CD com proteção

Discussão em 'Música e Shows' iniciada por Russo, 10 Out 2002.

1. Russo

Russo LoucoporSom

31 Mai 2002
    Obrigados:
    3
    Troféus:
    38
    Pessoal,

Hoje estive na FNAC para comprar CD´s e tive uma surpresa. Nesta loja existem alguns aparelhos onde se pode ouvir alguns segundos das músicas dos CD´s.
    Pois bem, tentei ouvir o CD da coletânea do Elvis (#30) e não estava cadastrado no aparelho.
    Ao questionar o funcionário da loja, fui informado que este CD tem uma proteção contra cópias e que por esse motivo não estaria disponível para audição no referido aparelho.
    Alguém conhece mais algum CD com esta proteção?!!

Bem vindos ao mundo dos CD´s com "macrosound" He, he, he...

abraços,

2. Dennis

Dennis Administrador Moderador

21 Mai 2002
    Obrigados:
    103
    Troféus:
    63
    Russo,

Já li algumas coisas a respeito. A Universal anunciou recentemente seus planos para produzir CDs com software que impede que sejam "ripados" e copiados para um PC. A BMG, a EMI e a Sony também disseram que vão adotar o sistema.

Eu ainda não vi nenhum tipo de explicação técnica sobre o funcionamento do sistema de proteção, agradeço se alguém tiver mais informações. Até agora só sei que o software permitirá que qualquer CD player normal e CD-ROM player toquem o disco sem nenhum problema.

A pergunta é se esse esforço vale a pena, dado que é normalmente apenas uma questão de tempo para se criarem modos de burlar essas tecnologias de segurança... :rolleyes:

Tendo a ficar meio neutro nessa discussão sobre pirataria, mas os últimos dados publicados na mídia que eu li estimam em absurdos 90% a participação de CDs piratas no mercado asiático e 60% no Brasil... :susto: Isso se refere aos CDs comercializados, não aqueles que você copia do seu amigo para uso pessoal.

Vou procurar investigar melhor. Abraço,

3. Dennis

21 Mai 2002
    Obrigados:
    103
    Troféus:
    63
    Há pelo menos duas empresas que implementaram sistemas de proteção a cópias em CDs nas gravadoras: a MidBar e a SunnComm. Aparentemente os sistemas exploram muito bem os recursos que os computadores usam para acessar os CDs.

A MidBar oferece atualmente 2 tipos de sistemas anti-pirataria, o CDS100 e o CDS200. No CDS100, segundo o fabricante, o conteúdo de áudio padrão CD-DA Red Book é protegido através de "camadas sequenciais de código" que desbilitam os drivers que os computadores usam para acessar o disco. O conteúdo é integralmente preservado, sem prejuízo da reprodução. Um disco protegido dessa forma simplesmente não tocaria num PC.

No CDS200, o conteúdo é gravado em duas sessões, uma padrão CD-DA e outra padrão dados Yellow Book. O acesso à sessão de áudio é restrito a CD-players, como no CDS100, e o acesso à sessão de dados é restrito a PCs, mas só para leitura. Para reprodução em PCs, os dados são comprimidos e só podem ser lidos por um software de leitura seguro que reside no próprio CD.

A SunnComm faz o MediaCloQ, que se vale dos mesmos princípios e usa multi-sessões. Ao inserir o CD num dirve de PC, você será direcionado automaticamente ao site deles, de onde você pode baixar cópias licenciadas de cada música.

Acabei de achar um site que contém um bom resumo dessas coisas: http://www.cdmediaworld.com/hardware/cdrom/cd_protections.shtml

Abraços

4. Dennis

21 Mai 2002
    Obrigados:
    103
    Troféus:
    63
    Tem também o Key2Audio da Sony, que introduz informação no disco fora da área de dados, preservando integralmente a gravação original. No entanto, há problemas de compatibilidade com alguns CD players, especialmente os "mais caros"... :xingo:

O SAFEAUDIO, desenvolvido pela TTR e Macrovision, declaradamente introduz erros no áudio, de modo que um CD player interpole os dados, degradando a gravação original... :xingo:

5. The Android

The Android Em busca de descanso.

24 Jan 2003
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Olá,

é mais demorado (lembraria o tempo de ficar gravando as fitinhas cassetes...) mas funcionaria também!

Usando um programa de gravação de áudio, você gravaria o áudio do cd direto pro PC! Aí é só gravar!

Ainda acho o Macrovision a melhor (ou seria pior?) das invenções...

Até,

The Android

6. Vanquish

Vanquish Usuário

19 Jul 2003
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    16
    Pelo que sei a Microsoft já está trabalhando em uma solução para dificultar este processo.

7. Voltovisky

Voltovisky Usuário

7 Mar 2003
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    E eu preciso de Microsoft para que?

Só complementando: recentemente uma gravadora teve que indenizar um cliente por causa de um CD destes, que não tocava no CD player do carro do cliente.

Acho que temos é que fazer isso mesmo. Pau nelas!

8. Vanquish

Vanquish Usuário

19 Jul 2003
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    16
    Qual seu Sistema Operacional ??

9. wilson

wilson Usuário

16 Abr 2003
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    A sistema anti copia, tambem inibe a copia em gravadores de mesa, tipo o Pioneer 609?
    Já que sou obrigado a usar midia exclusivas "For Audio", estas bem mais caras que o cdr/rw de computador.
    Alguem tem ideia, já que ainda não comprei nenhum disco gravado com proteção.

WILSON.

10. Voltovisky

Voltovisky Usuário

7 Mar 2003
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Não existe só Microsoft do lado de cá do equador... Hehehe...

11. VwPhoenix

VwPhoenix Usuário

27 Nov 2002
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    16
    Outra dia minha irmã me chamou pois não estava conseguindo escutar o CD da Melanie C. O media player dizia que era pra por um cd de áudio. O que estava acontecendo é que o Windows reconhecia o CD como CD de dados, abri o CD e tinha lá player.exe, só da pra ouvir o CD (no computador) com o player do próprio CD.

No encarte tem o seguinte:
    COPY CONTROLLED. Este disco contém tecnologia que controla cópias. Foi desenvolvido para ser compátivel com reprodutores de CD áudio, reprodutores de DVD e computadores pessoais que tenham sistema operacional...blá, blá, blá... e impede os consumidores de fazer cópias digitais.

Não dá pra fazer cópias digitais, mas se ligar um player na entrada de áudio do PC da pra copiar, só que é mais trabalhoso assim. Um single lançado pela Madonna quando vc copia num gravador, ao ouvir a música o som sai ruim e a Madonna fica dizendo no fundo FUCK YOU, não lembro o resto, fica xingando por ter copiado o disco. Tenho o CD dela aqui vou tenta copiar pra ver se está do mesmo jeito.:D

12. Bob

Bob Playtime...é tempo de diversão

21 Jun 2003
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Eu tenho um arquivo que abre os cd's como se fosse arquivos .WAV http://suporte.ind.br/ryan/driver-cdfs-alternativo.htm ... só tem um problema; não descobrí ainda se funcionaria também com esses discos protegidos. Esse crack também 'não funciona no XP...

[]'s

Bob

13. amolan

amolan Tubes Rule

23 Mar 2004
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    16
    Pessoal,

Recentemente comprei um CD na Fnac (Ray Charles Genius loves company) e infelizmente este não esta tocando no meu Marantz SA-8260, somente em um sony mico system e tambem no meu carro, o Player Marantz simplesmente entra, le e ejeta o disco, trata-se tambem de um CD copy controlled, atrás tem um aviso dizendo que este disco utiliza tecnologia Copy Control e com uma frase interessante "Problemas de execução poderão ser encontrados em alguns equipamentos, principalmente em CD-players de carros", e agora ?

14. mmartins

mmartins Ouvidor de música

7 Jul 2002
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Isso vai dar muito pano pra manga.
    Esse assunto já foi discutido largamente por aqui.

15. Dmaumau

Dmaumau Moving Forward

9 Out 2002
    Obrigados:
    14
    Troféus:
    38
    Comprei na Fnac o última cd da Norah Jones, em versão especial, com 3 novas músicas e + dvd com apresentações no Sessions at West of 54th e clipes.

Bom, eu esqueci completamente que JÀ TINHA esse cd :idiota: e ao escutá-lo, fiquei embasbacado com a qualidade do audio...

... parecia um bom e velho vinil.

MAS pelo motivo errado, cheio de plics e plocs durante a repeodução.

Ao ler atentamente a capa do cd, encontro lá a incrição de que é copy-protected. :bazuca:

Pelo visto é listen-protected também

:td:

16. Papillon

Papillon Usuário Ativo

30 Jun 2004
    Obrigados:
    9
    Troféus:
    38
    santa maldiçao batman!

comprei tb alguns cd's online (nao vinha a bendita informaçao)

qdo chegam... copy controled
    eles não tocam no dvd, nem no carro, só no computador....ah sim, e da pra ripar, mas não me agrada nenhum pouco pagar, ripar e gravar em cdr... pra isso exsite o kaza, emule, bit torrent...

ainda bem q tenho meus vinis bem guardados.

17. will

will Usuário Ativo

20 Out 2003
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    36
    Gente, quanto dinheiro investido... pra dar nisso tudo. :aiai:

18. Roosevelt

Roosevelt Usuário Ativo

16 Jul 2002
    Obrigados:
    11
    Troféus:
    38
    Muito bem disse o Maumau.
    Esses discos são mesmo é "listen-protected".
    Palhaçada...

Roos

19. AyrtonTorres

AyrtonTorres Usuário

13 Jul 2004
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Sinceramente.

Depois não querem que um CloneCD da vida prospere...

Estas proteções duram alguns minutos até sair um "patch" para soltar o disco e voce fazer uma copia de segurança (uso pessoal, é claro).

Absurda esta situação.

Comprei ha alguns meses atras, um cd que tinha proteção, e simplesmente não tocava no carro.

Troquei por um de outro artista e baixei o problemático completo (albumwrap)...sem o menor remorso. Com 320K e qualidade muito boa.
    A impressão é que nos empurram para o "lado escuro" da força...:mal:

Deveriam pegar os milhões investidos na pseudo-proteção e campanhas contra a pirataria, e dar em desconto nos cds/dvds...duvido que alguem pagasse 5 reais tendo ao lado um cd original por 10 reais, com encarte e midia boa.

30 reais explicam os 60% do mercado pirata de cds.

Um abraço.

20. haberbeck_brandao

haberbeck_brandao Usuário

20 Jul 2004
    Obrigados:
    5
    Troféus:
    0
    Russo, bom dia

Eu achei estranha a sua narrativa, isto é, a maneira como vc descreveu que a proteção funciona. Eu nunca tinha ouvido falar nisto.

Comprei um CD original Copy Protected (Samambaia - com César Camargo Mariano e Hélio Delmiro - EMI # 748143-2 lançado em 1981 e remasterizado em 2004) e tocou normalmente no meu PC doméstico, no da Empresa, e no
    meu CD player modular. Não sei se o tipo de proteção é o mesmo.

Fiz uma experiencia com um CD do Pet Shop Boys também Copy Protected
    e consegui copiá-lo para meu HD sem problemas. Achei isto estranho.

Veja: se vc tiver um CD player e um gravador de MD por exemplo, vc pode
    copiar qualquer CD digitalmente, via cabos ligados nos terminais RCA, concorda? A conversão d/a e depois a/d simultanea não prejudica a qualidade
    da gravação. Quanto a isto não há o que fazer.

Sou da mesma opinião do Ayrton de que a pirataria que está destroçando o
    mercado fonográfico nacional é função do preço abusivo dos CDs.

Não podemos esquecer que a maior parte da população é de baixa renda e
    não tem como gastar 100 reais em 3 CDs, e ela tem o mesmo direito de consumir como nós.

Com certeza, se o mercado formal comercializar CDs originais por 10 reais, ninguém mais irá apelar para o camelô, porque os CDs terão a apresentação impecável e terão nota fiscal. Basta ir numa liquidação das Lojas Americanas
    e vc entenderá o que eu e o Ayrton queremos dizer.

Precisa ver apenas se os interessados aceitam abrir mão da margem de lucro, mas aí é outra história.

Sem dúvida, fora o camelô, existem aí os P2P's da vida onde vc encontra o que quer. Não estamos falando aqui do que é contravenção ou não: simplesmente é a tal história secular e conhecida de todos os economistas:
    LEI DA OFERTA E DA PROCURA. Isto vale também para qualquer produto e
    qualquer tipo de Empresa, no Brasil ou no Exterior.

Um abraço

Brandão

Compartilhar esta Página