Clube do Vinho

Discussão em 'Zona Livre' iniciada por rodrigojr, 30 Mai 2006.

1. Olmiro

Olmiro Usuário

20 Set 2004
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    A sugestão do Rodrigo, um chianti, também é boa, quem sabe melhor ainda.

Abs

2. rodrigojr

rodrigojr Usuário Ativo

17 Jun 2003
    Obrigados:
    3
    Troféus:
    38
    Quando visitei a Concha y Toro, a guia do tour sugeriu se beber vinho Merlot comendo uma barra de chocolata amargo. Alguém já testou isso?

Eu ainda não me atrevi...:D

3. jofral1

jofral1 jofral1

25 Jul 2004
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    16
    O chianti eu tenho no estoque, vou providenciar o pão e a mortadela....Mudando de assunto, hoje fui ao Sam's Club e eles importaram da China ( de onde mais seria, da Bolívia?) um climatizador para vinhos, para 19 garrafas, que consome somente 70W. Não consegui descobrir o preço, estavam ainda ajeitando e eu estava com pressa. Também colocaram à venda TV de plasma por 4.990,00 em 10 vezes! Voltando ao vinho, o Saul Galvão, que escreve sobrte vinhos no Estadão, elogiou muito o Santa Cristina, italiano tinto que custa R$ 39,00 no Sam's Club. Alguém já experimentou ? Como hoje é sábado, vou colocar o seguinte teste: qual desculpa você utiliza para sua cara-metade para beber religiosamente ou quase todos os dias, no jantar, sua taça de vinho ?
    Sugestões:
    a) centros renomados de pesquisa na França atestaram que beber vinho tinto faz muito bem para o coração ( parece que suco de uva também, mas vamos desconsiderar essa horrível opção...). Se você tiver mais de 50 primaveras ( meu caso) é uma boa resposta;
    b) você está muito estressado e o vinho é um bom relaxante;
    c) poderia ser pior, você entornar uma dose dupla de Chivas;
    d) o fígado é meu e dele cuido eu...;
    d) o vinho está velho, e corro o risco de virar vinagre;
    e) não diz nada, apenas abre a garrafa, enche a taça e faz um caloroso brinde!

4. brimstone

brimstone Pagan Son

28 Mai 2002
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    16
    Ôpa, demorei mas cheguei!(y)

Esse é um assunto que sou apaixonado, pretendo dar uma "passada"nesse tópico todo dia, pra pegar as dicas valiosas e aprender cada vez mais :D

Jofra, esse Santa Cristina que você está falando é o Antinori (italiano)? Se for, eu já tomeir esse vinho umas duas vezes. Ele é um vinho "básico" da vinícola Antinori, está no Brasil na faixa de R$50,00, e tem pra vender até no Pão de Açucar. É um vinho bom, mas nada de espetacular. É um bom custo-benefício para vinhos do velho mundo.

Com relação ao ítem original desse tópico (adegas climatizadas), eu possuo uma adega da Metalfrio para 94 garrafas (mas cabe mais se "apertar um pouquinho"), com porta de vidro, que é bem legal. Dica para quem está pensando em comprar uma adega: não economize uma ninharia se puder comprar (e ter espaço) para um adega maior. Você vai ver como ela enche rápido depois que você cria o hábito de comprar "pra guardar na adega"...

Abraços,

Max

5. rodrigojr

rodrigojr Usuário Ativo

17 Jun 2003
    Obrigados:
    3
    Troféus:
    38
    BTW, comecei o tópico falando de adega e hoje finalmente comprei.

Escolhemos essa:

http://www.gedako.com.br/produtos/profile/adega/adega_vinhos.asp

Tentei a da Metalfrio de 52 garrafas, mas foi vetada pela patroa, que prefere que as laterais sejam pretas...

Vou colocar no HT, do lado do sofá. Acho que é bem silenciosa e não vai atrapalhar.

Como só pretendo guardar na adega meus vinhos melhores, acho que 29 garrafas está de bom tamanho. Os vinhos mais simples que compro para tomar no curto prazo vão continuar no nicho sem controle de temperatura mesmo.

Abraços,

Rodrigo

6. Dennis

Dennis Administrador Moderador

21 Mai 2002
    Obrigados:
    113
    Troféus:
    63
    Ah agora sim este tópico decola, winemaster... :rever1::rever1::rever1:

7. Dmaumau

Dmaumau Moving Forward

9 Out 2002
    Obrigados:
    14
    Troféus:
    38
    hehehe, winemaster eu não sei, mas falai Max meu garoto (y)

8. brimstone

brimstone Pagan Son

28 Mai 2002
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    16
    Pessoal da região de Campinas,

Pra quem estiver eventualmente interessado em degustar os "hi-end" da viticultura e enologia, vai aí uma sugestão. No dia 30 de junho a ABS-Campinas vai promover um degustação de altíssimo nível, onde iremos degustar nada mais nada menos que os cinco "Premier Grand Cru Classés" de Bordeaux:

Château Mouton Rothschild 2000
    (RP:97;WS:93)
    Château Margaux 2000
    (RP:100;Ws:100)
    Château Haut Brion 2000
    RP:98; WS:94
    Château Lafite Rothschild 1999
    RP:95; WS:95
    Château Latour 1999
    RP:94; WS:93

Essa degustação está disponível somente para os sócios da ABS. Se alguém tiver interesse, acessem os site da ABS-campinas (www.abs-campinas.com.br) e entrem em contato com eles.

Essa degustação será sem dúvida uma degustação única. Não é barato, é verdade, nem vou falar o preço aqui (coisas como custo x benefício não se aplicam neste caso), mas pra quem é apaixonado por isso, cabe ao menos considerar a hipótese...

Abraços,

Max

9. Dennis

Dennis Administrador Moderador

21 Mai 2002
    Obrigados:
    113
    Troféus:
    63
    Esse convite tá comprado há tempo... o Château Margaux 2000 teve 100 pontos tanto do Parker quanto da Wine Spectator... lembra do Pavillon Rouge 2002 (2ème de Margaux), que espetáculo...? E 2000 foi uma safra histórica... vai ser o bicho. :D

10. Roosevelt

Roosevelt Usuário Ativo

16 Jul 2002
    Obrigados:
    11
    Troféus:
    38
    Caramba! Tópico criado em 30/05 e já está com 6 páginas. :aplauso:
    Eu também sou grande admirador de vinhos. Uma bebida que acompanha bem qualquer prato. Até mesmo o pão com mortadela. :D
    Gosto do Momento do Brinde, na CBN e sempre estou procurando algo na seção de vinhos do Pão de Açúcar. Existe uma loja deles na Maria Amália de que gosto muito. Sempre com novidades e com excelente atendimento.
    Mas quando quero dar um tiro certeiro, compro na região do Mercado Municipal. Alí na rua da Cantareira existe uma loja muito boa e sempre com muitas promoções. Ótimo quando procuramos uma garrafa mais especial.
    Também gosto de uma adega da rua Maceió, bem próximo à Av. Angélica. Comprava muito naquela lojinha, na época da faculdade.

Abraços,
    Roosevelt

11. barreto

barreto Usuário

13 Ago 2005
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Chegando um pouco atrasado, mas vou deixar minha opinião.

Gosto muito dos vinhos portugueses, alguns já recomendados e o baratinho Periquita. No geral, gosto dos chilenos e argentinos, mas a preferência por enquanto está nos portugueses, e também num francês, o Barão D'arignac (algo assim).

Não sou grande conhecedor, mas sempre compro no Macro que é bem mais barato, e nunca compro um vinho de mais de R$ 30,00 :lol:

Só pra ter uma idéia dos preços, Porca de Murça, Periquita ou Barão D'arignac custam menos de 20, +/- 17, enquanto que em supermercados custam uns 30, e em restaurantes uns 60 (y)

12. ZpínoZ

ZpínoZ Festina lente

22 Mai 2006
    Obrigados:
    4
    Troféus:
    0
    Irmãos em Baco,

Tenho acompanhado, com água na boca, esta coluna. Entretanto, quando estou trabalhando, jamais leio na parte da manhâ, não sei se poderia resitir à tentação.

Como dica, recomendo um vinho de Creta (Kreteikos, se me lembro bem) que tenho comprado, baratinho, no Mercado Municipal de SP.

ZpinoZ

13. brimstone

brimstone Pagan Son

28 Mai 2002
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    16
    Caro Zpinoz,

Vinhos gregos? Isso muito me interessa! Por favor me fale um pouco mais sobre esse Kreteikos, uvas, gosto, preço, etc.

Eu realmente gostaria de experimentar algo diferente assim! Acho que o mais "exótico" que eu já tomei foram os Tokaj Oremus da Hungria (que são doces). Tem os Kefraya do Libano, mas esses ainda não tive oportunidade de experimentar (meio caros...)

Editando: será que é esse vinho aqui?: Kritikos Boutari dry white

Descrição: (Vilana) White-yellow colour with aroma of white flowers and fresh fruit. Well balanced with pleasant acidity. Serve at 8-10C with seafood, poultry dishes in light white sauces.

Em que lugar do mercado municipal você compra esse vinho?

Abraços,

Max

14. Lamy

Lamy Dive, Wine & Katanas

17 Out 2003
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Dica para o pessoal de Brasília :

ABS Brasília abre novas turmas para o curso básico (y)

O Curso Básico tem oito aulas, sempre uma vez por semana, com uma parte teórica e outra prática, com degustação didática de três vinhos.

O Curso Básico: Tradição, conhecimento e prática de vinhos é a porta de entrada para o mundo do vinho. Aborda os aspectos mais importantes da vitivinicultura e da degustação de vinhos, serviço do vinho, adegas e proporciona visão abrangente dos principais países produtores.

Programação
    1ª aula: Noções básicas e introdução à degustação
    2ª aula: Vinificação em branco e em tinto
    3ª aula: Elaborações especiais: rosados, fortificados e vinhos de sobremesa
    4ª aula: Os espumantes
    5ª aula: Serviço, armazenamento e guarda e leitura de rótulos
    6ª aula: O vinho pelo mundo e a importância da legislação - O Velho Mundo
    7ª aula: O vinho pelo mundo e a importância da legislação - O Novo Mundo
    8ª aula: Vinho & Comida; noções de harmonização

15. ZpínoZ

ZpínoZ Festina lente

22 Mai 2006
    Obrigados:
    4
    Troféus:
    0
    Saudações brimstone,

Desculpe a traição de minha memória, mas vinho de que falava era justamente este. No Mercado até hoje so encontrei o tinto.

Não sei o número do box, mas entrando pelo porta que dá para a Rua Cantareira é o segundo corredor à direita, bem no final. Lá tem dois tipos de vinhos gregos. Gosto mais deste KPHTIKOZ. Depois do efeito Mondovino, ele me sabe bem primitivo e artesanal, com resquícios de couro e laivos de cinamomo.

Normalmente pago uns R$ 24,00 a garrafa.

Sábado próximo pretendo ir até lá repor meu estoque, e, então, passarei o endereço certo.

ZpinoZ

16. brimstone

brimstone Pagan Son

28 Mai 2002
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    16
    Valeu pea dica, Zpinoz! Quando for pra SP, vou procurar por esse vinho então!

Aproveitando o tópico, ontem (6/6/6!!!) houve uma degustação bastante interessante aqui na ABS Campinas, com os vinhos da Terrazas de los Andes. A apresentação ficou a cargo do sempre simpatico Philippe Mével (diretor técnico da Chandon do Brasil). Degustamos os seguintes vinhos:
    • Terrazas Reserva Chardonnay
      Valle de Tupungato, 1200 metros
    • Terrazas Reserva Malbec
      Vistalba, 1067 metros
    • Terrazas Reserva Cabernet Sauvignon
      Perdriel, 980 metros
    • Terrazas Reserva Syrah
      Cruz de Piedra, 800 metros
    • Afincado Malbec
      Finca las Compuertas, 1067 metros
    • Cheval des Andes

Na linha reserva, destaco o Chardonnay, que estava com um corpo interessante, acidez bastande equilibrada e uma ótima untuosidade no final de boca. Dos tintos, destaco o Cabernet Sauvignon, que estava com os taninos bem presentes, mais encorpado com grande persistência. Esse vinhos estão na faixa de 60 a 65 reais.

Já o Afincado Malbec é um espetáculo à parte. Feito a partir de parreiras velhas, com mais de 70 anos de idade, proporciona taninos muito finos e sedosos (e bastante presentes), e uma persistência muito grande. Realmente um espetáculo. Mas o preço me desanimou bastante... na faixa dos 250 reais:eek:loko:

Por último, o Chaval de Andes é uma parceria com a vinícola francesa Château Cheval Blanc, sendo um assemblage de Malbec, Cabernet Sauvignon e Petit Verdot. Um vinho interessante, com ótima estrutura, mas eu preferi o Afincado. O preço também é preço de grife francesa: 310 reais:eek:loko::eek:loko::eek:loko:

Bom, é isso... Quando tiver mais degustações tentarei colocar minhas impressões aqui.

By the way, na segunda feira dia 12 tem degustação da Familia Zuccardi na ABS Campinas. Se alguém tiver interesse, entrem em contato com eles.

Abraços,

Max

17. gp1001

gp1001 Usuário

2 Mai 2006
    Obrigados:
    2
    Troféus:
    0
    Faz um mês que não tomo vinhos, mas o que eu recomendo pro dia a dia, na minha modesta opinião, são:
    Valdivieso reserva chardonay 2001.
    Norton 2002, malbec tinto.
    Chateau belair, não me lembro a safra.
    Jadot 2002 pinot noir.
    Faiveley pinot noir 2001, acho que é assim que escreve.
    Syriux 2002, também não sei se escreve assim.
    Santa cristina 2002, toscano.

Joga eles no balde com bastante gelo por no minimo 20 minutos, deixe eles respirarem um pouco, sirva junto com um bom espaguete ou um salmão e vá ouvir um bom som stereo.

Já bebi chilenos, argentinos, douro, rioja, californianos, australianos, sul-africanos e toscanos, mas, para mim os bordeaux são insuperáveis.
    Os bordeaux que citei custam no maximo 60 reais.
    Os fomosos borgonhas ainda não experimentei.

18. gp1001

gp1001 Usuário

2 Mai 2006
    Obrigados:
    2
    Troféus:
    0
    Esqueci de colocar um site aqui para quem quer tomar vinhos high end:
    www.terroirvinhos.com.br
    Lá tem todos os melhores vinhos do mundo, é só ter coragem para gastar.

19. jofral1

jofral1 jofral1

25 Jul 2004
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    16
    O Santa Cristina realmente é um bom vinho italiano, da terra do Andrea Bocelli. Compro sempre no Sam's Club por R$ 39,00. Seguindo a sugestão do amigo GP1001, espaguete, Santa Cristina e o CD "Romanza" ( sua cara metade vai gostar...)

20. rodrigojr

rodrigojr Usuário Ativo

17 Jun 2003
    Obrigados:
    3
    Troféus:
    38
    Heheheheh

O Romanza que eu conheço a patroa ia detestar...:rofl:

Compartilhar esta Página