Como particionar um HD externo?

Discussão em 'Informática' iniciada por marcelocostabr, 26 Mai 2008.

1. marcelocostabr

marcelocostabr Usuário Ativo

17 Jul 2007
    Obrigados:
    7
    Troféus:
    38
    Pessoal, estou com um HD externo de 500GB formatado em NTFS. Gostaria de criar uma particao nele em FAT32 pra usar no PS3.
    Como faco isso?

2. aluis2002

aluis2002 Usuário

5 Jan 2007
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    0
    Olá amigo, vamos por partes.

1º existe algum dado em seu hd ?, se não vamus lá.

ligue-o normalmente em seu pc com windows xp, e vá em painel de controle, Ferramentas administrativas, Gerenciamento de computador, do lado direito da tela, aparecerá todos os seus discos físicos instalados, vc então selecionará o que for o caso, então vc ira fazer a formatação simples, lembrando que na hora de particionar vc lembre de utilizar inicialmente a metade do disco, e depois repita o processo com o espaço não particionado. Deu pra enteder ??

Agora se vc tiver algo no disco e que não pode perder, vc poderá fazer da seguinte maneira, utilizando programas de particionamento, como PartitionMagic, Paragon, ETc...

Façamos o seguinte, como essa segunda opção é um pouco mais complicada veja se consegue resolver da 1ª forma, qualquer coisa posta aí que tento te ajudar.

T+

fermok e (usuário removido) agradeceram.
  3. marcelocostabr

17 Jul 2007
    Obrigados:
    7
    Troféus:
    38
    Andre, valeu pela rapida resposta. Eu tenho arquivos sim nele, mas da pra jogar pra outro HD se o processo for muito dificil com dados nele. Eu uso o Vista.. Eu baixei o Partition Magic e fiz o seguinte :

1. Selecionei o HD externo e cliquei em "create new partition"
    2. Fui dando "next" ate que aparece a seguinte mensagem : "A new partition could not be created on drive 2."
    3. Clico em "ok" e aparece o seguinte : '7.8' is not a valid floating point value"
    4. Clico em "ok" e vai para a janela " partition properties" onde tem os campos : size, label, create as, file system type, drive letter, mas sempre aparecem os mesmos erros acima.
    O que pode ser?

4. aluis2002

aluis2002 Usuário

5 Jan 2007
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    0
    Blz. então faça o seguinte.

Nesse link tem uma visão geral da utilização do partition magic, é bem simples, acredito que vc possa resolver através desse Tuto.
    A sua parte especifica é a nº 4, mas dê uma olhada em todo o material, é muito bom.

http://www.guiadohardware.net/dicas/usando-partition-magic.html

T+

5. marcelocostabr

17 Jul 2007
    Obrigados:
    7
    Troféus:
    38
    Valeu mesmo, se nao der certo vou te importunar mais um pouquinho!!!:D

6. sptw

sptw Usuário

17 Nov 2005
    Obrigados:
    7
    Troféus:
    0
    Não tem como converter discos formatados em NTFS para FAT32 usando as ferramentas do sistema operacional Windows XP, ou mesmo Vista.

O contrário é possivel, de NTFS para FAT32 , mas de FAT32 para NTFS, nenhuma ferramenta do sistema operacional o permitirá faze-lo, incluindo as opções avançadas de ferramentas administrativas e gerenciamente do disco rigido.

A unica opção possível, é usando ferramentas de terceiros como já dito anteriormente pelo colega aluis2002, como o Software Partition Magic.

Entenda porém que esta operação não é segura e que você poderá perder todos os seus dados.Portanto antes de utilizar softwares de terceiros para isto, faça backup de todos os seus dados importantes.

Quanto ao problema que você acabou de colocar usando o partition Magic, você não pode criar uma nova partição aonde já existe uma partição NTFS, você tem que converte-la para FAT32.

É ai que esta o problema compreende?

1 membro agradeceu.
  7. aluis2002

aluis2002 Usuário

5 Jan 2007
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    0
    Mas pelo que entedi ele não quer converter partição, ele quer sim, utilizar um espaço vazio e criar uma partição fat32, (y).

E ele pode sim criar partições onde ja existem outras, é um procedimento normal, e qualquer programa de particionamento de disco faz. (y)

T+

8. marcelocostabr

17 Jul 2007
    Obrigados:
    7
    Troféus:
    38
    Entendi, entao o correto seria eu converter a atual para FAT32 e depois criar uma nova NTFS? aih ficaria do jeito que eu quero!!

Meu HD hoje eh de 500GB com 374GB livres. Destes 374 eu queria criar uma particao de 30GB somente pra usar com o PS3.

9. aluis2002

aluis2002 Usuário

5 Jan 2007
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    0
    Marcelo, dê uma lida naquele material, lá vc encontrará a solução para o seu problema de particionamento.

10. sptw

sptw Usuário

17 Nov 2005
    Obrigados:
    7
    Troféus:
    0
    Aluis2002, ele não tem espaço vazio.

11. marcelocostabr

17 Jul 2007
    Obrigados:
    7
    Troféus:
    38
    Ja li Andre e nao solucionou. O programa eh bem simples de se usar, mas continuo recebendo o mesmo erro. Estou fazendo backup dos dados pra tentar fazer o que o nosso amigo sptw sugeriu.

12. aluis2002

aluis2002 Usuário

5 Jan 2007
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    0
    blz então. o importante é resolver seu problema, independente da forma utilizada.

T+, e boa sorte, continuo monitorando. :D

13. Photon-RJ

Photon-RJ Usuário

5 Fev 2007
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    0
    Marcelocosta,

Pelo que entendi, vc tem um HD externo e outilizado no Windows Vista, e este HD esta com um única partição NTFS de 500GB ?

Se a Resposta a minha pegunta for sim, seguimos adiante. Existe um forma bem simples de se criar uma partição FAT 32 neste disco.

Primeiro vc deve chegar ao gerenciador de discos, conforme o colega Aluis2002 descreve a cima, estando nesta tela vc identifica o HD de 500GB, clica com o botão direito do mouse sobre ele, vai aperecer um menu. do qual deve constar a opção "Diminuir Volume" (apenas para ilustração esta opção não existe no windows xp) vai abrir um quadro como o que esta em anexo, no qual vc vai digitar em quanto será a diminuição da partição de 500GB.

Feito isto provavelmente o computador precisará ser reiniciado, volte novamente ao gerenciador de disco, e vc vai perceber que o que vc diminui do disco de 500GB virou "Espaço não Alocado", então é criar uma nova partição apartir deste, e colocar o sistema FAT32.

Espero ter ajudado, qual quer dúvida posta novamente.

fermok e (usuário removido) agradeceram.
  14. marcelocostabr

17 Jul 2007
    Obrigados:
    7
    Troféus:
    38
    Como chego nesse gerenciador de discos no Vista?

15. sptw

sptw Usuário

17 Nov 2005
    Obrigados:
    7
    Troféus:
    0
    1. Para abrir Gerenciamento do Computador, clique no botão Iniciar, em Painel de Controle, em Sistema e Manutenção, em Ferramentas Administrativas e, depois, clique duas vezes em Gerenciamento do Computador. Se você for solicitado a informar uma senha de administrador ou sua confirmação, digite a senha ou forneça a confirmação.

2. No painel Navegação, sob Armazenamento, clique em Gerenciamento de Disco.

3. Clique com o botão direito do mouse no volume que deseja encolher e clique em Encolher volume.

4. Siga as instruções na tela.

Minha sugestão: faça backup dos seus dados mais importantes antes de fazer esta operação.Ao gerenciar, Master Boot Record e tabelas de alocações de arquivos sempre corre-se o risco de alguma coisa dar errado.

O importante também é saber que com o tempo os arquivos ficam espalhados no disco rigido devido a um processo que chamamos de fragmentação.Portanto o ideal é que antes que você faça esta diminuição de tamanho do seu disco rigido você desfragmente o seu disco rigido.

16. Photon-RJ

Photon-RJ Usuário

5 Fev 2007
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    0
    Bem observado. (y)

17. marcelocostabr

17 Jul 2007
    Obrigados:
    7
    Troféus:
    38
    sptw, deu certo desse modo que voce falou!!:aplauso: Consegui encolher o volume do HD. Agora fui no Partition Magic 8.0 que baixei no superdownloads e como eh uma versao trial, eu nao posso formatar a outra parte:irado:
    Tem algum outro programa ou pelo proprio vista pra fazer isso?

18. marcelocostabr

17 Jul 2007
    Obrigados:
    7
    Troféus:
    38
    Pessoal, agradeco a participacao de todos nesse topico. Meu problema foi solucionado. Usei o programa paragon pra formatar em FAT32.(y)

Valeu mesmo a todos.
    Reputacao pra voces(y)

19. marcelocostabr

17 Jul 2007
    Obrigados:
    7
    Troféus:
    38
    Outra duvida. O sistema tem alguma limitacao de arquivos. Estou tentando copiar um arquivo de 6GB pra essa particao nova e aparece uma mensagem dizendo que o arquivo eh muito grande para o sistema de destino. Eu li em outro topico que em FAT32 o maximo que aceita eh de 32GB , eh isso mesmo?

20. sptw

sptw Usuário

17 Nov 2005
    Obrigados:
    7
    Troféus:
    0
    FAT32 suporta partições de até 32GB de tamanho, mas o tamanho máximo dos arquivos é limitado a 4GB.isto quer dizer que um arquivo de video que tenha mais de 4GB você não conseguira transferi-lo para partições formatadas com FAT32.

Acredito que você esta de volta ao ponto de partida.

Compartilhar esta Página