Bedroom Theather em Construção, ajuda disposição de equpamentos

Discussão em 'Acústica e Construção de Salas' iniciada por tbahia, 10 Abr 2012.

1. tbahia

tbahia Usuário

19 Abr 2010
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Olá pessoal!

Estou construindo o meu sonhado "Lar Doce Lar" e optei por colocar meu sistema de HT no meu quarto pois gosto de ver filmes e tv deitada. Outro agravante é que meu quarto fica na nascente, já a sala além de ser poente é aberta para a cozinha.

Há algum tempo acompanho o forum, sempre lendo e pesquisando sobre o assunto, meu perfil é de um sistema simples, com um custo benefício razoável.

Atualmente disponho dos seguintes esquipamentos que utilizo de forma armengada na casa da minha mãe:
    Tv plasma LG 42PQ30TD (estou pensando em mudar para uma plasma de 50' daqui a uns 2 anos)
    Receptor Satélite GVT
    Media Player S9
    Home in Box Philips 3576 (meu sonho é comprar um onkyo 7.1, no futuro longícuo).
    Filtro Clone F8 (futuramente será substituído por condicionador de energia upsai)

Comprei numa ótima promoção o rack que utilizarei na casa nova (foto abaixo), atrás dele predendo colocar uma caixa de passagem na altura do HT para as mil e uma conexões!

Não terei painel para tv pois irei embutir a tubulação e tv na parede, como estou construindo fica moleza! :rofl:Tenha dúvida se pinto ou a parede na mesma área do rack.

No meu quarto incorporei uma bancada de trabalho para Netbook (futuramente um HTPC) que pretendo ligar na Tv e no HT (vou colocar a tubulação embutida).

Hoje conversei com o eletricista e informei que gostaria de ter um circuito e disjuntor exclusivo pro HT e Home Office com fios melhores, segundo ele o de 2,5mm já seria suficiente, mas insistir que usarei o de 4mm na caso flexível (tem diferença no rígido?)

Minha dúvida maior se refere a propagação do som e disposição das caixas, minha intenção é concentrar a área de audição para a cama, utilizarei especificamente para assistir filmes e seriados e eventualmente ouvir música. Compreendo que não será possível obter áudio Hi-End, mas gostaria de puder tirar o máximo de proveito do meu sistema.

Fiz um pequeno esboço da distribuição das caixas e gostaria de ouvir a opinião dos colegas foristas sobre altura e melhor forma de fixação etc.

Vista da TV

Vista caixas traseiras

Esquema Instalação atrás do rack:

Completando estou aberta a opniões sobre outras questões que considerarem importante observar!

2. CARDOGUI

CARDOGUI Usuário

5 Jul 2003
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    16
    tbahia,
    apenas algumas idéias minhas, se gostar, aproveitei-as.

1)- Peça ao eletricista para colocar quatro caixinhas atrás do rack, separadas uns 10 cm entre elas. Uma para fio telefone, outra para tomada, outra para os fios das caixas surround e a última para antena. Telefone para SKY etc. Tomada apenas uma basta, mas de qualidade. Saindo dela você liga um filtro de linha ou um condicionador se possível, que ambos já vem com as várias tomadas. Considerando que você tem apenas produtos comprados aqui e obedecem o padrão novo. Se tiver algo importado precisa de adaptador.

2)- Coloque dois conduites, saindo da caixinha atrás do rack e indo pelo chão, debaixo da cama - caminho mais curto - até a posição das caixas surround, pode fazer uma passagem atrás da cama e continuar até as caixas.

3)- Coloque uma lâmpada no teto, bem em cima da cabeceira, bem próximo à parede, serve para ler. quando não estiver assistindo TV, é mais prático que abajur.

Depois coloco outras idéias. Um abraço, Guilherme.

3. tbahia

tbahia Usuário

19 Abr 2010
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Obrigada pelas dicas!

1 - já fiz as separações das caixinhas, meus equipamentos tem o padrão novo e não terei problemas. Estou pensando em usar tomada pial legrad, é suficiente?

2 - Já irei esconder os fios dessa forma, minha dúvida maior é qual altura do chão colocar e como prender na parede.

3 - Acrescentei um lay-out com a vista em corte das paredes frontais e traseiras do espaço. Tá meio tosco mas dá pro gasto rsrsrs.

Mas uma vez obridagada pelas participações

4. david_charlie

david_charlie Usuário

11 Fev 2009
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    16
    Desculpa, mas eu posso me meter? Estou na fase de criação da planta agora, e gostaria de compartilhar informações.

Eu sempre fiquei pensando em fazer uma sala de cinema, mas depois desse seu tópico, decidi dar mais importância ao quarto mesmo(pois é onde eu geralmente vejo tv).

Qual é o tamanho total do quarto(com banheiro)?

Onde eu moro meu quarto tem 21m²(axo que 5,60X3,60m).

Seria interessante colocar o Split opção 2,que vai ter que ser de uns 18.000Btus.

O layout do seu quarto acho que ficaria estranho, mas gosto de quartos com degrau. O meu é assim,

Ver anexo 74862

Gosto desse modelo pois separa a cama e o rack do resto do quarto(sem falar que prefiro pisar em carpete no inverno).
    Outra hora eu tiro uma foto melhor.

NMHO, eu não colocaria duas janelas ao lado da TV, a claridade(dependendo da cortina) pode atrapalhar de manhã. Não sei como fica por causa da qualidade do som.

Em geral, gostei mto do seu modelo. Parabéns

5. tbahia

tbahia Usuário

19 Abr 2010
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    A escolha do quarto foi pelo conforto, na sala terei apenas uma TV CRT por enquanto pro ver o jornal enquanto estiver na cozinha.

A medida total do meu quarto é de 24m (quarto, home, closet e banheiro). Corresponde quase a metade da casa que é um quarto e sala... rsrrsrsrs

Gostei dessa idéia de degrau, pq faz uma separação do ambiente e permite passar os fios com mais facilidades, vou analisar aqui (principalmente custo $$$).

Moro no nordeste, então frio aqui não tem..... mas calor... afff.

As janelas não sei o que fazer pois é a principal entrada de ar de toda casa (está de frente a corrente de vento que vem do mar) além disso para ler e usar o pc nada como iluminação e ventilação natural. São dificuldades a se superar num espaço de usos múltiplos... será que uma cortina resolve?

Obrigada por comentar!

Posta seu projeto também e me avisa, tudo que aprendi foi aqui no HT Fórum.

6. david_charlie

david_charlie Usuário

11 Fev 2009
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    16
    Estou ainda em dúvida se realmente crio uma sala de cinema. A plasma que tenho agora vou deixar no meu quarto mesmo, junto com o HT in Box e aparelhos. Só estou preocupado em ter o chuveiro perto, principalmente no inverno.
    A não ser se criar um móvel tipo parede, mas que possa articular a TV entre o quarto e sala(fizeram num apartamento isso). Porém, eu queria fazer de dois pisos, e sala e cozinha conjugada embaixo. Só duvidas mesmo.

Eu quero investir em locais que realmente vou aproveitar. Então seria o quarto e a cozinha(tanto espaço como apetrechos). A Sala parece não ser tão importante hj em dia. A não ser que criar um quarto e invés de usar para dormir, fazer o home cinema.

Porque não colocar um Porta-Janela no local do Split 1?Já pro PC eu não gosto mto da iluminação natural. No escritório o qual trabalho a janela fica atrás de mim, então bate claridade no monitor, além do do sol nas minhas costas. No meu quarto tem uma janela basculante de frente para a plasma(prejudica) e uma porta janela no lado. Ainda não dei jeito na basculante, preciso escurecer os vidros(estou usando um pano).

Eu estou usando apenas uma cortina(não sei dizer o nome dela) azul, e a claridade passa até bastante para o meu gosto. Tavez se colocar varão duplo e duas cortinas(sendo uma Blackout) talvez fique melhor.

Gosto de iluminação natural para leitura, mas não colocaria poltrona no quarto. Eu tenho uma cadeira de papai do lado da janela e do guardarroupa, e só uso para colocar os travesseiros de decoração da cama e roupas para usar no outro dia.

Tenho o costume de ler na cama, mas gostaria de fazer na minha sala um pé direito maior e incluir vidros fixos para claridade, mas precisaria ver também umas cortinas maiores. E um sofá bem gostoso também.

São tantas variáreis na construção, é mto mais complicado que vc comprar um apartamento. Precisa pensar no arejamento, limpeza, organização, iluminação, ventilação, sonoridade. Mtas coisas.

7. tbahia

tbahia Usuário

19 Abr 2010
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0

1. No primeiro momento pensei em algo assim, mas não conseguir achar uma solução para o audio (para a tela fica tranquilo)

2. Penso dessa forma, priorizei quarto e cozinha (minha sala limita-se a um sofá próximo a mesa de jantar)

3. Será uma janela balcão pois aí tenho uma varandinha

4. Hoje sou obrigada a ler na cama e detesto, meu sonho é ter um cadeira de leitura... a questão é caber no orçamento o modelo que gostei. Se não der certo vendo!

5. com certeza, é uma liberdade e uma prisão, recomendo pesquisar bastante, visitar apartamentos decorados e ir anotando o que gosta. Essa por exemplo já é a versão 50 e alguma coisa do meu projeto. estou fazendo há aproximadamente 2 anos. Assinei revistas, pedia ajuda a amigos arquitetos e pra montar o Ht puxei muito daqui do fórum, fiz muitas perguntas... é isso, botar os miolos para cozinhar

8. CARDOGUI

CARDOGUI Usuário

5 Jul 2003
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    16
    Oi tbahia,
    seguem mais umas dicas, veja o que dá para aproveitar.
    Corrente elétrica. Peça ao eletricista para trazer uma fiação direta dos disjuntores, com fio de 4mm, pode ser fio flexível de boa qualidade (prá justificar fio rígido, só trazendo do poste de força). Use bons disjuntores , SIEMENS, por exemplo. Esta fiação direta deve ficar fora do circuito da geladeira, freezer, ar condicionado etc. para não provocar ruído/interferência na TV/SOM.
    A tomada atrás do rack pode ser da PIAL . Na mesma caixinha 4x2 pode-se colocar duas tomadas. Uma para 10A e outra para 20. Peça prá trazer o fio terra também. As outras tomadas do quarto devem estar fora deste circuito próprio, assim como a iluminação.
    Os conduites que descem atrás da TV - fio de força + cabo HDMI + antenas + outros cabos - devem ser bem grossos (veja o plugue da tomada se passa)
    As caixas frontais devem ficar ao lado do rack, mínimo de 2m entre elas. Se forem torres, ficam apoiadas sobre o piso, ou sobre base de granito. Se for Bookshelf, deve se providenciar apoiadores fixo na parede ou pedestais. Atentar para a caixa central, que é uma caixa muito importante num sistema de home theater. Ela propicia além de outros envolvimentos, principalmente os diálogos dos filmes, que devem soar como vindos da tela da TV. Portanto ela deve ficar acima ou abaixo da TV, mas sempre próxima dela. Esteticamente, fica melhor logo acima do rack. Veja a altura do rack + a caixa central (deixe um espaço razoável, caso troque por modelo maior) + a TV, para saber onde colocar as caixinhas atrás da TV.
    O subwoofer pode ficar na posição assinalada por você (ao lado do rack), mas sempre apoiado no chão para não transmitir vibração no móvel.
    Os conduites que saem para as caixas surround (atrás e acima da cama), podem ser normais, ou seja 25mm. Se pensas em ampliar futuramente para um sistema 6.1 ou 7.1 tem que levar agora conduite para estas caixas também. Num sistema 6.1 vai mais uma caixa entre as duas surround (5.1) e num sistema 7.1 vão duas laterais. NMHO eu acredito que você não precisa mais que 5.1, entretanto a decisão é soberanamente sua.
    A parede atrás da TV deve ter uma cor escura, ou, no mínimo a menos clara possível, para não competir com o brilho da TV. As duas janelas ao lado da TV devem facilitar o escurecimento do quarto quando fechadas. Uso no meu quarto modelo da Sasazaki de alumínio, cuja persiana ao descer escurece bem o quarto. Outra saída usar cortina apropriada. Um abraço, Guilherme.

9. rafael_nader

rafael_nader Usuário Ativo

26 Dez 2007
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    38
    tbahia, tudo bem???

Eu compraria caixas de embutir e usaria como surround, não tera perda de qualidade em relação as caixas philips, e alem de ficar mais harmonioso, terá as surround direcionadas para você ja que gosta de assistir filmes deitada. Minha opnião pessoal!!!

10. CARDOGUI

CARDOGUI Usuário

5 Jul 2003
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    16
    Rafael,
    pensei nisto, mas acredito que o quarto não tem forro de gesso, aí já complica.

11. david_charlie

david_charlie Usuário

11 Fev 2009
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    16
    1. A não ser que você tenha dois Home Theater, um espetacular para sala e outro pro quarto.

2. Gente, eu não sei o que fazer com a sala. Só pensei no sofá, um aparador do lado da porta de entrada com key bowl, um tapete e mesa de cento, com uma estante para livros. Meu sonho era ter uma lareira, mas enfim.

3. Talvez uma janela mais larga, não sei. Se meu quarto for no térreo, quero uma janela de 200X150. Se for no segundo piso, um janelão de 250X210.

5. Nem pego mais revistas pq é mta coisa, pesquisei uns projetos estou criando modelos para ter uma ideia.

12. tbahia

tbahia Usuário

19 Abr 2010
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    1. Quais as boas marcas de cabo? Pesquisei aqui na região e achei cobrecom e forusi... prestam?

2.Já tinha acertado que o circuito do Ht seria totalmente independente, agora não entendi o porque da tomada de 20A é mais segura? Pedi pra aterrar precisamente TODAS as tomadas da casa.

3.Estou usando conduíte flexivel e rígido equivalente a tubo de água de 40. Vou ver se acho maior por causa do VGA que não testei.

4. Prefiro economizar! minha vontade maior mesmo é ter um HT com entrada HMDI e Zona 2 acho que vou manter os 5,1. Pelo visto para o tamanho do meu espaço seria desnecessário né? E para ouvir o tal áudio HD 5.1 basta?

5.Quero pintar de preto ou tinta que imite madeira acho bonito

6.Pois é no maior Home Center daqui da cidade trabalham com essa marca e achei um ótimo custo benefício

Que marcas e modelos com CxB equivalente vc recomendaria? Onde posso comprar?

Realmente teto de gesso seria caro, mas posso pensar num detalhe tipo uma sanca mais larga... minha dúvida seria se o gesso não interferiria nas vibrações ou algo assim...

13. CARDOGUI

CARDOGUI Usuário

5 Jul 2003
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    16
    tbahia,
    vamos lá,

1)- O fio ideal é o Prysmian (antigo Pirelli) outra marca boa é SIL, em última instância coloque o cobrecom que não é do piores.

2)- Alguns aparelhos vem com pino de tomada para 20A (mais grosso)

3)- Conduite atentar para a bitola correta

4)- Também acredito que 5.1 tá bom

5)- Preto é um pouco forte (na minha opinião) mas depende da decoração.

6)- As janelas da Sassazaki Alumínio é uma boa, você pode ter janelas mais estreitas, já que a persiana sobe e todo o vão fica iluminado, e ao fechar escurece bem o quarto.

7)- Sobre as caixas surrounds você pode optar por caixas embutidas (teto em cima da cama) como o Rafael disse, mas terá que fazer uma sanca ou rebaixo de gesso e neste caso terá que exigir do gesseiro um trabalho bem feito, ou seja bem travado para não vibrar com o aumento do som, principalmente subwoofer.

Um abraço, Guilherme.

14. tbahia

tbahia Usuário

19 Abr 2010
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Obrigada pelas contribuições, estou com dúvidas sobre essas caixas de embutir que tenham um qualidade razoável..

15. Lucas l.

Lucas l. Usuário

23 Dez 2010
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    tbahia
    [​IMG]Parabéns pela iniciativa! é isso aí! pelo projeto vai ficar tudo muito bonito...
    Você é bem desenrrolada viu, rsrs,
    Como já foi dito, presta atenção no Cano/Conduíte em que vai passar os cabos que vão pra TV, pois pode acreditar, aqui eu coloquei de 40mm (desses de esgoto/pia) e pensei que ficaria sobrando espaço, mas não ficou tão folgado assim não, rsrs...
    Outra coisa, sobre Cortinas, já vi muito por aqui uma tal de Cortina Blackout, dá uma pesquisada sobre, e outra coisa, não sabia desse seu Media Player/Center S9, dei uma olhada no Clube e parece ser muito bom!
    É isso! boa sorte e qualquer coisa estamos por aqui...

16. Alsal

Alsal Usuário

14 Jun 2003
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    tbahia, sobre caixas de embutir, tem um usuário que só deixou o sub no chão! Talvez, ele te ajude nessa fase! http://www.htforum.com/vb/showthread.php/169537-Sala-do-crisacf

Mas, vc deu a ideia de fazer uma sanca mais larga, já que hj não tem gesso no teto e é uma solução mais simples do que colocar gesso em todo o ambiente (y)

Obrigado,

Alsal

17. tbahia

tbahia Usuário

19 Abr 2010
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Obrigada! Então pelo visto vou passar 2 conduítes para garantir.... meu pedreiro já acha que sou maluca...

nossa que sala chique! muito linda viu, valeu pela dica.

Estou na dúvida se boto gesso no teto ou faço um nincho na parede pra colocar as surrounds, será que fica legal?(y)

18. Alsal

Alsal Usuário

14 Jun 2003
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Eu já vi salas dessa forma e ficaram bem legais, inclusive uma com ângulo de 45º entre o teto e a parede! As caixas tem que "sumir" no gesso!

Não me lembro de nenhum link agora! :(

19. david_charlie

david_charlie Usuário

11 Fev 2009
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    16
    Sobre as janelas, pesquise por janelas de alumínio integradas OU Sacada Reiki(Gold, etc).

Nas janelas integradas tem a persiana, o que é mto bom. Trabalho com serralheria e vidros temperados. Só que não é barata não, ainda mais dependendo do modelo, GOLD, SUPREMA da Alcoa. Enquanto que você para uns R$500,00 por uma janela em vidro temperado 8mm, essa dali custa uns R$1.600,00. Mas nada que o conforto futuro não proporcione esse retorno.

Minha ideia seria fazer janela integrada de vidro temperado com persianas.
    E numa janela maior, fazer abertura Reiki(daquelas que fica com abertura total do vão) + persianas.

Se quiser ver custo e estética, vai de vidro temperado que é mais barato.
    Se quiser ver estética e conforto, vai de alumínio com pintura eletrostática branca, vidro 3+3 laminados e persianas

20. tbahia

tbahia Usuário

19 Abr 2010
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Atualmente uso cortina blackout na casa da minha mãe e acho um excelente custo benefício, acredito que na minha casa comprarei um varão duplo, pois irei usar o corta-sol ao fundo e uma outra cortina decorativa, que pode ser mudada de acordo com o enxoval da cama, como pretendo trabalhar o quarto com cores neutras acho que fica bem facil mudar a cor ou tema do quarto apenas trocando cortinas e lençois

Vi essas com persianas integradas e achei um luuuuuuuuxo, porém está muuito acima do meu orçamento, pretendo utilizar a janela de correr pintada de branca e talvez coloque película reflexiva (o que substituiria o blackout.... dúvidas dúvidas dúvida)

Compartilhar esta Página