Clube do Fiat Linea

Discussão em 'Mercado, Marcas e Modelos' iniciada por Tecno, 10 Out 2009.

1. Tecno

Tecno Usuário

17 Jun 2006
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Colegas,

Eu queria comprar um sedã com bom porta malas, motor flex, câmbio automático, itens de de conforto e que tivesse preço competitivo.

Do que testei e pesquisei, decidi pelo Linea Absolute pelo bom custo benefício que o carro entrega, com vários itens de conforto, acabamento e segurança de série nesta versão. (y)

Assim, retirei ontem da Concessionária Strada de BH/MG meu Linea Absolute 09/10 Prata com opcionais de Navegador GPS e Kit Parafusos Anti-Furto das rodas de liga leve aro 16".

As impressões que darei abaixo são pessoais, fruto do que estou vendo e experimentando nestes 2 dias com o carro, ok? :)

Na entrega do carro foram quase 1h 30min de explicações/demonstrações dele, mostrando o motor e compartimentos, itens de segurança, alavancas, botões e mais tempo ainda no quebra-gelo inicial da variada tecnologia da cabine, que engloba o piloto automático, rádio, computador de bordo A e B, o Blue&Me NAV, câmbio Dualogic e outros. Impressiona pelo requinte e sofisticação dos comandos (muitos de voz, e que bela voz feminina em português...) e qualidade do acabamento.

Além disso, recebi uma caixa com um presente de boas vindas do Clube L'Único (Clube Linea) + outro pacotasso de manuais/CD de demonstração numa bolsa de couro legal, instruções e coisas para ler não faltam. Ainda não consegui ler tudo, mas vou zerar até amanhã porque sou daqules que gostam de ler manuais...

Seguem impressões de algumas destas tecnologias:

Blue&Me NAV: O Blue Me acrescido do NAV é muito legal. Bastou registrar meu celular via Bluetooth para este sistema do carro imediatamente copiar não só minha agenda, como ultimas ligações feitas e recebidas já com os nomes dos meus contatos quase que instantaneamente! A recepção das ligações é ótima e atender ou fazer chamadas é muito simples e rápido! O navegador GPS também atende comandos por voz, registrando endereços, tipos de rotas etc, bem como indica o trajeto por setas e voz, tudo isso no painel central do carro.

Câmbio Dualogic: sempre quis ter um carro automático, mas tinha alguns receios de adaptação. Já conhecia o Civic automático e fiz test drive no Corolla SEG com o câmbio automático de 4 marchas e depois testei o Linea com o automatizado Dualogic de 5 marchas. Na minha opinião, o Dualogic foi bem melhor. Mudou as marchas mais suavemente, se adaptou ao meu estilo de dirigir e a facilidade de se optar por troca manual ou automática em qualquer momento com o carro em movimento é ótimo. Além disso, achei bem interessante que mesmo no modo automático posso sugerir uma mudança de marcha e o carro aceita (respeitando a rotação do motor), muito legal! Achei confortável, prático e eficiente este câmbio, com certeza vou me estressar muito menos agora no trânsito de BH...

Motor 1.9 Flex 16V: potente e com um ronco de carro esportivo muito legal, além disso achei o nível de ruído interno baixo tanto na cidade como estrada. Não fiz ainda medição de consumo, mas já li em vários lugares e em revistas especializadas que este motor é econômico. Na Quatro Rodas deste mês, a revista elogia o consumo do Linea num comparativo de sedãs automáticos (até 60.000) abastecido com gasolina com os seguintes números: 9,8 km/l na cidade e 12,8 km/l na estrada. No alcool, segundo a revista, os números são 6,6 km/l na cidade e 8,7 km/l na estrada, bastante razoável para um carro deste porte e motor flex.

Suspensão: pareceu-me muito bem acertada, regulada entre o conforto e a esportividade, transmitindo pouco as imperfeições do solo.

Porta-Malas: enorme, são 500L que sinceramente parece ainda maior ao vivo e a cores. Neste ponto, minha esposa e minha filha de 8 meses agradecem para levar a enorme quantidade de bagagens...:D

Dirigibilidade: sem dúvida outro ponto bastante positivo do Linea. O banco do carro (em couro nesta versão) praticamente abraça o motorista, que ainda tem na direção hidráulica (revestida em couro e com comandos do rádio/GPS no volante) uma ótima pegada com volante perfeitamente alinhado, além da comodidade do Câmbio Dualogic que particularmente gostei muito, tudo isso torna a condução do carro bem prazerosa.

Estou gostando muito do carro e recomendo aos interessados que façam o test drive para tirar suas próprias conclusões. Foi depois do test drive do Linea que fiquei muito tranquilo para tomar minha decisão e estou muito satisfeito até o momento com a compra.:p

Espero continuar assim até o final da garantia de 3 anos do carro, serão 24 meses para pagar o pequeno leasing que assumi e mais 1 ano para curtir o carro quitado antes da troca por outro novo! :D hehehehehe, com manutenções em dia e a benção de Deus assim será!

Abraços,
    Tecno(y)

2. Mack

Mack Usuário Ativo

27 Mar 2006
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    36
    Párabens pela compra Techno.

Eu tinha um certo preconceito com o carro pelo tamanho e o preço q foi proposto no inicio das vendas, mas com certeza é um belo carro, bom divertimento com o novo briquedo.(y)

3. arielcs

arielcs Musica de Qualidade

19 Jul 2004
    Obrigados:
    11
    Troféus:
    38
    Conseguiu bom preço ?

4. Tecno

Tecno Usuário

17 Jun 2006
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Valeu Mack, estou curtindo mesmo o carro! Hoje fui com a família passear no shopping e testei pela 1ª vez o piloto automático (cruise control) no Anel Rodoviário de BH. Nunca tinha usado esta tecnologia, foi minha primeira experiência com o piloto automático e achei muito legal! Que barato o carro manter a velocidade desejada, você só fica guiando e curtindo... hehehehe :D

Arielcs, consegui sim! Com os opcionais que citei o carro (faturado antes da alta do IPI) saiu por R$ 62.500, porém recebi ainda um "pacote extra" de vantagens da Concessionária para fechar com ela que incluiu emplacamento total com seguro obrigatório e IPVA 2009 pagos (proporcional Out/Nov/Dez) por volta de R$ 650,00 + película 3M (R$ 200,00) + tanque cheio (R$ 70,00, que lógico mesmo com alcool não enche o tanque... rs) que somados quase dão R$ 1.000.

Portanto, na prática, o carro saiu por volta de R$ 61.500. :)

Abraços,
    Tecno(y)

5. Hélder

Hélder Usuário Ativo

29 Jul 2002
    Obrigados:
    5
    Troféus:
    38
    Prezado Tecno,

parabéns pela aquisição.

Considerando o preço praticado, a infinidade de itens de conforto e comodidade e ainda algumas características técnicas (excelente ergonomia e posição de dirigir, suspensão muito bem acertada, etc), também considero o Linea Absolute uma ótima opção.

Vale mencionar que o seguro também é muito barato.

Hà meses atrás estive pesquisando bastante e também acabei optando por um (Tjet, no meu caso).

Parabéns e agora é aproveitar bastante o caso.

6. Tecno

Tecno Usuário

17 Jun 2006
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Hélder,

Obrigado, estou curtindo o carro e muito satisfeito mesmo com o custo-benefício dele! (y)

Sobre o seguro, você tem toda razão e eu havia esquecido de comentar. Para um carro OKm acima de R$ 60.000, com vários itens de série de conforto, segurança e tecnologia nesta versão, paguei R$ 2.600 no Seguro esta semana, colocando 105% da Tabela FIPE + cobertura completa de vidros/lanternas + carro reserva + reboque distância até 400Km.

Só como comparação, no meu carro anterior, um Peugeot 307 07/08 (versão de entrada) paguei R$ 2.000 de seguro na renovação em Ago/09 quando o carro valia na Tabela FIPE por volta de R$ 41.500 (hoje vale R$ 40.000), ou seja, diferença de R$ 600,00 no valor do seguro para um carro que custa R$ 22.500 a menos do que o valor do carro que negociei, que pode ser ainda maior sobre o valor de venda do Linea Absolute hoje com a alta do IPI...

Portanto, o seguro do Linea é de fato muito barato, mesmo fora desta comparação citada como exemplo. É sem dúvida outro ponto positivo deste carro.:aplauso:

Abraço,
    Tecno(y)

7. arielcs

arielcs Musica de Qualidade

19 Jul 2004
    Obrigados:
    11
    Troféus:
    38
    Valeu Tecno, parabens pelo carro :aplauso:(y)

8. Hugo_Rafael

Hugo_Rafael Usuário

14 Dez 2005
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Tecno, parabéns pela aquisição, aproveite bastante!

O preço acho bastante interessante nessa classe de veículos, completíssimo, com as vantagens de 3 anos de garantia total e do l'unico (pegam o veículo em casa pra fazer revisão, etc...) garantem ser uma ótima opção nesse mercado, sendo que os interessados devem fazer um TEST-DRIVE antes de decidir qualquer compra.

Continue postando as suas impressões ao longo do tempo aqui!!!

abraço

9. helder ribeiro

helder ribeiro Usuário

23 Ago 2009
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    poxa eu então não dei sorte nos lineas no qual eu fiz test-drive,esse cambio dualogic nos que eu testei sinceramente uma piada,o acabamento desse carro eu achei tosco,impressionante como a fiat teve coragem de colocar um carpete daqueles dentro do carro;outra coisa achei o isolamento acustico terrivel tbm,o preço é bom até pq não poderia ser diferente,talvez eu seja criterioso demais por ser acostumado com civic e corolla,agora com relação city e polo ele é melhor.:concordo:

10. Ramiel

Ramiel Usuário

18 Mar 2009
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    vc tá falando do civic q nem forração na tampa do porta-malas tem?

11. Thyago

Thyago Membro VIP

22 Jan 2006
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    36
    tem não ?

12. AsdfTurbo

AsdfTurbo Usuário

2 Mai 2009
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Parabéns por testar os veículos antes de adquirir. Isso já é um triunfo.
    Brasileiro muitas vezes decepciona por simplesmente rotular as coisas, sem nem testar. Não estou dizendo que o Linea é o melhor: estou dizendo para testá-lo, como você fez.
    Parabéns pela compra e bom uso.

13. Ramiel

Ramiel Usuário

18 Mar 2009
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    no lxs não tem, no exs tem. o único detalhe é q o exs custa o mesmo q o fusion ou o jetta.

14. Márcio

Márcio Usuário

30 Mai 2002
    Obrigados:
    8
    Troféus:
    0
    O que é isso Ramiel?
    Exigir cobertura de porta malas de um carro barato como o civic lxs?
    :ataque:

15. giorgis

giorgis Usuário Ativo

20 Jun 2003
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    36
    Não tem na tampa, mas tem em todo o interior da mala. Cobertura na tampa para que? Isolar o barulho do subwoofer? Porque isolamento térmico nenhum tem.

16. Márcio

Márcio Usuário

30 Mai 2002
    Obrigados:
    8
    Troféus:
    0
    Giorgis, é uma demonstração de cuidado no acabamento, geralmente carros de padrão razoável possuem, tanto é verdade que o modelo top possui esta cabertura.
    Mas é compreensível já que o exs eles tem uma margenzinha um pouquinho maior, então comporta a forração.

17. Franciskano

Franciskano Usuário

18 Nov 2006
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Peraí, no Civic LXS não tem nada cobrindo a lataria? Nem carpete nem plástico? Fica aqueles buraco no metal aparecendo?

Alguém que tem pode tirar uma foto? Estou curioso.

18. giorgis

giorgis Usuário Ativo

20 Jun 2003
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    36
    Tiro para você amanhã e posto aqui, ok?

19. Hélder

Hélder Usuário Ativo

29 Jul 2002
    Obrigados:
    5
    Troféus:
    38
    Outro sinal de economia "porca" é esse arco metálico aí da articulação do porta-malas... além de feia, ocupa espaço no (reduzido) porta-malas e ainda amassa as malas mais altas...

Pelo que sei, com exceção de Civic e Corolla, todos os demais sedãs médios têm articulação pantográfica... vejam aqui:

http://www2.uol.com.br/bestcars/comp4/pallas-linea-focus-corolla-5.htm

20. geraaraujo

geraaraujo Usuário

19 Set 2006
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    16
    Bem neste fim de semana passado troquei meu carro alugado na Localiza (Logan Expression 1.6) por 01 Linea HLX mecanico. Por sorte o carro estava 0 km era a primeira locacao.
    Minha intenção era avaliar o carro. Não estou pretendendo trocar de carro no momento, pois estou com 02 veiculos novos em casa.
    Minha impressão foi bastante positiva. Achei o acabamento do carro muito bom, posição de dirigir excelente, motor meio devagar ate 2000 RPM, mas depois o bicho acorda e anda muito. O volante tem uma ótima empunhadura. O computador de bordo bem completo, bom espaço na frente e nem tanto atrás.
    O consumo andando na cidade foi em torno de 7,0 km/l de álcool e andando chutado.
    Pelo preço praticado neste carro no mercado, acho um excelente custo beneficio. Gastar mais grana para comprar o tal Honda City e sua curva ridícula de torque so mesmo brasileiro pra isso, mas fazer o que tem gosto pra tudo.
    O grande problema deste carro vai ser a imagem da Fiat neste segmento, pois ela pisou feio na bola com o Tipo, Tempra e Marea. Não adianta você trazer um motor muito moderno como era o 2.4 20V do Marea e colocar troca de óleo semi-sintetico a cada 20.000 km como era o caso, so poderia dar no que deu. Foi burrice dela mesma. Todo mundo elogia a durabilidade do motor do Corolla, mas a troca de óleo dele e a cada 5.000 km, Civic a cada 10.000 km. Os japas não são bobos, sabem a ***** de combustível que temos no Brasil.
    Se fosse comprar 01 carro novo hoje este carro seria minha primeira opção, mesmo sabendo que a revenda no futuro ser problemática. O carro vale muito a pena, pelo preço praticado no mercado, não o sugerido de fabrica.

Compartilhar esta Página