Clube dos Músicos (Iniciantes, Amadores e Profissionais)

Discussão em 'Som Profissional' iniciada por Tunafish, 11 Jul 2008.

1. Tunafish

Tunafish Cabeça, tronco e membro

26 Set 2005
    Obrigados:
    4
    Troféus:
    0
    Sempre senti falta no fórum de uma área voltada exclusivamente para os músicos do fórum, sejam eles iniciantes, amadores (que praticam como hobby) ou mesmo os profissionais, seja qual for o instrumento.

Seria interessante trocarmos idéias sobre equipamentos, bandas e tantos outros assuntos relacionados. Não sei se este sub-fórum é o mais apropriado ou se terá a visibilidade devida, mas sei que não estou sozinho nesta paixão que vai muito além da simples audição musical.

Sou músico amador (é meu principal hobby) há praticamente 20 anos. Nesta jornada já toquei em algumas bandas de variados estilos, migrei de instrumento algumas vezes (comecei como baterista nos primeros anos - hoje me dedico à guitarra e ao canto) e sou praticamente autodidata. Nunca tive muito tempo/paciência para me aprofundar em teoria musical, por outro lado sempre investi em minha sensibilidade musical e em meus ouvidos.

E você?

(y)

2. Roosevelt

Roosevelt Usuário Ativo

16 Jul 2002
    Obrigados:
    11
    Troféus:
    38
    Tunah,

Excelente tópico! :aplauso:
    Tenho um violão e sei apenas dedilhar umas duas melodias. :(
    Mas de tanto assistir a série House, não me aguento em querer retomar os estudos, abandonados faz muuuito tempo, e comprar uma guitarra. :feliz:
    Você teria uma indicação de instrumento, que não fosse caro, para que eu pudesse voltar a praticar?
    Venho fuçando o site Submarino, mas fico na dúvida se uma guitarra de 500 reais realmente prestará para alguma coisa. :suspeito:

Grande abraço!
    Roos

3. paulofma

paulofma Usuário Ativo

8 Mai 2007
    Obrigados:
    9
    Troféus:
    38
    Boa a iniciativa.

Toco acordeon. Comecei por música mas desisti. Toco "de ouvido" mesmo.
    Já fui filiado à OMB, mas por não usar me desliguei.

(y)

4. Simonassi

Simonassi Didi Mocó

16 Jul 2002
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    36
    Opa...tô dentro. Sou músico amador e tenho irmãos que são músicos, apenas um deles resolveu tirar o sustento da música. Meus instrumentos são guitarra e o violão, tenho uma Fender Squire strato sunburst e um violão Di Giorgio clássico nr.28. Sou autodidata, aprendi a tocar comprando aquelas revistinhas de musicas cifradas que vende nas bancas. Toco por paixão, não consigo viver sem música, acho que esta no sangue. Conheço dois amigos que hoje são bem sucedidos no mundo da música: Márcio Faraco(que hoje esta morando em Paris)e Sérgio Mello(músico conceituado no Rio de Janeiro, já tocou com Ana Carolina, Paulo Ricardo, O Terço e recentemente com o João Penca e seus miquinhos amestrados). Gostei da iniciativa Tuna.(y)

5. Tunafish

26 Set 2005
    Obrigados:
    4
    Troféus:
    0
    Obrigado pelos depoimentos, pessoal.

Roos,

Baseado em minha própria experiência, digo que sim, vale a pena investir em uma guitarra "de segunda linha" como a Squier (by Fender) ou mesmo a Epiphone (by Gibson). Elas têm bom acabamento e até impressionam por serem visualmente uma réplica (oficial, aliás) das originais. O som é honesto pelo preço, e o mais interessante é que, com o tempo, e com sua evolução, você poderá procurar um bom luthier em São Paulo e trocar algumas peças-chave que deixam a desejar nesses modelos (como a parte elétrica, por exemplo). Assim, fazendo os upgrades certos (e relativamente baratos), você pode ficar com uma guitarra não apenas excelente, mas principalmente melhor do que uma original Fender ou Gibson básicas, que custam um verdadeiro absurdo nas lojas daqui, pagando bem menos por isso.

Mas antes de adquirir via Submarino, acho bem interessante visitar qualquer uma das várias lojas da Teodoro Sampaio, por exemplo, e conferir pessoalmente a aparência e o timbre dessas guitarras. E se a tua intenção for especificamente as guitarras da Squier (seja Tele ou Stratocaster), recomendo fortemente a linha California Series.

Foi o que fiz quando comprei minha Squier Telecaster. Com o tempo, troquei os captadores (pelos ótimos Fender Vintage Noiseless), troquei a fiação interna, o chaveamento, a haste, e de quebra coloquei um tremolo Bigsby. Ou seja, da Squier mesmo só sobrou a madeira, que é boa. O som ficou absurdo, rico, cristalino e bem vintage (como eu queria). Sem contar a aparência, que ficou linda. Não falo só por mim, mas meus amigos músicos que tiveram oportunidade de testá-la ficaram visivelmente impressionados. Somando todos os valores (incluindo a guitarra, R$ 600,00), não cheguei a gastar nem R$ 2k, por um instrumento hi-end (para usar um termo conhecido). Hoje tenho uma Fender Telecaster Custom Tuna® Signature, só estou esperando ficar famoso para a Fender comprar a idéia a lançar em série. :D

(y)

Roosevelt agradeceu.
  6. marcoantonio

marcoantonio jazzy

13 Jul 2005
    Obrigados:
    2
    Troféus:
    38
    Quero me inscrever como eterno aprendiz de piano.

Bela iniciativa, Tuna!!!(y)

7. Matias

Matias Audeze LCD-X

25 Set 2005
    Obrigados:
    7
    Troféus:
    38
    Sou músico amador também. Comecei com piano clássico em conservatório quando criança, larguei, daí aprendi a tocar violão quando era aborrecente. Hoje toco teclado, arranho a guitarra e o baixo, e também faço aula de canto (rock). Só falta a bateria para eu ter a minha banda de um homem só! :lol:

Tenho uma banda com amigos e estou compondo e gravando nossas demos com o home-studio, sistema de som e music server "tudo-em-um" descrito no "Meu Sistema". :)

8. Audionet-01

Audionet-01 Usuário Ativo

26 Nov 2005
    Obrigados:
    2
    Troféus:
    38
    Faço barulho (é ruim de doer) c/ cordas e teclas, e esqueço as horas quando tento montar no Cake canções pop dos 80, isto é, quando lembro os acordes.:D

Só paro quando dói os ouvidos, os olhos (micro), ou assim que os vizinhos atiram frutas e legumes na minha direção - assim, economizo feira e supermercado.:D

9. G@briel

G@briel Usuário Ativo

27 Jul 2005
    Obrigados:
    4
    Troféus:
    38
    Belíssima iniciativa!(y)

Sou músico amador... ainda... :D Toco bateria!

Estou estudando para me tornar profissional!

Abraços

10. Audionet-01

26 Nov 2005
    Obrigados:
    2
    Troféus:
    38
    Se juntarmos os talentos dá prá fazer uma canção tema pro HTF!(y)

11. Guto Pereira

Guto Pereira Usuário Ativo

10 Jan 2008
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    38
    Deixa eu entrar tb, pois sou um músico frustrado. Canto (kkkkkk!!!) e em breve começarei a me dedicar ao sax, instrumento que me persegue por toda a minha vida. No passado iniciei com teclado e tentei o violão que não deu certo, pelos dedos gorduchos e não tão longos e flexiveis. Mas saibam que sou frustrado por não seguir a carreira musical.

Apelei certa vez pros bastidores e cheguei a fazer alguns bicos em estudios como operador só pra não me afastar muito da coisa, mas a minha profissão principal quase sempre consumiu todo o meu tempo, sabe como é o mar, ele fascina... E de quebra o ronco dos motores V6 e os passeios de barco por balneários paradisíacos foram mais fortes que o meu apelo musical e por isso resolvi ficar no ramo náutico de vez, mas quem sabe um dia eu me entrego de vez e mergulho de cabeça na música.

Valeu Tuna!!!

12. marcoantonio

marcoantonio jazzy

13 Jul 2005
    Obrigados:
    2
    Troféus:
    38
    Tocar pra você mesmo é algo bastante interessante. Fico horas tentando tirar uma única música. Compasso por compasso, lendo a partitura com dificuldade, mas, depois de 2 horas sentado em frente ao piano parece que o mundo está mais leve.

13. Guzz

Guzz Jazz & Blues

4 Mai 2005
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    18
    Boa !
    Pois é, também sou um músico frustrado e realmente a dedicação a qualquer instrumento exige muito tempo, e para quem não é profissional, tempo livre, sem falar na disciplina do estudo.
    Mas é válido o tópico, daqui podem surgir como a abordagem musical pode esclarecer aos não músicos e amantes da música o processo de criação, técnica, entre outros assuntos relativos ao tema.

Óia meu brinquedo aí !

http://www.geocities.com/gccunha/guitar-1.jpg

14. corvão

corvão Usuário

25 Mar 2003
    Obrigados:
    4
    Troféus:
    0
    Bem, eu encarei a "empreitada" de ser músico profissional no Brasil já a quase trinta anos e embora seja uma profissão muito pouco respeitada e valorizada (já repararam que não existe no tópico "qual é sua profissão?), nunca me arrependi, sem contar a paixão pela música propriamente dita, fazer apenas o que se adora não tem preço, é uma profissão deliciosa, e ao contrário do que se pensa paga muito bem, o problema é conseguir os trabalhos, há "pouco trabalho para muito músico".
    Também sou compositor, arranjador, e produtor, boa iniciativa a abertura deste tópico.

Abraços

Fernando

15. marcoantonio

marcoantonio jazzy

13 Jul 2005
    Obrigados:
    2
    Troféus:
    38
    Veja a frase de John Coltrane a respeito do estudo constante do instrumento.

"Abandone seu instrumento por uma semana e ele o abandonará por um mês" (John Coltrane)

Isaac Boy agradeceu.
  16. Audionet-01

26 Nov 2005
    Obrigados:
    2
    Troféus:
    38
    É dependência quase química...

17. Simonassi

Simonassi Didi Mocó

16 Jul 2002
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    36
    Amigos

Para incrementar o nosso clube, gostaria de obter algumas dicas sobre pedais de efeito(marca e efeito), para iniciarmos o estudo na guitarra. Agradeço desde já as valiosas dicas. Abraço.

18. Audionet-01

26 Nov 2005
    Obrigados:
    2
    Troféus:
    38
    Simonassi agradeceu.
  19. Tunafish

26 Set 2005
    Obrigados:
    4
    Troféus:
    0
    Eu na verdade nunca fui muito fã destas pedaleiras multi-efeito digitais, pois são apenas uma simulação do verdadeiro som analógico/valvulado. Mas admito que a solução tu-em-um quebra um baita galho, principalmente as de bom custo-benefício, e para quem está começando. Inclusive esta robusta pedaleira indicada pelo Audionet, Roland GT-10, tem tido reviews super elogiados na net.

No meu caso, eu prefiro a combinação de alguns poucos pedais de efeito (Boss), e para distorção (toco Classic Rock) não há nada melhor que o próprio canal lead de meu amplificador valvulado (Peavey Classic 50 - ou qualquer bom ampli valvulado Marshall e Fender), que produz uma distorção quente, gorda e limpa na medida, bem típica dos grandes guitarristas dos anos 70. De qualquer forma, há bons pedais compactos que recriam a verdadeira distorção analógica, como o Boss Super Overdrive ou ainda o clássico Ibnez Tube Screamer T-808. Para completar, um item que uso muito e acho indispensável é o clássico pedal CryBaby, da Dunlop (o modelo original), que produz o verdadeiro som analógico do wha-wha. Você encontra um CryBaby original usado bem em conta no Mercado Livre, por exemplo.

Vale dar uma conferida com calma no site da BOSS, que é muito interessante, principalmente por ter muitas demonstrações e sugestões de ajustes.

Agora, voltando a falar das pedaleiras, meu único conselho, na minha humilde opinião: fuja da marca ZOOM. Nas pedaleiras que ouvi e toquei da marca, todas apresentaram timbres artificiais demais, principalmente na simulação digital de distorção.

Simonassi agradeceu.
  20. Guto Pereira

Guto Pereira Usuário Ativo

10 Jan 2008
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    38
    Nada como os bons e velhos pedais Boss... Compressor, Overdrive, Hevy Metal, Chorus, Euqalizer entre outros... O único saco que eu via eram as gambiarras arrumadas pra ligar a alimentação de todos esses pedais, geralmente ficavam como um belo prato de macarrão, pois quase sempre os guitarristas não tinham o menor cuidado com isso.

Simonassi agradeceu.

Compartilhar esta Página