Clube dos usuários do Sistema Operacional Linux!

Discussão em 'Informática' iniciada por Hildo, 24 Abr 2010.

?

Qual distribuição do Linux vocês usam?

1. Ubuntu

60,0%
  2. Mandriva

10,6%
  3. Open Suse

5,9%
  4. Fedora

9,4%
  5. Kurumin

1,2%
  6. Mint

2,4%
  7. Big Linux

1,2%
  8. Slackware

3,5%
  9. Red hat

8,2%
  10. Outros

8,2%
  11. Arch (placard)

11,8%
  12. Gentoo (placard)

3,5%
  13. Por enquanto nenhuma, mas tenho interesse. (Marco Araujo)

2,4%
  14. Debian (spyd3r)

7,1%
Votos múltiplos são permitidos.
  1. Hildo

Hildo Usuário Ativo

9 Jan 2007
    Obrigados:
    2
    Troféus:
    38
    Bem pessoal, não vi nada parecido por aqui então resolvi criar um clube para quem gosta de discutir sobre Linux. É um espaço para trocarmos informações sobre esse Sistema Operacional que tem crescido cada vez mais em nossos "arredores" :D

Posso começar dizendo que sou usuário fiel do Ubuntu e já faz algum tempo que dei adeus a Macrosoft! (y)

Quem quiser postar algo, sinta-se livre.

Abraços.

2. lms

lms Usuário

26 Ago 2005
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    18
    Me inscreve neste tópico.

Também uso o Ubuntu há quatro meses. Não penso em voltar para o Ruindows.

Quero testar também o Suse pois me falaram muito bem desta distro.

Seria interessante fazer uma votação no tópico de quais as distros o pessoal está usando.

Luciano

3. Hildo

Hildo Usuário Ativo

9 Jan 2007
    Obrigados:
    2
    Troféus:
    38
    Bem pensado, vou ver se acrescento uma pesquisa ao tópico! (y)

4. placard

placard High

29 Mai 2008
    Obrigados:
    32
    Troféus:
    48
    Já usei Slackware, Mandrake, Debian, Arch e Ubuntu (e as duas variantes K e X). Já testei Gentoo e Kurumin, além de outras já há muito defuntas que nem sei o nome.

Usei anos nos desktops e me acostumei. Aí passei a usar notebooks e tive que me desacostumar (voltar pra Win), coisa que nunca consegui totalmente.

O problema de sempre: drivers... hardware. Eu cheguei à conclusão que é impossível usar um notebook com Linux sem gerar bem mais calor e reduzir bem mais o tempo de bateria do que no Windows. São anos vasculhando guias na internet sobre como reduzir o consumo de energia. Mas hoje desisti. E afinal... de nada adianta pagar mais por um hardware melhor se você está subaproveitando ao nivelá-lo por baixo com drivers como vesa genérico, por exemplo.

Estou convencido que são pequenas coisas que se juntam e tornam meus notebooks com Linux verdadeiras fornalhas. Como pra mim sistema bom é o que toma menos meu tempo e me faz render mais sem desconforto....

Por isso que, no momento, uso Linux somente em meus dois roteadores. Versões embarcadas. Rodam meses e semanas a fio direto sem problemas. (y) Gostaria de poder usar o OS X (só o fato de ser BSD já ajuda), mas não gosto do hardware de notebooks Apple. Ou seja, pra mim não tem solução.

[']s

OpenSuse é bom, mas pra quem usa o Linux também por filosofia (falar "Ruindows" já diz muito), talvez seja bom saber que a Novell é a maior amiguinha da Microsoft.

5. tupacshakur

tupacshakur Usuário

15 Mar 2010
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    opa que legal ver um pessoal do linux aqui
    tomara que tenha mais gente
    eu ja uso linux a um bom tempo mais ainda sou muito basicao comparado a muitos que tem nu vivao linux .com.br
    eu uso arch estou com sabayon e sempre gostei do slackware
    mais sou adpeto do arch adoro ele
    bom eu nao manju nada na area de home acabei de começar
    mais quero aprender muito estou montando meu primeiro htpc
    com um phenom x3 BE 720 uma ecs-a790gxm-ad3 e por enquanto video onboard
    ai ja que agora temos uma comunidade de linux aqui
    podem me dizer que placa de video vcs recomendam e que tenha bons drivers nu linux
    bom a minha onboard éa 3200 da ati,e eu achei que poderia fazer um hybrid cross com uma serie 5 mais nao e possivel,entao agora pra mim tanto faz nvidia ou ati
    eai pessoal podem me dar umas dicas?

6. Hildo

Hildo Usuário Ativo

9 Jan 2007
    Obrigados:
    2
    Troféus:
    38
    Sempre escuto dizer que placas ATI são mais difíceis de configurar no Linux, usuários mais aprofundados dizem que teremos menos dor de cabeça de usarmos placas Nvidia. Bem, não sei se é coincidência, mas como minha placa é Nvidia, não tive nenhum problema em configurá-la no Ubuntu. Fica aí a dica. (y)

Abraços,

Hildo

7. placard

placard High

29 Mai 2008
    Obrigados:
    32
    Troféus:
    48
    Não é à toa que RMS critica tanto o uso de drivers proprietários fechados em Linux.

A AMD andou cooperando mais desde a aquisição da ATi. Mas as coisas continuam um problema só. É questão de tempo até você atualizar o servidor do X. E cada atualização traz uma penca de problemas que precisam ser resolvidos. E o ciclo recomeça num loop infinito.

Sem dúvidas, vá de nVidia. Mas não espere nada de outro mundo em comparação com o potencial da placa. Pelo menos não vai lhe dar dor de cabeça e frustração.

8. lms

lms Usuário

26 Ago 2005
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    18
    As Nvidia são as mais fáceis de configurar e tem ótimos drivers para Linux. Placas onboard da Intel tem incompatibilidades com algumas distros.

Quando instalei também tive a impressão de que a bateria durava menos. Fiz algumas otimizações no vídeo e agora acho que o sistema está operando de forma similar ao Windows. Ainda não dá para afirmar, pois preciso fazer mais alguns testes.

O gerenciamento de energia evolui bastante nos últimos anos. Concordo que até alguns anos as distros eram direcionadas para servidores e desktops. Hoje eu acho que é viável o uso em laptops e netbooks.

Luciano

9. Hildo

Hildo Usuário Ativo

9 Jan 2007
    Obrigados:
    2
    Troféus:
    38
    Caramba, só de não precisar "comprar" produtos piratas, correr atrás de cracks e seriais para usar um programa que posso usar de graça e honestamente, fico no Linux mesmo. Entretanto, se o cara tem dinheiro para comprar um Windows original, mais uma penca de aplicativos patenteados pela Microsoft, daí não tem o que dizer. (y)

10. tupacshakur

tupacshakur Usuário

15 Mar 2010
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    bom pessoal vou ver
    vou dar uma pesquisada nus preços da nvidia e da ati
    vcs tem algum modelo em mente?eu uso linux a um tempo mais nunk tive placa de video
    somente onboard mais nao tive problemas com minha onboard ati 3200
    a unica coisa eh que nao consigo rodar o compiz nela,mais na versao 4 do sabayon roda perfeitamente
    ainda nao sei bem oq é
    tow meiu sem tempo mais quanto comprar as peças vou ver
    abraços e que bom que tem pessoas do mundo opensource aqui
    flw rapaziada

11. jmartins

jmartins Usuário

11 Dez 2004
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    0
    Já usei varias distro... Mas atualmente uso Ubuntu pela diversidade de progrmas prontos para utilizar...
    Não tenho mais animo para ficar compilando pacotes e kernel...

Abs,
    João Martins

12. Rafael Falco

Rafael Falco Usuário

30 Mar 2009
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Quando comecei a usar Ubuntu no meu netbook (1000ha) tive o mesmo problema, porém para mim foi questão de baixar o software de gerenciamento de energia e agora tenho um ótimo desempenho de bateria (y)

Vale lembrar, que no Windows também é necessário baixar um software, e não há a mesma integração com o sistema que possuo no Windows.

Sem contar a perfeita integração do modem 3g com o Ubuntu Netbook Edition! É só plugar e colocar a operadora e pronto! Integrado ao Network Manager, e sem programinhas com interface tosca (y)

Mas no desktop (voltado a games) sigo firme com o Windows 7... Quem sabe agora com a VALVe portando a engine source para OpenGL eu migre?

13. placard

placard High

29 Mai 2008
    Obrigados:
    32
    Troféus:
    48
    rafael, é verdade... mas o Ubuntu Netbook Ed. foi feito com o eeePC em mente. Então é natural que, após testes, a edição seja aperfeiçoada para rodar perfeitamente nele. O problema é colocar o Ubuntu genérico no meu notebook... olha só:

1- Baixar a voltagem seria um tormento, e é algo que eu preciso. É uma recompilação e edição do kernel, além de um patch que vai quebrar sempre que for atualizado. Tudo isso porque alguém achou por bem embutir no kernel ao invés de módulo.

2- As distribuições em geral têm um péssimo hábito de deixar habilitado atime e diratime no FS. Até Linus Torvalds já criticou isso, então não sou eu fazendo mimimi. É algo péssimo para o calor de um notebook, e até de desktops.

Fora isso, existem outras questões mais obscuras mas pouco relevantes para o meu caso. Aliás, quanto ao modem 3G, eu tenho VIVO e funciona normalmente pela discagem do Windows (basta discar *99#)... não precisa instalar o programinha tosco da VIVO. (y)

[']s

tupacshakur, tenho dois comentários:

1- para HTPC a necessidade não é muita. Acredito que até modelos da série 9000 vão servir em excesso. Uma 9500 pode ser encontrada por 40 dólares nos eBays da vida. E são suficientes, além do que as chances aumentam de bom suporte nos drivers por ser mais antiga. No mais, procure sugestões aqui no HTF, pois faz anos que não uso desktops.

2- me perdoe ser tão 'caxias', mas é tão difícil assim escrever "nos" ao invés de "nus", ou "meio" ao invés de "meiu"? Só faltou o MiGuXo... :) A letra O está a um I de distância do U, então nem dá pra usar a desculpa da praticidade (de 'vc', 'tb' e similares). Se não dá mais trabalho escrever certo, por que escrever errado? Fica a sugestão, e não a imposição. ;)

[']s

A questão nem é essa... uma instalação de BD do Oracle pode custar 5 milhões de dólares. Muita gente pode comprar, mas só alguns optam por isso. Ao invés, usam coisas como Postgre.

Você acha mesmo que o principal motivo dessas pessoas optarem por Postgre é o custo do Oracle? Proporcionalmente, isso vale tb para meros mortais.

Faça a indução desse exemplo para a regra geral e verá porque eu uso tanto Windows como Linux na minha casa, porque aboli o Word em favor do Writer e porque o único software pago que uso é o Photoshop CS 2, mesmo usando apenas para uso particular. E não, não é piratex. :D Por outro lado, sinto falta, do Linux, da simplicidade, da personalização e da possibilidade de trabalhar com scripts.

As estórias de sucesso ou fracasso do OSS/FS pouco ou nada têm a ver com custo para o usuário. É apenas um pequeno fator. Os exemplos diários mostram isso.

[']s

14. tupacshakur

tupacshakur Usuário

15 Mar 2010
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    kkkkkkkkkkkkk mano todos estao reclamando da forma como escrevo
    me deesculpem mais éo costume
    um costume ruim pelo qual tenhu que me desacostumar
    essa de miguxo?ai se me insulta pow
    bom rapaziada entao eu ja tenhu suficiente pra htpc
    pelo menos eu ja tow rodando os videos em full de boa na de 32 da sansumg
    bom eu queria saber uma boa placa de video em relaçao ao linux,ja vi falarem muito que a 5770 e um otimo custo beneficio
    mais entao vou dar uma olhada nos preços
    vou ter que compra uma fonte tbm
    provavelmente uma corsair 550w
    eu tenho atualmente uma zalman 360 tow feliz com ela mais nao sei se guenta uma placa de video como essa
    flw paz

15. nixcad

nixcad Usuário

18 Dez 2007
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Desde 2007 eu migrei para o Arch Linux e acabei encontrando uma distro que encerrou minha busca. A partir de dez/09 eu a uso num MacMini e funciona perfeitamente como servidor e HTPC (o XBMC roda suave e rápido).

Então tenho um ótimo SO com um ótimo hardware ligado 24/7 (e consumindo 20 watts (y))

16. Guri Chibão

Guri Chibão Usuário

23 Ago 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Uso Linux já fazem muitos anos.

Sempre fui usuário do Mandrake agora atualmente Mandriva.

O sistema operacional windows já não uso, acredito que fazem mais de 2 anos.Para absolutamente nada.

Não tenho nenhum problema com drives ou correlatos, inclusive vos escrevo de um notebook HP Pavilion com todos os drives instalados.

17. Hildo

Hildo Usuário Ativo

9 Jan 2007
    Obrigados:
    2
    Troféus:
    38
    Acho que com a internet nos nossos dias, não tem como ter dúvidas no Linux, é só pesquisar que achamos as respostas. Ah! e saber um pouco de inglês ajuda bastante :D

18. Billy Gun

Billy Gun Usuário

20 Mai 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Noticia:
    Ubuntu 10.04 'Lucid Lynx' foi lançado

http://www.ubuntu.com/

Ps. Achei formidavel a criação deste clube, embora eu não use linux eu dou total importancia, tinha varias "versões" (nao sei se usei o termo certo) que eu nao conhecia.

19. tupacshakur

tupacshakur Usuário

15 Mar 2010
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    ah amigo o arch tbm me cativou
    todas as distros sao otimas mais sempre tem aquela que vc gosta mais
    bom eu ainda nao decidi a placa de video mais axu que nu sabado vou pegar a fonte eo hd
    vou pegar um hd te 1TB e uma fonte axo que de 550da corsair ainda nao sei
    posso gastar RS$ 550 nus dois
    vcs tem alguma outra dica que nao seja a corsair?espero que sim flw

20. Hildo

Hildo Usuário Ativo

9 Jan 2007
    Obrigados:
    2
    Troféus:
    38
    Já é a versão final ou a candidata? (y)

Compartilhar esta Página