Clube do HTPC & HTPC Gaming

Discussão em 'HTPCs e Media Centers' iniciada por IIIDoug, 7 Jul 2014.

1. IIIDoug

IIIDoug Usuário Ativo

932 174 43

Desde 11 Fev 2014
    Belo Horizonte
    HTPC
    Um Home Theater Personal Computer é um computador pessoal, utilizado para experiências multimídia de alta definição. É também uma convergência entre funções de reprodução em uma única máquina, possibilitando transmissão de vídeos, músicas, fotos e jogos em televisores high definition.

Muitos tem uma extrema dificuldade em saber como montar um HTPC com preço acessível, de qualidade e realmente funcional. Eu era um destes, até mês passado resolver entrar de cabeça em um projeto destes. Por fim acabei lembrando que sou pobre, e mesmo o projeto final ficando um um preço "em conta" ainda não consegui dar início ao processo. Mas como gosto de compartilhar as coisas que penso e projeto, estou aqui para passar algumas dicas para aqueles que querem montar um HTPC.

1. "Porque não posso pegar um PC velho e simplesmente usá-lo como HTPC"?
    É simples: Não é funcional. Ou seja: Ninguém quer um trambolho de um PC velo exposto na sala (Ainda que seja no seu quarto). "Ah mas eu posso esconder dentro de um armário ou coisa do tipo". Tudo bem, mas se prepare para enfrentar problemas de super aquecimento, que só irá gerar barulheira infernal de coolers. Quer dizer, um HTPC tem que ser usual e prático. Um gabinete comum é grande, pesado, nada bonito (especialmente os antigos). Um HTPC tem que ser bonito, com um design bacana, compacto e silencioso. Se você quer algo de real qualidade, jamais estará satisfeito com deu Pentium 4. Dá pra usar? Dá, mas não é legal. (E sem falar em questão de Hardware, máquinas antigas dificilmente rodam 1080p lisinho sem um upgrade).

2."Ok, então me fale o que devo comprar".
    Vamos lá então, depois de muita pesquisa cheguei aos seguintes itens:

- Placa mãe
    A placa mãe precisa ser uma MINI-ITX. Porque? Pelo motivo óbvio: Elas são pequenas. Mais precisamente elas tem 17cm x 17cm. Pegue a régua e veja você mesmo. E aqui começa o principal problema de ser brasileiro: Preço e oferta. A maioria dessas placas, apesar de seu padrão, aqui no Brasil são caras (~R$350) e difíceis de encontrar. Especialmente aquelas que possuem processador "offboard", pois assim ainda terá o custo do mesmo.
    Porém, existe uma que encontrei que parece ser uma salvação. Ela possui processador onboard, e é ideal quando se quer algo compacto:
    A Intel j1800: Asus e MSI (~R$239,00)
    Elas são compactas, baratas, Sata e USB 3.0, SAÍDA HDMI (o que extremamente importante), e o principal benefício: O Processador Intel J1800 que possui um consumo extremamente baixo e inacreditável de 10W! Por este motivo não necessita de Cooler, o que o torna tudo mais compacto. Na descrição do Processador você pode ver que ele é um Celeron Dual core 2.4mhz. Aqui você pode ler (em inglês) uma discussão e análise sobre este tipo de processador e seu poder em rodar vídeos em 1080p. Ou seja, ele é o ideal!

- Memória ram (~R$ 300,00)
    Existem opções no ML que vem com memória Ram, basta procurar. Porém o ideal é fazer uma real pesquisa em relação a memórias para este placa. Ela tem 2 slots e não se esqueça que não são DDR3 comuns (SDRAM), mas sim SODIMM que são as mesmas utilizados em Notebooks. Recomendaria memórias de 1600mhz. Procure as que possuem latências 9-9-9-24 que são as melhores em custo benefício.

- Gabinete e Fonte (~R$ 100,00)
    Bom, estes dois itens tem que caminhar juntos. E vão existir duas opções: Uma brasileira e outra que deverá ser importada.
    No Brasil, achei apenas um único modelo (na internet) de gabinete ITX realmente compacto, que não pareça tanto com um computador. Ele até que é bonito e possivelmente é leve: Mini ITX Coletek O mesmo vendedor tem opção que já vem com fonte, sendo esta também de padrão ITX. Como a placa tem pouco consumo, creio que qualquer fonte simples seja suficiente. Esta é uma opção brasileira, do tipo dar um jeitinho. Porque na real o suprasumo seria esta que não achei no brasil: No Aliexpress. Este sim é lindo! É simplesmente perfeito, compacto e ideal. Custa apenas $24,74 Dólares.
    Caso opte por este, você deve estar pensando: Onde eu enfio a fonte? Aqui que entra um dispositivo fantástico: Um adaptador de fontes comuns de Pc, para fontes de 12w estilo aquelas para Notebook. Ela suporta 200W o que é mais que suficiente e realmente tornará o HTPC leve, compacto e silencioso. Você encaixa ela normalmente nos pinos da placa mãe, ela tem uma saída para o HDD e pronto. Creio que seja a melhor opção até mesmo pelo preço! (Existem opções de gabinetes que já vem com este dispositivo (fonte), procure no Ali Express.

- HDD (~R$200,00)
    Se for optar por um case compacto, HD de notebook é a melhor opção por ser menor. Apesar de serem de baixa rotação (5.400) e consequentemente de menor velocidade de leitura e gravação, creio que não interfira no que realmente desejamos. A capacidade de armazenamento fica a seu critério, apesar de eu achar bobeira guardar vídeos/filmes que você já viu.

- Periféricos
    Aqui entra uma parte interessante. Para que tudo funcione de maneira realmente usual, você vai querer estes:
    > Adaptador Wireless USB (R$42,90) Para não depender de cabos.
    > Controle Remoto USB (R$19,88) Extremamente usual. Há vídeos mostrando que realmente são bons.

Basicamente com estes itens você terá um HTPC usual em mãos. Gastando apenas: ~R$ 900,00, talvez um pouco menos se pesquisar (saí pegando os primeiros links). Não é muito se for pensar bem em alguns com muito menos recursos sendo vendidos por aí.
    Existem opções baratas de MiniPc's a uma média de R$250,00 onde você apenas gastaria com mais um HD totalizando R$500.
    Mas aqui vem os problemas que concluí ao se utilizar estes dispositivos (isso inclui o Raspberry Pi):
    Você estará limitado a sistemas Linux ou Android (no caso dos mini pcs). Ou seja: Nada de Netflix, não de maneira usual e prática. Estará limitado aos aplicativos destes sistemas e o Android x86 (que é o dos mini pc's) é cheio de falhas e erros e estes eu já teste. Enfim, você ficará limitado, com um HD externo pendurado a ele e com pouca interação. Não acho bacana.

- A interface
    > Instale o XBMC. É um programa muito bom utilizado para assistir e organizar bibliotecas de filmes, vídeos e música.
    > Instale qualquer outro programa ou aplicação para vídeos, músicas, imagens ou seja lá o que for. Até mesmo Emuladores de consoles antigos é bacana colocar.

- Personalização

http://www.htforum.com/forum/threads/personalizando-um-htpc.243033/

Enfim, é isto. Espero que possa ajudar e dar algumas ideias boas para aqueles que querem montar este tipo de sistema.
    Lembrando que sou apenas um pesquisador amador dessas coisas. Claro que não testei ainda nada do que coloquei, mas em teoria dão certo.
    Qualquer dúvida estou a disposição e estarei ansioso para que alguém possa colocar em prática esta ideia!
    Grande abraço!

Última edição: 25 Jan 2016

Anúncio do HT Forum
  2. procobain

procobain Usuário

194 0 16

Desde 15 Abr 2009
    Interior - SP - Brasil
    legal suas dicas, a dois meses já comprei meu htpc mas ainda não comprei o gabinete e praticamente está parado, montei ele semana passada, asrock h81m-itx, core i3 4130T, 4gb vengeance,

a dois meses atrás não tinha esse j1800 em nenhum lugar, agora tem em vários, inclusive da msi, se não eu compraria ele, ou até importaria o Q1900DC (precisa apenas do plug de fonte 12-19V)

bem agora não compensa vender, usando uma conte baratinha que tenho aqui, instalei o openelec, assisitindo o filme mais pesado ou mais leve não passa de 30wats o consumo, demora 15 segundo pra dar o boot

tenho um logitech harmony 650 e um desses receptor usb de controle remoto, aquele da HP, é excepcional, porém ele não liga o htpc, tenho que apertar o botão,

estou pensando em comprar esse hdmi cec pulse eight, porém ainda não pesquisei sobre, apenas vi que é uma das únicas opções,

futuramente pretendo instalar W7 para que possa deixar o xbmc com emuladores de jogos também, e usar o controle sem fio para jogar..

não tinha nem pensado na hipótese de comprar um case no aliexpress, só estava procurando por aqui e no amazon (ficou muito caro o isk 110) achei um gabinete/case com nome de Q8, até então pretendo comprar esse, está U$60 já com frete, vi na descrição que a caixa é muito grande, vou pagar um imposto ai.... e ainda talvez tenha que trocar minha vengeance com um colega, pois ela é muito alta...

caso tenha mais alguma dica... excelente tópico..

3. farias

farias Usuário

447 19 18

Desde 18 Nov 2004
    Brasilia - DF
    Procobain,

Estou querendo montar um servidor (NAS) e estou procurando o i3 4130T, pode informar onde comprou e quanto pagou?

Para HTPC e jogos mais básicos acredito que você nem precisaria da placa de video, basta o video onboard do i3.

4. procobain

procobain Usuário

194 0 16

Desde 15 Abr 2009
    Interior - SP - Brasil
    Fala Farias, comprei na techclube, paguei 490, usei por dois dias, fiquei interessado no j1900dc, caso esteja interessado te repasso esse meu kit, abraço

5. procobain

procobain Usuário

194 0 16

Desde 15 Abr 2009
    Interior - SP - Brasil
    só uma correção nesse post, esse gabinete x25x do aliexpress não pode ser usado em uma placa mãe com padrão atx, pois não cabe a conte, esse gabinete é apenas para placa mãe, cooler, memoria e um hd 2.5, ele é para placa mãe no padrão thin itx, ex seria essa j1900dc que citei, a fonte dela é totalmente externa, tendo o plug de fonte no espelho da placa mãe... até..

6. IIIDoug

IIIDoug Usuário Ativo

932 174 43

Desde 11 Fev 2014
    Belo Horizonte
    Exato, o padrão é ITX conforme a tópico.
    Exato em relação a fonte, mas aí que vem o dispositivo que eu falei: adaptador de fonte para aquelas de 12v de notebooks ele cabe e suporta até 200W. No Aliexpress também tem alguns cases/gabinete que já vem com essa "fonte" embutida.

- - - Atualizado - - -

as J1900 acho que ainda não tem no Brasil... infelizmente.

7. farias

farias Usuário

447 19 18

Desde 18 Nov 2004
    Brasilia - DF
    Procobain,

Estou começando pesquisar agora, mas caso decida pelo i3 entro em contato.

Quanto ao HTPC acredito que uma alternativa seja o NUC 2820 custa R$ 881,51 com 2GB de memoria, HD de 500gb e tem sensor IR para controle remoto.

No Mercado Livre tem um vendedor vendendo já montado com Placa MSI e J1900, 2GB memoria, HD 120GB e com fonte de Notebook por R$ 699,00.

Ficam as dicas.

Abraços.

Farias

8. Arthur Filipe

Arthur Filipe Arthur FIlipe

886 11 18

Desde 11 Out 2009
    Maceió/Alagoas/Brasil
    Amigo, parabéns pelo tópico!

Meu computador, mesmo que eu não soubesse, é um HTPC hehe

Ultimamente eu estava me sentindo um pouco ''desanimado'' com o quão cru estão os arquivos aqui...eu tenho cerca de 4 teras de filmes, musicas e séries, e as vezes da um desanimo em ter de administrar tudo por pastas(por mais organizadas que as minhas pastas sejam), e a dica do xbmc foi excelente. Eu só tive uma dificuldade e gostaria de saber se é possivel mudá-la...eu posso editar a lista de apresentação dos meus filmes? Eu organizo meus filmes por pastas de generos, são cerca de 10, eu posso configurar para que o xbmc mostre a lista de arquivos conforme as pastas? Ou seja...gostaria de entrar no xbmc e visualizar os nomes das minhas 10 pastas, escolher um e ao abrir ver todos os filmes dessa pasta...é possível?

Abras

9. wcampos

wcampos inovando

1.834 172 63

Desde 7 Dez 2004
    Florianópolis
    Arthus Filipe, plenamente possível, podes usar submenu gêneros, ou mesmo usando skin Aeon MQ5, selecionar para que quando entrar em filmes, entre sempre listando os gêneros. Existem n modos de visualização dos itens em sua coleção.

Só lembrando que precisa criar sua coleção primeiro, para que o XBMC possa filtrar tais itens, podes ate operar em modo arquivo, mas se montar coleção terá muito mais informações. Qualquer coisa cadastre-se no fórum XBMC Brasil, que temos os tutoriais necessários lhe orientar.
    (y)

10. Arthur Filipe

Arthur Filipe Arthur FIlipe

886 11 18

Desde 11 Out 2009
    Maceió/Alagoas/Brasil
    Obrigado amigo.

Vou me cadastrar e dar uma lida no fórum!

Só para ilustrar minha questão, é assim que eu organizo e uso meus filmes:

E Dentro delas temos isso(escolho o filme, dou play, assisto, excluo. Porém, as vezes to sem saco, acho bacana o modo de visualização do Now, ai eu escolho pela capa nessas ocasiões, é isso que eu gostaria de fazer no pc)

Então minha idéia era abrir o xbmc, clicar em ''Ação'' e abrir todos os filmes listados na foto a cima...é possível?

Um abraço

11. wcampos

wcampos inovando

1.834 172 63

Desde 7 Dez 2004
    Florianópolis
    Podes limpar o banco de dados, após excluir os itens, e pode visualizar coleção filtrando por gênero, e apresentar de n maneiras, recurso é o que não falta no XBMC para isto.

12. rodrigomsiqueira

rodrigomsiqueira Usuário

2 0 0

Desde 29 Set 2010
    Niterói/RJ/Brasil
    [h=1]IIIDoug,[/h]Parabéns pela postagem! Difícil ver um post tão completo e embasado como o seu.

Me surgiu uma dúvida, vou ligar essa Microstar-MSI/J1800I em um receiver Sony de 7.1 e de lá jogar na TV, tudo via HDMI. Para usufluir de todos os canais de som e vídeos de 1080p via XBMC, eu consigo utilizar essa Realtek ALC887-VD onboard ou terei que ter alguma outra placa pci?Digo, ela passa esses canais que supostamente diz ter pelo mesmo cabo hdmi para o receiver ou terei que utilizar outros cabos!? Conhece essa parte de audio?

Mais uma vez parabéns e obrigado desde já se puder ajudar.
    abraços!

13. IIIDoug

IIIDoug Usuário Ativo

932 174 43

Desde 11 Fev 2014
    Belo Horizonte
    Que pena, as imagens estão "corrompidas" e não consigo ver.
    Obrigado por sua interação!
    Como o wcampos disse, o pessoal do fórum do XBMC pode te orientar melhor nessas questões, pois também sou um pouco cru na utilização dele (basicamente o utilizo apenas como executor de vídeos, pois minha biblioteca é pequena. Não gosto de acumular vídeos que eu já tenha visto)
    Abraços!

- - - Atualizado - - -

Obrigado.
    Vou pesquisar melhor, mas nesse manual (http://www.hardwaresecrets.com/datasheets/ALC887.pdf) Diz que suporta sim.
    Mas vou pesquisar melhor para te dar uma certeza!

14. rodrigomsiqueira

rodrigomsiqueira Usuário

2 0 0

Desde 29 Set 2010
    Niterói/RJ/Brasil
    IIIDoug,

Comprei a placa, mas ainda não consegui ativar os 7.1 de som, por enquanto o win so me apresenta 2.0.

Surpresinha: A placa só aceita windows 8.0/8.1, mas depois de update da bios ela recebe o 7, ou seja, instala 8, faz o update e se voce gostar muuuuuuito do 7 faz o downgrade, achei meio burro isso, mas..... rsrsrs

15. IIIDoug

IIIDoug Usuário Ativo

932 174 43

Desde 11 Fev 2014
    Belo Horizonte
    É no site da MSI diz isso mesmo.
    Estranho o 7.1. Terás que dar uma pesquisada em questões de Driver's e codec's, pois no manual do controlador de áudio diz que é sim possível. Dar uma rodada em fóruns gringos vai ser a saída. Faça testes com vídeos em 7.1 para ter certeza de que não estão mesmo funcionando, pois já ouvi falar de windows que diz não suportar e na verdade estar transmitindo sim!

1. General Description
    The ALC887 is a 7.1 Channel High Definition Audio Codec with two independent SPDIF outputs.
    Featuring eight channels of DAC support 7.1 sound playback, and integrates two stereo ADC that can
    support a stereo microphone, and feature Acoustic Echo Cancellation (AEC), Beam Forming (BF), and
    Noise Suppression (NS) for voice applications.
    ALC887 is designed not only to meet the premium audio performance requirements in current WLP3.10
    (Windows Logo Program), but provides better characteristics for future WLP. That brings user real high
    fidelity of sound quality.
    The ALC887 supports 16/20/24-bit SPDIF input and output functions with sampling rate of up to 192kHz,
    offering easy connection of PCs to high quality consumer electronic products such as digital speakers.. In
    addition to the standard (primary) SPDIF output function, the ALC887 features another independent
    (secondary) SPDIF-OUT output and converters that transport digital audio to a High Definition Media
    Interface (HDMI) transmitter output to HDTV system or A/V receiver, this feature is becoming more
    common in high-end PCs.
    As ALC series HD audio codec, all analog IO are input and output capable, and headphone amplifiers are
    also integrated at each analog output. That provides flexible design for various system configuration.
    Addition to audio functions, ALC887 also conforms to Intel’s Audio Codec low power state white paper
    and is ECR compliant. This low power design consumes various and less power in different operation
    mode, and save more power when system is in suspend mode.
    The ALC887 supports host audio controller from the Intel ICH series chipset, and also from any other
    HDA compatible audio controller. With EAX/Direct Sound 3Dcompatibility, and software utilities like
    environment sound emulation, multiple-band software equalizer and dynamic range control, optional
    Dolby® PCEE program, DTS® CONNECT™ program, the ALC887 provides an excellent home
    entertainment package and game experience for PC users.

16. renesantos

renesantos Usuário

3 0 1

Desde 8 Dez 2010
    Alvorada / RS / Brasil
    Uma opção compacta e bonita é o Intel NUC, o modelo DN2820FYKH receptor IR embutido, mas não vem com controle. O processador Intel N2820 com vídeo integrado rodou bem os vídeos 1080p que eu testei. Como o processador consome pouca energia, da para deixar o cooler numa rotação baixa que não faz ruído.

17. maudia

maudia Usuário

24 1 3

Desde 6 Nov 2007
    Poços de Caldas/MG
    Obrigado pelas dicas Doug. Meu computador, sempre ficou na sala, mas agora mudamos para uma nova casa e resolvemos colocá-lo em um escritório. Ele se conectava direto ao meu receiver Marantz o qual controla as 6 caixas KEF (linha IQ9) Estou analisando as opções de HTPC existentes (Popcorn, Xtreamer etc). E pelos preços, porque não um notebook? Existe algum no mercado com qualidade de video e audio comparáveis aos HTPC prontos? O notebook ficaria ligado em rede (passei um cabo do escritório até a sala) e teria a vantagem de poder acessar diretamente todos os meus filmes/músicas direto no meu PC e o banco de dados em Access personalizado que uso para controlar minha coleção (esse é o único uso que estou interessado) - além de, é claro, poder usar o notebook em outras situações.

18. IIIDoug

IIIDoug Usuário Ativo

932 174 43

Desde 11 Fev 2014
    Belo Horizonte
    É uma boa caso não se preocupe "estética".
    Minha ideia seria se você quisesse um computador que não tivesse "cara de computador na sala".
    Com os gabinetes que postei, ficariam maravilhosos.

Mas claro que se não se importar com isso, um notebook vem a calhar.
    Alguns fechados e em algum canto podem ficar pouso chamativos e serem agradáveis.
    Vai de cada um :)

19. edu.h

edu.h Usuário

23 0 1

Desde 25 Dez 2013
    RJ
    Essas placas mãe realmente aguentam um arquivo de vídeo de uns 8GB, 1080p, jogado numa TV fullhd, configurado em 120hz? Eu possuo um desktop defasado na sala (num Thermaltake Bach trambolhão), com uma das ultimas AGP lançadas (ATI XTPE X850) e roda tranquilo 1080p, exceto esse exemplo que citei. Quero migrar prum HTPC, mas fico com receio de não ser parrudo e começar a não aguentar. Não seria melhor investir num PC convencional (porém menor, com gabinete menor)?

20. fabioing

fabioing Curtindo um som

1.428 7 38

Desde 30 Jan 2005
    Curitiba - PR
    Muito bacana o tópico, pretendo em breve montar um para mim.

Um abraço a todos,