Como fazer com que o Receiver transmita o som, sem precisar da TV?

Discussão em 'Primeiro HT, Sistemas Integrados, Geral' iniciada por omegazin, 16 Fev 2010.

1. omegazin

omegazin Usuário

16 Jan 2009
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Eu tenho um Sony HTss360 mas ele só emite som quando conectado à televisão também.

Isso é normal?

Quando eu ligo ele, apenas, ele não funciona.
    O meu HTPC não 'identifica' ele conectado. Apenas quando ligo a televisão é que consigo enviar sinal de som para o Home Theather, pois no painel de controle de som a opção "HDMI" fica desabilitada justamente por alegar 'desconectado'.

Ou seja, mesmo que eu queria ouvir um MP3 no meu HTPC, precisarei de ligar a televisão?

Já tentei ligar o Receiver sem ligar a TV, ou até mesmo desligando o HDMI que sai do receiver para a televisão, mas sem sucesso. Ele simplesmente não reconhece, e quando desligo a televisão, o meu PC já alega 'hardware desconectado'.

É assim mesmo ou tem algo errado?

2. drocha

drocha Usuário

4 Fev 2010
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    OMEGAZIN,

Tenho o mesmo HT, e uso ele ligado a um note, no caso o HTPC, ligado por HDMI na entrada SAT. Mesmo com a TV desligada, quando ligo o cabo HDMI no note, o HT já identifica que há algo na entrada SAT, e se eu tocar um MP3, como no seu exemplo, sai apenas o audio, sem precisar ligar a TV.
    Acredito que tenha alguma configuração no seu HTPC que irá funcionar de forma adequada, pois eu consigo sem problemas.

3. omegazin

omegazin Usuário

16 Jan 2009
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Engraçado, eu mudei até para a entrada SAT, porém quando ligo meu HTPC não reconhece nada. Ele diz apenas 'Realtek HDMI Audio - Não conectado'

Enquanto o computador não reconhecer ele ligado, não vai ser possível que saia audio do HT.

E quando eu ligo a tv, até mesmo com o HT desligado, ele reconhece o HDMI audio!

Isso é o mais engraçado, parece que o sinal digital 'passa' pelo receiver, sem precisar que o mesmo esteja ligado, pois consigo imagem na televisão de meu HTPC, sem ligar o receiver!

Só o som, obviamente, não consigo.

---------- Mensagem adicionada às 12:48 ---------- Mensagem anterior foi às 12:34 ----------

Acabei de lembrar que uso um adaptador DVI-HDMI na minha placa de vídeo HD4850. Será isso o problema/

Segundo o manual, o uso do adaptador pode impedir que o som ou audio nao seja transmitido..

MAS, já li algo também que dizia que não haveria perdas neste adaptador, pois a transmissão elétrica do audio/video não é perdida...

4. aornellas

aornellas Usuário

23 Dez 2009
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    interface DVI nao transmite som

usou DVI em qualquer parte, o som nao passa.

simples

5. omegazin

omegazin Usuário

16 Jan 2009
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0

Bem, eu consigo som E video quando ligo a tv.

Quando desligo a tv, não consigo nada.

Se não fosse para transmitir, não seria transmitido hora alguma, correto?

6. Helio.

Helio. Refinando...

2 Nov 2006
    Obrigados:
    19
    Troféus:
    38
    Talvez seu PC reconheça a saída HDMI como uma saída de vídeo, e o áudio é um bonus - se não tiver retorno de vídeo, ela não funciona.

Mas engraçado - meu HTPC reconhece meu receiver como um monitor, não a TV.

Mas para áudio uso SPDIF, não uso HDMI (y)

7. omegazin

omegazin Usuário

16 Jan 2009
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0

Como que ele reconhce como um monitor?

Sua saída de audio do HTPC para o HT, no caso, é feita ligando no Video 2, correto?

Usei uma saída coaxial digital no Video2, deu certinho só o audio, sem a TV.

Acho que o problema pode ser igual você falou, o audio ser um 'bonus'..

Como mais gente também usa essa mesma configuração, queria saber se sou eu o unico 'sortudo' ou se é normal isso, pelo uso do adaptador.. :LOL:

8. Helio.

Helio. Refinando...

2 Nov 2006
    Obrigados:
    19
    Troféus:
    38
    As entradas digitais do meu receiver são configuraveis - elas se chamam COAX1, COAX2, OPT1, OPT2, etc., e no setup do receiver eu defino para qual fonte cada uma das entradas pertence.

(y)

9. Helio.

Helio. Refinando...

2 Nov 2006
    Obrigados:
    19
    Troféus:
    38
    Pluguei o cabo HDMI entre o HTPC e o receiver, e nas configurações de vídeo ficou assim:

(y)

10. omegazin

omegazin Usuário

16 Jan 2009
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    exato! o meu fica escrito sony-avamp

Mas só quando ligo a TV! Se ligo só o sony mesmo, ele não reconhece nada.

VOu tentar ligar algum notebook com saída hdmi direto ao home pra ver se o problema está no adaptador dvi-hdmi, ou se é outra coisa... (y)

11. aornellas

aornellas Usuário

23 Dez 2009
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    mais uma vez, DVI não transmite SOM

a interface DVI de qualquer placa, sem exceção, é fisicamente ISOLADA dos componentes do computador que transmitem som e ela nao tem a fiação nem os conectores para SOM. Ela só transmite video.

se você usa um adaptador ou nao, ou se usa um cabo DVI-HDMI, no lado da TV só vai chegar o sinal de video.

simples.

não há o que contestar nisso. É um fato da tecnologia envolvida. Não é problema de adaptador nem nada...

12. Helio.

Helio. Refinando...

2 Nov 2006
    Obrigados:
    19
    Troféus:
    38
    Existem algumas placas de vídeo, que não possuem saída HDMI, que transmitem áudio pela DVI, mas para isso precisam de um adaptador especial DVI-HDMI.

Mas é uma "gambiarra" de algumas placas, não são todas que tem esta capacidade. ;)

13. omegazin

omegazin Usuário

16 Jan 2009
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0

Bem, vamos lá né?

Vou ilustrar o meu problema, pois acho que você está batendo na tecla errada comigo..

HTPC -> Ati HD4850 -> Adaptador DVI-HDMI -> Cabo HDMI -> Entrada HT-SS360 -> Saída HT-SS360 -> Cabo HDMI -> TV

Ligo a TV, ligo o receiver na entrada BD, ligo o PC.

Coloco um filme para rodar.

BINGO, tenho som digital dolby, imagem full hd, saindo de todas as caixas o som, o receiver já 'vê' que o som é digital, aparece o símbolo dolby nele.

Fim de jogo. Ganhei.

Agora, mudo do filme para uma musica mp3.

O som sai em 2 canais, como era de se esperar.

A imagem fica o meu fundo de tela do PC, na televisão.

DESLIGO a televisão, o que acontece?

A musica cessa!

Vou ao PC, vejo que ele não detecta a televisão, não mais aparece 'sony-avamp' no painel de som, ele fica 'não conectado'.

Ligo a tv, novamente ele aparece.

Desligo a tv, novamente ele some.

Ou seja, vejo que para reconhecer ou não o HOME, preciso da TV.

Minha pergunta é: Como fazer com que o home funcione independentemente da TV?

Você está dizendo que é culpa da saída DVI, correto?

Então te pergunto, de novo: Se eu pegar um notebook, com saída hdmi, ou mesmo trocar minha placa por uma com saída HDMI direto, ou seja, sem usar o adaptador DVI-HDMI, conseguirei que O COMPUTADOR RECONHEÇA O HT sem precisar de ligar a televisão?

Só isso, nada mais.

E sim, o meu som é transmitido via DVI, usando o adaptador, ao contrário do 'limite tecnológico' que foi dito... (y)

---------- Mensagem adicionada às 16:54 ---------- Mensagem anterior foi às 16:53 ----------

Toda a série 4xxx da ATI, que eu saiba, tem essa função. A primeira porta DVI é HDMI-Ready, por isso vem junto dela um adaptador dvi-hdmi...

Veio na caixa, junto dela. Solução da própria fabricante!

14. aornellas

aornellas Usuário

23 Dez 2009
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    dvi nao tem os CONECTORES para passar som, amigo. fisicamente impossivel. Usando DVI e nao hdmi-hdmi voce precisa de um cabo de som ligando a placa de som à entrada de som do home.

impossibilidade fisica, tecnologica. Sinto muito.

há placas de video com saida HDMI que tem um rabichozinho para ligar a placa na placa de som (ou na placa mae, no caso de som onboard), para video e som sairem pelo hdmi. Mas se voce colocar DVI no meio, perde o sinal de som.

simples.

os proprios responsaveis pelo consorcio HDMI e os inventores da interface DVI explicam isso.

15. omegazin

omegazin Usuário

16 Jan 2009
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Deixa eu ver se entendi, pois nunca consigo extrair uma conclusão dos seus posts;

Você diz que, o fato de 'não reconhecer' o meu HT pelo meu pc se deve ao fato do dvi não transmitir som?

Ou que eu definitivamente não consigo emitir som da minha placa, mesmo com o meu relato de que está havendo transmissão?

16. Helio.

Helio. Refinando...

2 Nov 2006
    Obrigados:
    19
    Troféus:
    38
    Acho que você tem que rever seus conceitos...

http://en.wikipedia.org/wiki/Digital_Visual_Interface

http://en.wikipedia.org/wiki/HDMI#Compatibility_with_DVI

17. omegazin

omegazin Usuário

16 Jan 2009
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Up porque ainda apanho disso!

HELP!

18. chanchito

chanchito Usuário

16 Nov 2009
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    6
    não sei se te ajuda, mas dá uma olhada nesse link.

Cuidados com o handshake

É muito comum se estabelecer uma ligação HDMI, passando o sinal por mais de um receptor. Um exemplo típico é ligação do reprodutor para um receiver e deste para uma TV. Numa situação dessas, o destino passa a ser sempre o último receptor, no caso o aparelho de TV.
    Se dois ou mais receptores estão ligados na linha HDMI, os receptores intermediários se tornam repetidores de sinal ou simplesmente permitem a sua passagem, processo este chamado de “passthrough”. Se o receptor final estiver desligado, o handshake não se realizará, e neste caso, o sistema como um todo não funciona ou funciona parcialmente. Se o sinal for de áudio, por exemplo, não haverá reprodução do mesmo, mesmo que o transmissor aparente funcionar.
    Usando o exemplo acima (cadeia de sinal entre reprodutor, receiver e TV) e supondo que o usuário deseje usar seu aparelho de CD ou DVD por HDMI somente para ouvir música. Se a TV este estiver desligada, a única forma de fazer o sistema funcionar seria interromper o caminho do sinal para a TV, o que poderá ser conseguido entrando-se no setup do receiver e desligando a saída de vídeo em HDMI. Com isso, o handshake será feito no receiver, que estava no meio do caminho do sinal, mas em contato direto com o reprodutor da mídia.
    Antes de finalizar, um lembrete importante: toda e qualquer transmissão de sinal por HDMI exige obediência às normas DRM do HDCP. Se algum equipamento interligado não obedecer a essas normas, o sistema não funcionará.

http://webinsider.uol.com.br/print.php?id=3690

Compartilhar esta Página