Caixa de som 8ohms 25W em receiver 4ohms 10W, funciona?

Discussão em 'Caixas Acústicas e Subwoofers' iniciada por upking, 21 Nov 2009.

1. upking

upking Usuário

28 Fev 2009
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    16
    Bem gente, tenho 2 caixas de som de 25W cada (2 way speaker) e 8 ohms
    conto também com um hometheatre furreca 5.1, 10W por caixa e 30 no sub, só que são 4ohms, poderia substituir as caixas frontais desse hometheatre por essas 2 de 25W que eu tenho? vai queimar?
    ah sim, essas caixas do hometheatre tem relação sina ruído de 70dB, acredito que seja um valor meio baixo, não? elas tocam de 150hz até 20khz (limitado isso pelo próprio passthrough do receiver/subwoofer ativo)
    sei que é o tipo de pergunta 4ohms vs 8ohms, mas eu ainda não consegui entender direito isso

2. James Antonio

James Antonio Usuário Ativo

2 Jan 2009
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    36
    ola,
    pode ligar sem problemas, o que aconteçe é que de 10w se vai aproveitar 8w, pois a impedância é maior a que o aparelho trabalha. quanto mais baixa, mais ele tira potência do amplificador, o que não pode fazer, é, ligar caixas com inpedância menor ao que o aparelho trabalha, exemplo: amplificador de com minimo 8 ohms, você ligar uma caixa de 4 ohms, isso não pode, pois danifica o aparelho. (y)

3. upking

upking Usuário

28 Fev 2009
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    16
    mas será que vai tocar mais alto? com mais qualidade eu sei que vai, mas penso se tocará mais alto, isso vai depender da relação sinal ruído dessa caixa nova né?
    ah sim, eu tenho que cortar o fio dessa caixa, ja que ele esta com plug RCA e o amplificador/sub ativo aqui é direto no fio desencapad, será que há algum problema?
    tive agora a idéia que não sei se é viavel, juntar 2 canais em 1 caixa dando assim mais força as caixas, exemplo

1 caixa ligada no canal frontal direito e surround direito
    1 caixa ligada no canal fronta esquerdo e surround esquerdo
    1 caixa ligada no central (padrão do HT)
    Subwoofer ativo.

Lembrando que, cada canal oferece 4Ohms e 10W, se eu juntar os 2 canais em 1, será que vai oferecer 8 ohms e 20W? (era isso o ideal para mim, ja que a especificação da caixa são 8ohms e 25W)

4. James Antonio

2 Jan 2009
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    36
    olá
    entao vamo la

não vai tocar mais alto, pois vai cair de 10W para 8W, então compensa se deixar a caixa original mesmo. (y)

pode ligar sem problemas, só não pode inverter a polaridade. :nao:

isso não da certo, pois ao ligar dois canais em paralelo em uma caixa só você coloca o canal em curto, assim quase que istantaneamente danificando o aparelho.

5. upking

upking Usuário

28 Fev 2009
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    16
    valeu as explicações cara, bem, quando eu tiver um tempinho eu faço o teste, afinal pode ser que a relação sinal/ruído dessas caixas sejam melhores que as originais, então pode ser que toque mais alto, certo? Eu tenho certeza que vai tocar com mais qualidade. valeu a ajuda ai amigo

6. mcesar

mcesar Usuário Ativo

5 Set 2005
    Obrigados:
    13
    Troféus:
    38
    Toca alto ou tocar baixo depende mais da sensibilidade que potencia ,

entao uma caixa de 10W/8ohm/99db ,toca mais que uma caixa de 30w/4ohm/90db

entao só na pratica esta questão ,

a questao da impedancia , ja mensionaram.

(y)

7. Guto Pereira

Guto Pereira Usuário Ativo

10 Jan 2008
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    38
    Sugiro comprar outro HT, mesmo que baratinho, pois esse aí não dá conta de nada, se ele alega 10W em 4 ohms, em 8 ele deve render uns 5 ou 6W, isso se render...

O que queima aparelho é impedância incorreta e curto, o que queima alto falante é sobrecarga de potência ou distorção, mais comum a distorção queimar falantes, pois o aparelho não aguenta e é colocada em sua faixa máxima de trabalho, onde a distorção é maior, com isso, esse sinal é enviado para os falantes o que ocasiona a queima.

Parta pra algo mais potente, é a melhor solução, e não estou falando de algo milionário não, estou falando destes conjuntinhos "in a Box" do mercado, que encontramos por 400 ou 500 reais, os famosos frangos com tudo dentro!

8. James Antonio

2 Jan 2009
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    36
    esqueçi de mencionar isso :verg:

concordo com o Guto, se poder gastar um pouco você tera um sonzinho melhor.(y)

9. upking

upking Usuário

28 Fev 2009
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    16
    som eu ja tenho um vintage aqui 3 way que toca muito, a essas caixas são o surround desse vintage (Gradiente MATRIX DS 66), porém a saída delas ta queimada
    eu queria era só aproveiar essas caixas, não falta som aqui era só pra não ter equipamento parado, tava pensando agora em construir um amplificador pra elas, 8 ohms 20W ou 25W, acho que não deve ser nada difícil de fazer né? Alguém conhece algum projeto?

obs:
    caixas de som principal

as caixas de 25W que quero colocar, sim elas fazem parte do conjunto acima,

mas devido a queima das saídas no vintage delas quero coloca-las no seguinte conjunto

10. upking

upking Usuário

28 Fev 2009
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    16
    bem, fiz uma adaptação aqui no plug RCA pra não ter que corta-lo, e liguei elas no hometheater, que som....
    tocam muuuuuito bem, abri elas também, o ano é de 89 =O, são mais velhas que eu, tenho uma pequena impressão que esse driver maior delas é um subwoofer, ta mechendo demais pra ser woofer
    to agora tocando no 2.1, elas 2 de frontais, o som ta meio carregado no grave, mas eu gosto disso =)
    na teoria, se eu colocar o som no maximo elas tocariam com 6W, sendo que são de 25W, to até com medo se eu estivesse usando os 25W
    ah sim, elas são de 89, abri elas e olhei hoje, setembro de 89
    exatamente 20 anos. OMG!

edit____
    viajei, tem nada de subwoofer aqui não, mas elas descem até 80 hz com volume legal

11. James Antonio

2 Jan 2009
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    36
    que sorte que deu tudo certo e ficou legal o som para você. :)
    rapaiz, eu tinha toca cd igual esse da foto.
    e outra porque se não manda consertar esse Gradiente o som dele também é bom.

12. upking

upking Usuário

28 Fev 2009
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    16
    é que minha mãe não ta muito animada pra consertar ele -.-' de forma ou de otra ele ja toca as caixas full range que mostrei acima, só ta queimado mesmo é a saída dessas SMG-10 e o display LCD apagou um dia desses
    ser menor de idade e não ter grana é ...

ai vai umas fotos de como ficou pra vocês terem uma idéia

aproveitando o tópico, se alguém souber a impedância e a potência da caixa maior que mostrei no post acima me informem, ou então como posso descobrir isso?

13. James Antonio

2 Jan 2009
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    36
    menor de idade?! é 2 então :p
    mais se ta tocando as caixas maiores nem conserte então pois se você arrumar ai vai ter de voltar as caixas para o som.
    olha acho que deve ser 8 ohms. mais na parte de traz da caixa é para ter uma etiqueta com essa informação. (y)
    à e ficou muito legal :concordo:

14. guilhermedoria

guilhermedoria Usuário

19 Set 2010
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    upking, eu tenho um problema parecido com o seu, gostaria que vc me ajudasse já que vc tá com +experiência.
    tenho 2 caixas muito parecidas com a sua, porém de marca genérica ( http://produto.mercadolivre.com.br/...custica-para-musica-ambiente-som-ambiente-_JM ), com 1 AF e 1 tweeter cada. a conexão dos fios internos é igual. e tenho um home theater 5.1 Leadership 3202 ( http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=HOME51_1000 )gostaria de saber como vc aproveitou, pq ligar até que eu consegui, porém ficou MUITO mais baixo que as caixinhas originais de 3w, eu mudei a impedância de 8 pra 4 ohms dentro das caixinhas, pq as originais são de 4ohms. mesmo assim tá baixo, troquei de saída, mas as originais tão tocando mais. só posso desconfiar dos cabos... mas já troquei e nada, continua baixo. o seu continua com o sub ou vc tirou? agradeço a ajuda...

15. upking

upking Usuário

28 Fev 2009
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    16
    bem amigão, é o seguinte, vc quer alimentar caixas de 35W com apenas 3W (no maximo) (daria 1/11 da potencia das caixas)
    tenho certeza que essas caixas de 3W deveriam ter alta sensibilidade (mesmo com qualidade de som ruim) e sendo assim tocavam mais alto com menos potencia, no me caso, eu tenho caixas de 25W numa saída de 10W, sendo que a impedancia delas é o dobro da saída, o que resulta em + - 5W indo para as caixas, no entanto, isso seria 1/5 da potencia da caixa que ainda assim não é pouco apesar de parecer, lembrando que o dobro de potencia é igual a 3db a mais
    aqui no meu som, eu aumento bastante o volume, se eu ligar as caixas comuns originais do hometheater elas são MUITO mais altas (porém de qualidade inferior) que as gradientes
    Seu problema é claramente falta de potencia e baixa sensibilidade, tendo em vista que elas estão sendo alimentadas com 1/11 da potencia total admissível, coloque o som no maximo é o melhor que você pode fazer ( ai você estaria usando 1/11 da potencia [W] delas)

Vale lembrar que se a saída do hometheater for 4ohms e as caixas 8ohms vc estara com metade da potencia, sendo assim 1,5W (teoricamente e supondo o volume maximo)

16. gschardong

gschardong Usuário

11 Jan 2011
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    olá!

queria uma informação sobre as impedancias ali e tal...

eu tenho uma mesa de som com 4 saidas de 4 ohms, e um balaio de auto falantes de 8 ohms.
    ligar os auto falantes de 8 ohms em saidas de 4 ohms vai prejudicar a mesa? ou prejudicará os auto falantes?

17. FelipeRolim

FelipeRolim Usuário Muito Ativo

17 Ago 2008
    Obrigados:
    35
    Troféus:
    48
    os falantes não prejudicarão a mesa, pois a potência liberada por ela a 8ohms será metade do que a 4ohms.

No entanto, se a mesa for muuito mais potente que os falantes, se você exagerar no volume poderá queimá-los, mas se a potência for equivalente ou maior, poderá ligar tranquilo...

exemplo: se a mesa libera 100w RMS por canal a 4ohms, a 8ohms ele liberará 50w RMS.

Abraço

18. gschardong

gschardong Usuário

11 Jan 2011
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    hnnm...certo...

quanto a potencia da mesa em relação aos auto falantes eu não preciso me preocupar, pois o total de saidas da mesa fica em 150 rms. tenho um par de auto falantes de 10" com 125 rms cada um, mais um de 12" com 200 rms, e mais 3 de 10" e 1 de 12" q eu não sei a potencia. Uso-os para ligar as voses qndo ensaio com minha banda.

Muito obrigado pelo esclarecimento! abraços!

19. upking

upking Usuário

28 Fev 2009
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    16
    nossa, desenterraram meu tópico aqui hein
    gostaria de aproveitar para dizer que fiz testes com as caixas citadas na outra página com meu novo onkyo S5300 e elas tocaram maravilhosamente bem, sendo que a impedância dele é de 6ohms.

Compartilhar esta Página