Aterramento - não basta enterrar é preciso medir

Discussão em 'Energia, Alimentação e Aterramento' iniciada por johnnie, 19 Out 2004.

1. johnnie

johnnie Usuário

25 Out 2002
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Amigos,

fazer aterramento não é tão simples como parece. Costumo dizer que é preferível não ter, do que fazer mal feito

não basta simplesmente enterrar uma ou várias hastes de cobre, interligá-las e achar que está bom. É preciso medir a resistência de aterramento.

pois bem, dizem que casa de ferreiro o espeto é de pau. Fiz dois aterramentos anteriores em dois setups distintos, com apenas uma haste cada e não tive a preocupação de medir, mesmo tendo um terrômetro à disposição (ainda vou medir)

preocupado em proteger de modo eficiente o MIG e Shanling, resolvi seguir a risca as instruções do fabricante do AC organizer em que ele pede máximo de 05 ohms (embora o catálogo de instruções especifica 10 ohms)

de acordo com o Sr. Cláudio Lameira da AC organizer eu deveria enterrar 3 hastes em linha distantes 3 mt entre si, interligá-las com fio de cobre cuja bitola escolhida por mim foi de 35 mm

o local escolhido foi um canteiro de jardim, (sempre úmido pelas regas diárias, o que facilita o terra) paralelo ao muro. Por haver espaço coloquei 1 haste a mais, no total 4 hastes em linha com espaçamento de 3 mt

não usei conector entre o cabo e a haste, fui mais longe fazendo solda exotérmica por ser mais eficiente

serviço concluído no mesmo dia e agora de manhã fizemos a medição com um terrômetro digital (aferido e calibrado) marca Megabras igual a esse:

http://www.megabras.com/portugues/produtos/terrometros/MTD_20KWe.htm

o valor encontrado foi 12.47 ohms, ou seja, completamente fora da especificação que é 5 ohms

não fosse pela medição iria achar que estava perfeito

enterrei mais 2 hastes e a resistência caiu apenas de 12.47 ohms para 9.20 ohms

para não acabar com o jardim enterrando dezenas de hastes e arrumar uma briga com a mulher, a única alternativa disponível é fazer tratamento do solo através de produto específico

depois comento o resultado. Mas como vcs podem observar não basta apenas enterrar é preciso medir

obs.: medida da haste: 2.40 m compr x 3/4 diam.

abraços

2. johnnie

johnnie Usuário

25 Out 2002
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    acabei de descobir um site bem interessante. Se bem que cada caso é um caso. O resultado que obtive é bem parecido com "aterramento com hastes verticais alinhadas"

http://myspace.eng.br/eng/para_raios2.asp

3. mmartins

mmartins Ouvidor de música

7 Jul 2002
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Caro João,

Aterramento é muito, mas muito, muito, muito importante, não só pra manter seu som protegido, ou quase, como também para fazê-lo tocar relxado, solto, flutuante. Eu uso, aqui na minha casa, aterramento nas ferragens do prédio, nunca medi não, mas pelas normas ABNT parece que os resultados neste tipo de ligação são muito bons. Eu mesmo posso garantir-lhe que funciona mesmo. Conte-me depois sobre os novos resultados, pois quando voce chegar aos 5ohms vai perceber o qto o seu som vai mudar.

4. Roosevelt

Roosevelt Usuário Ativo

16 Jul 2002
    Obrigados:
    11
    Troféus:
    38
    Nada como uma experiência assistida. :aplauso:

5. Bob

Bob Playtime...é tempo de diversão

21 Jun 2003
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Moro em apartamento e quando fiz a reforma dele, dei um jeito e instalei 3 barras no jardim do prédio :D e o amigo que fez o serviço (ele era responsável pela instalação elétrica de muitos prédios comerciais novos) ficou impressionado com o resultado quando foi medir... então estou tranquilo! :D

6. Eduardo

Eduardo Usuário

15 Ago 2002
    Obrigados:
    2
    Troféus:
    0
    Johnnie,

O tipo de solo (principalmente em relação à umidade) tem muita influência também. Eu consegui um ótimo resultado com apenas uma haste e instalada no próprio piso da sala, junto ao equipamento de som.
    Os resultados variam muito de equipamento para equipamento. Como já ficou provado, vai da sensibilidade do equipamento o aterramento proporcionar ou não alguma diferença. Se você tem problemas no equipamento, se ele é sensível demais, se a fonte não tiver um bom projeto, se você tiver problemas de interferências eletromagnéticas, etc, certamente um aterramento vai ajudar. Uma curiosidade: a Stereophile não usa aterramento ou filtros/estabilizadores/condicionadores/etc de qualquer espécie na maioria dos seus testes, justamente para avaliar a imunidade do projeto em condições comuns de utilização. (e tem gente por aqui querendo desenvolver salas ideais para teste...se o equipamento for deficiente nesse aspecto...nunca saberemos). No meu caso, apesar do aterramento ser excelente, não obtive qualquer vantagem em termos de qualidade sonora, mas tenho-o para uso no sistema de proteção. Sobre isso, é bom lembrar que o aterramento por sí só não garante qualquer proteção ao equipamento, pelo contrário, pode até atrapalhar se feito inadequadamente. Dispositivos de proteção específicos devem ser utilizados para este fim, e estes sim necessitarão de um aterramento.

Eduardo

7. johnnie

johnnie Usuário

25 Out 2002
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Roosevelt obrigado

Bob ainda bem, só dá para ficar tranquilo medindo

Martins só vou inaugurar o som em Dezembro

Eduardo,

assim como em condicionadores e filtros, sou cético tbm em relação a aterramento na questão de melhoria de áudio

mas acredito na proteção parcial em casos de surtos. Digo parcial pq a melhor proteção em caso de mau tempo é desligar a tomada. Se um raio cair em cheio, não existe proteção

como a grande maioria, ou todos os fabricantes de aparelhos eletrônicos, seja lá de áudio, vídeo ou quaisquer outros exigem ou aconselham aterramento abaixo de 10 ohms, é preciso medir para ter certeza

abraços

8. Eduardo

Eduardo Usuário

15 Ago 2002
    Obrigados:
    2
    Troféus:
    0
    Johnnie,

Aí eu concordo com você....desligar tudo da tomada é mesmo a melhor proteção...

9. Nilton.P

Nilton.P Usuário Ativo

15 Jan 2003
    Obrigados:
    6
    Troféus:
    38
    Eduardo e Johnnie,

Desligar não só da tomada como das antenas em caso de mutios raios.

Johnnie,

como bem disse o Eduardo , o aterramento depende muito do solo, se sua casa esta construida encima de um aterro somente com hastes voce não conseguirá obter o resultado proximo de 5 ohms , voce tera que usar algum produto quimico , antigamente usava-se sal, mas hoje existe um gel quimico que tende a melhorar o aterramento , só tome cuidado com este produto quimico , pois como colocará no solo e encima tem o tão querido jardim da sua esposa , as plantinhas podem sentir.

Abraços

10. johnnie

johnnie Usuário

25 Out 2002
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Nilton,

sei que depende do solo, mas os valores servem como referência

vc viu o site que indiquei? resultados parecidos

para não detonar a terceira guerra mundial devido ao jardim, antes de tratar o solo, mandei enterrar gradativamente mais hastes medindo através do terrômetro até um total de 10, ao longo do muro

a tarde devo ter algum resultado

abraços

11. mmartins

7 Jul 2002
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Cada umtem suas experiencias, não é verdade? No meu sistema, o terra faz um efeito bastante benéfico, ainda bem. Desejo-lhe, meu caro João Alfredo, sucesso nas suas investidas audiofilas.

12. johnnie

johnnie Usuário

25 Out 2002
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Martins meu amigo, obrigado

mesmo cético a respeito dos benefícios do aterramento na qualidade sonora, não tenha dúvida que vou testar com ou sem

abração

13. mmartins

7 Jul 2002
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Caro João,

O negócio é o seguinte:já tivemos, pelo menos aqui em BSB, vários, mas vários casos de sons ruins que um bom aterramento resolveu, não são poucos não, até equipamento ditos TOPs. Quando voce for colocar o aterramento, aterre apenas um equipamento, de preferência a fonte, como o 8400 não tem aterramento, tem que optar pelo amplificador ou outro componente. O que acontece é que o som relaxa, voce vai ver. A diferença, em alguns casos, mesmo em equipamentos ditos TOPs, é muito grande. Todos que observaram a diferença são audiofilos de carteirinha, que é o seu caso e de muitos outros por aqui, alguns levaram um baita susto. Estou curioso...

14. Renato

Renato Construindo um pinheiro DIY...

24 Fev 2003
    Obrigados:
    5
    Troféus:
    38
    Ligue na malha, um radiador de caminhao de cobre...e taque sal grosso...

parace até simpatia, como o custo é irrisorio, depois nos informe, sei de "causos" que foi a unica solucao...

[]'s

Renato

15. Vinicius Lima

Vinicius Lima Muita fé em DEUS é pé na tábua

12 Mar 2003
    Obrigados:
    12
    Troféus:
    0
    João, cuidado com esse preparado químico em forma de gel (Aterragel). O danado é bastante tóxico, certamente matará algumas plantas.
    Eu prefiro dissolver um quilo de sal grosso para cada 20 litros de água. O resultado é bem satisfatório.
    Hoje moro em apartamento, em Santos. Mas quando residia em sampa, na casa da Mama, e com direito a sala dedicada e tudo, fiz um aterramento à regra e despejei 10 litros de água em torno de cada haste. Resultado da medição, realizada 3 anos depois: 1,3 Ohms.
    Detalhe: o solo é de terra rouxa.

Abração

Vinicius

16. johnnie

johnnie Usuário

25 Out 2002
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Amigos,

não vai ser preciso enterrar radiador de caminhão:rofl: e nem molhar com água diluido em sal grosso:) (a dica do Vinicius seria a próxima tentativa, sem menosprezar o radiador, viu Renato)

enterradas 12 hastes em linha com espaçamento 3 em 3 mt ao longo do muro, e 33 mt de cabo de cobre nú 35 mm com solda exotérmica, consegui abaixar a resistência do solo em fantásticos 1.44 ohms(y)

com 4 hastes = 12.47 ohms
    com 6 hastes = 9.20 ohms
    com 12 hastes = 1.44 ohms

portanto amigos não basta apenas enterrar é preciso medir

abraços

17. Filipão

Filipão Usuário

4 Nov 2002
    Obrigados:
    3
    Troféus:
    0
    Colegas,

Existe algum método alternativo de aferição da qualidade de um aterramento usando um multímetro comum?

Abraços,

Filipe Rangel.

18. Eduardo

Eduardo Usuário

15 Ago 2002
    Obrigados:
    2
    Troféus:
    0
    Filipão,

Por diferença de voltagens (tensão) entre fase/neutro e fase/terra.

Eduardo

19. johnnie

johnnie Usuário

25 Out 2002
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Filipão,

como o Eduardo comentou existe sim e o procedimento está aqui:

http://www.byknirsch.com.br/index2.htm

só não sei se é confiável. Amanhã vou pedir ao eletricista medir para comparar

abraços

20. johnnie

johnnie Usuário

25 Out 2002
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Amigos,

confirmei o procedimento By Knirsch para medição de terra sem terrômetro, conforme instruções no site:

http://www.byknirsch.com.br/index2.htm

"Aterramento: Faz Diferença (parte 1)"
    "Aterramento: Faz Diferença (parte 2)"

sendo que:

tensão 120 volts máximo 10 volts de diferença entre fases
    tensão 220 volts máximo 20 volts de diferença entre fases

valor encontrado do aterramento medido através de terrômetro: 1.44 ohms

medição By Knirsch (minha tensão é 220v)

Fase + Neutro = 235.0 v

Fase + Terra = 234.8 v (medido através da lâmpada de 60w)

Diferença entre fases = 0.2 v

Portanto é uma ótima alternativa para "medição" do terra sem aparelho apropriado

abraços

Compartilhar esta Página