Como saber se o auto-falante da caixa é de 8 ohms, sendo que tem um tweeter ligado junto????

Discussão em 'Caixas Acústicas e Subwoofers' iniciada por marciobarros, 24 Out 2008.

1. marciobarros

marciobarros Usuário

8 Ago 2003
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Olá Galera!
    Primeiramente, desculpe-me se estou postando no lugar errado.
    Estourei 2 de minhas caixas de som, numa festinha aqui em casa. Elas são do kit tss-500 da infinity. Sei que as caixas são de 8 ohms(pelo menos no total), mas quando eu abri a caixa, verifiquei que além do auto-falante, ela tem um tweeter tb, que ainda funciona. Testei ele nas duas ligações e ele continuou funcionando, já o woofer, não. Está morto. Não sai som algum do mesmo.
    Minha dúvida é que irei comprar outro autofalante, de 2-1/2"(esse valor é próximo de 3 polegadas né?). Esse auto-falante, tem um imã bem grande na parte de trás, é algum tipo de auto-falante especial?

Minha pergunta é se ele é de 4 ohms e o tweeter tb, somando assim os 8 ohms da caixa, ou se tanto o tweeter como ele são de 8 ohms.

Vou colocar umas fotos para ilustrar a minha dúvida.

O fio verde é o que vai para o auto-falante queimado. Eu tenho uma caixa sony que desmontei, e testei o autofalante dele nele e funcionou normalmente, porém ele é retangular e não oval, ou seja, não consigo fechar ele na caixa. Amanhã vou procurar aqui no Rio alguns auto-falantes para a substituição, mas não tenho a menor noção do que comprar e vou contar com a boa vontade dos vendedores. Acho que vou em lojas de som automotivo.

Por favor pessoal, quem puder me ajudar nessa eu agradeço muito mesmo, pois fiquei muito chateado com a queima das caixas....

MUITO OBRIGADO A TODOS QUE PUDEREM ME AJUDAR!!!!!!
    Grande abraço,
    Marcio.

2. Roberto

Roberto Usuário Ativo

12 Jul 2003
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    36
    Acredito que cada um seja de 4ohms ligados em série, assim soma-se a impedância dando 8ohms da caixa total. Não tem nenhuma especificação no falante?

[]´s
    roberto bonfim

3. marciobarros

marciobarros Usuário

8 Ago 2003
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Fala!
    Cara não tem nada mesmo, nenhuma informação.
    Procurei em várias lojas no centro da cidade e nenhuma tinha algo parecido(Achei que fosse achar em loja de som automotivo, mas parece que são auto falantes diferentes). Ele é bem específico. A única coisa que pude fazer foi mandar enrrolar a bobina e me garantiram que fica 10, zerado mesmo e que ela iria voltar a funcionar normalmente. Tudo nela estava preservado e quando vc aumenta muito o som, o que primeiro acontece é queimar a bobina. Qto aos ohms, me disseram que o tweeter não interfere, e que o woofer é de 8 ohm.
    Obrigado pela força!(y)

(Vai demorar 1 semana, que fods...):mal:

4. Guto Pereira

Guto Pereira Usuário Ativo

10 Jan 2008
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    38
    O falante está realmente queimado? ou ele apenas está com a bobina danificada fazendo com que distorça (roncando), se estiver queimado mesmo não dá pra medir, mas se for danos de alinhamento ou coisa parecida dá pra medir com multimetro, fora isso a segunda opção é realizar a medição noutra caixa identica que vc tenha.

5. marciobarros

marciobarros Usuário

8 Ago 2003
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Fala Guto!
    Cara não faz barulho nenhum mesmo.
    NADA!!
    Eu não quero abrir outra caixa, porque a tela é colada, assim fica perceptível que vc já a abriu, mesmo com todo cuidado.
    Como resolvi mandar enrrolar a bobina, acho que o fato de ser 8 ou 4 não irá me afetar agora, pois irei utilizar o mesmo woofer.
    Valeu mesmo pela força!
    Quando eles fizerem o serviço, falo para o pessoal se deu realmente certo!
    To usando 2 surround de um kit da jvc que comprei usado, 60 reais e não está tão ruim assim!
    Valeu galera!
    Abraços,
    Marcio

6. Bond

Bond Usuário

28 Dez 2006
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Cara que dó...

Tenho um Kit desses TSS-500..., estranho os falantes queimarem...
    Estavam distorcendo muito?
    Estou substituindo as frontais por duas torres..., o próximo passo será a central e espero aos poucos trocar todo o kit...

Abraços

Fabio

7. marciobarros

marciobarros Usuário

8 Ago 2003
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Fala Fábio!
    Chato pra K...
    Eles não estavam distorcendo não, pelo menos o alcool não me deixou perceber :(
    Só está funcionando o tweeter deles.
    Esse kit é muito fraco, não pode abusar do denon 1909, ele não aguenta.
    Festa, nem pensar.
    Vc vai vender as suas frontais?
    Abraços!

8. Bond

Bond Usuário

28 Dez 2006
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Acho a qualidade do som bem legal... Juntando isso ao tamanho não deixa de ser um kit interessante!!
    Pretendo vende-lo inteiro assim que for concluindo meu upgrade (esse bixo pega!)

Abraços

Fábio

9. marciobarros

marciobarros Usuário

8 Ago 2003
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Fala Galera!
    Continuo sem saber como verificar quantos ohms. O cara da loja me disse que era de 8.

Primeiramente, muito obrigado pela força!
    Peguei os falantes hj lá no centro e já coloquei na caixa.
    Ficaram perfeitos, pelo menos para mim.
    Comparei com as outras 2 caixas que estavam boas e o som estava igual.
    A única coisa que foi complicado fazer, foi colar novamente a caixa, porque ela não era só de parafuso. Tive que descolar a parte da frente(é tipo uma placa de metal com feltro) e não sabia o que utilizar para prender ela de volta. Utilizei silicone, pois não queria algo tipo super bonder e ter o azar da safada queimar novamente.
    Está 10!
    Agora estou tomando o cuidado de colocar um limite pré estabelecido de no máximo -20db de volume, no meu receiver denon 1909, pois não quero perder mais nenhuma caixa de bobeira.
    Depois fui ver que quando queimou, estava utilizando o modo stereo do receiver e nele não estava habilitado o subwoofer, somente as 2 caixas frontais e elas estavam como large. Acho que isso aliado ao volume, explodiu a bobina.
    Valeu !!!!

10. almeidabatista

almeidabatista Usuário

29 Out 2007
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    16
    Prezados. Taí uma excelente dica do Márcio: nesses novos receivers, há uma quantidade de regulagens que costuma exceder a paciência do paciente médio... Quando se faz a calibragem com o microfone que vem com o receiver, ele mesmo detecta o tipo de caixa (small, large etc.) e corta o envio de frequências graves quando as caixas são pequenas (small). Assim, dificilmente elas irão "torrar". Agora, imaginem o caso do Márcio: caixas com falantes de 2" ou 3" recebendo sinal como se fossem grandes (large), talvez com frequências até 40 Hz...! Assim, fica a lição: leiam o manual antes de sair rodando o botão do volume no sentido horário ou antes de dar festas! Como exemplo, no meu caso a regulagem automática (com o microfone fornecido pela HK) detectou frontais "small", apesar de serem books com falantes de 6,5"...! Alterei o corte de frequência, passando dos 80 Hz fixados automaticamente para 60 Hz, pois confio que uma bookshelf com falantes de 6,5 em volumes normais consiga cantar bem e sem riscos.
    Continuem ouvindo...

Compartilhar esta Página