ATERRAMENTO ELÉTRICO - DICAS TÉCNICAS

Discussão em 'Energia, Alimentação e Aterramento' iniciada por GILVANDO, 31 Jul 2005.

1. GILVANDO

GILVANDO Usuário

25 Jul 2005
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    0
    Boa Noite.

Pessoal, sou Técnico na Área de Eletrônica, Instrumentação e Copiadoras e gosto muito de música e assuntos de áudio.

Vamos lá, agora vou assuntos complexos para coisas mais práticas.

ATERRAMENTO:

Há sempre dois aterramentos numa instalação residencial:

Um é o aterramento do Relógio Medidor de Consumo Elétrico.

O outro nem sempre presente é o aterramento para micros, aparelhos eletrônicos e utensílios elétricos.

Sempre que você for instalar um aterramento para sua casa ou escritório, solicite ao instalador, para que meça e averigue as condiçoes do aterramento do relógio.

Caso você instale um sistema de aterramento para seu HT ou computadores e o aterramento do relógio estiver com problema, quem passa a fazer a função do aterramento do relógio é o seu aterramento particular do HT. Nesse caso, toda a transiente elétrica que ocorrer irá descarregar passando pelo seu aparelho, aumentando drasticamente a chance de danificá-lo.

Por isso, se você for instalar seu aterramento específico para HT ou lavanderia ou cozinha de sua residência, verifique o aterramento do relógio medidor de consumo elétrico.

MEDIÇÃO DE ATERRAMENTO

Para medir a eficiência de aterramento é utilizado um equipamento chamado "terrômetro".

VERIFICAÇÃO RÁPIDA DE ATERRAMENTO

Constatou-se através da prática, através de estudos estatísticos; que um aterramento bom costuma apresentar uma D.D.P. (Diferença de Potencial Elétrico) de 0,3 a 3,0 Volts RMS (Tensão Alternada em 60 Hz).

Caso você obtenha 0 V (Zero Volts) certamente a problemas na sua instalação, pois dificilmente obtem-se tal medida em aterramentos. Geralmente isto significa que alguém "jumpeou" (interligou) o neutro e o terra de sua instalação elétrica. Isto é uma atidude errada.