Chegou minha Plasma - Problema - Barulho de Grilo

Discussão em 'Comparativos e Tecnologia' iniciada por claudio182, 16 Mai 2007.

1. claudio182

claudio182 Usuário

1 Mai 2006
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    18
    Amigos, estava feliz da vida com a chegada da minha tv de plasma (da assinatura), mas quando ligo ela, a tv emite da parte traseira um barulho irritante como se fosse um grilo e a lampada do teto do quarto fica piscando de acordo com o barulho. Penso que pode ser algo relacionado a energia, não sei.

To muito triste, alguem sabe o que pode ser? Será que com o tempo passa?

2. marcoantonio

marcoantonio jazzy

13 Jul 2005
    Obrigados:
    2
    Troféus:
    38
    Claudio,

Pelo seu relato, deve sim ser problema relacionada a energia.

Como você está ligando?

Está usando um circuito dedicado?

A tomada está sendo compartilhada com muitos outros equipamentos?

Tente uma tomada separada, de preferência de uns 10 amperes.

Este barulho pode ser devido a algum loop de terra.

Nos dê mais detalhes para tentarmos ajudar.

3. claudio182

claudio182 Usuário

1 Mai 2006
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    18
    Obrigado Marco.

Ela esta ligada sozinha atraves de um estabilizador meio genérico.
    No meu apartamento provavelmente não tem terra.
    Vou tentar ligar em outra tomada e sem o estabilizar.
    Percebi que quando há pouca imagem na tela o barulho some, mas quando tem muita luz, cores ele vem com tudo.
    O que é circuito dedicado?

4. marcoantonio

marcoantonio jazzy

13 Jul 2005
    Obrigados:
    2
    Troféus:
    38
    Talvez seja mesmo o estabilizador que esteja causando o barulho.

Circuito dedicado ao áudio/vídeo = Uma tomada, com cabos (fios) bem dimensionados - de 4 a 6mm - diretamente do quadro de luz, para uso exclusivo do Home Theater.

Consulte um eletricista, caso você se interesse em melhorar a performance do seu HT. A energia é muito importante.

5. claudio182

claudio182 Usuário

1 Mai 2006
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    18
    Troquei de tomada, sem estabilizador e está lá o maldito barulho.
    Que raiva. Maldito grilo que ganhei da samsung.

6. marcoantonio

marcoantonio jazzy

13 Jul 2005
    Obrigados:
    2
    Troféus:
    38
    Você está plugando numa tomada de 3 pinos?

Se sim, tente usar um adaptador de tomada de 3 para 2 pinos (eliminando o terra).

7. mauricioy

mauricioy Usuário

14 Jun 2006
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Esse ruído dependendo do nível ocorre mesmo.
    O que acontece é que as plasmas normalmente usam uma fonte chaveada, que dependendo da carga necessária, chaveia numa frequencia audível ao ser humano. Algumas pessoas não tem sensibilidade a algumas faixas de frequencia (nesse caso altas) e acabam não se incomodando.

Como nas plasmas cada pixel é energizado independentemente, nas cenas em que predominam muito brilho, cores vivas ou branco total o ruído aumenta, pois mais pixels estão sendo energizados simultaneamente, com isso a frenquencia de chaveamento da fonte aumenta de intensidade gerando um ruído estridente (alta frequencia).

Em horários de pico de uso de energia, o ruído pode aumentar também pois a tensão da rede pública oscila para baixo, fazendo com que a fonte tenha que trabalhar mais para obter a tensão adequada.

8. silx

silx .

11 Jan 2005
    Obrigados:
    2
    Troféus:
    0
    Meu Deus do céu, a cada dia que passa acredito cada vez mais que a samsung em imagem só consegue fazer bem ou razoável é monitor de computador..

(y)

9. claudio182

claudio182 Usuário

1 Mai 2006
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    18
    Quando a imagem está escura não tem ruído, mas quando tem imagens claras o barulho aparece e segue a tendencia da imagem.

No meu caso, acho impossível de ser normal isso. Atrapalha muito o som da tv. A luz da lampada fica piscando.

Vc acha que é a fonte que está fazendo esse barulho? Se eu comprar um estabilizador decente melhora? No-brake? Trocar a rede elétrica?

10. lrdx

lrdx Usuário

12 Mai 2007
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    To ficando preocupado com a samsung que comprei :(

11. gusta

gusta Usuário

3 Nov 2005
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Um teste, se vc tiver ar condicionado no seu apto., seria utilizar a plasma nesta tomada que é (ou deveria ser...) dedicada.... Com certeza a fiação será de 4mm² ou 6mm², vc troca a tomada para que possa ligar o plasma, e aí sim terá grande chance de testar onde é o problema...Estabilizador genérico, fuja.... Abs.

12. crecom

crecom Usuário Ativo

13 Fev 2007
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    36
    Normalmente esse barulho em uma CRT é proveniente do "ferrite" do fly-Back, agora não sei como é nas plasma~s.

Ferrite para quem não connhece é uma espécie de arame duro que fica em volta do fly-back e qdo. ele não está bem preso ocasiona esse barulho devido a alta tensão.

Isso nas CRT´s não é um defeito que cause algum problema na TV, só é incomodo. (y)

13. mauricioy

mauricioy Usuário

14 Jun 2006
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Pelo seu relato parece ser ruído do chaveamento da fonte mesmo, pois qdo a cena fica escura o ruído some, devido ao fato da energia necessária para energizar o painel ser muito menor. Mas está muito acima do normal, não deveria estar fazendo a lâmpada piscar ou incomodar tanto assim.
    Se for usar um estabilizador, tem que verificar se a potência do mesmo é compatível com a potência consumida pela TV, senão periga até do ruído aumentar.

Aconselharia vc a acionar a assistência técnica, pois como já disse, não deveria estar causando oscilação até nas lâmpadas, a não ser que a instalação elétrica da sua residência esteja muito mal dimensionada.

Só para testar, vc poderia ligar a tv em alguma outra tomada, até mesmo de 220v, se a tv tiver ajuste de voltagem automática, para certificar que o problema não está relacionado especificamente à tomada em que a tv está conectada.

14. claudio182

claudio182 Usuário

1 Mai 2006
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    18
    Bom, fiz vários testes em quase todas as tomadas de casa e na melhor da hipóteses o barulho diminuia um pouco. Como não tenho tomada 220, peguei um transformador de energia de um tamanho razoável, mas entretanto o barulho que era só as vezes, com transformador 220v foi ininterrupto.

To começando a achar que meu prédio tem péssimas instalações elétricas.
    Vou ver se consigo um estabilzador melhor ou até um no-break antes de chamar a assitência, pois é melhor evitar a assistência da Samsung.

E fica ai a dica amigos, se sua casa tem instalações elétricas ruim, é melhor pensar antes de comprar uma plasma.

Alguem ja teve um problema parecido?

15. Servulo

Servulo Usuário Ativo

14 Dez 2006
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    38
    Caro Cláudio,

Quase estou apostando minhas fichas que teu problema não é o televisor e sim a instalação do teu apartamento. Conheço um pouco da profissão e sei que o pessoal quando constrói para vender faz cada gambiarra que Deus o livre. E esta história de que liga a tv e a lâmpada pisca, vai lavar roupa e o rádio relógio começa a adiantar as horas, vai esquentar a janta no microondas e o computador trava (e a gente xinga a internet que tá lenta :ataque: ), tudo isto pode sim ter um pé lá no poste da rua.

Independente da confirmação (se defeito da plasma ou não) a dica que vou te dar é válida principalmente para equipamentos mais delicados e caros:

Primeiro verifique se a tua instalação é mono, bi ou trifásica (como você é do Paraná estou assumindo que usa energia da Copel alimentada em 127 V). Você descobre isto indo no quadro de entrada e examinando o disjuntor geral, se ele for estreito, tipo uma polegada é mono. Se a impressão que você tiver for de serem "dois disjuntores" colados um no outro, é bi, e se forem "três" é obviamente trifásico. Desculpe a linguaguem meio leiga, mas fica mais fácil de explicar e não sei se você tem conhecimento técnico no assunto. Se o que estou falando é óbvio desculpe.

A "melhor" configuração seria a trifásica, isto porque te permite fazer um equilíbrio das cargas, ou seja na distribuição interna do imóvel a grosso modo você vai usar uma fase para alimentar motores por exemplo (hidro, geladeira, triturador), outra fase para iluminação e outra para tomadas de uso geral. Lógico que tecnicamente não é tão simples assim, o ideal é um engenheiro fazer o levantamento de tudo que será instalado na casa e fazer uma planilha distribuindo conforme o uso simultâneo dos equipamentos nas diversas fases disponíveis. Via de regra, não use motores e microondas na fase do home.

Depois de equilibrada vem a instalação propriamente dita. Isto vai variar muito conforme a carga e a distância entre o quadro de disjuntores e o aparelho que será ligado. Quando a distância é grande eu particularmente gosto de usar quadros secundários, desta maneira você leva a energia com um cabo "grosso" (e caro) até este quadro, e deste quadro onde estarão os disjuntores até o uso você pode diminuir a bitola. No meu caso a minha casa tem 400 m², tenho uma entrada trifásica de 100 A, e quatro quadros secundários, um em cada andar para distribuição. Neste caso usei cabos de 32 mm² do poste até um quadro geral interno e deste último até estes quadros secundários, mas depois dos quadros saí com fiação de 1,5 para iluminação e 2,5 para tomadas e não precisou mais do que isto. Exceção para o motor da hidro que alimenta junto um aquecedor elétrico que foi com fio 4 mm². E outro detalhe, o dimensionamento do cabo é importante tanto para não usar um muito fino, mas também é importante não usar um muito grosso, senão não adianta nada colocar um disjuntor de proteção, pois o aparelho vai "torrar" e nem faz cócega no cabo e consequentemente o disjuntor não vai "perceber" e não vai desarmar.

Ainda na instalação, o terra é importantíssimo. Já é norma que os projetos e instalações sejam feitos somente com tomadas 2P+T, mas muita gente por "economia" acaba dispensando o aterramento. E aterramento tem de ser eficiente, não vale ligar junto com o neutro (apesar que o neutro é aterrado no quadro) nem ligar no parafuso da caixinha. Tem de ter um cabo que conecte diretamente a uma malha de aterramento (no meu caso usei na distribuição principal cabos de 25 mm² e uma malha de 5 hastes de aterramento). Para fazer um teste "tipo leigo" no teu aterramento faça o seguinte ligue uma lâmpada com um dos fios na fase e outro no terra, se acender o terra está funcionando se não o terra não é eficiente. Por favor os engenheiros eletricistas que estão lendo não xinguem a minha progenitora :lol:.

E o ideal é que as conexões sejam estanhadas e não apenas aquela história de enrolar um fio no outro apertar com o alicate e passar a fita isolante. Isto evita a perda de corrente e diminue o gasto de energia.

Feito tudo isto pode ligar o que quiser que vai funcionar 100% (y) .

16. claudio182

claudio182 Usuário

1 Mai 2006
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    18
    Servulo, muito obrigado pelas explicações, não entendo nada de eletro-eletrônica, mas se precisar de uma consultoria jurídica, estamos aí. :D

Vou dar uma olhada aqui nas coisas que vc falou, o problema é que o apartamento onde moro é alugado e estou me mudando esse ano e acho que não compensa fazer uma grande mudança da rede elétrica dele agora.

Olhei no manual e vi que o consumo da TV é de quase 400 W e com certeza o estabilizador de energia que tenho aqui não aguenta isso, pois além de ser antigo, é pequeno.

Vc acha que se eu comprar um bom estabilizador, de 500-1000 W ou até um condicionador de energia, esse barulho irritante pode sumir?

17. albenog

albenog Usuário

22 Out 2004
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Tenho uma LDC 32" LCD adquirida em dez/06, também faz este ruídio irritante que varia conforme a intensidade de branco na imagem. Tenho uma boa instalação elétrica com terra decente e até nobreak, mas este barulho somente some quando deixo na opção de cor Nítida, nas demais, fazem barulho a ponto de incomodar quem fica hà uns 2,5 metros da TV. Desconfiei que fosse alguma coisa na instalação elétrica, inclusive aquele abajour do Paraguai que tem controle de luminosidade por toque ou ventilador de teto. Desliguei tudo, até o nobreak, filtro de linha, etc. Deixei só a TV ligada e este barulho continua. Desisti de procurar e vou acabar vendendo a TV. Grato.

18. Servulo

Servulo Usuário Ativo

14 Dez 2006
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    38
    Nobre colega,

Não vou me arriscar a dizer que com um bom condicionador o teu problema vai sumir. Me falta conhecimento em eletrônica suficiente para arriscar... :LOL: Mas um colega suspeitou de loop de terra e como você comentou da interferência na iluminação tenho impressão que o problema é mais por aí. O "X" da questão é que alguns aparelhos são mais suscetíveis, ou sensíveis a variações de energia. Então acredito que o condicionador deva te trazer algum resultado, se não sanar completamente pelo menos amenizar.

Agora meu maior medo nestas circunstâncias é que além do zumbido daqui a pouco você tenha algum componente danificado. Meu conhecimento é maior na área de construção civil, mas já acompanhei vários casos, principalmente em informática, de micros que iam e vinham da assistência, lentos, travando e etc. mas que tinham boa configuração e os técnicos diziam que estava ok. Depois de muitas idas e vindas, mexendo na instalação elétrica o problema se resolvia. E as vezes era até por coincidência, tipo o cara já estava precisando mexer na parte elétrica fazia tempo, consertou tudo, beleza e depois veio avisar que até o computador tava rodando direitinho...

Pelo menos de vez em quando a gente tem de acertar uma, né? :lol:

Sorte.

19. lrdx

lrdx Usuário

12 Mai 2007
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    claudio182, a minha de 50" Chegou.

Bom, liguei em uma tomada, onde tambem ta o dvd, o home e a directv.
    Não tem estibilzador, e meu predio nao é aterrado, inclusive o treco do fio terra da tomada ficou para fora, resultado:

Nenhum problema e nenhum barulho. Sendo que a minha consome quase 100w a mais que a sua, acho que a sua deve estar com defeito.

abraços!

20. claudio182

claudio182 Usuário

1 Mai 2006
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    18
    Que bom... Linda ela né, mesmo desligada.

No meu caso vou fazer uns testes com estabilizadores e no-breaks antes de acionar a assitência.

Compartilhar esta Página