Combústivel adulterado para quem reclamar?

Discussão em 'Zona Livre' iniciada por Leonard, 19 Mai 2007.

1. Leonard

Leonard Minha Sala

13 Out 2005
    Obrigados:
    8
    Troféus:
    38
    Hoje fui a um posto Shell e enchi o tanque do meu carro qeu estava na reserva, andei cerca de 20 km de o carro começou a falhar em baixa e ter o seu desempnho diminuído pela metade, constarei que era o combustível, voltei ao posto e reclamei ao dono e pedi que a gasolina fosse retirada. O cara foi extremamente grosso e disse que seria impossível que fosse a gsolina o cara ficou louco, dizendo que eu chamei ele de safado e sonegador e eu não disse nada disso, ele me disse que era o meu carro, mas o carro estava perfeito antes de seu colocar o combustível, irei na segunda feira em uma concessionária para uma avaliação, se for a gasolina para quem eu devo reclamar???

Aguardo uma ajuda.

Abs

Leonard

2. zaca

zaca Heavy Metal Maniac

7 Ago 2003
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    0
    Leonard,

Você pode denunciar para a ANP, Procon, Shell, enfim para um monte de gente, mas para ficar provado que o posto esta vendendo gasolina adulterada eles terão que ir lá e retirar uma amostra da bomba para análise.(y)

Maiores detalhes:
    http://carsale.uol.com.br/servicos/manutencao8.shtml

Abraços,
    Alexandre

3. gmc100

gmc100 Usuário

7 Mai 2006
    Obrigados:
    4
    Troféus:
    0
    No ano passado eu tive que trocar a bomba de combustivel do meu pálio, segundo o técnico que trocou estava toda corroida pelo combustível adulterado.
    O problema é que abasteço em 3 postos diferentes (todos BR).
    Abraços.

4. Vincent Price

Vincent Price Usuário

29 Jan 2006
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    16
    Andar com o combustível na reserva também pode causar problemas, como a entrada de sujeira na bomba injetora. Também já tive problemas semelhantes, e sabendo da qualidade de nosso combustível, procuro andar sempre com pelo menos 1/4 do tanque.

5. Leonard

Leonard Minha Sala

13 Out 2005
    Obrigados:
    8
    Troféus:
    38
    Agradeço aos colegas, Zaca, li o site que vc me indicou e os sintomas de gasolina adulterada são os mesmo descritos.
    Estou cansado de tanto picareta no mercado, tive este acho cheques descontados antes das datas, cheques pagos em dinheiro antes para não serem descontados e mesmo assim depositados, váriso serviços que precisaram ser refeitos....Não sei o que esta acontecendo com os serviços deste país, depois os empresarios reclamam.

Abs e obrigado a todos.

Leonard

6. Led-SP

Led-SP Música é a linguagem dos anjos

5 Ago 2003
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Leonard,
    estava escrevendo um topico sobre isso...
    Hoje estamos tao aconstumados com esse serviço ruim, que nem reclamamos mais.

Eu sou um chato. reclamo de tudo. Prefeitura, empresas de telefonia...ate da PM eu ja reclamei.

Ja tive problemas com gasolina. reclamei na ANP. Duas semanas depois o posto fechou e reabriu depois com outra bandeira. Nao sei se foi a minha reclamacao, mas...

Reclame mesmo.. so assim melhoraremos.

7. Leonard

Leonard Minha Sala

13 Out 2005
    Obrigados:
    8
    Troféus:
    38
    Só que cansa Alexandre, vou ter que reclamar, mas preferia não, não estou muito bem de saúde, acho que é o extresse, estou com gastrite, esofagite e ainda hernia de hiato, fora o problema crônico nas costas, tive que parar de fazer a minha atividade física predileta, Muay Thay por causa das costas. Agora ja estou de dieta e tomando remédio.
    Odeio brigar, mas esse povo pede e a gente fica com o desgaste.

Abs e tudo de bom!

Leonard

8. darth vader x

darth vader x Feel the dark side

15 Jul 2006
    Obrigados:
    2
    Troféus:
    0
    Pois é , o caso é muito sério , moro em uma cidade de +/- 126.000 habitantes no interior de Minas , á 100Km da capital e onde ... TODOS OS POSTOS DA CIDADE VENDEM COMBUSTÍVEL ADULTERADO , SEM ESCAPAR NENHUM ... è o nosso Brasil .:clown:

9. Márcio

Márcio Usuário

30 Mai 2002
    Obrigados:
    8
    Troféus:
    0
    Perguntinha, não existe alguma forma simples de testar a gasolina?
    Desde novo meu clio apresentou um mau desempenho em alta rotação, acima de 3000rpm, e este é exatamente o ponto forte dos motores 16v, mas nunca me passou pela cabeça que pudesse ser a gasolina porque sempre abasteci em bons postos, considerados os melhores da cidade e sempre com bandeira.
    A algum tempo fiz cadastro no clio clube e abri um tópico sobre este assunto, e alguns membros disseram categoricamene que era a gasolina, resolvi então circular por vários postos, novamente todos considerados entre os melhores da cidade e com bandeira, nada...
    Já estava até desistindo e achando que o problema não era a gasolina quando o proprietário de uma oficina de regulagem credenciada pela bosch disse para experimentar o posto Paulo Moreira, disse ser o único realmene confável da cidade, eles controlam por computador até a humidade e temperatura da gasolina.
    Resolvi experimente e tudo foi resolvido, o carro começou a andar muito mais em alta, diminuiu o consumo e o funcionamento ficou mais suave, inclusive na lenta.
    Resultado disso, me convenci que não importa a bandeira ou o tamanho do posto, ao menos aqui quase todos vendem gasolina adulterada, se é apenas com álcool ou coisas mais perigosas para o motor não sei dizer, mas é algo quase generalizado.
    Abraços

10. Dmaumau

Dmaumau Moving Forward

9 Out 2002
    Obrigados:
    41
    Troféus:
    48
    Dica, sempre que mudar de posto EXIJA uma nota fiscal, assim, ee o carro pifar logo após, você tem prova de onde e quando abasteceu.

11. zaca

zaca Heavy Metal Maniac

7 Ago 2003
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    0
    Márcio,

Existem vários tipos de adulteração (água, solvente, alcool acima do limite, etc) e alguns testes simples podem detectar algumas delas.

O teste da proveta pode determinar a adição irregular de álcool ou água, ele é relativamente simples, pode ser feito pelo consumidor e até pode ser exigido que seja feito no posto, veja:

http://rjtv.globo.com/RJTV/0,19125,VRV0-3119-101221-20050706-606,00.html

Alguns sites falam de um teste mais prático, que é colocar um pouco de gasolina num copo plástico descartável(desses brancos) e cronometrar o tempo. A gasolina boa vai desmanchar o copo em até 1 minuto, veja:
    http://www.mp.pr.gov.br/jornais/jun_03/0906_1.html

Eu convivi muito tempo em contato com supervisores de abastecimento da Petrobrás BR, e a orientação que eles me passavam é que no caso específico da rede BR só é assegurada a qualidade nos postos que tem o selo do programa "de olho no combustível".(y)

A rede texaco também tem um índice de adulteraçao reduzido, pois trabalha com frota de distribuição própria, que reduz o problema de adulteração da gasolina mesmo antes de chegar nos postos.(y)

Abraços,
    Alexandre

12. Márcio

Márcio Usuário

30 Mai 2002
    Obrigados:
    8
    Troféus:
    0
    O único posto que encontrei gasolina boa aqui foi da Esso, o Paulo Moreira, todos os outros, incluindo texaco, ipyranga e BR, fizem o carro trepidar um pouco na lenta e perde rendimento em alta.
    Vou ver se consigo fazer estes testes (y)
    Abraços

13. JOELTIGGER

JOELTIGGER Usuário

9 Mai 2005
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    16
    Pessoal,
    Trabalho no ramo de combustíveis e sou químico de formação. Seguem abaixo algumas imformações:

1) Tipos de adulterações
    O Jornal Nacional mostrou em abril/07 uma série de reportagens sobre adulterações de gasolina em postos suspeitos no estado de SP; na maioria o % de álcool, que deveria ser 23%, oscilou entre 60% a 70%, e em outros evidenciou-se a presença de solventes. Portanto, temos basicamente dois tipos de adulterações:

a) Adulteração com Álcool
    É o caso mais comum pois o álcool está amplamente disponível; o cara simplesmente transfere o álcool do seu depósito para o de gasolina. Neste caso há de imediato uma perda financeira pois vc está na realidade comprando álcool pelo preço de gasolina (o álcool tem apenas 70% do rendimento calorífico da gasolina):irado: .
    Na questão do rendimento, não afeta os bicombustíveis, mas afeta o desempenho dos carros a gasolina que são calibrados de fábrica para um teor de álcool de 23%.
    É uma adulteração de fácil comprovação; basta uma proveta graduada de 200 ml, água e sal. Ponha 100 ml de água com uma colher de sal + 100 ml do combustível e misture. Deixe em repouso alguns minutos para a gasolina se separar (parte de cima). A qtde. de ml da coluna de gasolina indica o teor da mesma (que tem de ser 77%).

b) Adulteração com solventes
    Solventes são matérias-prima da indústria e possuem uma baixa carga tributária, ao contrário da gasolina que é altamente tributada. Funciona assim; alguém da indústria compra o solvente alegando que vai utilizar nos seus processos industrias, mas desvia uma parte ou todo para os postos vender misturado à gasolina. Somente pode ser detectado por laboratórios especializados.
    É basicamente um esquema de sonegação que prejudica o consumidor pois os solventes tem baixa octanagem, comprometendo o desempenho e em casos extremos levando a perda total do motor.

2) Qual posto comprar
    - Fuja de postos sem bandeira ou de bandeiras desconhecidas;
    - Fuja de postos com preços muito abaixo do mercado pois a PETROBRAS vende para todas elas pelo mesmo preço;
    - Procure saber se o posto está regular junto a franquia (SHELL, BR, ESSO, etc), pois muitos utilizam o nome da bandeira de forma irregular por meio de liminar sem autorização das mesmas;
    - Muitos postos utilizam logomarcas similares as da grandes bandeiras para confundir o consumidor; o caso mais notório é o da 13R em SP cuja logomarca e cores são similares ao da BR Distribuidora:nao: .

O carro falhar após abastecer não é prova, apenas a análise química pode comprovar a adulteração e isso é de responsabilidade da ANP; se vc desconfiar fuja do posto pois adulteração é caso de polícia e o posto pode pertencer a uma quadrilha. E mais, provavelmente todo o resto estará fraudado (empresa, bombas, etc):mal: .

Pessoalmente abasteço sempre com bandeiras conhecidas que mantenham programas de acompanhamento da qualidade dos combustíveis nos postos(y) .

Att,
    Joel

14. Márcio

Márcio Usuário

30 Mai 2002
    Obrigados:
    8
    Troféus:
    0
    Hehehe, assim que estiver com tempo sobrando vou sair pela cidade comprando garrafas de 500ml com gasolina :D
    Vamos faze o teste da proveta.
    Abraços

15. Leonard

Leonard Minha Sala

13 Out 2005
    Obrigados:
    8
    Troféus:
    38
    Ja mandei e-mail para a Shell, ja absteci em tudo que é tipo de posto até mesmo em estrada e postos sem bandeiras, esse posto é relativamente novo, o que achei estranho é que o dono do posto estava muito alterado, pensei que o cara fosse partir para agressão física e se negou a retirar a gasolina, amanhã vou em uma oficina de minha confiança verificar o problema e vou ligar para a ANP, o problema é realizar o teste e o maior aind aé toda a gasolina que esta no meu carro enchi o tanque. Que droga, tenho que viajar na terça para Tubarão e corro o risco de ficar sem carro.

Abs

Leonard

16. gmc100

gmc100 Usuário

7 Mai 2006
    Obrigados:
    4
    Troféus:
    0
    Vi recentemente uma reportagem sobre um posto esso em sp e o mesmo apresentava 60% de solvente e 40% de alcool. A reportagem tentou falar com o proprietário e o mesmo tirou sarro.
    Eu só abasteço com alcool, visto que meu carro é flex e aqui em sp vale a pena. Agora só estou abastecendo em um só posto (depois que minha bomba foi pro saco) e agora estou pegando o cupom fiscal. Se der problema tenho de quem cobrar.
    Abraços.

17. §ilvio

§ilvio Usuário Ativo

1 Mai 2004
    Obrigados:
    3
    Troféus:
    38
    A coisa do carro flex só aumentou a chance de ser enganado, pois o carro não "reclama" do excesso de alcool na gasolina. Só cai o rendimento, e muitas vezes não se percebe isso.

Eu sempre encho o tanque e faço a média de consumo todas as vezes (tenho um programinha no Palm).

Nunca acreditei em gasolina barata, e procuro ser fiel ao mesmo posto, quase sempre BR (e não 13R...) mas quando noto redução de km/l, não volto mais para aquele posto.

Durante a semana meu padrão de rodagem é bem rotineiro, então a média de consumo fica sempre próxima. Quando cai, desconfio.

Ultimamente só tenho repetido minhas maiores médias de km/l quando abasteço no Ipiranga próximo à Unicamp, no Ipiranga da Bandeirantes (Shopping Serra Azul), e num BR da marginal Tietê antes de chegar no cebolão.

18. Dmaumau

Dmaumau Moving Forward

9 Out 2002
    Obrigados:
    41
    Troféus:
    48
    Eu só abasteço em um Texaco pertinho de casa ou no BR do Castelo e faz tempo que não tenho problemas.

19. §ilvio

§ilvio Usuário Ativo

1 Mai 2004
    Obrigados:
    3
    Troféus:
    38
    Opa, o BR do Castelo é também dos meus, há muito tempo !

Passei a usá-lo menos depois que mudei de endereço, mas ainda passo por lá de vez em quando, inclusive para aproveitar da conveniência do caixa 24 horas.

Abraços !

20. §ilvio

§ilvio Usuário Ativo

1 Mai 2004
    Obrigados:
    3
    Troféus:
    38
    Bom, de repente pode interessar, mais um posto que me deixou SATISFEITÍSSIMO foi o BR do km 27 da Bandeirantes, sentido Campinas (não é o do Frango Assado, é o anterior).

Com a aditivada, deu 16,6 km/l, nunca tinha feito essa marca no Corolla.

Compartilhar esta Página