Clube do LINE ARRAY

Discussão em 'Caixas Acústicas e Subwoofers' iniciada por Xcontrol1000, 11 Nov 2008.

  1. Xcontrol1000

    Xcontrol1000 Usuário

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    Line Array, montagem em linha.

    Este clube é para possuidores do Line Array postarem seu testemunho e para tornar visivel esta tecnologia a todos os audiofilos.

    Porque o Line Array tornou os sonofletores tradicionais completamente obsoletos.

    A eficiência dos auto falantes é da ordem de 3%, baixa linearidade e alto grau de distorção, o mais fraco em desempenho em toda a cadeia de equipamentos para a reprodução sonora. Evidentemente qualquer evolução nesta tecnologia ou melhor nesta falta de tecnologia, resultara em maximização total de desempenho global do sistema.
    O bom, bem conhecido e também muito, muito problemático, o alto falante.

    Qual a finalidade de CD Players de 100 dB de dinâmica, amplificadores refinados, equipamentos HI FI, o conjunto sonofletor e o alto falante simplesmente desintegra o performance total, justamente o transdutor que transforma os sinais elétricos em ondas sonoras.
    O elo mais fraco é o falante/sonofletor, e a corrente é tão forte quanto seu elo mais fraco.

    Porque o LINE ARRAY revoluciona?

    1 A construção em linha maximiza o acoplamento do transdutor com o meio.
    2 Devido grande numero de transdutores, a potencia elétrica total é dividida entre eles minimizando suas deficiências e uniformizando o desempenho.

    Sua construção é baseada em leis da ótica aplicada na propagação de ondas sonoras. A propagação é otimizada com este design.

    Os falantes no L A, operam em uma estreita e reduzida faixa de potencia, restringindo de forma significativa a não linearidade, alta distorção e baixa velocidade de resposta, quando comparado à operação dos mesmos auto falantes fora do L A quando são operados com a media e alta potencia.

    Com o Line Array tem-se também um ganho da ordem de 10 dB, dez vezes, dependendo do numero de auto falantes, ate mais.

    Devido a sua construção, a atenuação é de somente 3 dB a cada vez que se dobra a distancia do ponto de audição em relação a fonte sonora. Os nossos sentidos percebem uma sensação de audição próxima à realidade, o som enche o ambiente, é penetrante.
    Ao contrario dos sistemas tradicionais onde nossos sentidos nos informam que esta faltando algo, tem alguma coisa errada, pois em cada ponto o som é diferente.

    A imagem de um sistema estéreo com sonofletores tradicionais é bi-dimensional e somente alcançada em uma débil linda de 1 metro entre os canais esquerdo e direito.

    No Line Array tem-se uma imagem tridimensional que pouco se altera com o ponto de audição.
    O ponto de audição pode ser muito próximo a um canal que ainda existe imagem.

    Devido ao grande numero de auto falantes e ao ganho, temos mais estas características

    BAIXISSIMA DISTORÇÃO, pois o cone dos auto falantes se deslocam muito pouco.

    VELOCIDADE DE RESPOSTA, com o baixo deslocamento do cone, este esta sempre próximo ao ponto neutro, para iniciar outro movimento. Som rápido e poderoso.

    O que produz pressão sonora, SLPs, é a velocidade de deslocamento do cone.

    BAIXA OU NENHUMA COMPRESSÃO DE POTENCIA, compressão de potencia acontece quando se aumenta a potencia elétrica no auto falante e este, principalmente por aquecimento da bobina não produz o mesmo aumento de pressão sonora proporcional, reduzindo a faixa dinâmica da musica.
    Como cada falante recebe apenas uma fração da potencia total, não há aquecimento da bobina, portanto muito melhor linearidade.

    Devido também ao grande numero de tweeters pode-se efetuar o corte ao redor de 1 kHz com simples divisores capacitivos 6 db/oitava, tornando a reprodução mais rápida ainda.

    AUSENCIA DE CROSSOVER, ATIVO OU PASSIVO, nos GRAVES E MEDIO GRAVES E AGUDOS.

    Os famigerados crossover ou xover são os responsáveis por,

    GRAVES indefinidos e sem potencia, devido à redução do fator de amortecimento do amplificador.
    MEDIOS E AGUDOS sem transparência, lentos, devido ao deslocamento de fase da fundamental e dos harmônicos e outros distúrbios.


    Resumindo, baixa distorção, ampla faixa dinâmica, maior velocidade, melhor transparência, ganho de potencia, maior SLP, som penetrante, imagem tridimensional.

    O Line Array nos permite uma rara oportunidade de saltarmos da TV P& B para a HTTV em um só passo, do disco de 78 rpm para o Blu ray.

    Aquele velho conhecido nosso, o CD, é tridimensional .

    Roberto Zschaber(y)

    http://i484.photobucket.com/albums/rr201/Xcontrol1000/DSC01953.jpg
    http://i484.photobucket.com/albums/rr201/Xcontrol1000/DSC01954.jpg
     
  2. Xcontrol1000

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    O que um Line Array pode fazer por você !!!



    Minha sala de audição situa se em local muito silencioso,
    então posso iniciar a audição do bolero a 60 dbs.

    Estou sentado em um ambiente muito amplo e ouço o som de um regimento muito ao longe.
    Percebo que está a minha frente e move se, move-se lentamente em minha direção.

    Cada vez mais próximo, começo a distinguir instrumentos e acordes.

    Os acordes são repetitivos, mais distingui-se mais e mais detalhes com a aproximação.

    Novos acordes e instrumentos enchem a planície.

    Com uma distancia de aproximadamente 7 metros percebo que estou sentado no chão.

    A 3 metros tenho a certeza que estou deitado e o regimento passa a minha volta.

    Exatamente na metade de seu comprimento,para, percebo que, possui muito mais comprimento que largura.

    Com a parada sinto que existe muito mais força que detalhes.

    Suspense e medo a cada novo acorde,
    A audição ultrapassa 120 dBs.
    Mais nada é tão maravilhoso amplo e intimidador.
    Com um acorde ainda mais arrebatador, o regimento, a ampla planície, o medo e o suspense,
    desintegram-se, foi o ultimo acorde.

    Neste momento, me dou conta que sou apenas um mortal sentado em uma pequena sala,
    diante de um monte de equipamentos.

    Por um instante me sinto frustrado, vazio,
    mais estou feliz por viver a genialidade de Maurice Ravel.

    Meus agradecimentos aos não menos gênios que tornaram possível este sonho.

    Maurice Ravel
    Orchestre de Paris
    Daniel Barenboim
    CD Deutsche Grammophon catalogo # 400 061-2
    Bolero Faixa 1 tempo 17`30


    Roberto Zschaber
     
  3. Xcontrol1000

    Xcontrol1000 Usuário

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  4. Xcontrol1000

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  5. Guto Pereira

    Guto Pereira Usuário Ativo

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    Tem tb esse sistema LA para o público em geral, o System Sony MHC-GTX888 que tem o sistema LA.

    Vejam:

    [​IMG]


    .
    Não são 2KW, mas promete 770W RMS.
     
  6. Vinícius RS

    Vinícius RS EX-luffing...

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    Putz! o som desse troço da Sony é de doer... ouvi um na lojas Colombo...

    Eu morro de vontade de fazer uma line array pra mim... só tinha que achar um falante a um preço decente e que não ficasse uma porcaria... (como são muitos em cada caixa, qualquer real a menos faz diferença...)
     
  7. Guto Pereira

    Guto Pereira Usuário Ativo

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    Eu vi um woofer Vifa de 5,5" por 10 doletas na Madisound, ele seria ótimo pra montar uma LA com pelo menos 10 peças por caixa. Está realmente uma barbada o preço, mas o frete é que mata, eu mesmo estava pensando em trazer 20 desses antes da porrada do dólar, bem como um DAC Zero, mas fui frustrado pelo crise.

    É esse aqui o menino:

    [​IMG]
     
  8. Xcontrol1000

    Xcontrol1000 Usuário

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    Caro Luffing

    Eu estou usando medios de 2 1/2" , a Mcintosch usa 2".

    Acredito que na rua Santa efigenia voce consiga com bom preço e quantitade.

    O L A é facil de fabricar tem custo baixo e desempenho fantastico.

    Boa sorte

    Roberto Zschaber(y)
     
  9. Vinícius RS

    Vinícius RS EX-luffing...

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    O problema é que esses falantes (em geral pequenos, 2 ou 3") não trazem seus parâmetros...
    O que devo cuidar quando comprá-los?
    Alguma marca a recomendar?
     
  10. Xcontrol1000

    Xcontrol1000 Usuário

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    Caro Luffing

    Este pequenos woofers na maioria das vezes não tem parametros declarados.
    Com a experiencia que adquiri afirmo, o que os olhos não condenar, esta otimo, pois o que faz a diferença é a quantidade.
    Quem pode te ajudar tambem é o Renato, aqui no forum ele é o pai das LA.
    O importante é seguir em frente, o resultado final é muito compensador.

    Quero ver a photo quando estiver pronto.

    Roberto(y)
     
  11. souzacustons

    souzacustons um dia de cada vez

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    tenho um aspirante a line que ta satisfazendo a contento; tirando a parte dos agudos .

    pretendo mas para frente montar algo bem mas serio, pois com a pequena experiencia que tive com os medios graves e medios desse sistema ta fazendo uns falantinhos sem vergonha soar agradavel e com muita eficiencia
     
  12. Vinícius RS

    Vinícius RS EX-luffing...

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    eu gostaria muito de fazer uma line array..
    será que por exemplo um falante desses daria? Quantos seria necessários por caixa pra terem pressão sonora com qualidade decente? alguma idéia? É um falante de 2 3/4"...
    [​IMG]

    Outro que achei, que chegaremos a um valor até bem baixo (13,62/un), e me pareceu que ficará mais adequado, usando uns 10 ou 12 por caixa...
    [​IMG]
     
  13. Xcontrol1000

    Xcontrol1000 Usuário

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    Caro luffing

    Estes falantes estão otimos.(y)

    É importante fazer uma coluna, linha começando a 0,30 mts do chão e terminando com no minimo 1,80 mts, o ideal é 2,20 mts do chão.

    Quanto a quantidade de falantes, é importante pensar na impedancia final, que deve ser proxima de 8 Ohms.

    Meus falantes são de 4 Ohms então montei 3 series de 6 falantes resultando em 24 Ohms cada serie, liguei as 3 series em paralelo para dar a impedancia final de 8 Ohms.

    Mãos a obra, o resultado final supera qualquer expectativa:aplauso:


    Roberto Zschaber(y)
     
    bikett agradeceu.
  14. Xcontrol1000

    Xcontrol1000 Usuário

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    Esta semana recebi uma cotação da Mcintosch

    A Mc havia me informado anteriormente que a L A XRT2K custava R$ 160.000,00 o par, é por unidade.

    Eis o e-mail

    [FONT=Calibri, Tahoma, Verdana]"Prezado Sr. Roberto,[/FONT]
    Muito obrigado pelo seu contato.
    Primeiramente, gostaria de convida-lo a nos visitar em nossa recém inaugurada loja McIntosh no Shopping Iguatemi em sua próxima viagem a São Paulo. Temos praticamente toda a linha no showroom bem como para pronta entrega e uma sala de audição preparada para receber os clientes a fim de que possam avaliar melhor os equipamentos.
    Em relação as caixas XRT2K, o valor está cotado em R$ 159.030,00 por unidade - valor com 5% de desconto sobre a tabela.
    Temos as caixas para pronta entrega na fábrica, sendo necessário somente o embarque com chegada no prazo de 30 dias.
    No caso deste produto, trabalhamos com um sinal de 50% e o restante na entrega.
    Teremos aqui na loja até o final do mês o modelo XRT28 na Sala de Audição. Se tiver interesse, posso avisa-lo assim que estiverem disponíveis para apreciação.
    Qualquer dúvida, estamos a disposição para novos esclarecimentos
    Atenciosamente

    Boris Kauffmann
    McIntosh Store
    (11) 3032-4682
    (11) 7029-8750"




    Como o manual desta caixa sugere tri amplificação, vai passar de R$ 1.000.000,00


    DIY mãos a obra.


    Roberto Zschaber(y)
     
  15. Xcontrol1000

    Xcontrol1000 Usuário

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    As L As por apresentarem comprovadamente um desempenho infinitamente superior as caixas convencionas estão explodindo no DIY.

    Mesmo não tendo um desenvolvimento de engenharia de grandes construtores supera com facilidade as convencionais construidas por estes.

    Confira

    http://www.diyaudio.com.br/search/label/Gabinetes - Line Array

    A liberdade de uso de materiais "exoticos" em audio, fiz uso extensivo de aço inox.

    Confira esta feitas de vidro, isto mesmo voce leu certo, vidro de 3,77 mts.

    FORCE - Uma Line Array em Open Baffle de vidro... :)



    "Esta é uma caixa curiosa pois não satisfeito em fazer uma simples Line Array, (como se isso fosse simples) seu criador o fez em Open Baffle e para fugir da tradicional madeira, ele usou vidro.

    Se toca bem eu não sei, mas que tem um visual arrojado isso tem."

    Maiores detalhes: http://www.perfect8.com


    Roberto Zschaber(y)
    [/INDENT]
     
  16. Vinícius RS

    Vinícius RS EX-luffing...

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    Tópico renascendo das cinzas...
    Amigos, como eu nunca desisti de fazer uma L.A., por muito tempo procurei um alto falante que, a um valor decente, pudesse corresponder a minhas expectativas e necessidades de qualidade, potência, e por que não, visual...
    Acho que encontrei o candidato... a módicos 8,79 a unidade, um alto falante de bom acabamento, com declarados 15w cada um, acrdito que fazendo uma caixa com 20 drivers cada seria legal...
    [​IMG]
    Uma dúvida que me surge agora é a seguinte: sem saber os parâmetros do driver, a que distância centro a centro eu coloco eles na caixa?
     
  17. souzacustons

    souzacustons um dia de cada vez

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    quanto ao alinhamento centro a centro quanto menor a distancia entre eles melhor . pois assim o corte com a vias de agudos sera mais alta.
     
  18. Kbuchi2

    Kbuchi2 Usuário

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    Muito interessante...(y)

    Como fazer uma caixa dessa?

    Como calcular gabinete, nr de falantes, etc..?
     
  19. GTAREV

    GTAREV Usuário

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  20. cristianolo

    cristianolo Usuário

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    também vou dar uma de coveiro
    gostaria de ver o assunto ir pra frente

    estou pra montar um sistema "misto" e "mínimo", onde vou utilizar 4 midranges + 1 tweeter + 1 midbass por torre (infelizmente não consegui comprar mais dos midranges, acabaram, mas seriam 8 por torre...) e gostaria de saber qual é a melhor forma de organizar o conjunto
    considerando que o tweeter ficará na altura dos ouvidos de um ouvinte sentado (algo próximo a 1m de altura), é melhor assim:

    o
    O
    O
    O
    O


    ou assim:
    O
    O

    o
    O
    O

    ???

    e o midbass (6" ou 8", a definir) invariavelmente ficará em baixo, creio eu...
     

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