Cabo DVI-HDMI. E o áudio???

Discussão em 'Cabos e Conexões de Áudio' iniciada por Especulador, 3 Out 2007.

1. Especulador

Especulador HD Addict

6 Ago 2007
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Liguei minha Samsung Full HD 40" no PC com o cabo DVI-HDMI. Minha placa de vídeo é GeForce 7300GT. Acontece que não sai mais o áudio. Nem na TV e nem no HT. Já fiz vários tipos de ligação mas nunca o áudio e transmitido. E, para piorar, se usar o cabo VGA eu não alcanço a máxima resolução da tela.

Alguém pode me ajudar?

2. pdcorral

pdcorral A insanidade sorri sob pressão

16 Set 2007
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    16
    Cara... estranho isso. Deve ser algum outro tipo de problema pois o sinal que sai de sua placa de som não tem nada a ver com o sinal que sai de sua placa de video. Talvez haja algum problema com a recepção de sua TV, mas esta é a opinião de um técnico em informática. Com outro tipo de conecção de video vinda do PC o som funciona normalmente???

Abraços! :)

3. pdcorral

pdcorral A insanidade sorri sob pressão

16 Set 2007
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    16
    vendo melhor seu problema...

voce ligou apenas o o dvi do pc no hdmi da tv ou tb ligou um cabo de audio na saida da sua placa de som e mandou ele pra tv? como disse acima, o sinal eh separado no computador. Verifique se esta com os dois cabos sendo utilizados corretamente!

Abraços:feliz:

4. Helio.

Helio. Refinando...

2 Nov 2006
    Obrigados:
    19
    Troféus:
    0
    DVI não transmite áudio. Quando você usa um cabo DVI numa ponta e HDMI na outra, o vídeo digital é transmitido, mas o áudio não.

Como escreveu o pdcorral, você precisa ligar um cabo de áudio também. (y)

5. Especulador

Especulador HD Addict

6 Ago 2007
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Obrigado pelas respostas.

Quando eu usava o cabo VGA, na parte de trás junto à entrada de vídeo da TV tinha também uma de áudio. Então funcionava tudo beleza. O áudio ia do PC para a TV e da TV para o auxiliar do HT.

Agora o vídeo está excelente com o HDMI (resolução máxima) mas o áudio não funciona mais. Já até liguei direto do PC para o HT e nada... :choro:

6. Helio.

Helio. Refinando...

2 Nov 2006
    Obrigados:
    19
    Troféus:
    0
    Experimente ligar direto do computador para o HT.

Pode ser que sua TV bloqueie as outras entradas de áudio quando reconhece o uso de HDMI (y)

7. acpe

acpe Usuário

17 Abr 2007
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Caro Hélio,

Estou com uma dúvida enorme em comprar um Receiver, pois tenho: (1) par de Paradigm Monitor 9 v.5 + (1) Central CC-290 + (2) Surrond ADP-190 e já li que existe "casamento" entre Caixas x Receiver, pois no meu caso eu gostaria de unir "som multi-canal" com "som stereo", porém não sei exatamente o Receiver ideal.

Gostei muito dos Receivers:

- Denon 3808 (me parece que é modelo novo!);
    - Marantz SR 7001 e
    - Marantz SR 8001.

Me parece que eles estão na faixa de 120w ~ 135w/canal e deve atender as minhas caixas.

a) Qual seria o Receiver (não precisaria ser necessariamente os modelos citados acima), para atender a dois tipos de audição (Stereo e Multi-Canal_p/filmes) ?
    b) Em termos de conexões em geral e principalmente o HDMI e etc... existe muita diferença entre os Receiver's citados acima ?
    c) Qual "empurraria" melhor as Monitores 9 ?
    d) Simulação sonora, a exemplo dos Receiver's Yamaha, qual dos dois (Denon ou Marantz) segue essa opção de áudio ?

Enfim...

Qual deles....

8. Helio.

Helio. Refinando...

2 Nov 2006
    Obrigados:
    19
    Troféus:
    0
    Paulo,

eu não conheço os receivers citados, portanto ficaria meio difícil dar pitaco sobre eles. O que descobri:

os Marantz são HDMI versão 1.2, enquanto o Denon é versão 1.3. Isso siginifica que o Denon permite maior banda para tráfego de informações.

Os Marantz são THX select, enquanto o Denon não é. E o 8001 tem transformador toroidal, que é melhor. Além disso, ele tem duas saídas HDMI, euquanto os outros só tem uma.

O Denon permite conexão com rede Ethernet, para ligar num Media Center.

O Denon 3808 realmente é um modelo novo, foi lançado faz poucos meses.

Os Marantz já foram substituídos pelos equivalentes 8002 e 7002, estes com HDMI 1.3.

O Marantz 8001/8002 está numa categoria superior; Por preço e tipo de transformador, aparentemente o 7002 e o 3808 se equivalem, o 7001 estaria um pouquinho defasado (mas nada que seja significativo, ao meu ver).

Para ter o melhor dos dois mundos (estéreo & multi-canal), muita gente recomenda que o receiver seja com amplificador toroidal. Se for isso, o 8001/8002 seria o adequado. Mas você também pode considerar para o futuro colocar um integrado ou um amplificador estéreo na saída pré-amplificada dos canais frontais. Muita gente faz isso.

Quanto a compatibilidade caixa x receiver, sugiro postar no Clube da Paradigm (http://www.htforum.com/vb/showthread.php?t=15350), que acredito que eles podem te ajudar melhor.

Abraços,

9. acpe

acpe Usuário

17 Abr 2007
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Caro Hélio, as minhas perguntas estão em azul :

O Denon permite conexão com rede Ethernet, para ligar num Media Center.
    Na prática o que é um Media Center ?

Para ter o melhor dos dois mundos (estéreo & multi-canal), muita gente recomenda que o receiver seja com amplificador toroidal. Se for isso, o 8001/8002 seria o adequado. Mas você também pode considerar para o futuro colocar um integrado ou um amplificador estéreo na saída pré-amplificada dos canais frontais. Muita gente faz isso.
    Quando voce cita "colocar um integrado ou um amplificador......" eu ligaria o mesmo no Receiver Marantz/Denon ?

Quanto a compatibilidade caixa x receiver, sugiro postar no Clube da Paradigm (http://www.htforum.com/vb/showthread.php?t=15350), que acredito que eles podem te ajudar melhor.
    Com relação a compatibilidade caixa x receiver, não tive informações ....

Valeu mesmo ...

10. Helio.

Helio. Refinando...

2 Nov 2006
    Obrigados:
    19
    Troféus:
    0
    Na prática o que é um Media Center ?

Media Center é um aparelho onde você pode armazenar áudio e vídeo, conectar na Internet para fazer stream, etc. Ele é uma fonte para seu receiver, e você escuta / assiste como um CD ou DVD. Um PC pode ser um Media Center - se você ligar a saída Line Out do computador no receiver, você pode escutar suas músicas no seu HT (y)

Quando voce cita "colocar um integrado ou um amplificador......" eu ligaria o mesmo no Receiver Marantz/Denon ?

Sim. As caixas frontais seriam alimentadas pelo integrado ou power, e o receiver passaria a ser uma fonte para integrado / power. Muitas pessoas fazem isso.

Com relação a compatibilidade caixa x receiver, não tive informações ....

Tente nos Clubes Denon e Marantz, então (y)

11. acpe

acpe Usuário

17 Abr 2007
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0

Valeu mesmo + 1 vez.(y)

Abços.,

12. marcos_rio

marcos_rio Usuário

9 Jan 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Galera,

Existem placas de vídeo novas por exemplo série HD da ATI, que possuem decodificador de áudio 5.1 integrado e o áudio sai no DVI junto com o vídeo. Porém é preciso ter o adaptador DVI-HDMI original da ATI.

13. Vinyl Only

Vinyl Only Usuário

30 Ago 2005
    Obrigados:
    2
    Troféus:
    0
    Negativo, Marcos. O padrão digital DVI (Digital Video Interface) não trafega informações de áudio, somente de vídeo, mesmo utilizando aqueles adaptadores de cabo comuns (DVI-I > HDMI). Mesmo porque as placas ATI HD tem saída HDMI e não DVI, como fora mencionado (http://ati.amd.com/products/radeonhd2900/index.html).

Para que ocorra a transferência do áudio, no caso do PC ou Media Center com interface DVI, é necessário o uso de um conversor como o da imagem abaixo (frente e verso):

Link do conversor: http://www.sharbor.com/products/GEFN9100022.html

Abraço a todos!
    (y)

14. Linconln

Linconln Usuário Ativo

26 Jan 2006
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    36
    O mundo da informática é um buraco cheio de opções.
    A maioria dos modelos da ATI, HD3xxx e HD4xxx têm o conector DVI e não tem o HDMI, mas o DVI carrega o áudio, usando uma pinagem fora do padrão. Por isso, precisam de um adaptador DVI-HDMI próprio da ATI.
    Comprei uma PowerColor HD3650 que não veio com o adaptador e tem 2 DVI e uma multipinos compatível com S-Video e Vídeo Componente (usando um adaptador).
    Usando um cabo DVI-HDMI genérico, não tenho áudio e preciso de um outro cabo para isso.
    Estou vendendo a PowerColor e já encomendei uma MSI HD3650 que vem com o conector HDMI.

15. Vinyl Only

Vinyl Only Usuário

30 Ago 2005
    Obrigados:
    2
    Troféus:
    0
    Este é o único adaptador disponível atualmente no site da AMD: http://shop.ati.com/product.asp?sku=3526142.

Pesquisei com calma em alguns fóruns e descobri que há apenas dois modelos de placas ATI HD com saída DVI-I que permitem o tráfego de sinal de áudio por sua pinagem analógica, por intermédio de um adaptador (o padrão DVI-I que transporta sinais analógicos).

O adaptador da ATI separa o PCM e o envia pelas trilhas analógicas, mas apenas no caso do padrão DVI mencionado... do contrário, não haverá som!

TechZone (pt): http://www.techzonept.com/showthread.php?t=247950

Abs.
    (y)

16. regazzo

regazzo Usuário

2 Nov 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Olá amigo,
    estou aproveitando, já que vc demonstra ter grande conhecimento do assunto, para te perguntar o seguinte:
    tenho um DVD player SONY, NS 50P ligado a uma tv lcd full hd, gostaria de assistir dvds com o ma´ximo de aproveitamento, porém este dvd player não possui saída HDMI, ele possui uma saída "digital out" mas não sei que tipo de conector usar ali. Existe algum adaptador para cabo HDMI e este tipo de saída e tal ligação ficaria boa? Por favor, ajude-me nesta dúvida e grato pela atenção.

17. Linconln

Linconln Usuário Ativo

26 Jan 2006
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    36
    Rapaz, que teimoso e incapaz de achar as coisas que é você!
    Estou lhe afirmando que as placas da ATI denominadas HD têm áudio digital multicanal no conector DVI, mas precisam de um adaptador da própria ATI para usufruir dessa benesse.
    Não é do padrão DVI, a ATI fez uma modificação nos pinos do conector para isso.
    Se procurar aqui no fórum mesmo tem vários usuários que utilizam essa solução.
    A PowerColor não é um fabricante que disponibiliza o adaptador nos seus pacotes, que são bem baratos, por isso, eu não tenho como fazer uso do recurso.
    As placas da Saphire, Asus e MSI vêm com o adaptador necessário em suas versões médias e top, não vou pesquisar e deixar os links aqui prá você.
    Esses também têm modelos que vêm com um conector HDMI já integrado e estou comprando outra placa com isso, para simplificar, pois é um adaptador a menos a usar.
    As placas de vídeo ATI HD têm um processador de áudio integrado, que instala um driver da Realtek.

18. Linconln

Linconln Usuário Ativo

26 Jan 2006
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    36
    A saída digital out é apenas para áudio e serve para conectar o seu DVD a um receiver, passando o som de forma digital para o processamento do receiver. Esse pode estar em formato LPCM, que já é descomprimido ou nos formatos Dolby Digital ou DTS, que precisam ser decodificados pelo receiver.
    Provavelmente seu DVD tem saídas video-componente, são 3 conectores RCA, nas cores vermelho-verde-azul (o famoso RGB) e é a melhor conexão para aparelhos que não têm saída digital de vídeo: DVI ou HDMI.
    Se for usá-las, ative o recurso Progressive Scan no aparelho de DVD. Isso desentrelaça o sinal, é conhecido como 480p. O modo entrelaçado é o 480i.
    Sua TV Full HD tem a resolução máxima conhecida por 1080p e fará a conversão do sinal 480i ou 480p do receiver para aparecer corretamente na tela.

19. Vinyl Only

Vinyl Only Usuário

30 Ago 2005
    Obrigados:
    2
    Troféus:
    0
    Lincolm, espero ter sido claro nas colocações que grifei no seu post. Não fique vc teimando! Poste uns links, mostre o caminho direito pros colegas.

Não se trata de eu estar certo ou errado, não vejo problema algum em errar... mas até onde sei e pesquisei, foi a saída que a ATI encontrou para que seu adaptador enviasse os dados de áudio por meio da interface DVI-I. Não faça como o pedreiro, que constrói mas não sabe explicar como ou o porque no projeto: mostre a informação, poste os caminhos de forma correta. Ok?

O HTFórum é pra isso! Não é uma questão de insistir no erro, Lincolm, mas de provocar uma resposta correta e completa. Se estou errado no caso das antigas ATI HD, e creio que não estou, poste o correto de maneira clara e ilustrada.

Abração a todos!
    (y)

20. Linconln

Linconln Usuário Ativo

26 Jan 2006
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    36
    A minha placa não é exatamente essa do seu link, é mais simples, mas nessa página tem a informação que copio abaixo:

HDMI output support
    [*]Supports all display resolutions up to 1920x108022
    [*]Integrated HD audio controller with up to 2 channel 48 kHz stereo or multi-channel (5.1) AC3 enabling a plug-and-play cable-less audio solution
    [/list]Numa tradução livre: "Controladora de áudio HD (High Definition ou Alta Definição) INTEGRADA com até 2 canais a 48 KHz em estéreo ou multicanal (5.1) AC3 habilitando uma solução de áudio sem cabo (não precisa de um cabo interno para conectar a placa de som como usado na solução da Nvidia) e plug and play.
    Esse precisa de um driver próprio e na minha máquina aparece como "ATI HDMI audio".
    Desculpe se levou pelo lado ruim meu post, tentei ser engraçado, mas não tenho a verve da comédia.
    Usa a pesquisa aqui do fórum que vai encontrar vários usuários com essa placa e que usam a solução de áudio multicanal, pois suas placas Sapphire vieram com o adaptador DVI-HDMI modificado pela ATI. Por exemplo, http://www.htforum.com/vb/showthread.php?t=80373&page=3
    Procurei o adaptador para venda, mas só encontrei aquele do seu post, para placas da geração anterior HD 2xxx, mas não tem compatibilidade, pois a ATI mudou a pinagem do conector.
    No último post do tópico que linkei acima, encontram o adaptador correto para venda, mas pagar $ 10.00 de frete é dose! http://cgi.ebay.com/ATI-DVI-to-HDMI...14&_trkparms=72:1234|66:2|65:12|39:1|240:1318
    Por isso resolvi trocar de placa de vídeo, poderia ter pedido uma Sapphire que vem com o adaptador, mas encontrei a Asus com o conector onboard e preferi para reduzir a quantidade de intermediários no cabo.
    Então não vou teimar com você, pois nunca vi funcionando, pode ser uma enganação engendrada pela AMD/ATI e com suporte de vários usuários, inclusive desse fórum. ;) Quando chegar a minha eu testo e talvez descubra que você tem toda a razão!
    O padrão DVI-I permite que você use um adaptador para ligar um monitor com conexão analógica, aquele padrão de DB-15 pinos, conhecido como VGA, RGB, D-SUB 15 ou pelo nome correto DE-15, pois tem pinos a mais, para a conexáo analógica.

Compartilhar esta Página