Clube dos Relógios de Pulso

Discussão em 'Zona Livre' iniciada por Desotti, 9 Out 2007.

1. Desotti

Desotti Say hello to my little friend!

11 Ago 2002
    Obrigados:
    6
    Troféus:
    38
    Amigos foristas, saindo um pouco do "supérfluo" :LOL: mundo do audio e vídeo, alguém mais curte e/ou coleciona relógios de pulso? Não falo necessariamente de relógios caros, mas excluo as réplicas destes que, mesmo sendo quase perfeitas hoje em dia, não deixam de ser pura e simplesmente mais uma forma deslavada de pirataria... :rolleyes:

Desde criança, enquanto ficava observando um reluzente Omega dourado presenteado por minha Mãe ao meu saudoso Pai por ocasião do casamento deles, fui me fascinando por essas “peças do tempo”, especialmente aquelas mais esportivas, e acabei dando um jeito (a duras penas :p) de obter algumas peças interessantes ao longo dos anos.

Aliás, antes de tudo, cabe aqui desmistificar a origem do relógio de pulso, creditada errôneamente a Santos Dumont.

É verdade que o “Pai da aviação”,
    diante da dificuldade de manusear um modelo de bolso comum durante seus vôos, requisitou ao célebre amigo Louis Cartier que desenhasse um modelo confiável de relógio que pudesse ser usado no pulso, pedido esse que originou em 1904 o exclusivo modelo Cartier Santos, o qual entrou em produção comercial em 1911 e permanece em linha em várias ver$ões :lol: até hoje.

Entretanto esse tipo de relógio foi pensado e construído pela primeira vez por Patek Phillippe em 1868, sendo suas derivações conhecidas como “whistlets”. Esses relógios eram destinados nos meios sociais exclusivamente às mulheres como acessórios de moda, pois não eram considerados precisos e confiáveis como os mais elaborados modelos de bolso.

Assim foram completamente desprezados pela população masculina do final do século XIX, com exceção à utilização militar por soldados em batalha, devido à sua praticidade de uso.

Com a adoção por Santos Dumont no início do século XX e a utilização continuada por inúmeros exércitos ao redor do globo, os relógios de pulso foram continuamente sendo aprimorados e sua imagem lentamente se firmando junto ao público masculino, até os mesmos passarem a ser universalmente adotados.

Uma interessante tabela sobre a evolução dos relógios de pulso pode ser vista aqui.

Seguem imagens de alguns modelos que coleciono: :D

Omega Speedmaster "Michael Schumacher 2002" (Automático)

Tag Heuer Carrera Chronograph Tachymetre (Automático)

Tag Heuer F1 Chronotimer (quartzo)

Sandoz Sport Competition "Fernando Alonso" (quartzo)

Natan Square e dois Bulova Marine Star 100 (quartzo)

Para quem se interessar mais pelo assunto há ainda um forum de discussão nacional no site Relógios & Relógios, bem como um bom forum "gringo", o Timezone.com.

[[]]'s (y)

2. ThiagoD

ThiagoD .....

1 Dez 2005
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    0
    Lindo esse Tag Heuer Carrera, o problema e o preco dele que nos EUA esta em 2500 doletas.

Estou a procura de um relogio de pulso, mas quero uma de couro preto.

3. lucius

lucius POWERED BY MARIA CLARA

6 Nov 2002
    Obrigados:
    3
    Troféus:
    0
    Desotti,

Também gosto muito de relógios, principlamente automáticos e sonho com um speed moon day-date.

Hoje tenho estes aqui, que são os poor´s man watches :D

Revue Thommem airspeed:

Mido Multifort:

Tissot Seastar 1000:

E o mais novo da coleçao, um Suunto Vector, que não é automático, mas é um briquedo muito legal:

Falando em relógios há um forum nacional muito bom sobre eles , http://www.forumnow.com.br/vip/topicos.asp?forum=51071&grupodiscussao=73836

Lucius

4. Deckard_67

Deckard_67 Usuário Ativo

5 Ago 2007
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    38
    Também adoro relógios, porém só tenho um modesto Tissot TXL adquirido em 06 de janeiro de 2001, que uso praticamente dia e noite.

Divirtam-se neste link (só não vale babar no teclado :LOL:):

http://www.fhs.ch/en/links.php

Abraços! (y)

5. Schutz

Schutz Estou pronto!

18 Mar 2005
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Gosto muito, entretanto acho que é um vício muito caro, melhor me ater apenas ao meu hobbie HT.:lol: Tenho um irmão fanático, que possui inúmeros e que ano passado inclusive fez uma viagem percorrendo toda a Suiça para conhecer as fábricas dos maiores nomes desta indústria.

Fico babando nos relógios dele, mas eu sou adépto de um modelo somente mesmo.

6. rodrigojr

rodrigojr Usuário Ativo

17 Jun 2003
    Obrigados:
    3
    Troféus:
    38
    Que tópico bacana!

Também sou fascinado por relógios, mas só possuo um digno de nota: um Omega Speedmaster Moon Watch.

Uma beleza!

7. Luiz Henrique

Luiz Henrique 10 anos de htforum

30 Jun 2003
    Obrigados:
    2
    Troféus:
    0
    Eu comprei esse Tissot no final do ano e tenho também um Seiko, que é esportivo e só uso ele aos finais de semena.

Como vocês fazem para o seus relógios automáticos continuarem funcionando quando não os usam por um bom período? :D

8. Russo

Russo LoucoporSom

31 Mai 2002
    Obrigados:
    3
    Troféus:
    38
  9. Papillon

Papillon Usuário Ativo

30 Jun 2004
    Obrigados:
    9
    Troféus:
    38
    Ótimo tópico!

Tenho poucos relógios embora goste de cada um deles, qualquer hora tiro fotos deles.

Tudor Rolex Vintage 1969 automatico (ebauche eta)
    Longines Vintage 1942 manual
    Tissot Seastar 1969 automático (ebauche eta)
    Bulova Marine Star 1993 quartz (o que mais uso)
    Casio G-Shock G-Lide 2003 quartz

muitos horologistas torcem o nariz para marcas que utilizam de ebauche como a Omega, mas para quem gosta de relógios e design, esta é uma marca muito apreciada e importante. Particularmente gostaria de ter um Speedmaster Michael Schumacher Vermelho, acho muito belo esse relógio.

Aproveito o tópico e digo qual minha próxima "criança" deve vir via ebay, um Tauchmeister automático, tida como marca de segunda linha (montada na alemanha mas é chineza mesmo) fizeram uns "gmt" que são muito bonitos claro a um preço infimo perto dos IWC e Rolex.

Gostaria da opinião dos colegas o que acham desse, mede 40mm de diametro fora a coroa:

custo? perto de 140 euros já com frete, porém sem impostos.

10. tonheko

tonheko Usuário

7 Abr 2006
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    0
    opa, também tô neste clube.
    pra quem gosta do negócio eu enfatizo a forum gringo recomendado pelo Desotti, o timezone.com tem muita coisa bacana por lá....

minha coleção infelizmente se restringe a somente 3 relógios, mas espero fazer uma nova aquisação em breve por ocasião do meu aniversário em novembro!!! :D

Lucius, o que tem neste Suunto? ele é de alta precisão?

11. Farkas

Farkas Usuário Ativo

7 Mai 2003
    Obrigados:
    2
    Troféus:
    38
    Eu já tive um Tissot que ganhei de minha esposa muito lindo mesmo, mas tenho alguma coisa em meu suor que simplesmente "come" o metal com o passar do tempo, então relógio comigo dura um ano, no máximo dois, depois fica muito feio...

Esse fato mais o problema de falta de segurança me fizeram desistir de relógios caros.

Hoje confesso que apelo para as réplicas, assim troco de relógio todo ano e nem me preocupo com nada.

Só assim para eu andar com o meu "breitling" no pulso e economizar 11 paus... e quando estragar jogo fora e compro um novo !

12. gabriel

gabriel Usuário Ativo

1 Nov 2004
    Obrigados:
    2
    Troféus:
    38
    Desotti,

Já tive essa doença num grau super avançado, graças ao bom Deus melhorei e hoje só tenho uns 10 relógios, dois Omegas, dois IWC, um Bell & Ross, alguns vintage, um do Mickey, dois Polar, sei lá mais o que, mas continuo gostando muito, só não compro mais frequentmente como fazia.

Lucius,

Lindo esse Mido!

RodrigoJr.

Lindo SpeedMaster, mas esse é o Profissional né? Movimento manual, grandão, tem a inscrição sobre a ida a Lua embaixo? Tenho um Speed pretinho, mas menor e automático.

[]'s gabo (y)

13. Renato Gomes

Renato Gomes Arquiteto e Urbanista

18 Mar 2007
    Obrigados:
    2
    Troféus:
    0
    Não sou colecionador, mas possuo um que me satisfaz plenamente ha algum tempo. Hanowa Conquest. Custava em torno de R$1200,00 ha uns 5 anos na revenda oficial em SP (Lebel Relojoaria).
    Link para a série:
    http://www.hanowa.ch/pages/Quartz/Conquest.html
    Foto:

Abraços

14. Graveyard

Graveyard Black Metal ist Krieg

27 Mai 2003
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    16
    Muito legal este tópico! (y)

Tenho alguns também, especialmente Tissot PRS200, Tag Heuer, Festina e um Vacheron Constantin, além de alguns Citizen. Gosto muito dos Casio para o dia-a-dia, especialmente da série Pro Trek. Tenho um com pulseira de titânio e todos os medidores possíveis (menos GPS). Recomendo.

Estou atrás de um Bulova Marine Star com pulseira de couro e um Breitling "baratim". :feliz:

Agora, os Omega rule! Lindos mesmo.

15. Ricardo Pontes

Ricardo Pontes Usuário Ativo

8 Dez 2004
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    38
    Tambem gosto um pouco , tenho um Cartier e um Mido ,todos bem fininhos como gosto .

Se voces me ensinarem a fotografar e botar aquí , agradeço.

Ricardo.(y)

16. lucius

6 Nov 2002
    Obrigados:
    3
    Troféus:
    0
    Tonheko,

Os Suunto são os chamados relógios outdoor, para quem pratica trekking ou esportes de aventura, perfil de gente assim como eu :)ataque::ataque:). Na verdade comprei porque queria um digital legal e ele tem termômetro, barômetro, altímetro e bússola, além das funções básicas de um digital com 2 alarmes, timer regressivo, cronômetro e tal. Ele é gigante, caixa com mais de 45mm, se o pulso for fino fica estranho, um verdadeiro cebolão :D.

Na verdade já fui mais ativo com os relógios, comprava e trocava, mas depois que entrei com mais "furor" na onda dos ups na parte de audio digo que é impossível manter dois hobbies, principalmente o dos relógios, que comparativamente drena muito mais recursos que o A/V.

Quero ainda um speed day-date, um dia ele vai chegar (y) aí eu paro de vez.

Lucius

17. Desotti

Desotti Say hello to my little friend!

11 Ago 2002
    Obrigados:
    6
    Troféus:
    38
    Legal saber que não sou o único doido por relógios! :D:D:D

Pego os dois que tenho, um em cada mão, e fico agitando-os por uns 5 minutos, todos os dias... :rofl: (y)

Thiago e Arthur, se falarmos apenas em relógios “hi-end” a coisa pega mesmo em termos de valores, tanto que tenho “apenas” dois que considero pertencer a essa categoria, o Speedmaster e o Carrera.

Mesmo assim, no universo dos relógios de luxo, existem relógios muitíssimo mais exclusivos e caros feitos por relojoarias como Audemars Piguet, Patek Phillippe, Jaeger Le Coultre, Vacheron Constantin, entre outras que fabricam todos os componentes de seus relógios artesanalmente (esses são os verdadeiramente "Hi-End").

Outras empresas tradicionalíssimas do ramo, como Omega, Tag Heuer e Tissot por exemplo, são em realidade montadoras, pois se utilizam de movimentos fabricados sob suas especificações por outras empresas especializadas, aplicando-se aqui o termo ébauche (incompleto) citado pelo amigo Luís, sendo esses relógios "Hi-Fi" :lol: por assim dizer.

Lucius meu amigo, legal ver você por aqui. :)

Gostaria de ter muito mais “poor’s man watches” como os seus, esse Mido é lindo mesmo! :rever1:

Os meus “pecam” por serem todos modelos mais esportivos, preciso tomar fôlego, coragem e encarar qualquer hora dessas um modelo sem múltiplos mostradores, como um Omega Seamaster Planet Ocean Big Size. :baba:

Gabo e Rodrigo, nunca havia reparado que a caixa do Speedmaster Professional seria maior que a dos demais, sempre achei que a diferença estava apenas no ultra-confiável movimento manual calibre 861 [​IMG].

O meu tem movimento automático cal. 1151 e o mostrador é de fibra de carbono (não aparece bem na foto que encontrei), mas movimentos automáticos não se prestariam para trabalhos em gravidade zero, bem como condições severas de uso, o que faz a fama merecida do Moonwatch.

Luis, particularmente achei lindo o Tauchmeister, a caixa lembra a dos Rolex, bonito mesmo e deve ser muito bom!

Aos amigos que tem Tissot, acho difícil existir relógio mais honesto, gosto muito da marca.

Tenho ainda Casio, Seiko, Swatch... falando em Casio, preciso mencionar meu primeiro e inesquecível relógio...

O que tive foi o único com caixa de metal que já vi (os amigos tinham o Game-10, com caixa de plástico), e rodava pela classe na mão dos amigos de escola... que saudade!!! :D

[[]]'s (y)

18. Deckard_67

Deckard_67 Usuário Ativo

5 Ago 2007
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    38
    Existem móveis especiais para acondicionar os automáticos funcionando:

http://www.watchcellar.com.br/index.html (y)

Abraço!

19. lucius

6 Nov 2002
    Obrigados:
    3
    Troféus:
    0
    Estava esquecendo do meu "tanque de guerra", um nacional que aguenta qualquer parada, baratinho e bem legal:

É o king diver, da orient, linha conhecida antigamente como relógio de pedreiro :lol:

Lucius

20. Renato_CWB

Renato_CWB Membro & Colaborador

15 Jul 2005
    Obrigados:
    34
    Troféus:
    48
    Meu coração está batendo.... tenho uma grande admiração por relógios de pulso, só não me aprofundei ao nível de um hobby por falta de tempo.

O meu "companheiro" há quase vinte anos é este IWC Porsche Design (Made in Switzerland... é claro. ;) )que, acredito eu, vai me acompanhar fielmente até o fim dos meus dias:

Outro dia, o counterparts (Mário) me enviou o link de um site (brasileiro) muito legal, inclusive fórum. Vejam os seguintes links:

http://www.forumnow.com.br/vip/foruns.asp?forum=51071
    http://relogiosmecanicos.vilabol.uol.com.br/

Abraços!! (y)

Compartilhar esta Página