Clube do conversor Semp Toshiba DC2007M

Discussão em 'Hardware e Área Técnica' iniciada por Guto Pereira, 5 Ago 2008.

1. Guto Pereira

Guto Pereira Usuário Ativo

10 Jan 2008
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    38
    Estou abrindo o clube já que ninguém fez isso, como comprei o conversor e pretendo fazer um review completo com ele assim que chegar.

Pretendo tb colocar a disposição todas as informações que a mim chegarem sobre qualquer novidade sobre ele, e deixarei ainda um ou dois posts reservados para postar fotos sobre o reveiw completo.

Ele chegou e pra minha felicidade se mostrou muito bem em todos os quesitos e digo nos próximos textos abaixo.

Aqui está o menino em sua embalagem, que por sinal é bem feita e dá total proteção para ele.

Aqui esta o menino no seu ninho sendo conectado via video componente

Detalhe da USB e dos controles de canal e resolução no painel frontal

Pude notar os seguintes pontos positivissimos nele:

Primeiro o sintonizador se mostrou melhor bem melhor que o do XPS e melhor do que o ZBT-620, não por amplificar o sinal, mas sim por ter alguma função que filtra e aumenta a qualidade de sinal. Creio que seja a função "Time Interleave" como o meu amigo Beto disse, pois noto que ele ao sintonizar o canal mostra o mesmo nivel de QS que é mostrado pelo ZBT-620, mas dois segundos depois o QS dá um salto para 98% em todos os canais que pegamos aqui no Rio.

Exemplo de sintonia dos 3 canais que pegam aqui no Rio, RedeTV HD, Globo HD e Band HD respectivamente:

Barra de INFO dos 3 canais que pegam aqui no Rio, RedeTV HD, Globo HD e Band HD respectivamente:

PS. Reparem o icone indicativo de classificação etária que aparece na barra de INFO seguindo o mesmo padrão que as emissoras exibem antes de cada programa.

A qualidade de imagem mesmo pelo CVBS é muito superior ao XPS que testei, com certeza não é um primor de imagem, mas não apresenta o tal fantasminha e nem o chuvisco.

Eu passei a considerar o DC2007M como sendo o verdadeiro conversor popular, pois ele é único que dá opção de conectar o conversor em TVs que nem tem entradas de audio e video (CVBS), fazendo a transmissão de imagem via RF através dos canais 3 ou 4, assim como num video cassete. Outro recurso interessante é o misturador de RF que ele possui, que possbilita que vc entre com o sinal UHF por uma entrada e pela outra o sinal VHF analógico, e por sua vez conectando a TV no RF OUT e usando a sintonia dos canais digitais através dele ou a sintonia analógica da TV para os canais UHF. O dito conversor popular infelizmente não faz isso, e se uma familia humilde se interessar em comprá-lo e só tiver uma TV com entrada RF ficará dificil.

A imagem gerada através da saida video componente é fantastica para TVs CRTs com ou sem progressive scan, gera alto nivel de contraste e excelente gama de cores. Quem tem uma 29" como uma Vega, ou outro modelo de ponta, mas sem progressive scan não vai se arrepender da imagem gerada. Já nessas CRTs slim modernas que possuem progressive scan o processo deve ficar melhor ainda.

Ele trata a saida video componente em seu menu de ajuste de video como saida HD e a CVBS como saida SD. Essa diferenciação é interessante, pois vc pode fazer ajustes distintos em ambas as saidas, além facilitar na hora de gravar algo, seja num VCR ou DVDR. O ajuste da saida HD consiste em selecionar 480i ou 480p, já no SD as opções são Pal-M ou NTSC.

Falando em opções do menu, venho testemunhar que os menus dos Semp são muito legais, com icones e estilo mais gráfico que a concorrência, fora o Philips que não conheço o menu. É de fácil entendimento e manuseio, traz muitas opções e teclas dedicadas que funcionam perfeitamente. Até agora o único bug que posso reportar é a falta de opção em sintonizar os canais 1seg, o que pelo menos pra mjim não faz diferença.

O EPG é bem estilizado e dispõe de uma lista dos canais sintonizados para acesso rápido de cada um deles. Isso facilita na hora de ver o EPG de outros canais, coisa que nos Zinwell puro sangue e clones vc tem a necessidade de estar no canal que deseja ver o EPG.

Estou fazendo os testes de forma lenta para ter certeza de tudo que escrever, por isso continuo amanhã com novas fotos mostrando os menus e outros dados interessantes.

The Brain agradeceu.
  2. Guto Pereira

10 Jan 2008
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    38
    vamos lá pessoal, após alguns testes decobri mas algumas coisas com relação aos tipo de arquivo que o Semp reproduz.

Na parte de videos ele reproduz os arquivos do tipo MPEG1, MPEG2 e VOB (DVD), até então nenhuma novidade, pois isso está no manual, mas o interessante é converter esses arquivos para uso via pendrive. Usando o ConvertX to DVD é a maneira mais simples e fácil que achei para o tal fato, bastando não criar capitulos e assim realizando a conversão em um único bloco de video tipo VOB. Inclusive usei como fonte um arquivo WMV HD 1920 x 1080i como base e funcionou perfeitamente. Digo que no fim das contas é uma ótima opção, pena que diferente dos Zinwell puros e clones ele não aceita arquivos do tipo TS que são mais fáceis de encontrar na web do que os MPEG HD.

Exemplos de execução de arquivos de video:

Desenho do Pica Pau DIVX convertido para VOB em 640x480

Desenho do Pica Pau em DIVX convertido para MPEG1 em 640x480

Video da Rihanna no Tonight Show de Jay Leno em MPEG HD 1920x1080i

Videoclip da Rihanna - "Umbrella" em VOB

Video demo Panasonic HD 1920x1080 "Fleurs" - Imagem absurdamente phoda!!! vendo pessoalmente é lógico!

Quanto a fotos ele tb tem uma espácie de bug, mas creio que na verdade seja apenas um desajuste de FW, pois fotos vistas em tela cheia nele sempre são mostradas em formato 4:3, o que obriga que mudemos o formato de tela na TV, já que no aparelho a seleção do formato de tela não faz influência na imagem exibida, mesmo que ela seja 16:9. Aliás as imagens 16:9 são exibidas em modo Letterbox, com tarjas pretas em cima e embaixo, independente da resolução em que estejam. testei algumas fotos 1920x1080 para ver se ficaria justa na tela e nada, enquanto as fotos com formato 4:3 se apresentam em tela cheia sem as barras.

Como já citei antes eu rodei videos com resoluções variando de 640x480, 1280x720p, 1920x1080i e 1920x1080p, todos com exceto o 1080p rodaram liso, creio que o 1080p deu alguns engasgos pequenos devido ao pendrive, já que na minha maquina os videos 1080i rodam lisos e o 1080p toca quadro a quadro.

Video WMV HD convertido para VOB

Menu de acesso ao USB

Menu de seleção de tipo de arquivos, identico aos Zinwell

tela de seleção de arquivos, opção "Toda Lista"

Detalhe do Pendrive Kingston DTI/2GB espetado na USB

Depois mais testes com ele, inclusive o teste de ethernet...

3. Guto Pereira

10 Jan 2008
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    38
    Seguem abaixo videos com quase toda a interface do Semp Toshiba DC2007M, tendo demonstrações de menus, sintonia manual e automática, EPG, lista de canais, barra de informação de canal e acesso a dispositivo USB, fora a execução de MP3 e fotos.

Parte 1 - Menus e funções do DC2007M

[yt]L_sOE5Bhmvg[/yt]

Parte 2 - Acesso a dispositivo armazenamento USB (Pendrive)

[yt]h6XrSj0bpfw[/yt]

4. Daniel_PS

Daniel_PS Usuário

22 Fev 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0

Desistiu da caixa preta?? :lol: Eu sabia q aquela B O S T A viria bugado, vai levar um bom tempo pra q aquela porcaria preta fique 100% :feliz: o SEMP que tenho aqui ta funcionando que é uma beleza (y) sem problema nenhum

5. Guto Pereira

10 Jan 2008
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    38
    Pô rapaz, ainda bem que consegui cancelar a compra antes do Fujioka me mandar, se não gastaria frete de bobeira... Coloquei minhas fichas na caixa preta e me fufú... O Doritos afirmou que funcionava todas as resoluções pela saida video componente e no fim não é isso que rola. E o Doritos veio agora dizer que esse bug é velho, o engraçado é que ele nunca reportou o tal bug e nem eu vou esperar eles arrumarem o problema e ficar um tempão vendo por video composto, ninguém merece!!!

6. Hinotori

Hinotori Usuário Ativo

10 Jan 2007
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    36
    Guto,

Lendo o manual aqui (é dos dois modelos) acho que não é necessário abrir um tópico separado. Os dois são iguais em menu, com excessão que o 2007 não apresenta o menu de seleção de saída de aúdio digital (aparentemente ele não tem saída de aúdio digital) e não tem o menu de seleção de resolução e formato HD, só SD.... No resto é tudo idêntico.

Nas conexões a diferença é que o 2007 tem um conector a mais (a saída de RF modulada) e não tem HDMI, aúdio digital coaxial e aúdio digital óptico. Não tenho certeza se ele tem a Ethernet, mas hoje não faz diferença mesmo.... (y)

Em funcionalidades, menus, opções, etc... Deve ser igualzinho ao 2008, tanto que o manual é dos dois e só relata diferenças nesses pontos.

Logo, acho que é tudo o mesmo clube, 2007 e 2008, são todos idênticos salvo algumas conexões e limitações impostas pelo firmware.

7. Guto Pereira

10 Jan 2008
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    38
    Entendo o que vc diz, mas pelo menos eu não vi nenhum review detalhado no clube do 2008 e no titulo não consta o 2007. Por isso resolvi criar o post, afinal farei um review completo, com fotos de todos os menus, procedimentos, como rodar arquivos e tudo mais. Mas se o pessoal quiser deixar de lado, por mim tudo ok!!! NMHO acho que separar os clubes é melhor pois cada um discute o que lhe é pertinente, por mais semelhantes que eles sejam eles tem diferenças.

8. Sidney Ket

Sidney Ket Usuário

3 Fev 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Tenho o DC2007 é estou feliz com ele.

9. Thyago

Thyago Membro VIP

22 Jan 2006
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    36
    To no clube (y) , Aqui em Betim, MG 27 KM em linha reta da antena ta pegando 3 canais Rede TV, Record, e Globo, Com Sinal variando de 70% a 98% com qualidade sempre em 98% em uma antena VHF.

10. Rominger

Rominger Usuário Ativo

27 Mar 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    36
    Concordo com voce, o 2007 pode ser uma opcao para mim (inicialmente para a TV da casa mas depois repassa-lo para outra TV CRT menor) e so vejo os comentarios sobre o 2008. Como ainda nao lancaram o Proview simples, pode ser que resolva comprar o Semp 2007.

Se possivel, peco que faca uma analise sobre as imagens em 16:9 em CRT (tipo Formula 1 em SD wide e os programas em HD) e a questao da possibilidade de gravar as imagens em 16:9 em DVD.

Guto Pereira agradeceu.
  11. Paulocs

Paulocs Usuário

25 Dez 2007
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Eu acho bom falarmos do DC2007M separado do 2008 pois lá o pessoal só vai falar de uso de cabo HDMI e etc. aquí poderemos falar das coneçães de TV de TUBÃO, e até LCD pois liguei numa TV FulHD e não ficou nada ruim, a uma certa distância não dá nem pra notar que é só 480p, a imegem fica melhor que DVD com upscaling para 1080i com HDMI. (y)

12. Hinotori

Hinotori Usuário Ativo

10 Jan 2007
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    36
    (y)

Rominger, sobre 16:9 em CRT, tem alguns ajustes no conversor:

4:3 - Ele exibe a imagem em 4:3 mantendo o aspecto original, ou seja, em exibições Wide, ele insere as tarjas pretas
    4:3 Pan Scan - Ele exibe a imagem em 4:3 mantendo em tela cheia, e centralizando a imagem na área de interesse (o formato que uso na minha CRT)
    16:9 - Ele vai exibir a imagem em 16:9 ocupando a tela inteira, visualizando em um TV 4:3 ele vai simplesmente deformar a imagem (espichar)

Tem outras, mas essas são as mais úteis e que consegui entender eheheh

Então, ao meu ver, se você quer gravar a F1 você escolhe entre 4:3 Pan Scan e 4:3.... Se deixar em 16:9, imagino que o gravador não vai saber que o sinal é Wide e vai gravar como se fosse 4:3... A menos que ele tenha essa opção de gravar em Wide (sou meio ignorante com relação a gravador de dvd, então desculpe se é uma opção comum). Se gravar em 4:3 as barras vão estar presentes em qualquer TV... Mesmo vendo em uma TV Wide, no 4:3 pan-scan vai encher a tela mas em TVs Wide vai ficar com barras nas laterais... No 16:9 que não sei te responder como ficaria, aí vai depender de como o gravador vai indicar o sinal gravado...

13. arimar

arimar Usuário

16 Jun 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Tenho um DC2007 ligado ao gravador de DVD com HDD pelo cabo video componente.

Os DVD´s que consigo gravar tem a qualidade de DVD Comercial !

Show !!!

14. Rominger

Rominger Usuário Ativo

27 Mar 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    36
    O meu gravador (Panasonic ES-15) tem a opcao de gravar em 16:9, mas nao uso porque a TV (e a imagem) tem o formato 4:3 Pan Scan. Como as TVs de agora em diante serao sempre em 16:9, seria bom que qualquer programa que eu pudesse gravar a partir de agora (e que, logico, tenha essa possibilidade) tambem tivesse a possibilidade considerando que eu pretenda ve-lo em um futuro (espero que nao tao distante, he, he...)

A proposito, a minha TV (tambem Panasonic FX 29', notamos aqui um certo padrao :LOL:) tem a possibilidade de achatar as imagens, fiz o teste com os programas da DW que estao em SD Wide via TVA e funciona perfeitamente.

15. Hinotori

Hinotori Usuário Ativo

10 Jan 2007
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    36
    Legal, então acho que não vai ter problemas, basta deixar em 16:9 a imagem no conversor e configurar o gravador para gravar em 16:9. (y)

16. Rominger

Rominger Usuário Ativo

27 Mar 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    36
    OK, me veio uma duvida agora: o conversor pode gerar imagens 480p, o gravador de DVD pode gerar imagens em 480p, mas a TV so tem a opçao de 480i.

E possivel, ligando o conversor diretamente no DVD, gravar em 480p? (acho até que ja sei a resposta, mas nao custa perguntar)

17. Hinotori

Hinotori Usuário Ativo

10 Jan 2007
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    36
    Vai depender do seu gravador, se ele suportar 480p, ele pode gravar sim... Novamente, sou leigo em gravadores, os poucos que vi nem entrada componente tinham (ou seja, com certeza não suportam 480p pois precisa pelo menos uma conexão componente para 480p)... Uma consultada ao manual do seu equipamento vai lhe dizer isso, com certeza. (y)

18. Guto Pereira

10 Jan 2008
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    38
    Olha rapazes meu 2007 ainda não chegou, mas creio que chegue amanhã e saibam que assim que chegar eu prometo o Review completinho como citei na primeira página.

19. Guto Pereira

10 Jan 2008
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    38
    Peço aos colegas que tem pergil do Orktu que dêem uma força na comunidade que criei lá para os nossos conversores Semp Toshiba modelos 2007 e 2008 já que naquela midia eles estão descobertos, quase sem divulgação.

Aqui segue o link da comunidade: http://www.orkut.com.br/Community.aspx?cmm=64559621

20. arimar

arimar Usuário

16 Jun 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Gravador Pro tem entrada Video componente, grava até 720P.

O Problema é que a gravação para estes casos é em DVD-RAM, e acaba não ficando compatível com nada, só com ele.

Ou seja voce grava e assiste só nele....

Não sei porque isto.

Mas 480i pelo video componente, vindo do conversor já é bom para caramba !!!!

Compartilhar esta Página