Cabos para tomadas

Discussão em 'Energia, Alimentação e Aterramento' iniciada por Leonard, 30 Mar 2006.

1. Leonard

Leonard Minha Sala

8.651 17 38

Desde 13 Out 2005
    Curitiba/paraná/brasil
    Hoje fui comprar os fios para a instalação lá de casa, o eletricista começa amanhã, minha intenção era comprar o Pirelli para toda casa, do quadro Pirelli Rígido 10 mm com um terminal dedicado para o disjuntor das tomadas do HT para a parte de iluminação não. O projeto pede fios rígidos ou flexíveis de 2,5, preferi os rígidos. Caí de costas com o preço dos fios da Pirelli de 2,5 mm R$ 88,00 o rolo de 100 metros e de 4mm R$ 135,00 o de 10 mm comprei 90 metros e foi quase R$ 300,00.
    Na minha lista de cabos eu tinha que comprar os seguintes fios

10 rl AZUL (neutro)

06 rl VERMELHO (fase circuitos tomadas)

04 rl PRETO (fase circuitos iluminação)

04 rl AMARELO e ou BRANCO (retornos iluminação)

02 rl VERDE (aterramento equip. e tomadas)

Uma grana preta comprei somente um rolos de Pirelli vermelho para fase circuito tomada que é segundo o Técnico que fez o projeto o mais importante que o neutro e o terra poderia ser da marca SIL e ou Lousano comprei um pouco de cada.
    ele me disse compre um que tenha o selo, que tudo era igual, será que devo comprar um rolo de azul para o neutro e outro verde para o Terra para as tomadas da sala de HT ou somente o vermelho como disse o técnico é suficiente, minha esposa estava comigo e ja foi um baile eu comprar o 10 mm e o e 2,5 para tomadas da Pirelli. Mas a diferença de preço de uma marca para o Pirelli é enorme! O Sil esta R$ 53,00.

Abs

Leonard

2. arielcs

arielcs Musica de Qualidade

Leonard, compre fios de marcas bem conhecidas e com selo do Imetro.

Prefira sempre fio rigido e nao cabos.

Pense em futuros upgrades em sua casa, tais como, uma nova geladeira, um ar condicionado mais potente e etc. Entao certifique-se que no projeto existe uma folga para um futuro aumento de consumo.

Use as cores padrao que as normas tecnicas determinam. Pense que num futuro , vc abrira uma tomada e sabera qual fio pertence a que fase e qual fio destina-se a que (y)

Energia é antes de tudo segurança!!

3. Leonard

Leonard Minha Sala

8.651 17 38

Desde 13 Out 2005
    Curitiba/paraná/brasil
    Amigo Arielcs, tudo esta super dimensionado, desculpe-me colocar cabos eu comprei somente fios rígidos, que além de serem melhores são mais baratos. todas as marcas que comprei tem selo do Imetro. A minha dúvida era sobre o fio da Pirelli se somente o Fase cirquito das tomadas é suficiente ou seria necessário comprar também um rolo do fio azul para Neuro e Verde para aterramento Pirelli. Para o resto da casa vai um mais simples Pirelli é muito caro! Tudo tem projeto o técnico que fez o projeto me disse que eu poderia economizar e comprar fios de 1,5 par a iluminação, mas eu disse para ele que não, o mínimo é 2,5 mesmo, para tudo. Para alimentação da casa e do HT, como ja tinha dito é de 10 mm Pirelli, do relogio até o quadro da casa são somente 13 metros, muito perto. Disjuntores Simens para a sala de HT tomadas de 20 A. Ta tudo ok, Aterramento de 3 barras para as tomadas do HT, para o neutro também aterramento especial todos com barras de cobre duplo e de 3 metros. O quadro também tem aterramento. Acho que esta mais que seguro. Espero que para osom fique bom.

Abs

Leonard

4. Renato Nickel

Renato Nickel Usuário Muito Ativo

3.714 39 48

Desde 15 Jul 2004
    Curitiba
    Leonard,
    tente conseguir uma tomada Hospital Grade pelo menos para o HT, a diferença é significativa. Quando estiver pronto convide para aquela audição.
    Um abraço
    Renato

5. arielcs

Leonard, parabens pelo cuidado e pelo trabalho. Com certeza tudo correrá bem. :aplauso:

Com relaçao as cores usadas, isso nao é uma questao de funcionamento; é logico que a cor do fio nao interessa para a correta passagem da corrente, mas em minha opiniao, é mais uma questao ligada a segurança.
    Poder trabalhar de maneira segura, reduzindo em muito a chance de um erro na hora de uma troca de tomadas, ou disjuntores por exemplo é, volto a falar, em minha opiniao, um investimento em segurança. (y)

6. Leonard

Leonard Minha Sala

8.651 17 38

Desde 13 Out 2005
    Curitiba/paraná/brasil
    Olá Renato, sobre as tomadas a Hospital Grade é para quem tem tensões acima de 15A, ja conversei com o pessoal da AC Organizer. Pretendo comprar o modelo mais simples deles, acho que é o modelo HT 2500, e vem uma tomada junto com o aparelho, vou utilizar esta. Voltando a tomada hospital grade é para super sistemas tensões superiores a 15A que é a tensão que as tomadas convencionais aguentam, o pessoal exagera muito, até mesmo para fios me disseram para colocar fio 6 mm, nas tomadas um exagero sem limites.

Meu sistema atual mesmo se ligado todos os aparelhos em potência máxima, não chega a 1000W e mesmo que eu coloque o integrado que eu estou planejando comprar, não chegará a 1500W - 1500 /127 = 11,8A uma tomada de boa procedência e fio de 2,5 segura muito bem, ja que o fio de 2,5 aguenta até 22A se não me engano, mas é por aí. Sobre o convite claro, vou convidar todo o pessoal de Curitiba.

Abs

Leonard

Leonard

7. arielcs

Para 11,3 amperes o minimo é fio com bitola 1,20mm , melhor 1,5mm.
    2,5mm para ate 20 amperes (y)

8. jgazal

jgazal Usuário

399 0 16

Desde 2 Set 2005
    São Paulo
    Sobraram duas caixas de fio rígido da Pirelli com 4mm² de bitola lá em casa desde a reforma que realizei na parte elétrica.

Há aproximadamente uns 75m na caixa com o fio de cor preta e 75m na caixa com fio azul.

Posso negociar um preço atraente com os eventuais interessados.

Saudações.

9. Leonard

Leonard Minha Sala

8.651 17 38

Desde 13 Out 2005
    Curitiba/paraná/brasil
    Olá Amigo Arielcs, acho que vc esta confundinco a metodologia de cálculos é a seguinte:

1500 W divide-se pela tensão da rede 127 = 11,8 A um fio de 2,5 mm aguenta até 20 Amperes e de 4 mm até 28A e 6mm até 36A.

Leia abaixo um texto do mestre Jorge Knirsch

Lembre-se de que você sempre deverá usar, para o fio neutro, a mesma bitola que for usada para os fios das fases. Vamos supor que a potência necessária para o sistema seja de 3000W e a tensão da rede seja 120V. A corrente necessária, portanto, será de 25A (ou seja, 3000/120 = 25A). Como a nossa distância no caso é maior do que 5Om, teremos que acrescentar a esta corrente 20% e, assim, iremos obter 30A (25 X 1.2 = 30A). Observem que, neste caso, teremos que utilizar uma bitola de 6mm2, que vai até 36A, pois a de 4mm2 só vai até 28A
    fonte: http://www.byknirsch.com.br/index2.htm

Leonard

10. arielcs

Leonardo, corretissimo, ja arrumado (y)