ATERRAMENTO ELÉTRICO - DICAS TÉCNICAS

Discussão em 'Energia, Alimentação e Aterramento' iniciada por GILVANDO, 31 Jul 2005.

1. GILVANDO

GILVANDO Usuário

25 Jul 2005
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    0
    Boa Noite.

Pessoal, sou Técnico na Área de Eletrônica, Instrumentação e Copiadoras e gosto muito de música e assuntos de áudio.

Vamos lá, agora vou assuntos complexos para coisas mais práticas.

ATERRAMENTO:

Há sempre dois aterramentos numa instalação residencial:

Um é o aterramento do Relógio Medidor de Consumo Elétrico.

O outro nem sempre presente é o aterramento para micros, aparelhos eletrônicos e utensílios elétricos.

Sempre que você for instalar um aterramento para sua casa ou escritório, solicite ao instalador, para que meça e averigue as condiçoes do aterramento do relógio.

Caso você instale um sistema de aterramento para seu HT ou computadores e o aterramento do relógio estiver com problema, quem passa a fazer a função do aterramento do relógio é o seu aterramento particular do HT. Nesse caso, toda a transiente elétrica que ocorrer irá descarregar passando pelo seu aparelho, aumentando drasticamente a chance de danificá-lo.

Por isso, se você for instalar seu aterramento específico para HT ou lavanderia ou cozinha de sua residência, verifique o aterramento do relógio medidor de consumo elétrico.

MEDIÇÃO DE ATERRAMENTO

Para medir a eficiência de aterramento é utilizado um equipamento chamado "terrômetro".

VERIFICAÇÃO RÁPIDA DE ATERRAMENTO

Constatou-se através da prática, através de estudos estatísticos; que um aterramento bom costuma apresentar uma D.D.P. (Diferença de Potencial Elétrico) de 0,3 a 3,0 Volts RMS (Tensão Alternada em 60 Hz).

Caso você obtenha 0 V (Zero Volts) certamente a problemas na sua instalação, pois dificilmente obtem-se tal medida em aterramentos. Geralmente isto significa que alguém "jumpeou" (interligou) o neutro e o terra de sua instalação elétrica. Isto é uma atidude errada.

Padronizou-se que para quem olha de frente para a tomada elétrica padrão computador, o Neutro é o pino da esquerda. Em redes de computadores isto chega a fazer diferença.

BOA SORTE

GILVANDO

RAF2 e (usuário removido) agradeceram.
  2. Rafael23_RJ

Rafael23_RJ Speed Racer

7 Mai 2004
    Obrigados:
    8
    Troféus:
    38
    Eu não tenho o terrômetro e gostaria de saber se posso fazer a medição de outra maneira.

Tenho um bom terra conforme especificações, tipo triângulo isoceles e na ocasião que a LIGHT foi instalar os relógios na em casa, nos disseram que nosso terra iria beneficiar os vizinhos próximos.

O neutro da LIGHT é ligado ao terra.

Tenho uma pergunta: Por que dizem não ser correto utilizar o neutro como um terra se este é ligado ao terra e sendo este recomendado pelos técnicos da LIGHT ?

Outra: Será que eu poderia então, ligar um fio no meu terra e levá-lo onde estãos os equipamentos que necessitam de terra cito - CHUVEIRO, pc E HT ?

Gostaria da sua ajuda.

[]'s
    RAFA

3. Renato_CWB

Renato_CWB Membro & Colaborador

15 Jul 2005
    Obrigados:
    34
    Troféus:
    48
    Caro Gilvando, muito interessante, obrigado.

Infelizmente, hoje em dia é normal que as tomadas comuns (fora chuveiros, cozinha, lavandaria, etc.) nas construções nem tem mais o aterramento cablado. Eu comprei recentemente um condicionador de energia e o manual fala que a não existência do aterramento reduz em 40% a eficiênca da proteção, assim gostaria de corrigir esta situação.

Um colega aqui no forum deu algumas sugestões de onde "tirar" um aterramento facilmente e uma das sugestões era de tirar do fio terra do chuveiro. É viável do teu ponto de vista?

Obrigado.

4. GILVANDO

GILVANDO Usuário

25 Jul 2005
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    0
    AO RW1165

A norma técnica que rege tais procedimentos, acaba passando despercebida quando da construção dos prédios... inclusive atualmente o CREA esta sendo mais rígido quanto a esse aspecto. Isso é um assunto profundo e espinhoso e você poderá achar muita coisa procurando na ABNT que versa sobre isso.

Teoria e Prática:

Todos os prédios deveriam ter uma malha de aterramento para cozinha e hall (lavanderia). Na prática muitos não o tem.

Usar o aterramento de neutro, que é o aterramento do relógio de consumo, que me referi anteriormente é errado. Quando eu instalava microcomputadores, estava implicito na garantia do fabricante que tal procedimento poderia implicar na perda da garantia.

O chuveiro, o correto é que seja aterrado para evitar ficar passando energia através da água tratada ou ocasionando choques quando a pessoa esta com cortes sobre a pele, etc.

GILVANDO

5. GILVANDO

GILVANDO Usuário

25 Jul 2005
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    0
    RAFAEL:

O Correto é dois aterramentos:

Um é aquele que fica no´"pé" do relógio de medição. Este é obrigatório e é fiscalizado pela concessionária de energia elétrica.

A função dele, é de segurança:

A cada quatro postes (aproximadamente) há um poste que é aterrado. Dizem que houve uma época que todos eram aterrados...

Caso haja uma queda de raio sobre a fiação que está exposta na rua ou nos postes, o fato do neutro estar aterrado, ajudará a evitar a propagação do surto elétrica em direção às casas.

O residuo do Raio que poderá chegar à sua casa fica amortizado pela resistência série interna do transformador e dos circuitos de proteção (Varistores, Gaps, Centelhadores, etc.) que fazem parte dos circuito no geral.

Imagina se o Raio que cai sobre o Poste, vem propagando pelos fios sem que haja Neutro aterrado... e derrepente o único terra que ele encontra é o de sua casa... ou então a menor distância de um condutor em proximidade ao solo está logo em sua casa...

Já ouvi relatos de cair um raio no poste, e sair faisca de raios dentro de uma casa. Isso ocorreu porque o sistema de aterramento e amortecimento não conseguiu amortecer o raio, e o mesmo se propagou pelo sistema elétrico (da quadra, por exemplo).

Já tive casos de industrias onde havia aterramento para o CPD (muito bem feito por sinal) mas a falha estava no aterramento do Neutro no Transformador Rebaixador de Tensão que alimentava o prédio administrativo.

Já tive casos onde os TELEX queimavam à toa por causa de falta de aterramento de Neutro... (Há cidades em que a incidência disto aumenta demais).

Em resumo: Se o aterramento de Neutro da sua região for ruim (solos áridos por exemplo) e se você tiver um aterramento de equipamentos nota "10"... as descargas iram vir tudo para seu equipamento...

Por isso deve sempre verificar como anda o aterramento do relógio de consumo, pois ali é uma proteção em redundância (segurança dupla), para que o Neutro não fique levantado (PERDA DE NEUTRO, noutro assunto versado de maneira mais profunda aqui mesmo neste site).

Espero ter "clareado" melhor o assunto.

Obrigado.

GILVANDO

sagazbrutal agradeceu.
  6. Renato_CWB

Renato_CWB Membro & Colaborador

15 Jul 2005
    Obrigados:
    34
    Troféus:
    48
    Gilvando, obrigado. Provavelmente eu não tenho me exprimido muito claro. Minha questão não estava ligada ao aterramento do chuveiro. O mesmo no meu caso existe, TEM um fio de aterramento separado (e não somente o neutro).

A minha pergunta era se é factível do teu ponto de vista de profissional de tirar justamente daquele aterramento do chuveiro uma prolongação do aterramento até tomada na minha sala onde está conectado meu condicionador de energia do HomeTheater. Conforme informação do fabricante do condicionador, o mesmo protege (ex. contra raios, sobrecargas, etc.) somente com 100% do seu potencial se estiver ligado a uma tomada com aterramento, caso contrario perde 40% da sua capacidade de proteção.

Tomara que é mais claro agora. Muito grato.

7. GILVANDO

GILVANDO Usuário

25 Jul 2005
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    0
    O Ideal é um aterramento somento para a parte de eletro-eletrônicos.

Vai que um dia você está trocando a resistência do chuveiro e o cortador de grama cortou o cabo de ligação do terra...

GILVANDO

8. Rafael23_RJ

Rafael23_RJ Speed Racer

7 Mai 2004
    Obrigados:
    8
    Troféus:
    38
    Tenho uma alternativa, criar um aterramento nos fundos de minha casa para uso exclusivo do meu chuveiro e depois tentar disponibilizar para outros cômodos da casa.

Então, o que entendi é que não se aconselha usarmos o neutro como terra, apesar deste estar ligado ao terra do relógio, uma vez que passa energia pelo neutro.

Obrigado pelas explicações.
    []'s
    Rafa

9. Rafael23_RJ

Rafael23_RJ Speed Racer

7 Mai 2004
    Obrigados:
    8
    Troféus:
    38
    Gil, uma última pergunta seria a seguinte:

O fio terra do meu chuveiro está ligado no neutro e como já foi explicado, esta ligação não seria correta.
    Como eu não tenho ainda um terra separado do neutro, o que fazer numa situação dessa, seria pior não ligar o fio terra do chuveiro no neutro ou enquanto eu não tenho o terra propriamente dito, eu deixo o fio terra do chuveiro ligado no neutro ?

Outra: Quais os sérios problemas causados pela falta de um terra no caso de um chuveiro ?

Abraços!

10. GILVANDO

GILVANDO Usuário

25 Jul 2005
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    0
    O que você descreveu é uma medida paleativa, pois você aterrou ele pelo Neutro.

Entretanto, isso do ponto de vista técnico é errado.

Embora a chance seja remota e quase impossível, imagina se o neutro do teu relógio está sem aterramento e o poste do transformador redutar da concessionário perde o aterramento...

Há estudos Sobre a influência da corrente elétrica que passa pelo corpo humano em um chuveiro não aterrado, mas difícil encontrar na NET...

GILVANDO

11. Rafael23_RJ

Rafael23_RJ Speed Racer

7 Mai 2004
    Obrigados:
    8
    Troféus:
    38
    Então, por enquanto, vou deixando o fio terra do chuveiro ligado no meu NEUTRO, pois confio no TERRA que fizemos, com triângulo isoceles ou equilátero + cabo de cobre e com a aprovação da LIGHT.

Valeu...

12. §ilvio

§ilvio Usuário Ativo

1 Mai 2004
    Obrigados:
    3
    Troféus:
    38
    Só um pequeno esclarecimento, eu sugeri ao RW1165 "puxar" um fio-terra derivando do terra do chuveiro, mas partindo do princípio que a instalação tenha fio terra para o chuveiro, e não a gambiarra de chuveiro aterrado no Neutro. Se fosse para aterrar no neutro não precisaria puxar do chuveiro, usaria o próprio neutro da tomada próxima ao aparelho. Embora já ficou claro que aterrar o neutro é uma solução tecnicamente não recomendada.

Essa minha sugestão é para os casos de apartamentos que possuem um fio terra adequado para aterrar o chuveiro, mas, por economia, não se instalou esse fio em todas as tomadas do apto.

Em residências, sempre tem um jeito possível de se executar um terra adequado no quintal e puxar um fio terra até a(s) tomada(s) do HT.

13. Alexurso

Alexurso Scorpions Acoustica (The Best)

12 Nov 2004
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Uma pergunta:

Ao lado da sala (fora) de meu Sistema há um jardim.
    Neste mesmo jardim eu finquei uma haste de cobre com aproximadamente 2 metros a baixo da terra.

Fiz isto para o meu antigo Yamaha que tinha um Borne atrás do aparelho onde o manual sujeria que ligasse um fio terra. Este fio passava externamente pela janela até chegar ao aparelho.

Hoje meu atual aparelho não tem este borne.

Pergunto:

Se eu puxar um fio terra a partir desta haste, e internamente liga-lo juntamente com o fase e o neutro a uma tomada tripolar dedicada para o meu sistema terei algum problema?

Pois, em minha casa não tem este tipo de tomada, todas são bipolar, ou seja, fase e neutro.

Me tirem esta dúvida.

14. Tiradentes

Tiradentes Usuário

20 Jun 2004
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Caro alex

o meu terra aqui de casa, na verdade tenho 3 terras instalados aqui, são apenas uma haste de cobre, de 2,5mts fincadas no solo. Na medição que fizemos para ver se o terra estava aceitavel, uma vez que não achei ninguem que possuisse terrometro, deu uma diferença de apenas 3 volts, oque acredito ,seja bom. Teste esse seu terra com um voltimetro e veja que valor que voce obtem, dependendo desse valor, voce pode sim usa-lo na sua sala.

veja como medir http://www.byknirsch.com.br/index2.htm

abração

15. Alexurso

12 Nov 2004
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Mas, posso fazer este aterramento independente sem medo????????
    Seria só para uma tomada tripolar dedicada para o meu receiver.

16. Alexurso

12 Nov 2004
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Arthur,

obrigado pelo link de como fazer um Aterramento.

17. Alexurso

12 Nov 2004
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Fiz esta pergunta em outro tópico e não tive resposta.

Com relação as 3 hastes de cobre, pergunto:

Sei que o ideal seria fazer
    um aterramento com 3 hastes formando um triangulo equilatero e numa distancia de 2 metros entre as hastes, Só que a área que tenho é um canteiro com aproximadamente 4 metros por 60 cm. Eu poderia fazer este triangulo menor, +- com estes 60 cm entre as hastes, ou poderia colocar as hastes distribuidas ao longo do canteiro. Uma no inicio, uma no meio e a última no final.

Qual seria a melhor opção? E se eu poderia usá-las?

OBS: Este aterramento será para uma tomada exclusiva para meu HT.

Abraços,
    Alex

18. Tiradentes

Tiradentes Usuário

20 Jun 2004
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Caro amigo

O terra padrão é o do triangulo equilatero, porem existem inumeras "formulas" para instalação de um terra, e tudo vai depender basicamente do tipo de solo que vc tem , importante mesmo, é em qualquer tipo de aterramento, testar os valores que voce obterá, tem gente que usa uma haste apenas, hastes dispostas em linhas, tem ate mesmo aterramentos que se utilizam de malhas de cobre enterradas paralelas ao solo.
    No meu caso eu uso uma haste apenas, e o resultado foi muito bom, acredito que não terá problema fazendo o aterramento da forma que escreveu.

abraços

19. Frank Mac

Frank Mac Usuário

17 Fev 2005
    Obrigados:
    3
    Troféus:
    0
    Caros Colegas

Desculpem me intrometer no assunto, mas gostaria de dar algumas sugestões.
    É muito importante medir-se as tensões envolvidas.( Se possível a resistência ohmica!)
    Outra coisa , pode ser utilizada uma barra de cobre sim, desde que se consiga chegar aos níveis de tensão definidos.Quanto ao triângulo em questão pode ser menor.(Não é o ideal como recomenda a norma mas temos que considerar que ela é bastante abrangente e vale inclusive para instalações industriais ,que trabalham com níveis de potência bem mais elevados)
    Como geralmente você liga isto em conjunto com um condicionador de energia , estes aparelhos geralmente fazem uma verificação no aterramento e indicam se está ok ou não.Agora importante , utilize este terra especial somente para ligar o Home e se for o caso os computadores da casa.

20. jofral1

jofral1 jofral1

25 Jul 2004
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    16
    Pela norma atual da ABNT, todos os aterramentos devem ser conectados, para evitar, em qualquer circunstância, um diferença de potencial. Portanto, aquela idéia de um terra da concessionária, outro para o pára-raios, outro para equipamentos, já não vale mais. O máximo do requinte é separar totalmente as instalações internas das externas, através de um transformador de isolação. Devido ao alto custo, somente é adotada em instalações hospitalares, como por exemplo, centros cirúrgicos. Nas instalações normais, a mais recomendável é aquela em que você interliga o neutro da concessionária no terra que você instalou e que possui um valor baixo de resistência de terra ( nem sempre três hastes garantem isso). A partir dessa " junção" , saem os condutores neutros para as tomadas 127 V e o condutor de " proteção" que aterra as massas dos equipamentos. Para proteger melhor, instalam-se protetores contra surtos, também interligados ao aterramento comum. Se quiser exagerar, pode ainda complementar com um relé de sub e sobretensão, que através de uma contatora, desliga o circuito no qual você não deseja que opere com tensão muito baixa ou tensão muito alta. Uso esse relé para proteger minhas bombas. uma observação interessante é que, se você instalar protetores contra surtos, não é necessário que o valor da resistência de terra seja muito baixo. Abraços. José Francisco

Compartilhar esta Página