... tá gelando que é uma beleza ! Já testei pra ver se tinha vazamento mas não tem. Fiz o teste da espuminha !

Bom pessoal minha instalação ficou redondinha, a única coisa que eu mudei é que minha residência é 110v ... dai comprei um autotrafo pra virar minha voltagem pra 220v ... liguei as duas fases na tomada do ar ... e o aterramento eu fiz pela condensadora lá do lado de fora com uma vara de cobre fincada no chão ... já que o aterramento do ar condicionado abrage todo o sistema da evaporadora e condensadora eu fiz pela condensadora mesmo. Ficou Show !

Lembrando que eu sou técnico em eletrônica e pelo menos a parte elétrica eu consegui me safar !

Tomei a iniciativa de instalar pq eu fiz o mais dificil de tudo que foi toda a instalação fisica e elétrica ... e não consegui achar uma mão de obra mais barato que R$ 350,00... mesmo com tudo pronto ... no fim de tudo a minha instalação saiu por menos de R$ 100,00.

Abraços !

19. jairo bertoni

jairo bertoni Usuário Muito Ativo

24 Jun 2008
    Obrigados:
    99
    Troféus:
    48
    (y) :aplauso: :concordo: :rever1:

um grande abraço jairo

20. Deftones

Deftones O HT FÓRUM mudou minha vida!

13 Out 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0

AdmSkill,

poderia postar onde no Rio , vc comprou os materiais ? ( tubulação de cobre, espuma, isolamento etc )

abraços!

Erick

Compartilhar esta Página