Aterramento - Como saber se está bem feito?

Discussão em 'Energia, Alimentação e Aterramento' iniciada por rodrigojr, 27 Jun 2005.

1. rodrigojr

rodrigojr Usuário Ativo

17 Jun 2003
    Obrigados:
    3
    Troféus:
    38
    Amigos,

Meu prédio tem aterramento em todas as tomadas. Recentemente, durante a reforma do meu apartamento, fiz um circuito independente somente para as tomadas do sistema de áudio.

Porém, uma dúvida permanece:

- Como saber se o aterramento disponível no meu prédio é de boa qualidade?

- Existe algum teste simples que eu possa fazer?

Abraços a todos,

Rodrigo

2. Dmaumau

Dmaumau Moving Forward

9 Out 2002
    Obrigados:
    14
    Troféus:
    38
    Para saber MESMO se o aterramento está bom, só fazendo a medição com um terrômetro, que de simples Não tem nada.

Aqui pelo fórum você vai encontrar algumas dicas de atalhos para ter uma ideia geral do teu sistema de aterramento, mas 100% confiável não é não.

;)

3. johnnie

johnnie Usuário

25 Out 2002
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Rodrigo,

no site do Knirsch tem um procedimento simples e fácil de fazer. Eu comparei com a medição feita através de Terrômetro e achei relativamente confiável

4. rodrigojr

rodrigojr Usuário Ativo

17 Jun 2003
    Obrigados:
    3
    Troféus:
    38
    Maurício,

Terrômetro?????????

Vou dar mais uma vasculhada por aqui para ver se encontro alguma coisa. Não entendo lhufas de energia elétrica mas vamos ver se consigo dar um jeito!

Um abraço,

Rodrigo

5. rodrigojr

rodrigojr Usuário Ativo

17 Jun 2003
    Obrigados:
    3
    Troféus:
    38
    Olá Johnnie,

O procedimento é aquele de medir a tensão Fase + Neutro com Fase + Terra e verificar se a diferença é menor do que 10V? Opa, se for este dá para fazer hoje mesmo!

Abraço,

Rodrigo

6. johnnie

johnnie Usuário

25 Out 2002
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
  7. rodrigojr

rodrigojr Usuário Ativo

17 Jun 2003
    Obrigados:
    3
    Troféus:
    38
    Jóia! Era este mesmo. Não entendi o porque da lâmpada (achei que só o voltímetro bastava), mas tudo bem. Mãos à obra!

Obrigado!

Rodrigo

8. Davide

Davide ANIMA MUSICALE

12 Abr 2004
    Obrigados:
    4
    Troféus:
    38
    Rodrigo só voltimetro não adianta, você deve simular uma carga para ver a qualidade do terra. Por exemplo, você pode ler no voltímetro os mesmos 120 volts de sua rede normal e achar que o terra tá bom, mas ao ligar uma carga qualquer, lampada por exemplo, o rendimento cai.
    Meio no chutômetro (eu fiz assim) monte um soquete de lampada com dois rabichos de fio e com uma lampada de 100w, veja se ela acende na mesma intesidade que se a ligasse em fase/neutro. Esta diferença de luminosidade entre as duas situações vai evidenciar a qualidade do terra. Quanto mais próxima uma da outra mais qualidade terá.
    No meu caso deu uma pequena diferença, nada grande mas deu, e na outra casa que tinha era a mesma coisa. E olha que fiz tudo direitinho, três barras interligadas entre si, fio de bitola suficiente, perto do sistema de som...etc...

abraços
    Davide

9. victornba

victornba Usuário

27 Mai 2004
    Obrigados:
    2
    Troféus:
    0
    Amigos, e mesmo o aterramento estando bom em termos de capacidade de absorsão (fuga) de corrente excedente, com resistência abaixo de 5 ohms, isso não significa que ele seja um bom aterramento para áudio.

Na maioria dos prédios que possuem aterramento já feito, este é o tipo TN, que muitas vezes chega a ser prejudicial pra qualidade de áudio, apesar de muito benéfico pra proteção contra surtos.

É o meu caso aqui em Floripa, moro num prédio relativamente novo, menos de 5 anos de construção, tem aterramento feito de acordo com as normas, mas me parece que o aterramento está induzindo uma série de ruídos (harmônicos) em meu sistema, inclusive tenho utilizado sem o terra. Conversando com o Knirsch, disse que um outro apartamento pode estar gerando um loop de terra que está sujando meu sistema. Ou ainda o neutro pode estar mau aterrado, ou junto do terra.

Ele recomenda que faça um aterramento TT independente, se possível, o que é muito difícil em prédios, ou a não utilizar o terra, mesmo com o prejuízo de proteção. Existe ainda a possibilidade de fazer um terra "falso" pra áudio em alguma esquadria de janela, só para reduzir ruído do sistema.

Abraço!

10. fbraghetto

fbraghetto Moderador HTForum

19 Nov 2002
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    36
    Pelo que eu sei esse equipamento chama-se Megometro e não Terrometro :)

11. victornba

victornba Usuário

27 Mai 2004
    Obrigados:
    2
    Troféus:
    0
    Existem os dois equipamentos, Braghetto, megômetro e terrômetro.

Pra medir terra, terrômetro.

12. rodrigojr

rodrigojr Usuário Ativo

17 Jun 2003
    Obrigados:
    3
    Troféus:
    38
    Victor,

Acho que vou ter que chamar o Ulisses da Sunrise aqui para uma "consultoria" rápida. Quanto mais eu leio sobre este assunto, mais eu me convenço que não sei Patavinas...

Abraços!

Rodrigo

r.mantovane agradeceu.
  13. Vinicius Lima

Vinicius Lima Muita fé em DEUS é pé na tábua

12 Mar 2003
    Obrigados:
    12
    Troféus:
    0
    Vitor, numa boa, mesmo!:)
    Você tem certeza que o Jorge recomendou isso? Conheço o Knirsch pessoalmente, e apesar de não acreditar nas mesmas coisas em que ele acredita, tenho-o como um profissional sério. Essa seria uma recomendação muito estranha, principalmente partindo de alguém que fabrica equipamentos de proteção para áudio e vídeo. (y)

Mas independente disso, gostaria de lembrar que a função do aterramento é proteger a instalação, o imóvel, os equipamentos, os moradores, etc. Se vai ou não ser bom para o áudio, entendo como mero detalhe.

Abração

Vinicius

14. victornba

victornba Usuário

27 Mai 2004
    Obrigados:
    2
    Troféus:
    0
    Ok, Vinícius!

Como falei em minha msg, minha intenção é ter um melhor rendimento para áudio. Escrevi estes meus comentários de cabeça, com base nos artigos que li ( www.byknirsch.com.br ) e nas conversas que tive e tenho com o Jorge, pra meu caso onde tenho uma série de compromissos em função de minha rede elétrica.

O equipamento que uso não é somente para proteção, e sim também para condicionamento da energia, limpando-a para que não prejudique o desempenho do sistema de áudio. Você sabe bem disso. Sem o terra, perco parte da proteção, mas contorno outro problema que julgo ser mais importante.

Quando a chuva vem pesada, é tudo fora da tomada, ainda bem que Floripa tem poucos relâmpagos.

Abraço!

Victor

15. Vinicius Lima

Vinicius Lima Muita fé em DEUS é pé na tábua

12 Mar 2003
    Obrigados:
    12
    Troféus:
    0
    Beleza Vitor, entendi bem suas pretensões quanto ao desempenho de seu sistema.(y)
    O que me assusta é quando você fala que a recomendação de privilegiar o áudio em detrimento da proteção partiu do próprio Jorge Knirsch. Se isso estiver correto (eu sei que você escreveu de cabeça;) ), entendo como uma postura simplesmente inadmissível, justamente por partir de um engenheiro de formação e fabricante de equipamentos de proteção.
    Mas espero sinceramente não ser esse o caso.

Grande e forte abraço.

Vinicius

16. Angelo Lopes

Angelo Lopes Jazz, Blues...

1 Mar 2005
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Companheiros,
    Os 2 nobres colegas estão certíssimos. O termo varia de região para região.
    Existem dois tipos (genéricos) de megger:
    1) Megger para medição de resistência de isolamento: Normalmente chamado "Megger".
    2) Megger para medir condutividade do solo (resistência e resistividade): Chamado de Megger de terra ou Terrômetro.
    Abraços,
    Angelo :D

17. Luca

Luca Gamer User

5 Mai 2005
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    16

O Megômetro(Megger) é usado para medir a resistência de isolamento dos equipamentos, para testar o aterramento é usado o Terrômetro.

Luca.(y)

18. carlos_camardella

carlos_camardella Usuário

29 Dez 2004
    Obrigados:
    29
    Troféus:
    0
    Se o aterramento for do tipo TN, que é o mais comum atualmente nos prédios, o fio neutro que vem do transformador que alimenta seu prédio estará aterrado pela concessionária na mesma haste que o fio terra está.

Se o seu terra é TN e no edifício se fez tudo direito, não vejo grande dificuldade, pois a ABNT exige que o fio neutro que alimenta seu apartamento vá até o quadro de distribuição. Daí é só chamar um eletricista BOM e de CONFIANÇA para desconectar o terra do neutro e fazer o aterramento TT, que neste caso será para todo o apartamento.

No entanto, muitos prédios usam aterramento nas próprias ferragens do edifício. Nesse caso, a tensão entre terra e o neutro sempre divirgirá em mais de 2 V ao se fazer o teste com uma lâmpada de 60 watts como carga (pode chegar a 10V). Se o aterramento for TN a diferença deverá sempre ser abaixo de 5V, a menos que haja forte retorno pelo neutro por causa de desbalanceamento de carga ou neutro frouxo.

Abraços,
    C.A.

19. victornba

victornba Usuário

27 Mai 2004
    Obrigados:
    2
    Troféus:
    0
    Nossa, tópico desenterrado! (y)

Obrigado pelas informações, Carlos. Até hoje não fiz nada à respeito em virtude da dificuldade que tenho em fazer outro aterramento aqui. De qualquer forma, farei o teste com a lâmpada, que ainda também não fiz.

Abraço,

Victor

20. fibra

fibra Áudio & Vídeo com Inteligência

2 Ago 2005
    Obrigados:
    9
    Troféus:
    38
    Concordo com o Victor.

Também moro em prédio e a melhor solução que obtive foi aterrar meu sistema na malha do cabo coaxial da antena de TV do prédio.

PS.: moro lá há 8 anos e nunca caiu um raio na antena.
    PS2.: espero que Murphy não leia este post.
    :)

Compartilhar esta Página