Chave geral cai quando ligo o cabo da NET no decodificador

Discussão em 'Energia, Alimentação e Aterramento' iniciada por sergioi, 26 Abr 2009.

1. sergioi

sergioi Usuário

12 Fev 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Está acontecendo uma coisa muito estranha aqui em casa:

Instalei a NET em meu HT, logo de primeira caiu a chave. Depois de várias quedas, tirei o aterramento de todo o meu sistema e funciou.

Hoje fazendo mais testes descobri, quando tudo está aterrado (Uso um Filtro de Linha APC), assim que ligo o cabo da NET no decodificador(ligado ou desligado da tomada) cai a chave geral. Agora vem a pergunta, como pode isso se o decodificador nem tem aterramento?

Não entendo nada de eletricidade, alguém poderia me dar uma luz? Será que o aparelho tem defeito? O meu decoder é dos novos da Philips que tem controles na frente e saídas de aúdio SPDIF e vídeo Composto. Apesar de não enteder nada de elétrica, que cargas d'agua o cabo da NET tem a ver com o Aterramento?? :confused: Tenho outros 2 decoder ligados sem nenhum problema, porém com decoders da RCA.

Grato por qualquer ajuda.

2. Miro Teixeira

Miro Teixeira Usuário Muito Ativo

7 Nov 2004
    Obrigados:
    103
    Troféus:
    63
    Vou arriscar:

O decoder não possui aterramento, mas o cabo da Net chega na sua casa aterrado. O problema pode estar no seu aterramento, já que vc disse que sem o aterramento funciona. A possível causa é que o aterramento da Net entra em curto com o seu aterramento, aí desliga tudo. Mas é só suposição minha, é melhor chamar um técnico(y)

3. marcoantonio

marcoantonio jazzy

13 Jul 2005
    Obrigados:
    3
    Troféus:
    38
    Também acho que é extamente isso. Elimina o terra dos equipamentos e acho que dará certo. Está havendo um loop de terra ocasionado pelo terra do cabo da net.

4. trosk

trosk tlec!

15 Dez 2008
    Obrigados:
    34
    Troféus:
    48
    eu acho melhor deixar boa parte dos aparelhos desligados e chamar um técnico.

pode até mesmo estar ocorrendo um curto como o mirobteixeira mencionou (não é a mesma coisa que loop de terra).

5. sergioi

sergioi Usuário

12 Fev 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Bom, provavelmente a NET não resolverá meu problema pela "ótimas" experiências que tenho com ela.

Alguém aqui recomenda um bom eletricista? Sou de São Paulo capital e eu não conheço nenhum bom suficiente para este serviço.

Grato,

6. PHFogaca

PHFogaca Usuário

1 Jul 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    16
    Olá Sergioi...

Também tenho esse mesmo problema com a NET...Porém meu conversor é RCA. A diferença é que qdo apenas ele está ligado ao HT, funciona normalmente. Porém, qdo conecto os sinais de áudio e vídeo (RCA e HDMI) provenientes do computador, o DR desarma instantaneamente. Já entrei em contato com a central de atendimento da NET e eles me informam que a instalação não apresenta problemas. Já vieram dois técnicos da NET aqui e não conseguiram nem sequer dar uma opinião sobre o problema.

Estou buscando soluções técnicas com outros profissionais da área.

Veremos...

[]s!

7. sergioi

sergioi Usuário

12 Fev 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Nossa, vejo que não sou somente eu mesmo... Vou até fazer o teste, pois também tenho um HTPC que está ligado via HDMI.

Eu já ia testar com um decoderda RCA que tenho também, mas pelo jeito, acho eu que é problema de algum "curto".

Estou em busca de profissionais que possam me ajudar, caso alguém tenha algum contato à recomendar eu agradeço.

8. Karlson

Karlson Usuário

20 Abr 2005
    Obrigados:
    2
    Troféus:
    18
    [FONT=&quot]Sergioi[/FONT]
    [FONT=&quot] [/FONT]
    [FONT=&quot]Este é o que chamamos de "defasagem de alimentação" e como você não tem conhecimento técnico de instalação elétrica, recomendo com urgência o serviço de um bom eletricista para corrigir este problema que é bem simples de solucionar.[/FONT]
    Um bom manual grátis esta neste link: http://www.cienciamao.if.usp.br/dados/pdf/_manualdeinstalacaoeletricaresidencial.arquivopdf.pdf

[FONT=&quot] [/FONT]
    [FONT=&quot]Mas há outra solução se o problema é apenas entre o cabeamento da Net e os seus equipamentos de vídeo e áudio.[/FONT]
    [FONT=&quot]Compre e instale um Módulo Isolador Estabilizado, que compõem de um transformador isolador com circuito de estabilização de tensão. Há vários no mercado, apenas escolha o que suporta à demanda dos seu aparelhos. Conecte os aparelhos de vídeo que estão causando o problema no Estabilizador.[/FONT]
    [FONT=&quot] [/FONT]
    [FONT=&quot]Veja o site da BMI é um bom aparelho o único problema é que ele tem uma ventoinha ruidosa para os padrões audiófilo, solucionei o problema trocando de ventoinha e adicionado um circuito de termo-controle de PC que controla a velocidade da ventoinha em função da temperatura. Mas pode instalá-lo distante da sua sala de audição, apenas estendendo s cabos da alimentação até os seus aparelhos.[/FONT]
    [FONT=&quot]http://www.bmi.com.br/[/FONT]
    [FONT=&quot] [/FONT]
    [FONT=&quot]http://www.bmi.com.br/produtos_modulos_de_isolacao.php[/FONT]
    [FONT=&quot]Faq como dimensionar o Estabilizador.[/FONT]
    [FONT=&quot]http://www.bmi.com.br/duvidas_frequentes_estabilizador.php[/FONT]
    [FONT=&quot] [/FONT]
    [FONT=&quot]Agora aos colegas que somente o excelente satisfaz.:LOL:[/FONT]
    [FONT=&quot]Indico o APC AV.[/FONT]
    [FONT=&quot]http://www.apc.com/products/apcav/index.cfm[/FONT]
    [FONT=&quot] [/FONT]
    [FONT=&quot] [/FONT]
    []s.
    Karlson

9. sergioi

sergioi Usuário

12 Fev 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Muito grato pelas explicações, é vou testar, se realmente for somente o HTPC, vou colocar ele em um modulo isolador deste somente nele.

10. sergioi

sergioi Usuário

12 Fev 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Fiz mais alguns testes, realmente é algum problema de aterramento, somente quando tenho ligados ou minha Plasma e/ou meu HTPC que são os únicos equipamentos com o pino de terra.

Agora vem a pergunta, este loop do terra é normal? Se negativo onde pode estar o problema neste caso?

Cheguei a pensar em comprar um equipamento isolador, mas meu prédio é novo com todas as tomadas aterradas, acredito que isso não deveria acontecer. Alguém teria uma opnião/sugestão? Quais maiores riscos que corro se deixar sem o terra no HTPC e Televisão?

Grato a todos pela ajuda.

11. Karlson

Karlson Usuário

20 Abr 2005
    Obrigados:
    2
    Troféus:
    18
    Sergio se você tem certeza de serem apenas as ligações do seu Plasma e HTPC com as fases invertida. OK. Tem certeza?

Se sim agora vem a parte eletrizante.:D

Você precisa de um multímetro ou uma lâmpada (veja o manual em pdf de um post anterior) outra opção um eletricista, seria o melhor.

Procedimento:
    1.Vá até uma tomada que não esteja com problema de alimentação aos seus equipamentos e meça a partir do pino central as tensões e anote.

2.Realize o procedimento nas tomadas com o problema.

3.Desligue a chave geral e altere o cabeamento da tomadas com a fiação invertidas para que fiquem idênticas as sem o problema.

Atenção: tome todos os cuidados!
    :aiai:

Tem um a aparelho barato que pode checar as fases da sua instalação.

http://produto.mercadolivre.com.br/...as-110v-fase-neutro-terra-rede-multimetro-_JM

Ou melhor tem um multimetro que poderá ser muito útil é automático e ao custo de um cd importado.

http://www.policompre.com.br/loja/produtos_descricao.asp?lang=pt_BR&codigo_produto=310

Têm outro mais barato na página mas não é automático. Custo de R$ 45,00 são aparelhos da LG.

Palavra final: Boa sorte e muito cuidado com a sua segurança!

Karlson

12. marcoantonio

marcoantonio jazzy

13 Jul 2005
    Obrigados:
    3
    Troféus:
    38
  13. _rau_

_rau_ Usuário

31 Jul 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Provavelmente o que tá acontecendo é uma fuga elevada à terra, esse é o modo que o DR desarma. O cabo da net possui aterramento e os filtros internos da fonte do decoder possuem capacitores referenciados em cima da linha de aterramento. Se há um vazemento de corrente elevado para a Terra, o DR irá desarmar com certeza. Esse limiar não deve passar muito de 15mA, já que um DR com sensibilidade de 30mA pode disparar a partir de 50% da sua corrente de fuga nominal, 30mA.

Esse povo de suporte é desqualificado mesmo! Basta um bom multimetro pra medir esse corrente de fuga ai...

Procure ver se a fuga ocorre quando vc liga só a TV ou seu HTPC em um aterramento, pq esses podem estar apresentando fuga tb. A somatoria de todas as fugas podem fazer o DR desarmar. As vezes um simples troca de capacitores "Y" resolve o problema.

14. PHFogaca

PHFogaca Usuário

1 Jul 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    16
    Fala Sergio...

Então, estive lendo algumas respostas postadas por aqui e achei bem interessantes...até já encomendei um multiteste para fazer algumas verificações na minha instalação...
    Por coincidencia, meu ap também é novo e tem a instalação elétrica já com o terceiro pino (terra) em todas as tomadas...tudo aterrado!

Estive consultando um pessoal amigo meu que trabalha com instalações elétricas indústriais a respeito do assunto...eles me disseram que pode ser fuga de corrente na fonte do PC...:aiai: Mas o que não consigo "processar" é que, quando conecto os sinais do PC (audio e vídeo) ao meu Receiver, com o cabo coaxial da NET desligado, tudo funciona perfeitamente !!! Bastou conectar o cabo da NET no decoder ou no modem (tenho virtua aqui) que o DR desarma na hora !!

Com certeza estou tendo uma fuga de corrente..mas o que a instalação no prédio da NET poderia causar ao meu sistema de aterramento para esse valor de corrente chegar a desarmar a proteção ???

Utilizo filtros de linha da SMS tanto para o PC quanto para os componentes do HT...receiver, DVD, Play, TV LCD etc...

Continuo aceitando sugestões....

Obrigado a todos !

[]s

15. sergioi

sergioi Usuário

12 Fev 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Poxa realmente muito estranho PHFogaca.

Seu sistema tem mais algum equipamento aterrado? Pois tenho o Computador e a TV aterrados, no meu caso mesmo com o computador desligado da tomada e a TV ligada também cai a chave quando ligo o cabo da NET.

16. Karlson

Karlson Usuário

20 Abr 2005
    Obrigados:
    2
    Troféus:
    18
  17. PHFogaca

PHFogaca Usuário

1 Jul 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    16
    Obrigado Karlson pelas indicações...

Porém, após ler todo o tópico, vi que não existe uma "unanimidade" com relação a possível solução do problema...

Mas, de qualquer forma, no próximo final de semana vou procurar fazer todos os testes citados no tópico, e ver, se em algum deles, obtenho sucesso na solução do problema citado...

Bom feriadão!

[]s!

18. _rau_

_rau_ Usuário

31 Jul 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Como eu falei, o cabo da net é aterrado, toda malha ao redor do cabo é aterrada e logo aterra a carcaça do receptor onde capacitores estão referenciados nesse terra e é provavelmente onde está a fuga. Provavelmente quem tá com fuga é o receptor da NET através do aterramento da NET. Como o receptor só é aterrado por meio da malha do cabo, logo assim q vc o conecta, há fuga à terra. Daí concluímos que o causador do problema é o receptor da NET! Ou então o aterramento das suas tomadas está ruim ou inexistente, fio desconectado, dai quando vc liga o cabo do receptor da NET, que está ligado ao seu computador tb por meio de outros cabos de video, o aterramento do PC passará a ser o mesmo da NET. Todo cabo de audio e video está atado na carcaça do equipamento, que é aterrada, nesse caso o receptor estaria fazendo o papel de caminho ao fio terra.

Pra mim a hipótese de que o problema é com fuga de corrente à terra pelo receptor da NET é a mais plausível! Se vc liga se PC numa tomada sabidamente aterrada e tudo fica normal, o problema é no receptor da NET é ponto final!

19. PHFogaca

PHFogaca Usuário

1 Jul 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    16
    Fala Sergio,

Como havia citado em um dos posts anteriores, tanto para o PC, quanto para os componentes do home, utilizo filtros de linha SMS que estão devidamente aterrados as tomadas. Porém, os componentes do HT não tem pino terra, exceto a TV ( mas o mesmo não está conectado ao terra).

Já no PC, todos os componentes tem pino terra...Apenas a fonte (que tem PFC ativo) não passa pelo estabilizador, o restante, impressora, modem, monitor, multimidia, todos "passam" pelo estabilizador e depois no filtro de linha.

Hoje, utilizo meu sistema sem "interliga-lo" como planejei...O interessante é que, o cabo da NET (uma "extensão" do mesmo que vai ao decoder) está conectado ao modem no PC e funciona normalmente, não desarma o DR.

Apenas qdo tento interligar os dois conjuntos com o cabo conectado ao decoder é que tenho essa grande chateação.

No próximo final de semana estarei em casa e vou fazer alguns testes...estou viajando a trabalho e não tive "tempo" de verdade para verificar todas as possibilidades...

Bom feriado !

[]s !

20. PHFogaca

PHFogaca Usuário

1 Jul 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    16
    Boa noite Rau,

Essa na minha opinião, é a mais provável, ou talvez, a única causa do meu problema. Já que como citei antes, sem o cabo da NET tudo vai "de vento em popa" (inclusive com a outra "ponta" do cabo da NET conectada ao modem do PC).

Mas, o pessoal de NET já mandou duas "equipes" de técnicos para solucionar o problema e nehum deles sequer sugeriu algo...Só alegam que, se a TV, Virtua e Tel funcionam, o resto não é problema deles!!!:briga:

Por isso resolvi sair em busca de ajuda para resover o problema sozinho.

Então, estou buscando uma saída para "bloquear" essa fuga de corrente do decoder deles e utilizar todo meu sistema como gostaria.

O PC e o HT estão ligados a tomadas distintas, porém, teóricamente, ligadas ao mesmo terra. Utilizar um filtro com suporte ao cabo coaxial no HT resolveria algo ? Ou procurar por um trafo isolador para o cabo da NET (li isso num outro tópico aqui do forum...no caso, resolveu o problema).

Veremos....por enquanto, muito obrigado !

[]s!

Compartilhar esta Página