Cambio automático ou manual ? Qual sua preferência ?

Discussão em 'Mercado, Marcas e Modelos' iniciada por mardenmb, 17 Jun 2009.

?

Câmbio automático ou manual ? Qual sua preferência ?

  1. Automático

    197 voto(s)
    67,9%
  2. Manual

    93 voto(s)
    32,1%
  1. mardenmb

    mardenmb Usuário

    Desde:
    23 Out 2003
    Mensagens:
    3.404
    Obrigados:
    6
    Troféus:
    0
    Localização:
    BRASILIA - DF
    Ano passado comprei um carro com câmbio automático e cheguei a uma triste constatação: não consigo mais voltar atrás e ter um carro com câmbio manual.
    É o tipo da coisa que a gente se pergunta: como é que eu não tive um desses antes ?

    Apesar dos enormes benefícios que eu vejo no conforto de dirigir um carro com câmbio automático, e da redução no seu custo nos anos recentes, vejo que muita gente ainda se mantém fiel ao manual.

    Deixo aí pros colegas : qual sua preferência ? Manual ou automático ?

    Abraços
     
  2. Hélder

    Hélder Usuário Ativo

    Desde:
    29 Jul 2002
    Mensagens:
    2.883
    Obrigados:
    5
    Troféus:
    38
    Localização:
    ---
    Eu prefiro o automático desde que o mesmo:

    1 - Tenha cinco ou mais marchas;
    2 - Possibilite trocas manuais;
    3 - Tenha um mínimo de "inteligência" e rapidez em suas decisões.

    Aí, nesse caso, prefiro muito mais o automático. Fora disso, opto pelo manual, abrindo mão do conforto, mas privilegiando o desempenho do carro.

    Um exemplo de câmbio que cumpre plenamente esses quesitos acima aqui no Brasil é o da VW (Jetta, Golf, Bora e New Bettle).

    Agora o melhor que já tive contato, e que para mim representa o "estado da arte" na engenharia é o DSG da VW/Audi... muito rápido e esportivo.
     
  3. Ramiel

    Ramiel Usuário

    Desde:
    18 Mar 2009
    Mensagens:
    754
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Localização:
    São Paulo/SP/Brasil
    Automático! Quem tem um jamais volta pro manual.
     
  4. Alex Sound

    Alex Sound Usuário Ativo

    Desde:
    23 Jul 2003
    Mensagens:
    7.881
    Obrigados:
    2
    Troféus:
    38
    Localização:
    Londrina - PR
    Essa é fácil, automático.

    Quem fala que não gosta de câmbio automático porque gosta de comandar o veículo nunca dirigiu carro com tiptronic de 6 marchas no modo S, é claro, S de sport :D

    Aliás outra grande sacada é o câmbio CVT.
     
  5. Ramiel

    Ramiel Usuário

    Desde:
    18 Mar 2009
    Mensagens:
    754
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Localização:
    São Paulo/SP/Brasil
    Esse negócio de trocas sequenciais em cambios automáticos quem tem raramente usa. Um automático com conversor de torque hj em dia vc consegue controlar as trocas pelo pé. Quer passar marcha? É só tirar o pé do acelarador. Quer reduzir marcha? É só fazer um kickdown.
     
  6. hitmarkv

    hitmarkv Geek com orgulho!

    Desde:
    13 Ago 2008
    Mensagens:
    79
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Localização:
    Rio de Janeiro/Rio de Janeiro/Brasil
    Concordo em gênero, número e "degrau". Tenho um Civic 2003 Automático, e não vejo como eu posso dirigir carro manual novamente, mesmo esse tendo 4 marchas.
     
  7. mardenmb

    mardenmb Usuário

    Desde:
    23 Out 2003
    Mensagens:
    3.404
    Obrigados:
    6
    Troféus:
    0
    Localização:
    BRASILIA - DF
    Perfeito. Meu Megane faz isso. Ele é tiptronic e eu, na prática, nunca usei o manual. Nem mesmo em estrada. É só pisar fundo que ele responde na hora.
     
  8. Arlequim

    Arlequim Usuário

    Desde:
    29 Set 2006
    Mensagens:
    2.091
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Localização:
    Belo Horizonte
    Eu prefiro automático, seja de 4, 5 ou 6 marchas, com ou sem tiptronic, normal ou CVT.

    Se não tiver jeito então pode ser o mecânico mesmo.

    Para quem roda em cidade com trânsito, não tem nada melhor do que um cãmbio automático para dar tranquilidade e conforto.
     
  9. Guto Pereira

    Guto Pereira Usuário Ativo

    Desde:
    10 Jan 2008
    Mensagens:
    9.111
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    38
    Localização:
    Rio de Janeiro
    Automático!!!! Sem dúvidas!!! Só não tenho a frescura de preferir com tal número de marchas e certos requintes, apenas quero que funcione corretamente, sem patinar em demasia e sem vazamentos!

    O primeiro carro automático que tive foi uma Santa Matilde SM 4.1 1981, muito legal por sinal, mas foi uma época que passo e que não faço questão que volte, já que hoje em dia o pessoal viaja na maionese e pede fortunas por carro assim, sendo que não valem nem um terço do que pedem. Principalmente quando vc conhece o carro por inteiro e suas falhas fundamentais, erros de projeto e pontos fracos. oje em dia tenho carro com câmbio manual por uma situação adversa, a falta de dindin!!! Me aguardem pra ver se o próximo não terá só dois pedais???

    :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
     
  10. sereni

    sereni Usuário Ativo

    Desde:
    1 Abr 2007
    Mensagens:
    4.689
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    36
    Localização:
    São Paulo /SP/Brasil
    Do jeito que está o trânsito nas grandes cidades o automático passa a ser fundamental. De resto é bom que seja um câmbio automático confiável, ai chega a ser mais tranquilo de manter que um manual. Manual só se morasse em uma cidade pacata:lol:.
     
  11. Mario K.

    Mario K. Usuário

    Desde:
    24 Fev 2006
    Mensagens:
    482
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    16
    Localização:
    São Paulo - SP
    Com muita certeza carro com cambio automático e melhor ainda sendo CVT.
     
  12. Guto Pereira

    Guto Pereira Usuário Ativo

    Desde:
    10 Jan 2008
    Mensagens:
    9.111
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    38
    Localização:
    Rio de Janeiro
    Sereni e pessoal, o câmbio automático foi até pouquíssimo tempo atrás como as 4 portas foram até o inicio da década de 90, lembro-me como se fosse hoje, quando ouvia o pessoal malhando carros de 4 portas, por ser apenas mais duas portas pra dar problemas, fazer barulho e/ou por ser carro de praça... (taxi).

    Hoje temos até os esportivos com 4 portas pois ninguém abre mão disso, e rebater banco pra alguém entrar atrás é coisa de caipira, sovina ou carro de empresa. E mesmo assim é difícil achar um duas portas pra venda. Foi assim com o câmbio de 5 marchas, com o trio elétrico, com o ar condicionado e com tudo mais que hoje é indispensável num carro e que outrora o pessoal malhava por pura ingenuidade, melhor dizendo, por pura ignorância!!!
     
  13. Arlequim

    Arlequim Usuário

    Desde:
    29 Set 2006
    Mensagens:
    2.091
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Localização:
    Belo Horizonte
    Guto, meu pai comentou isso comigo recentemente. Ele falou que uns anos atrás quem tinha carro 4 portas era apelidado de motorista.

    Outra coisa também é o limpador de vidros traseiros no carros hatch e peruas. Quando surgiram as pessoas ironicamente perguntavam quem é que ia ficar dirigindo de ré. Hoje é um item básico em qualquer carro.

    Espero que dentro de uns anos o câmbio automático se popularize, porque quando isso acontecer o custo vai ser tão baixo que vai ficar próximo ao preço de um câmbio manual.
     
  14. Guto Pereira

    Guto Pereira Usuário Ativo

    Desde:
    10 Jan 2008
    Mensagens:
    9.111
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    38
    Localização:
    Rio de Janeiro
    Hugo, isso é verdade sim! Pergunta a ele então sobre os carros movidos à álcool??? Em 1984, quando houve o boom do álcool, tinha gente que foi obrigado a comprar o carro com esse combustivel, mesmo sem querer, pois um grande favorecimento entre governo e usineiros, empurrou goela abaixo esse tipo de combustivel, adaptado nas coxas e com o desgraçado do carburador, já viu o mix??? Foi um merdelê que só! Conheci várias pessoas que fizeram conversão para gasolina quando o álcool começou a faltar nas bombas, tudo porque os puttos dos usineiros queriam encher o bolso mais do que já enchiam.

    Puts!!! Nem me lembre "carburador"!!! Quero ver os defensores dele, tendo que dar partida num dia bem frio, tendo que usar afogador e outras coisas que a gurizada de hoje nem sonha em saber o que é, eles apenas sentam o bumbum confortavelmente em bancos com espuma de poliuretano expandido, viram a chave e kabum!!!!!!!! O bichinho liga sem reclamar!!! Vou colocar os defensores para acomodar as nádegas num belo assento de palha de coco prensada que a Volks usou durante muitos anos nessas porcarias que tínhamos aqui!
     
  15. mardenmb

    mardenmb Usuário

    Desde:
    23 Out 2003
    Mensagens:
    3.404
    Obrigados:
    6
    Troféus:
    0
    Localização:
    BRASILIA - DF
    Pois é...
    Pouco tempo atrás meu pai foi pegar um carro zero e eu insisti pra ele pegar um automático.
    Meu irmão botou um monte de minhoca na cabeça do velho. Falou em custo de manutenção, em ser mais caro, em consumir mais combustível, em menor valor de revenda e por aí vai. No fim das contas, o velho pegou um manual mesmo.
    Mas foi só andar no meu pra ele sentir que fez bobagem.
    Em resumo, é como vidro elétrico. Precisa de um ? Não precisa. Dá pra abrir e fechar na munheca. Mas é um conforto que vale o preço pago.
    Ou seja, não dá pra escolher pensando só no custo. Tem que jogar na conta o prazer de dirigir com mais conforto, que pra mim é algo que não tem preço.
     
  16. sereni

    sereni Usuário Ativo

    Desde:
    1 Abr 2007
    Mensagens:
    4.689
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    36
    Localização:
    São Paulo /SP/Brasil
    Hehehe, acertar a marcha lenta em um motor com dupla carburação era moleza (por isto que os carros tinham a figa dependurados no espelho retrovisor!:lol:)
    Depois de passar uma hora no trânsito preso dentro de um túnel e mais 2 horas para andar 15km (na sequência) e ter ficado com câimbras na batata da perna de tanto pisar na embreagem, adivinha se defendo um câmbio manual - nois sofre mais nois aprende!(y)
     
  17. adrianogh

    adrianogh Adriano

    Desde:
    29 Ago 2006
    Mensagens:
    592
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    16
    Localização:
    São Paulo/SP
    "Coisas" que não abro mão de jeito algum: vidro e trava elétricos, direção hidráulica e ar-condicionado.

    Câmbio automático depende do tipo do carro, p.e, se for um 207 desencano, se for um sedan "grande" (Civic, Corolla, Vectra, etc.) tem q ter!

    Abs,

    Adriano
     
  18. rcamaral

    rcamaral Usuário Ativo

    Desde:
    7 Jun 2009
    Mensagens:
    1.515
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    36
    Localização:
    Macaé/RJ
    Acabei de comprar meu primeiro automático (Novo Focus Sedan). Ainda não chegou. Espero que eu me adapte.
    Só dirigi automáticos em test drives. Gostei de todos, especialmente do Sentra CVT. Só acho que ele pode se tornar meio monótono ao longo do tempo (já li muitas críticas ao Fit CVT nesse sentido).
     
  19. Papillon

    Papillon Usuário Ativo

    Desde:
    30 Jun 2004
    Mensagens:
    8.662
    Obrigados:
    9
    Troféus:
    38
    Localização:
    Sao Paulo _SP
    Automático, manual só para carro de corrida.
     
  20. FDMB

    FDMB Usuário Ativo

    Desde:
    29 Jun 2007
    Mensagens:
    9.472
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    36
    Localização:
    Brasília
    Quem diria!!! O brasileiro aderiu de vez ao câmbio automático! Isso existe há décadas e o brasileiro sempre foi resistente a esse hábito norte americano.

    Conheço muita gente que ainda tem o preconceito, sem jamais ter experimentado. Mas, de fato, dificilmente quem tem essa experiência volta atrás!

    Aliás, ouvi dizer que foi um brasileiro o inventor do câmbio automático, mas vendeu a patente a uma fábrica americana. Na época deram duas opções ao inventor: prefere um valor fixo pela invenção ou um percentual por cada câmbio automático utilizado daqui em diante? E ele optou pelo primeiro.

    Seria essa história uma lenda ou verdadeira?
     

Compartilhar esta Página