BARULHO DE ABELHA NO MEU SOM

Discussão em 'Som Automotivo e Multimídia' iniciada por cgtalmeida, 16 Nov 2005.

1. cgtalmeida

cgtalmeida Usuário

16 Out 2005
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Acabei de montar um som no meu carro tipo trio elétrico na mala:
    -2 woofers selenium wpu 12"
    -2 tweeters selenium st302
    -2 cornetas hinor DI320
    -1 amplificador stetsom V9000 para os 2 woofers
    -1 amplificador stetsom AMX 150 para as cornetas e tweeters

Quando ligo o som e estou com o carro ligado, aparece um barulho como se fosse um zumbido de abelha, irritante, mas não insuportável, que aumenta de acordo com a pisada no acelerador do carro.

Gostaria de saber qual pode ser a causa disso e se tem como retirar esse barulho? já me informaram que o problema pode ser o módulo AMX 150, por ser mais antigo.
    Aguardo comentários, Obrigado!

2. Minduin

Minduin das Candanga

11 Jul 2005
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Você já experimentou trocar os cabos de vela por outros de melhor qualidade?

3. jack_ctba

jack_ctba Usuário

26 Jun 2004
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    18
    Meu primeiro som mais "pesado" em carros apresentava esse zumbido.
    O problema era interferência na passagem do cabo.
    Não sei te dizer exatamente que cabos, mas o que aconteceu foi que os RCA´s estavam passando próximos (e cruzando) com cabeamentos de elétrica do carro.
    Dê uma verificada nisso.
    Abraço,
    Jacques.

4. felipeleoni

felipeleoni Audio

2 Ago 2005
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Isso não é complicado de resolver (y)

Primeiramente, utilize cabos de velas supressivos, a alta tensão das faíscas é a causa da interferência.

Outros pontos que deve considerar. Nunca alimente o sistema de som na mesma linha da ignição ou qualquer ponto que alimente um módulo de ignição/injeção. Esses cabos, devido a corrente pulsada que circula sobre eles(sim, é DC, mas quanto maior a rotação, maior os pulsos de corrente)se transformam em indutores.
    Alimente o sistema de áudio com cabo apropriado, vindo diretamente da bateria. E aterre direitinho os equipamentos.

Abraços
    Felipe

5. Gio Palomba

Gio Palomba Usuário

16 Out 2005
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Mais uma dica se tudo isto nao funcionar !
    Experimente um choke de entrada na alimentacao do player mais ou menos 1 Hery e um banco capacitivo de uns 3000 uF

6. GIL2K

GIL2K Entusiasta

14 Dez 2005
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Olá.

Velas resistivas e cabos de vela supressivos são itens obrigatórios para quem tem um bom sistema de som no automóvel.

Procure marcas conhecidas como NGK ou Bosch, sendo a primeira opção, EMHO, a mais indicada.

Um abraço,

Gilmar.
    ----------------

7. Carlos Rocha

Carlos Rocha Usuário

7 Ago 2003
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    16
    Amigo,

Já procurou ver se tem mel na mala do teu carro??? :maldoso: :maldoso: :maldoso:

8. Diego_na_nett

Diego_na_nett Usuário

27 Mar 2006
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Cara vc precisa instalar um Filtro Anti-Ruído, pois esse barulho é do Alternador que está indo para o Toca CD!

9. Vinícius RS

Vinícius RS EX-luffing...

30 Ago 2005
    Obrigados:
    7
    Troféus:
    0
    esse de alternador eu não conhecia...
    mas o que geralmente causa ruído é, em primeiro lugar, como os amigos falaram, os cabos de vela e as velas... alta tensão, pulsante...veneno pro som...
    Outro fator muito importante é a passagem dos cabos do som (especialmente o RCA que vai pro ampli..); Dá uma vontade danada de economizar um pouco no cabo, mas essa economia sai cara... cabos baratos em geral estão mais sujeitos a ruídos devido à baixa blindagem e baixa qualidade dos componentes... então economizar nest cabo não é uma boa opção...
    Tem ainda um terceiro, que é o cabo que alimenta os amplis, que devem vir diretamente da bateria (não esquecendo de colocar um fusível junto à bateria, pra evitar curtos em caso de acidentes ou coisa do tipo...).. Este deve ser um cabo bem parrudo... Verifique no manual dos amplis a bitola mínima deste cabo e também não economize comprando de qualidade inferior... O ideal é utilizar um com bitola um pouco maior que a recomendada, já pra evitar perdas de energia em emendas, conexões, etc...
    Os sistemas de som do tipo trio elétrico, por contar com os drivers (cornetas) estão muito sujeitos a ruídos, já que os decibéis são muitos e o som desses drivers é muito agressivo, acentuando ruídos no sistema...

10. keziosc

keziosc DIY

4 Set 2007
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    0
    Meus colegas, se vc tem uma bateria no porta-malas, faça a ligação do player nela ,ou seja, passe os fios + e - do player lá para trás , junto com os demais fios de energia que vêm do motor para alimentá-la e ficará surpreso ,sem milagres.Os rca são passados do outro lado do carro ok!(y)

11. Castor_Troy

Castor_Troy Usuário

28 Fev 2009
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Caras, blz.....

Também estou com esse problema, mas no meu caso com o carro ligado da nem pra perceber, o lance mesmo é qndo ligo a fonte, uma de 150a, que já esta direto na segunda bateria, na qual eu alimento apenas os modulos (2 x 800 gold series e 1 2500 Roadstar), o lance é que o som só sai na 2500, o que poderia fazer?

12. soaresrey

soaresrey Usuário Ativo

20 Nov 2005
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    36
    claro que não vai ouvir zumbido com o carro desligado.. pois este ruido vem do alternador.. carro desligado > alternador parado!(y)

Quanto a sua dúvida... o problema pode ser a ligação, leve a alguma loja de confiança ou revise a instalação.(y)

havia esquecido... cabos de vela danificados causam este problema tambem...

13. ofumeta

ofumeta Usuário

26 Jun 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Pela descrição é ruido de alternador. Verifique o seguinte:
    - Se os conectores da bateria não estão oxidados
    - Se não falta um capacitor de filtro colocado junto ao alternador, se estiver faltando, coloque. Este capacitor fica ligado bem junto a saída do alternador para a bateria.
    - Se o equipamento de áudio tem um uma filtragem boa na alimentação.

Se nada disto funcionar, então a solução mais simples é puxar a alimentação separada para os equipamentos de áudio, rádio, amplificadores etc, diretamente da bateria. Quando digo direto é direto mesmo, é puxar um cabo de boa espessura direto de cima dos bornes da bateria para alimentar TODOS os equipamentos de audio. Não esqueça de colocar um fusível pera este cabo bem no início dele, isto é, junto da bateria.

14. msloko

msloko Usuário

9 Jun 2010
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Cara, tem uns filtros de ruido RCA que resolvem esse problema, procure por algo como filtro de ruido RCA no google que vai achar, os que sao ativos (ligam no positivo e negativo da bateria) costumam ser melhores que os passivos que nao possuem alimentacao. Tenha certeza tambem de estar usando cabos RCA com dupla ou tripla blindagem.​

15. hoguga

hoguga Usuário

6 Mar 2007
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Estou usando cabos rcas excelentes no meu carro, mas tenho o mesmo tipo de ruido.

A soluçao eh trocar os cabos de vela entao?
    Tenho um Gol Special 2003, alguem indica aonde posso comprar cabos bons?

vlww

16. gfsjunior

gfsjunior Usuário

28 Abr 2009
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Tive esse mesmo problema e o instalador condenou meu módulo também (um explosound 1600.4) - só que no meu caso eu só tinha o módulo e o sub na mala.
    Não satisfeito com a opinião dele procurei aqui nos fóruns ...
    1º fator: o ruído diminuiu quando passei os cabos RCA por um lado do carro e os de alimentação pelo outro - como falou o Vinícius - ( eu obriguei o instalador a fazer isso e tb acabou trocando um cabo RCA que eu sabia que estava bom mas pela insistencia dele deixei ele achar que estava ruim).
    2º fator: O ruído restante (bem menor) ainda ficou e só resolvi quando fui em outra loja e o cara aterrou o RCA atrás do player (pegou um fio fino, ligou nos dois conectores do mesmo cabo RCA - pela parte externa do contato do RCA - e ligou num parafuso atrás do player). Pronto adeus abelhas no meu carro (y)
    Obs: Os caras que condenaram o módulo me indicaram a usar o filtro RCA mas considerei isso só em último caso e acabei não precisando :D

Talvez no caso do seu som ser trio essas questões que o pessoal citou (velas resistivas, cabos de vela supressivo, alternador e etc. ) estejam influenciando de mas sugiro tentar as soluções mais simples e ir tentando por eliminação.
    No meu caso se eu usasse só um RCA não tinha ruído, quando colocava os dois aí enchia de abelha rsrs

17. hoguga

hoguga Usuário

6 Mar 2007
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Aposto q vc tinha um Pionner..acertei? heheh

E qunado nao tem cd player, oq se faz? :p

OLha meu topico aqui:

http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=146491

Estou usando esses cabos:
    http://produto.mercadolivre.com.br/...o-para-mp3-mp4-ipod-creative-pc-2rca-x-p2-_JM

18. gfsjunior

gfsjunior Usuário

28 Abr 2009
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Com certeza acertou, ERA um Pionner 7080BT. Como o gatuno levou tô usando meu Omnia HD com cabo P2 -> RCA na entrada do módulo por enquanto.
    Quando não tem cd player ... Acho que vc deve aterrar os cabos RCA em uma parte da lataria do carro. No meu caso atualmente não precisei aterrar pq tô usando RCA só pra o stereo (tirei o cabo RCA do grave até comprar outro sub).
    Tô acompanhando seu tópico ... só que tem bem mais coisa pra dar interferência do que o meu tinha.
    Falow

19. sepacheco

sepacheco Usuário

3 Abr 2006
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Vou te dar um roteiro que 90% das vezes resolve:
    1 Cheque os contatos do amplificador com o terra do carro, velja se os cabos estão firmes e com bom contato.
    2 Ligue o carro
    3 Retire os RCA dos amplificadores e veja se o barulho para, se parar siga ao proximo passo, caso contrario, mande o amp pro tecnico.
    4 Reconecte os RCA nos amps e retire o radio do lugar e desconecte os RCA se o barulho parar siga pro passo 5 se não para o 6
    5 Enrole um fio no metal exterior do RCA e conecte na carcaça do radio, plugue os RCA, se o barulho parar, mande o radio para a assistencia, pois ele está com o negativo dos RCA abertos, causado pelo mau aterramento dos amps que usaram eles de negativo e como não está preparado apra tanta corrente abriu, se não parar siga para o passo 6
    6 arranje um outro cabo RCA mesmo vagabundo e passe por fora do carro entre o radio e o amp se o barulho parar pode estar com o cabo RCA danificado ou roteado por um lugar que está induzindo ruidos. Teste a continuidade com um multimetro e procure afastar os cabos da centralina da injeção o ideal é passá-los pelo meio do carro junto ao tunel central. Se não parar siga pro passo 7
    7 Verifique se nenhum fio de alto falante esta em curto com a lataria do automovel se não parar vá pro passo 8
    8 Tente mudar o roteamento do positivo do seus amps, afastando ele da central de injeção, alternador e cabeçote do motor Faça o mesmo com o fio do remote e positivo do radio. se não parar siga ao passo 9
    9 Re verefique todas as conexões do sistema no amp , no radio, nos falantes, etc.. se não parar siga ao passo 10
    10 leve o carro pra benzer rsrsr

[]

Sandro

Compartilhar esta Página