Compras com cartão de crédito no exterior

Discussão em 'Turismo e Viagens' iniciada por RogerS9, 13 Out 2010.

1. RogerS9

RogerS9 Usuário

30 Mai 2005
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    0
    Quando eu ia viajar ao exterior, geralmente nao me preocupava muito em levar dinheiro e uso cartão de crédito para compras, restaurantes, passeios, etc. pois a taxa de conversão se aproximava bastante do dolar comercial, e portanto, era bem mais vantajosa do que o dolar paralelo.

Ultimamente me deparei com um comportamento inusitado dos meus cartoes de crédito: a taxa de conversão do dolar tem subido bastante e se aproximando ou até se igualando ao dóalr turismo.

Fazendo um historico dos ultimos meses, verifiquei os seguintes valores:

Data: dólar comercial / dólar turismo / dolar do cartão
    17/09: 1,719 / 1,83 / 1,78
    19/07: 1,786 / 1,84 / 1,85
    21/06: 1,773 / 1,83 / 1,83
    20/05: 1, 861 / 2,00 / 1,96
    16/04: 1,762 / 1,82 / 1,81
    19/03: 1,799 / 1, 86 / 1,86

Quando eu viajei pra fora do país da ultima vez e o dolar estava nas nuvens, a taxa do cartão era muito próxima do dolar comercial. Agora que o dolar despencou, a taxa subiu. Apenas neste último mês é que deu uma caída, mas ainda assim está bem mais próxima do dólar turismo.

pra efeito de comparação, veja a taxa em março do ano passado:
    19/03/ 2009: 2,249 / 2,36 / 2,27

Ou seja, bem mais próxima do dolar comercial. Será que começou a ficar desvantajoso usar cartão de crédito para compras no exterior? Será que está valendo a pena usar o Visa Travel Money, já que ele usa o dolar turismo mas pelo menos não paga os 2,38% de IOF?

Ok, eu sei que com dolar despencando eu estou reclamando de barriga cheia...:D mas perder pro banco e pro governo nunca é legal...

2. F@BIO

F@BIO Usuário Ativo

7 Mai 2004
    Obrigados:
    13
    Troféus:
    38
    Eu tenho usado dinheiro e cartão de credito mas que eles estão se aproveitando isto é fato .

3. danban

danban Usuário Ativo

7 Fev 2009
    Obrigados:
    2
    Troféus:
    38
    Roger

Belo review (y).

Eu nunca usei muito cartão no exterior. Sempre levei em espécie ou travellers, principalmente com o receio da conversão futura (trauma de inflação).

De qualquer forma é muito mais prático o cartão, além de contar milhas para a próxima viagem :D.

Acho que hoje a melhor opção é o VISA Travel Money mesmo, apesar de nunca tê-la utilizado.

4. bira

bira Usuário

16 Mar 2003
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Essas foram as taxas efetivamente cobradas pelo cartão? Pergunto isso pois a cotação informada é de algum dia antes da data do fechamento da fatura e não da data do pagamento. Se houver variação do dolar na data do pagamento da fatura é cobrada ou devolvida a diferença.
    Meu cartão com valores da fatura:
    mês Outubro dolar= 1,68.
    mes setembro dolar= 1,72
    mes agosto dolar= 1,76.

5. RogerS9

RogerS9 Usuário

30 Mai 2005
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    0
    Bira, não existe cotação de dolar de um mes, a cotacao é de determinado dia ;)
    De um dia para outro o dolar pode variar por exemplo 10 centavos, dando uma diferença grande, por isso é importante o dia da cotação.

A diferença entre o dia de fechamento e o dia do pagamento não importa muito, pois o dolar é majorado igualmente.

Eu gostaria de saber se a sua cotação estava muito mais alta do que o dolar comercial. No meu caso ela anda tão alta que se iguala ao dolar turismo...

6. bira

bira Usuário

16 Mar 2003
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    É claro que não existe cotação mensal. As cotações que coloquei se referem a cotação da data do fechamento da fatura (por volta do dia 10 de cada mês).

Assim, no caso do mes de Outubro (por volta do DIA 10) o cartão informava 1,68. A cotação do dolar comercial por volta do dia 10/10/10 era:

11/10/2010 1,6640
    08/10/2010 1,6650
    07/10/2010 1,6840
    06/10/2010 1,6800
    05/10/2010 1,6730

Como Dia 10/10 foi um domingo, provavelmente a fatura foi fechada na sexta dia 08/10.
    Assim considero a cotação do cartão bem próxima a da cotação do dolar comercial.

7. RogerS9

RogerS9 Usuário

30 Mai 2005
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    0
    Bira essa cotação do seu cartão está EXCELENTE. Que cartão é? Vou virar freguês!

8. JP!

JP! Curioso

19 Abr 2008
    Obrigados:
    3
    Troféus:
    38
    Roger,

Essas compras foram feitas nos EUA, em dólares ? Como você chegou nessas taxas ?

JP

9. RogerS9

RogerS9 Usuário

30 Mai 2005
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    0
    as cotações de dolar oficial/ turismo são do UOL economia.
    As taxas em dólar do meu cartão são as que vem impressas na fatura todo mes, não necessariamente foram feitas compras nesses meses.

10. fabiotr

fabiotr Usuário

22 Jun 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    16
    Tenho cartão Mastercard TAM, e a taxa de conversão é exatamente a do dólar oficial. Seria interessante que fossem informados os cartões que têm taxas menos favoráveis.

Quanto ao Visa Travel Money, usei no mês passado, e achei uma furada. A taxa de conversão é pelo dólar turismo, como foi dito, mas além disto, cada saque no exterior me custou US$ 2,50, além da taxa, variável, cobrada nos caixas eletrônicos (cheguei a ver terminais que cobravam US$ 5,00, mas não usei este), o que levava o custo a cerca de US$ 5,00 por saque. E a maioria dos ATMs não permite saques maiores que 200 dólares.

Também tive dificuldade em usá-lo para pagar despesas, pois em compras de valor maior ninguém o aceitou, por não ter sequer o nome impresso. Bom ressaltar que nos EUA pelo menos, ele não funciona on-line, com senha, mas sim como cartão de crédito, assinando-se o comprovante.

Ah, e quando se carrega o cartão, ou seja, compra-se dólares, é cobrado o IOF sim, de 2,38%.

Na minha experiência, o melhor foi mesmo usar o cartão de crédito, ou dinheiro vivo.

[]s.
    Fábio.

11. JP!

JP! Curioso

19 Abr 2008
    Obrigados:
    3
    Troféus:
    38
    O que acontece é que se as compras não foram feitas em dólar, são duas conversões:

- primeira, da moeda local (por exemplo, libras) para dólar. A conversão normalmente é no dia da compra, ou quando a compra é recebida pela instituição (alguns dias depois).
    - segunda, de dólar para real quando a fatura é gerada.

A segunda, que eu saiba, sempre é pelo dólar comercial PTAX do BACEN; a primeira é arbitrária e normalmente segue a cotação turismo, ou até mais alta, dependendo do banco/emissor/bandeira.

JP

12. RogerS9

RogerS9 Usuário

30 Mai 2005
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    0
    Então JP, mas o que eu tenho visto é justamente a segunda conversão ser arbitrária e ficar bem mais alta que o dolar Ptax.

Liguei no banco e na administradora de cartões e ambas dizem que a conversão é um pouco mais alta que o Ptax porque incidem algumas taxas...mas o que tem vindo na minha fatura não é uma cotação "um pouco mais alta", é uma cotação BEM mais alta que o Ptax.

13. danban

danban Usuário Ativo

7 Fev 2009
    Obrigados:
    2
    Troféus:
    38
    É uma sacanagem.

Se tem taxas elas deveriam estar bem claras (Ptax + x + y...).

A gente compra uma coisa e não sabe o quanto vai pagar pois a cotação está só na cabeça deles.

14. JP!

JP! Curioso

19 Abr 2008
    Obrigados:
    3
    Troféus:
    38
    Infelizmente, não são reguladas pelo banco central essas tarifas, mas eu achei que fossem.

"5. Fiz compra em moeda estrangeira pelo cartão de crédito e o banco está me cobrando um valor diferente do publicado na página do Banco Central. Ele pode fazer isso?
    Sim. Conforme esclarecido anteriormente, a taxa de câmbio divulgada pelo Banco Central serve como uma referência para um cálculo aproximado dos valores, e não como uma taxa obrigatória. O pagamento da fatura deve ser realizado pelo equivalente em reais, devendo ser utilizada, para efeito de conversão do valor devido em moeda estrangeira para moeda nacional, a taxa aplicável às operações de câmbio no dia."

Daqui: http://www.bcb.gov.br/pre/bc_atende/port/taxCam.asp?idpai=portalbcb#5

Eu acredito que deveria ser PTAX + IOF, mas isso deve estar no contrato.

JP

15. Aristóteles

Aristóteles Usuário

24 Ago 2007
    Obrigados:
    3
    Troféus:
    18
    O Visa e o Master, ao menos os que eu tenho, usam um câmbio de dolar ligeiramente superior ao oficial, mas não igual. Em cima disso, é cobrado o IOF, cujo valor vem destacado em na minha fatura para casda compra.

16. PEMAMETAL

PEMAMETAL Usuário

14 Fev 2011
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Oi pessoal achei este tópico aqui numa busca que fiz no google e quero participar da discussão.

Seguinte, eu estou prestes a fazer uma compra de valor elevado e pagarei pelo paypal. Em torno de $1500,00. Eles me dão 2 opções de conversão do dollar para real, uma taxa do pay pal no qual sai R$1,72, ou aguardar a cotação do cartão de crédito VISA no fechamento.

A principio a taxa do VISA é mais vantajosa pois no momento gira em torno de R$1,66. Porém fui ver o retrospecto de algumas compras que fiz no cartão e fiquei surpreso.
    Tenho uma fatura do mes de Outubro/2010 que foi cobrada a taxa de R$1,75, sendo que perto do dia 10 de outubro(fechamento do cartão) a taxa girava em torno de R$1,66 também, são R$0,90 de diferença, estou achando muito abusiva essa cotação do VISA. Não Tem alguma coisa errada nisso?

Desse jeito vale mais a pena pagar pela taxa do pay pal, ou será que o cartão de crédito ainda cobrará mais alguma coisa em cima dessa taxa de R$1,72?

Obrigado

17. asiufy

asiufy Usuário Ativo

30 Abr 2007
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    38
    Pois é, na verdade cada banco cobra a taxa que quiser. As mais acintosas eram as do American Express, mesmo na época pré-Bradesco.
    Costumo usar a conversão via Paypal mesmo, até porque sempre existe a possibilidade do dólar dar um "salto" justamente na época de vencimento do cartão...

18. PEMAMETAL

PEMAMETAL Usuário

14 Fev 2011
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    É cara, acho que vou por esse caminho tb, só queria saber se o cartão pode cobrar alguma taxa em cima da conversão do paypal, pois aí ja começa a ficar desvantajoso

19. asiufy

asiufy Usuário Ativo

30 Abr 2007
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    38
    Não, só o IOF de sempre, que toda compra está sujeito...

20. Perivaldo_Lopes

Perivaldo_Lopes Usuário

17 Abr 2008
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    18
    Amigos,

Uso o cartão em compras no exterior a muito tempo e ele sempre veio com taxa igual ao dolar comercial do dia anterior ao do fechamento do BC, porém, faz 3 meses que notei uma mudança nas taxas. Elas estão sempre acima do BC. Eu ainda acho melhor levar grana viva, assim não pagamos taxa nenhuma, não pagamos IOF nem corremos o risco do dolar estourar. O único problema é ser assaltado mas lá fora até isso é difícil de acontecer.

Compartilhar esta Página