Caixa de som mais adequada para ouvir Rock (vinil)

Discussão em 'Caixas Acústicas e Subwoofers' iniciada por Ferhp, 6 Jun 2011.

1. Ferhp

Ferhp Usuário

6 Abr 2011
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Colegas,

tenho um par de caixas de som Cambridge SL-70 (Black piano). Funcionam muito bem com o som digital. No entanto quando coloco meus vinis, sinto falta daquela pegada de um Woofer 12 Polegadas para os graves. Em alguns momentos, pensei que um bom sub woofer resolveria meu problema. No entanto testes que fiz me mostraram que não é o sub que está faltando. O que falta é um bom Woofer para produzir aqueles graves secos sem a ressonância que o Subwoofer produz.

Então gostaria de saber se preciso recorrer a algum par de caixas vintage ou exite algo no mercado cuja as características reproduzam aquele som tão desejado no passado?

Estou procurando caixas usadas para atender a minha demanda. No entanto sei que é uma tarefa difícil, pois na maioria já foram recondicionadas (cones, bordas, madeira etc...)

2. jmbarone

jmbarone Usuário Muito Ativo

1 Nov 2006
    Obrigados:
    59
    Troféus:
    48
    ferhp: me parece que as caixas que vc tem, sao mais para som multicanal, é esse tipo de caixa com muitos drivers pequenos (3,5")
    Para musica stereo rock eu acho mais adequadas books de 6.5" (ou mais) ou torres com drivers de pelo menos 5.5"
    Mais, lembre que a maior influencia no som das suas caixas é a sala, se vc mora num "castelo" ou pelo contrario sua sala e de 3x3, e muito dificil uma resposta boa.
    O outro tema e a sinergia do equipamento, tém combinaçoes de fonte, eletronica, cabos e caixas que sao mais "puxadas" para o "bright-side" que outras e tampoco ocultam as deficiencias nas gravaçoes, que lamentávelmente no estilo rock nao sao simples de achar.

Resumindo, procure books como a monitor audio rx2 (woofer 8"), b&w 686 (woofer 6.5") por dizer algumas ou torres adequadas para seu ambiente.
    Outras books podem ser a kef, tanto a Q300 como a XQ20 aunque tendem a ter um grave menos "poderoso" aunque muito correto e seco, pode gostar ou nao.
    Se vc pode gastar mais vai achar caixas mas refinadas e com graves mais gostosos e controlados (com eletronica na altura delas, de outra maneira ... )

Ao fim, como vc vera nao e posível responder: "compre X", pois ainda para mim seja o supra-sumo, isso é assim com meu gosto, meu ouvido e minha sala o que pode ser totalmente falso para vc :)
    Escute muito (e logo volte a escutar outra vez ...) de acordo as "dicas" que pasei para vc e as outras que seguramente os companheiros postarao aqui.

Boa sorte e curta muito a musica!

3. Ferhp

Ferhp Usuário

6 Abr 2011
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Caro jmbarone,

irei pesquisar e, é claro, estudar um pouco a sua opinião que sem sobra de dúvida é muito valiosa. Minha sala permite formar o triângulo (duas caixas e posição de audição com 4 metros entre as caixas. No entanto a sala é maior. Este seria o espaço para curtir música. As cambridge SL-70. estão no limite de potência. Você foi no ponto principal: Os graves. Eu procuro ouvir graves definidos diferente do que um sub woofer proporciona e , me parece, impossível nos Woofer de graves das minhas caixas (3,5"). Fiz uma experiência com uma Technics com drivers (é isto?) de 12". Em qualidade, estas caixas estão longe do que eu espero, embora tenham sido o suficiente para me mostra que as SL-70 não são adequadas para o tipo de som que gosto. Vou olhar detalhadamente as suas sugestões postadas acima. Deveria eu olhar para caixas com driver de 8" ou me concentrar em driver de 12"?

Abs
    Fernando

4. HTMaster

HTMaster Usuário

21 Ago 2004
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    18
    Olá amigos!
    Antes de mais nada é preciso entender que rock (não o pop mas o rock de qualidade, aquele de bandas que fazem músicas bem elaboradas) não tem nada a ver com pop, hap , funk , etc. , e portanto, não há necessidade de batidão e graves muito profundos.
    Sempre fui questionado (desde a pré-adolescencia) pois escutava Pink Floyd e tantos outros rocks progressivos em volumes mínimos. Ainda hoje faço isto.
    Na verdade, meu setup estéreo é um par de JM Lab , que são incrivelmente refinadas. Elas têm o woofer de 6.5 pol. E olha,não preciso de mais do que isso para "viajar" com os meus rocks de alta qualidade.
    abraços

5. jmbarone

jmbarone Usuário Muito Ativo

1 Nov 2006
    Obrigados:
    59
    Troféus:
    48
    drivers de 6.5" em boas caixas já pode ser mais que suficiente na sua sala, acima disso existem algumas books com woofer de 8 como a rx2 que mencionei, as velhas paradigm studio 20 com 7" e algumas outras ... mais a tecnologia hoje fez caixas com woofers mais pequenos e com muita mais qualidade e profundidade que as velhas jbl e cerwin-vega de 10" e 12"(que tempos aquelos!!!...).

Escute e confire vc mesmo.

6. Tales

Tales Usuário

9 Ago 2009
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    1
    Amigos, permitam dar minha opinião...

Eu me identifiquei com a tua situação Fernando, eu sempre busquei o "timbre", ao qual se refere e também procuro nunca perder de vista a fidelidade...

O meu equipamento é todo Vintage, com exceção do MP3 que uso como fonte de áudio, fora isto escuto minhas músicas no LP mesmo, Pink Floyd, Black Sabbath e tantos outros estilos....

Minhas caixas são de 3 vias, com tweeter, mid-range (daqueles comuns de papel, selados atrás e sem suspensão) e Woofers Selenium 12" (12PW3), não respondem bem abaixo dos 50/55HZ, mas em compensação na faixa dos graves concilia bem impacto com maciez, fator este propiciado pelos 75L de volume da caixa....

Ainda hoje adquiri um equalizador Gradiente que casou mt bem com o restante dos componentes....

Se tiver alguma dúvida só perguntar...

Abraço!!

7. Bass Lopes

Bass Lopes Back to the future

23 Mar 2011
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    16
    Estou no mesmo dilema do colega Fernando.

Eu tinha aqui em casa um par de caixas antigas Gradiente, master 44, e vendi, pelo que li vejo que as modernas são a melhor opção, meu som é no quarto, preciso de duas caixas pra ligar um amplificador Gradiente 246, as book me dão um grave como essas antigas Gradientes? Uma Torre pro som de quarto é muita coisa? Alguém pode me sugerir modelos?

Obrigado.

8. phcassa

phcassa Usuário Ativo

16 Mar 2008
    Obrigados:
    4
    Troféus:
    38
    Fala Áureo! Nos encontramos aqui também.

Veja bem. Eu normalmente fico bem satisfeito com meus equipamentos até o ponto de ouvir algo melhor. Aí sim descubro que existe melhorias além do que tenho. Vou lhe dar uns exemplos. Músical digital - achava maravilhoso ouvir no computador direto, até colocar um dac, hoje o dac se tornou indispensável. Fones - não ligava em amplificar corretamente até colocar um amp dedicado, agora nem pensar em ouvir sem ele. Morria de amores pela minha cápsula ADC no braço do meu RPII, mas quando eu coloquei uma Denon Dl-103 descobri onde ficava o céu. Caixas - Tinha um kit da pure acoustic da linha próxima. Pra mim meu amigo aquelas torres simplesmente arrasavam. Eu gosto de graves, meu fone é um denon ah-d2000. As pure possuiam 3 woofers de 6,5 que juntos davam aquele punch, aquele corpo. Mas foi aquilo que eu poderia estar perdendo nas demais frequencias, e o fato de ter me mudado pra uma sala melhor, que me fez optar por experimentar uma Bookshelf que fosse menos voltada pro seguimento de home theater e mais para música. Pois bem, fiquei com um paradoxo pra resolver. Se as pure estavam demais e eu preciso de uma book. Como abrir mão das torres sem que a perda nos graves fosse tal a ponto de me incomodar? Foi aí que pensei em books maiores e de preferência com os falantes maiores. O que fez com que eu optasse pela RX2 após ler bastante. Como estou em Passo Fundo a única forma é lendo, pois audições estão a uns 300km daqui. Pois bem, encomendei as caixas na quinta feira passada. Devem chegar amanhã ou terça. Vou ouvir e compartilhar contigo minha experiência. Mas penso que, pelo seu relato, nosso problema é bem parecido, daí que as MA RX2 podem ser uma boa pedida pra vc também. Não se a eletrônica é adequada. Uso um amplificador Yaqin. Mas resolvi arriscar. Em breve te mando minha opinião. Abraços.

9. Bass Lopes

Bass Lopes Back to the future

23 Mar 2011
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    16
    Oi Pablo,

estamos aqui também, hehehe....

Vou aguardar suas impressões sobre a caixa e vou ler sobre ela agora, abração!!!

---------- Mensagem adicionada às 19:28 ---------- Mensagem anterior foi enviada às 19:20 ----------

Pablo, onde vc encomendou essas caixas? E o preço? Ta bom?

10. phcassa

phcassa Usuário Ativo

16 Mar 2008
    Obrigados:
    4
    Troféus:
    38
    Mandei MP................................

11. rclunardi

rclunardi Usuário

1 Mar 2009
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    16
    Pablo manda MP com as informações da RX2 pra mim também ? =P

12. Ferhp

Ferhp Usuário

6 Abr 2011
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Colegas, voltei!!!!:):):):)

É claro, fui em uma destas lojas experimentar diversos tipos de caixas, Jamo, jbl e é claro a nossa BSA. Pois é fiquei impressionado com a BSAK78T com seu woofer de 8" virado para baixo na caixa. Esta foi uma dica do nosso amigo Antunes. Combina características das caixas Vintage com a fidelidade das caixas de som com tecnologia atual.

Qual a opinião sobre as RF83 Klipsch (Torres)
    http://www.klipsch.com/rf-83

13. ZeAntonio76

ZeAntonio76 The Heat Is On

1 Jan 2009
    Obrigados:
    104
    Troféus:
    63
    Algumas consideraçoes, : esta caixa é um montro e está melhor rankeada que todas as caixas já comentadas aqui neste tópico até agora.

Ela precisa de eletronica de repeito , apesar da alta sensibilidade, e espaço para poder tocar tudo o que pode . Digo isso pois ela tem mais de 1.20m de altura e 60cm de profundidade, se nao me falha a memória . Se voce tem uma sala grande e pode gastar com um bom integrado ou pré+power, manda bala que é garantia de felicidade . Aliás, tem um par sendo praticamente doado nos classificados... elas custavam 9 mil reais até um tempo atrás .

14. Ferhp

Ferhp Usuário

6 Abr 2011
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Caro Zeantonio, muito obrigado pelas "considerações", empolgante. O problema foi que a patroa descobriu que elas tem estes 52 cm de profundidade e mais de 1.20 de altura. Está o maior rolo por aqui!!! Enfim, estou pensando em comprar escondido. Surpresa quando chegar...

15. edder

edder Usuário

26 Set 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Ferhp,

meu trio é formado pelas RF-83 + RC-64 e acho muito bom mesmo. Gosto de pop/rock, eletrônica, dance, progressiva, mpb, filmes e shows em multicanal e para meu gosto pessoal, não encontrei nenhuma outra caixa que toque com o punch e detalhamento das RF-83, se puder escutá-las, vai ser amor a primeira vista, acho muito difícil não gostar delas.
    Boas compras e audições(y).

EDDER

16. ZeAntonio76

1 Jan 2009
    Obrigados:
    104
    Troféus:
    63
    Aqui , TUDO é escondido... consegui entrar com as caixas gigantescas das RF82 no meu apto pois escolhi um horario em que minha esposa nao estava em casa .

STEREO com subwoofer NAO é stereo. Se gosta de rock, voce achou as caixas, embora esta linha seja extremamente versátil. Eu estou no meu momento de sempre, ouço Blues, Rock, Pop e sou extremamente feliz com a linha Klipsch Reference. Para isso nao tem caixa melhor que ela por pelo menos o triplo do preço . Sem contar que a dinamica dessas caixas é imbatível e sua alta sensibilidade ajudam e MUITO , tanto que sao as caixas mais vendidas no exigente mercado americano de HT . Estudei e digo que "toquei" bateria na adolescência e início da idade adulta em bandas de generos variados, e ainda guardo antigos hábitos e gostos , sei bem como é o som de uma bateria, de um contra baixo, de uma guitarra, ou seja, de uma banda ao vivo ... se o grave nao bate no peito, o ataque de um prato nao me convence, e o baixo é meia boca , realmente aquela caixa nao é pra mim . (y)

[]s

17. Hawker

Hawker Usuário Ativo

26 Mar 2008
    Obrigados:
    19
    Troféus:
    38
    Ferhp

Se optar por Klipsch tem outras opções de torres menores que são as RF 62 e RF82 II, tocam muito bem qualquer gênero musical, principalmente Pop, Rock e músicas que exijam caixas com boa dinâmica.
    Basta usar um eletrônica descente ( exigência de qualquer caixa, facilitada nas Klipsch pela alta sensibilidade) que vai ter um som com muita qualidade.
    Se vier para esses lados avisa que marcamos uma audição.

18. ZeAntonio76

1 Jan 2009
    Obrigados:
    104
    Troféus:
    63
    Bem lembrado, as 82 sao menores, menos profundas e tem um som maravilhoso, super detalhado e com um grave que é uma patada . Claro, e com definição . Só precisam de salas apropriadas. A minha sala é dedicada , mas nao é parâmetro pra ninguém pois ainda nao fiz o tratamento acustico , entao só chamo os amigos para audiçoes descompromissadas . Como é pequena ( 12m2 ) tem reverberaçoes, o que acaba atrapalhando um pouco... só que mesmo reverberando - o que gera um grave mais intenso e menos desejável para os puristas - não se compara a usar treble e bass de um receiver , que colorem MESMO o som , e da pior maneira possível .

[]s

19. Ricks

Ricks Usuário

18 Mar 2007
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    16
    Achei esse tópico interessante, e para não abrir outro, peço ajuda aos mais experientes:

Eu gostaria de montar um set para stereo. Na verdade, já tenho quase tudo, menos as caixas!

Tenho:
    TD Technics SL1600 MK2
    CDP Technics (não lembro o modelo)
    Receiver Technics (não lembro o modelo, acho que é o SA-DX 940...)

Estou usando um par de quasar nelas, com woofer de 12´´ (QC 500). Mas estou pensando em pegar a Kiplish F3 ou a Pure Acoustics Proxima.

Agradeço a quem opiniar a respeito. Aceito sugestões de caixas.

Abraço
    RIcardo

Compartilhar esta Página