Clube do foobar2000 MQ

Discussão em 'HTPCs e Media Centers' iniciada por MarcosQui, 16 Abr 2010.

1. MarcosQui

MarcosQui Usuário Ativo

24 Out 2005
    Obrigados:
    7
    Troféus:
    38
    Caros colegas, o foobar2000 todos já conhecem, oque eu trago é uma versão modificada, o foobar2000 MQ, que foi otimizado tanto em aparência como funcionalidade.

Não se trata de uma skin, usei alguns plugins e scripts que possibilitaram melhorias na interface mantendo a originalidade do programa, assim apesar das otimizações o foobar2000 continua leve e estável, fazendo pouco uso de CPU e memória.

A versão é Portable, ou seja não é necessário instalar nada, basta copiar a pasta para qualquer lugar em seu computador e executar diretamente o arquivo foobar2000.exe.

A vantagem é que, mesmo quem já tem o foobar instalado pode testar esta versão, o foobar MQ não vai interferir na sua instalação original, se não gostar basta deletar e pronto.

NOVO !

FOOBAR2000 MQ - BLACK 1.0

Um novo player, as principais diferenças em relação do foobar2000 MQ - Grafite são:

- interface remodelada, novas cores e fontes.
    - playlists mais detalhadas e melhor organizadas.
    - exibição da capa do disco maior.
    - miniplayer; agora o foobar2000 MQ também um miniplayer que pode ser arrastado para qualquer lugar que você queira, basta minimizar o player principal para ter acesso ao miniplayer.
    - volume onscreen.
    - versão widescreen e também fullscreen.
    - várias correções e implementações.

A aparência final é esta:

E aqui o miniplayer:

Vou detalhar a parte gráfica:

1 - Lista da sua biblioteca, pode ser exibida por estrutura de pastas, artistas, gêneros e etc...
    2 - Botão de Menu e Mídia. Estes botão levam as opções de menu comum e também a um atalho personalizado para o site ShoutCast. Também é possível acessar sua página pessoal da Last.fm. (para maiores detalhes veja DICAS DE USO mais abaixo).
    3 - Lista de reprodução com exibição da capa do disco. A lista de reprodução é dividida em três partes:
    a - Rádios Online - Para armazenar suas rádios do ShoutCast. (para maiores detalhes veja DICAS DE USO mais abaixo).
    b - Seleção da Biblioteca - Como o próprio nome sugere, qualquer seleção que fizer na sua biblioteca vai automaticamente para esta lista.
    c - Temporário - Qualquer música avulsa que abrir pelo Explorer por exemplo vai automaticamente para esta lista.
    obs. esta lista só aparecerá quando executar uma música avulsa pela primeira vez.
    4 - Acesso rápido as playlists, incluíndo a quantidade de ítens em cada uma.
    5 - Imagens do artista ou álbum. (para maiores detalhes veja DICAS DE USO mais abaixo).
    6 - Detalhes da artista, música e álbum em execução.
    7 - Seleção de abas, a primeira mostra a biografia do artista, a segunda a letra da música e a terceira o detalhes do arquivo.
    8 - VU analisador de nível do nível de áudio.

LINKS PARA DOWNLOAD:

foobar2000 MQ - Black v1.0 - Fullscreen

foobar2000 MQ - Black v1.0 - Widescreen

COMO INSTALAR:

- A versão completa do foobar2000 MQ inclui todos os componentes necessários para uso.
    - Instale a fonte incluídas na pasta 'Fontes'.
    - Execute o arquivo foobar2000.exe que fica dentro da pasta foobar2000 MQ - Black.

FOOBAR2000 MQ - GRAFITE 1.2

O Mod Grafite foi otimizado para se usar no HTPC com Windows 7 e resolução FullHD 1920x1080. O tamanho das fontes e cores podem variar caso você use uma resolução diferente ou Windows diferente.

A aparência final é esta:

Vou detalhar a parte gráfica:

1
    - Lista da sua biblioteca, pode ser exibida por estrutura de pastas, artistas, gêneros e etc...
    2 - Botão de Menu. Este botão leva a um atalho personalizado para o site ShoutCast. Também é possível acessar sua página pessoal da Last.fm. (para maiores detalhes veja DICAS DE USO mais abaixo).
    3 - Lista de reprodução com exibição da capa do disco, agrupada por álbum ou artista. A lista de reprodução é dividida em três partes:
    a - Rádios Online - Para armazenar suas rádios do ShoutCast. (para maiores detalhes veja DICAS DE USO mais abaixo).
    b - Seleção da Biblioteca - Qualquer seleção que fizer na sua biblioteca vai automaticamente para esta lista.
    c - Temporário - Qualquer música avulsa que abrir pelo Explorer por exemplo vai automaticamente para esta lista.
    obs. esta lista só aparecerá quando executar uma música avulsa pela primeira vez.
    4 - Exibição do nome do artista, música e álbum em execução.
    5 - Detalhes da música em execução.
    6 - Analisador de nível das faixas de frequência.
    7 - Biografia do artista em português e também artistas similares ao mesmo.
    8 - Letra da música.
    9 - Imagens do artista ou álbum. (para maiores detalhes veja DICAS DE USO mais abaixo).
    10 - Detalhes da reprodução, como endereço do local do arquivo e volume.

Na parte áudio os detalhes são:

1 - Suporte aos plugins do WinAMP.
    2 - Plugin Enhancer incluido no pacote. (para maiores detalhes veja DICAS DE USO mais abaixo).
    3 - Vários presets de equalização. (para maiores detalhes veja DICAS DE USO mais abaixo).
    4 - Suporte ao formato DTS.
    5 - Suporte ao formato AC3.
    6 - Suporte ao formato Monkey audio - APE.
    7 - Suporte ao tipo de saída WASAPI do Windows.
    8 - Suporte ao tipo de saída ASIO.

Log de alterações:

VERSÃO GRAFITE 1.0

1 - Primeiro build baseado no foobar2000 versão 1.0.2.1.

VERSÃO GRAFITE 1.1

1 - Atualização do programa foobar2000 para a versão 1.0.3.
    2 - Atualização do plugin AC3 para a versão 0.9.5.
    3 - Inclusão do nome do artista na barra de título.
    4 - Alteração do tamanho da coluna 'duração' afim de evitar cortes no texto.
    5 - Alteração do número de imagens exibidas do artista, 3 para 5.
    6 - Remoção do artwork para Rádios Online.

VERSÃO GRAFITE 1.2

1 - Atualização do plugin Columns para a versão 0.3.8.6.7.

LINKS PARA DOWNLOAD:

foobar2000 MQ - Grafite v1.2 Atualização

COMO ATUALIZAR:

- A versão de atualização não inclui fontes e Playlists.
    - Para usá-la basta descompactar sobre a sua versão do foobar2000 MQ existente.
    - Configurações pessoais serão perdidas.

foobar2000 MQ - Grafite v1.2 Completo

COMO INSTALAR:

- A versão completa do foobar2000 MQ inclui todos os componentes necessários para uso.
    - Instale as fontes incluídas na pasta 'Fontes'.
    - Execute o arquivo foobar2000.exe que fica dentro da pasta foobar2000 MQ - Grafite.

DICAS DE USO:

Rádios Online:

1 - ShoutCast - Para sintonizar gratuitamente basta abrir o site www.shoutcast.com/ e escolher entre os gêneros das centenas de rádios disponíveis. Para ouvir basta arrastar o botão "TUNE IN!" para lista "Rádios Online" ou então clicar no botão e associar o foobar2000.exe como reprodutor padrão para arquivos *.pls.
    Se você clicar em um link *.pls estando o foobar2000 definido como reprodutor padrão, o link irá para a lista de reprodução "Temporário". Para copiar o link para a lista de reprodução "Rádios Online" clique com botão direito sobre o nome da rádio/Properties/Properties e copie o endereço do link. Vá a lista de reprodução "Rádio Online", tecle Ctrl+U, cole o endereço e tecle Enter. O ítem vai para o final da lista.

2 - Last.fm - É possível usar gratuitamente por 30 dias, após este período é necessário fazer uma assinatura, mais detalhes no site http://www.lastfm.com.br/

Botão de menu - Clicando com o botão direito do mouse é possível escolher entre Compact menu e Full menu. O modo Full menu mostra um menu parecido com o menu padrão do foobar, já o modo Compact menu traz algumas facilidades para usar as rádios on-line. É possível também acessar sua página pessoal da Last.fm entre outras opções.

Imagens do Artista ou Álbum - Para alternar entre os modos clique duas vezes sobre a imagem. O banco de dados é provido pela Last.fm, em cerca de 90% dos casos as imagens do artista aparecem corretamente, já para o álbum é raro aparecer algum, de qualquer maneira é vital que o ID3 tag da música esteja correto e é claro, seu micro precisa estar conectado na internet.

Plugin Enhancer
    - É um plugin DSP que eu gosto muito, traz vida nova para músicas antigas.
    Para usá-lo é preciso carregar o plugin WinAMP DSP Manager nas opções de Playbak/DSP Manager e depois indicar o caminho para o enhancer.dll, pasta "enhancer" que fica no mesmo local do foobar2000 MQ.
    obs. este plugin pode causar erro de carregamento caso você esteja com o UAC ativado no Windows Vista ou Windows 7.

Equalizador e Presets
    - Você pode fazer uma equalização pessoal ou então carregar um das configurações pré-definidas, pasta "equalizer presets" que fica no mesmo local do foobar2000 MQ.

Existem alguns pormenores que vocês vão descobrindo com o uso, espero que gostem.

(y)

2. MarcosQui

MarcosQui Usuário Ativo

24 Out 2005
    Obrigados:
    7
    Troféus:
    38
    Ué, ninguém gostou... nenhum comentário... nem para dizer que ficou muito ruim. :)

Sugestões e críticas são sempre bem vindas, só assim dá para melhorar oque foi feito. (y)

Abraços.

3. placard

placard High

29 Mai 2008
    Obrigados:
    32
    Troféus:
    48
    Se eu ao menos tivesse visto... :)

Gostei muito! Eu só uso o fb2k, até pra converter músicas de um formato pra outro! é um canivete suíço. O programa é genial... rápido, simples, sem frescura e.... muito feio! Eu não ligo muito pra aparência, mas tudo tem limite! :D Isso é muito bem vindo.

Isso provavelmente não funciona em ambiente de multi-usuário, certo? Digo porque um dos computadores que uso é compartilhado entre vários usuários, e seria interessante que todo mundo tivesse acesso a isso (com suas próprias configurações), já que eu queria evitar que as pessoas usassem o WMP aqui. Claro que cada um pode ter sua própria versão portátil... mas não seria a melhor opção.

[']s

4. MarcosQui

MarcosQui Usuário Ativo

24 Out 2005
    Obrigados:
    7
    Troféus:
    38
    placard, funciona para multi-usuário sim e é extremamente simples, você pode criar quantas pastas do foobar2000 MQ quizer, cada uma delas vai abrir de forma independente.

Vamos supor que você queira deixar tudo "meio configurado" como saída de áudio, plugins e etc... Para isto você personaliza uma cópia apenas que seria a base padrão, depois faz várias cópias, uma para cada usuário só substituindo as Playlists. (y)

ah, e obrigado pelo comentário. (y)

.

5. placard

placard High

29 Mai 2008
    Obrigados:
    32
    Troféus:
    48
    Sim, pois é... foi apenas curiosidade... se tinha algum jeito de não precisar duplicar as pastas para cada usuário. Mas 12mb não é absolutamente nada.

Nesses minutos, fiquei usando mais, vendo o que foi adicionado a mais... realmente, ficou ótimo. Letras puxadas da internet automaticamente... imagens. Até em shoutcast, pelo menos quando a rádio faz a parte digital do serviço direito...

Já tinha visto muitos "skins" do fb2k... mas de agora em diante usarei sua versão com certeza. (y) (y)

[']s

ps.: dei uma verificada aqui no registro... e realmente, nenhuma sujeira deixada no sistema caso precise apagar (não serve pra mim :D). Quem quiser só testar terá paz de espírito!

6. MarcosQui

MarcosQui Usuário Ativo

24 Out 2005
    Obrigados:
    7
    Troféus:
    38
    Esta é a vantagem da versão Portable, não gostou basta deletar e tudo fica como era antes. :concordo:

Se houver aprovação, este é o primeiro de muitos builds, se tiverem alguma sugestão de plugins, cores e etc... fiquem a vontade para comentar.

(y)

7. Alex Tanski

Alex Tanski Everybody lies

24 Jul 2006
    Obrigados:
    14
    Troféus:
    38
    Bom, eu só usei o foobar e pela primeira vez, semana passada qdo tive que converter um flac para mp3, ainda sou usuario da epoca do winamp pois só preciso de um player simples e pequeno para ficar rodando minhas mp3 esporadicamente no pc, mas vou baixar aqui e testar uma hora dessas, conforme mudo minha opinião e de player :D

vlw marcos pela versão

(y)

8. Mario_Fpolis

Mario_Fpolis Usuário Ativo

1 Abr 2003
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    36
    Gostei da idéia, Marcos.

Já sou usuário do foobar, mas acho que vou usar tua versão para testes por aqui. Se algo der muito errado, é só apagar, certo?

Boa idéia!(y):aplauso:

9. MarcosQui

MarcosQui Usuário Ativo

24 Out 2005
    Obrigados:
    7
    Troféus:
    38
    Alex, a intenção do foobar2000 MQ é exatamente esta, ser completo e simples ao mesmo tempo.

Se você deixar o player maximizado verá a interface mostrada nas fotos acima, se deixar em segundo plano e estiver usando Windows 7 ele ficará em miniatura na barra de tarefas, ali terá acesso aos botões de comando mais comuns. Se minimizar ele vai para o tray, mais escondido que isto é impossível. (y)

counterparts
    , acredito que não tenha oque dar errado, mas der por algum motivo, neste caso é DEL e ponto final, como citou o placard, sem sujeira no registro, sem dor de cabeça. ;)

Abraços.

10. Mario_Fpolis

Mario_Fpolis Usuário Ativo

1 Abr 2003
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    36
    Não, meu caro Marcos, EU é que vou usar a versão portable para uns testes malucos aqui que não quero fazer com a versão instalada e rodando direitinho que tenho do foobar!!!

Quero brincar com drives diferentes e soluções mais malucas, uns testes doidos, enfim, que tenho medo de não conseguir reverter na minha instalação do foobar, ok?

E grato de novo pela idéia.

11. MarcosQui

MarcosQui Usuário Ativo

24 Out 2005
    Obrigados:
    7
    Troféus:
    38
    Mário, a versão portable não interfere na sua instalação original do foobar, para isto você vai descompactar a versão portable em outro diretório ou outra pasta, neste caso o seu foobar instalado não será alterado.

A única coisa que eu percebi aqui foi um problema com as associações de arquivo, se vai apenas fazer testes sem compromisso não associe os arquivos de áudio com a versão portable do foobar. Se associar os arquivos e depois ficar mudando muito o foobar de local ele some da reprodução automática do Windows, mas também não é nada que não dê para resolver facilmente.

(y)

12. Volnir

Volnir KING OF BASS

28 Nov 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    16
    Show de bola! (y)

Som na caixa! :LOL:

13. MarcosQui

MarcosQui Usuário Ativo

24 Out 2005
    Obrigados:
    7
    Troféus:
    38
    Caros colegas , saiu a primeira atualização do foobar2000 MQ - Grafite.

1 - Atualização do programa foobar2000 para a versão 1.0.3.

2 - Atualização do plugin AC3 para a versão 0.9.5.

3 - Inclusão do nome do artista na barra de título.

4 - Alteração do tamanho da coluna 'duração' afim de evitar cortes no texto.

5 - Alteração do número de imagens exibidas do artista, 3 para 5.

6 - Remoção do artwork para Rádios Online.

Mais detalhes e links no primeiro post.

Abraços. (y)

14. Alex Tanski

24 Jul 2006
    Obrigados:
    14
    Troféus:
    38
    Opa, nem consegui testar ainda e ja saiu atualização :D

mas vou testar ja a versão nova essa semana pois fds quero usar ele numa festinha que vou fazer aqui em casa :D

Marcos, ele tem um sistema de normalização de faixas/volume bom? pois sempre tem umas musicas antigas bem mais baixas que umas novas ou vice versa

(y)

15. MarcosQui

MarcosQui Usuário Ativo

24 Out 2005
    Obrigados:
    7
    Troféus:
    38
    Alex, aqui é assim mesmo, a fábrica não para :D, inclusive já estou trabalhando no foobar2000 MQ - Black... aguardem.

Sobre o volume, por padrão o foobar2000 tem o ReplayGain que escaneia as músicas e faz uma normalização do nível de áudio, faixa por faixa ou álbum por álbum. Funciona bem. (y)

Abraço.

16. Alex Tanski

24 Jul 2006
    Obrigados:
    14
    Troféus:
    38
    Opa, blz então, dei uma testadinha agora a pouco e gostei que ele abre super rápido e ja continua tocando de onde parou sem precisar dar play nem nada :D

Notei que no seu aparece as musicas na aba esquerda, aqui fica sem nada, teria como deixar ali tbem todas as musicas da pasta que esta tocando? "acho" que talvez fica mais rapido o acesso a todo conteudo dela que pela aba central onde aparecem todas infos

(y)

17. MarcosQui

MarcosQui Usuário Ativo

24 Out 2005
    Obrigados:
    7
    Troféus:
    38
    Alex, a área da esquerda é sua biblioteca de músicas, vá na aba Library, Configure e Add.

Basta indicar o local onde estão todas as músicas que ele vai adicionar tudo em forma de estrutura de pastas como no Explorer; Dependendo da quantidade de arquivos pode demorar um pouco até que as músicas apareçam na lista.

Depois disto quando você seleciona uma música ou álbum na esquerda ele automaticamente aparece na Playlist "Seleção da Biblioteca".
    Não tem como ser mais fácil e prático penso eu.

Qualquer dúvida ou sugestão fique a vontade para divulgar. (y)

Obs importante para todos:

Após ver esta screen que o Alex postou percebi que algumas coisas estão fora do lugar, culpa minha por ter fechado o build em monitor "quadrado".. :idiota: portanto estarei retirando os builds do ar momentaneamente e retornarei a noite, não é nada demais mas não vou deixar assim.

Desculpem o transtorno.

.

18. dj barlary

dj barlary Usuário

17 Mar 2004
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    16
    kd tb quero um!!!(y)

abç

19. MarcosQui

MarcosQui Usuário Ativo

24 Out 2005
    Obrigados:
    7
    Troféus:
    38
    Pessoal, três coisas:

- O Google Code está em manutenção até amanhã (quarta) então não posso ativar o download até lá.

- O build 1.1 estava correto, penso que o Alex está usando uma resolução diferente da padrão 16:9, por isto eu achei que as coisas estavam fora de lugar.

- Aproveitando a deixa o foobar2000 MQ ganhou mais uma atualização de ontem para hoje, então assim quando eu relançar já será o build 1.2.

Abraços. (y)

20. Alex Tanski

24 Jul 2006
    Obrigados:
    14
    Troféus:
    38
    Aqui uso 16:10 (1680x1050) no pc, derepente foi isso :D

no aguardo da 1.2

Ah, qto a biblioteca, eu tinha só ido em FILE e adicionado a pasta, por isso só aparecia no centro as musicas :D

(y)

Compartilhar esta Página