CONTROLE PS3 - REPARO/PECAS/REVISAO

Discussão em 'PlayStation' iniciada por DRAGAO, 12 Mar 2010.

1. DRAGAO

DRAGAO TORUK MACTO

27 Fev 2006
    Obrigados:
    37
    Troféus:
    48
    Todos devem estar passando por este tipo de problema: CONTROLE DO PS3 FALHANDO, BOTAO R/L 2 CEDEU A MOLA, BATERIA QUE DESCARREGA RAPIDO ETC....

Com o intuito de concentrar informacoes acerca da solucao deste problema, estou criando este topico e contando com a ajuda dos amigos foristas.

De imediato o que posso dizer é que a Eletromil da Sta Ifigenia "diz" que comecou a fazer a manutencao destes controles....vai ser o caso de fazer um teste....

QUE FIQUE CLARO QUE AS PEÇAS DO CONTROLE DO PS2 NAO SAO IGUAIS A DO PS3.
    Algumas coisas sao intercambiaveis porem outras nao como podem ser feitas comparacoes atraves de diversas imagens da internet.

O que eu gostaria mesmo é que existisse uma assistencia tecnica onde pudesse deixar o controle e ser feita uma revisao geral, substituindo peças de desgaste etc....

Uma outra coisa que ate considero viavel (desde que fosse possivel criar logistica) seria enviar o controle para uma autorizada Sony onde o suporte tecnico é fornecido (USA, Canada ou mesmo na America do Sul) de forma que o controle viesse zerado. :concordo:

Entrei em contato com a ModPlay, pessoal que revende peças para varios modelos de controles porem nao souberam me indicar uma assistencia tecnica para fazer a revisao do controle (MEIO SEM NOCAO ISSO!!!! se eles vendem as peças como nao sabem quem conserta?????)

Eu ja comprei deles um botao analogico do controle do ps2 para reparar o analogico do ps3 mas no final so deu mesmo pra usar a borrachinha da cabeca pois o restante é diferente.

Enfim, vamos resolver esse problema....Impossivel nao é!!!!

2. DRAGAO

DRAGAO TORUK MACTO

27 Fev 2006
    Obrigados:
    37
    Troféus:
    48
  3. Diego Tobias

Diego Tobias 19 Platinas e contando...

28 Jan 2010
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    38
    Acho que isso não é uma coisa que deva acontecer frequêntemente e muito menos com equipamentos novos e com pouco tempo de uso.

Também tem que levar em consideração o manuseio que o fulano tem com o controle pra não danificar, mas concordo que os botões L2 e R2 sejam os mais fáceis de quebrar.

4. atrsantos

atrsantos Usuário Ativo

28 Mai 2006
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    36
    Para a quebra da mola tem uma solução simples, que é usar a mola da portinha de diskete 3,5". Eu mesmo já arrumei um controle usando este esquema. Apanhei um pouco para abrir o controle (que acho que nem era necessário, bastava puxar o botão para baixo) e colocar a mola do diskete.

No forum do playstation tem mais informação sobre isto.

Abs(y)

5. paulofma

paulofma Usuário Ativo

8 Mai 2007
    Obrigados:
    9
    Troféus:
    38
  6. DRAGAO

DRAGAO TORUK MACTO

27 Fev 2006
    Obrigados:
    37
    Troféus:
    48
    Hoje levei um controle do ps3 para o pessoal da Eletromil......
    tsc tsc tsc
    so conversa mole!!!!
    Tinha que deixar o controle la, o cara nao sabia qual era o modelo do analogico etc etc etc....Enfim, nada feito....continuo na mesma.....

Enquanto esses malas da Sony nao oficializarem o PS3 aqui temos que engolir sapo....

Pintou uma assistencia tecnica especializada na Av Paulista. Por acaso os caras chamam Playstation3 Store....hehehehe....vamos ver o que rola....

Com relacao ao lance da mola de disquete eu ja fiz essa substituicao.....Ate nao é muito complicado porem caso nao tenham notado, alguma coisa parece ter alterado com esse tipo de mola. Como eu so troquei 1 mola tenho condicoes de comparar entre o L2 e R2 e a impressao é que se perde a gradualidade do botao, se é que me entendem....
    O botao com a mola original tem acao gradual em toda a sua extensao....O botao com a mola trocada sai do 0 rapidamente ao maximo, sendo meio dificil encontrar um meio-termo no curso do botao. O curso fica curto...nem precisa apertar metade do botao pra ele dar o maximo.

7. Jaime

Jaime Usuário

20 Set 2005
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    0
    Acho que eu fui o primeiro a postar aqui a idéia de substituir pela mola do disquete.

Eu instalei 2 molas juntas para ficar com mais pressão.

Já tem um tem um tempão que fiz a troca (mais de ano acho). Até hj uso o DS3 sem problemas ! (y)

8. wuemura

wuemura Usuário

13 Dez 2006
    Obrigados:
    3
    Troféus:
    0
    A Eletromil já foi boa, agora, não mais.
    Depois que eu vi um técnico, suando em cima de uma placa de PS2 e trabalhando sem qualquer tipo de proteção eu me dei conta que a antiga Eletromil que eu conhecia não existe mais.

9. Robiloko

Robiloko Usuário

25 Abr 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    16
    Acho que meu controle está indo pro saco.

Os botões quadrado e triangulo tem acionado sozinho, quando estou no bad company ele troca de arma sozinho, e no lbp fica abrindo o popit.

Alguem ja teve problema parecido e alguem tem alguma dica pra arrumar isso

10. wuemura

wuemura Usuário

13 Dez 2006
    Obrigados:
    3
    Troféus:
    0
    Esse tipo de coisa pode ser sujeira ou oxidação, compre um litro de álcool isopropílico e use-o para limpar os contatos, a borracha que faz contato com os terminais da placa, assim como limpar os contatos da placa.

Claro que só faça isso se você tiver alguma noção de como desmontar um aparelho e montá-lo novamente, caso contrário você sequer vai conseguir montar o controle de volta pois os gatilhos são um pouco complicados de montar.

11. DRAGAO

DRAGAO TORUK MACTO

27 Fev 2006
    Obrigados:
    37
    Troféus:
    48
    Neste momento estou com meu controle aberto fazendo uma revisao completa.
    A parte triste fica por conta de um dos analogicos que esta desgastado e nao vai dar pra ser substituido. Comprei um analogico do PS2 mas ele é um pouco maior.....nao tem como aplica-lo na placa de circuito.
    Com relacao a mola quem sabe 2 molas de disquete poderia dar um bom resultado realmente.....Vou ver se arrumo outra aqui...:D

É uma pena eu ainda nao ter encontrado um local onde tenha todas as peças de reposicao do controle do ps3, pq TEM que ser do ps3 pois muitas pecas do controle do ps2 nao servem mesmo....(y)

12. paulofma

paulofma Usuário Ativo

8 Mai 2007
    Obrigados:
    9
    Troféus:
    38
  13. Robiloko

Robiloko Usuário

25 Abr 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    16
    Obrigado Wuemura, o álcool isopropilico eu tenho aqui e ja desmontei alumas coisas(e consegui montar de volta o que é importante :D ) acho que vou arriscar desmontar sim pois não da para jogar assim.

14. celsoracer

celsoracer Usuário Ativo

8 Abr 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    36
    Acho que assistencia tecnica da sony oficial não ia ajudar muito pra arrumar controles não. Digo pelo preço que cobrariam acho que ficaria inviavel pelo preço dum controle novo. Igual nos paises mais desenvolvidos quebrou joga fora e compra um novo porque o custo da mão de obra é um absurdo.

15. DRAGAO

DRAGAO TORUK MACTO

27 Fev 2006
    Obrigados:
    37
    Troféus:
    48
    Paulao, excelente dica porem de controle nao tem nada...:-/

Celso acho que nao é bem assim....Claro, se vc pensar em controle falso dai nem compensa mesmo pq tem controle de 15 dolares, 10 dolares etc....mas em se tratando de controle ORIGINAL eles custam obrigatoriamente LA FORA 57 dolares. QQ valor abaixo disso esquece!!!! nao é original!!!
    Tem muita gente vendendo falso por 45 dolares FAZENDO SUPOR que é original com desconto mas é falso.
    Soma-se 15 dolares de frete a esse produto e um possivel imposto de 60% caso a Receita esteja de mau humor, nao considero um valor desprezivel.

Fiz uma tentativa no meu controle comprando algumas peças de ps2 tipo cabeca do botao analogico, botao analogico etc mas infelizmente sao diferentes....as vezes as diferencas sao sutis mas de forma que nao rola um servico legal.
    Coloquei tbem as 2 molas de disquete no botao R2 e depois eu testo o resultado se ficou bom. O nivel de resistencia melhorou realmente mas so rodando no ps3 que vai dar pra ter ideia de como ficou.

Recebi um retorno do pessoal da http://www.playstation3.com.br/ mas eles alegam que nao tem peças de reposicao....dai resolvi perguntar exatamente o que eles fazem pq ta parecendo que é apenas mais uma loja que comprou o dominio playstation3.....:discordo:

16. wuemura

wuemura Usuário

13 Dez 2006
    Obrigados:
    3
    Troféus:
    0
    Dragão, minha sugestão para você é, compre um controle novo e deixe este que já está caindo aos pedaços como peça de reposição, se por ventura o novo controle ficar no mesmo estado você já vai ter peças para fazer a troca.

17. DRAGAO

DRAGAO TORUK MACTO

27 Fev 2006
    Obrigados:
    37
    Troféus:
    48
    .....................................................
    :gaah::preoc:

18. DRAGAO

DRAGAO TORUK MACTO

27 Fev 2006
    Obrigados:
    37
    Troféus:
    48
    Finalmente este topico foi reorganizado novamente de forma que tenho condicoes de continuar a discorrer sobre o assunto.....

Vou abrir 2 controles do ps3 (sixaxis e dualshock 3) e apresentar em detalhes (caso ainda nao tenham tido oportunidade) os seus componentes, a forma como sao montados e principalmente desmisticar certas afirmacoes totalmente fantasiosas que andaram pintando por aqui e com certeza pode vir a aparecer em outro local, afinal maluco tem em todo lugar....:rofl:

Vamos la entao:

Este é um Sixaxis original, retirada a tampa trazeira onde ja expoe totalmente o controle. A bateria que acompanha o controle é esta daqui

serve como referencia para o caso de algum dia ter que fazer a compra de uma para reposicao pois ela tbem nao ira durar a vida inteira e por acaso, abrindo pela primeira vez o meu dualshock nesta ocasiao, descobri que as baterias sixaxis e dualshock sao diferentes a priori em seu tamanho....entao.....

retirada a placa de circuito(que carrega junto os botoes analogicos e LR 1 e 2 tem-se a tampa frontal, com o esquema dos botoes. Note que os contatos propriamente ditos estao no reverso dos botoes (estas pontos pretos nas borrachas brancas) Estes contatos sao um tipo de grafite (penso eu) que em contato com a lamina flexivel (aquele plastico verde) dispara efetivamente o sinal.
    Agora seguem mais duas fotos com desmontagem sequencial destes botoes.

Reparem no nivel de isolamento dos botoes com o que poderiamos pensar em relacao a poeira e agua. Realmente o nivel de isolamento é grande e muito bem feito. Com relacao a problemas de funcionamento, notem que a unica forma dele apresentar defeito é realmente atraves de desgaste. Vc nao tem como destruir esse controle. Neste conjunto de botoes vc pode apertar com força, forçar a roda direcional etc que nao existe como vc afeta-la mesmo pq vc esta trabalhando com BORRACHA de SILICONE porem, devido ao stress que isso passa com certeza aquela bolinha preta do contato ira se desgastar um dia vc pode trocar o kit de borrachas que provavelmente existe para PS3 (pq para ps2 tem disponivel a venda apesar de nao servir).

Na sequencia vamos para o parte dos botoes analogicos e R/L 1,2

Reparem que ai temos uma placa de circuito com os 2 botoes analogicos soldados na propria placa e uma lamina flexivel (aquela que citei la atraz) onde carregam os contatos de R/L 1,2.
    Nesta parte que gostaria da atencao de voces...
    Vejam o esquema de botoes analogicos por cima e agora vejam lateralmente, podendo avaliar o perfil da cabeca do botao propriamente dito e sua funcao.

Estes botoes analogicos sao totalmente blindados, como verao a seguir e a unica parte penetravel por assim dizer ao mecanismo do botao seria por cima mas notem o nivel de protecao que a cabeca do botao fornece afim de nao ter como nada entrar no sistema de mecanismo, que deve ser super sensivel e preciso.

CONTINUA.......................................

19. DRAGAO

DRAGAO TORUK MACTO

27 Fev 2006
    Obrigados:
    37
    Troféus:
    48
    Na sequencia os analogicos em detalhe:

O que vcs estao vendo sao 2 botoes analogicos. Um botao (o que esta soldado na placa) é do PS3 e o botao ao lado é o do PS2. Apesar de serem controles praticamente semelhantes, eles carregam quase que tudo diferente e portanto nao sao intercambiaveis as suas peças internas.
    Para este botao ser substituido ele precisa ser removido com ferro de solda. Ate ai nem seria problema pois um tecnico que trabalha com celulares faz isso com os pés nas costas mas o botao precisa ser exatamente o mesmo pois, se notarem bem, o botao possui 4 guias, que sao estas laminas nos cantos. O restante da pinagem sao os contatos eletricos.
    Outra foto vista pela lateral onde o pino central é exatamente o mesmo, porem adiante voces verao que nao é bem assim.

Como notaram, o sistema é blindado e onde seria o ponto fraco (a parte aberta encima) possui o botao que recobre praticamente 50% do corpo fisico e com larga margem no diametro. No caso do uso propriamente dito, vc pode força-lo como quiser pq ele ira trabalhar somente ate os seus limites. Se vc conseguir quebrar o pino central, que é plastico, é pq vc chegou no limite e mesmo assim usou de uma força acima do aceitavel. Apenas fazendo movimentos vc nao conseguirá danifica-lo....mas ele sofre desgaste.:concordo:
    Um dos botoes analogicos deste meu controle se desgastou. A parte movel onde esta o pino central é plastica tbem no seu interior. (é uma peça unica) Essa peça sofre desgaste e com o tempo o botao comeca a "agarrar" em determinados pontos nao voltando automaticamente para o centro. Qdo vc abre o controle e retira o botao, nota uma tipo de poeira plastica dentro da caixa do analogico....é nessa que o botao esta se desmanchando.....(a chave para conseguir fazer isso rapido é jogar SFIV :ataque:)

Continuemos entao com o botao da cabeca do analogico propriamente dito:

A direita o botao do PS2
    A esquerda o botao do PS3
    (nao reparem na cabeca de borracha ter a mesma cor pq eu ja substitui pois a original ja rasgou)
    NAO PARECE QUE SAO IGUAIZINHOS????
    mas nao sao.............

altura diferente, diametro do chapeu de protecao diferente, angulo de curvatura do chapeu de protecao diferente, profundidade interna diferente....
    A unica coisa igual é o furo do eixo de enchaixe.....

CONTINUA......................................

20. DRAGAO

DRAGAO TORUK MACTO

27 Fev 2006
    Obrigados:
    37
    Troféus:
    48
    Agora vou comentar sobre estas cabecas do botao analogico....
    Nao sei se ocorre com voces mas o botao analogico esquerdo vive rasgando a borracha de protecao. Ela vai partindo sempre na borda, que por acaso é uma lamina, qdo esta sem a cabeca emborrachada.
    Qdo esse emborrachado rasga, fico meio escroto jogar pois fica soltando, rodando no proprio botao etc.... no minimo desagradavel.
    Foi nessas que eu tentei substituir apenas a capa emborrachada sem tirar o botao, quer dizer, sem ter que abrir o controle pra substituir.
    NAO DA!!! quer dizer, ate da mas fica estranho. A borracha do botao do PS2 bem tipo fundida no botao. Qdo vc retira e tenta montar no botao do PS3 fica folgado....a parte rigida da cabeca é menor entao o emborrachado fica folgado.....
    Quebra um galho mas nada mais que isso......

Dai entao parti para a substituicao do botao efetivamente, digo, a cabeca completa. Achei que dava....mas nao da. Qdo vc monta a cabeca do botao analogico do PS2 no PS3 acontece isso:

Qdo as carcaças se fecham elas travam o botao. :concordo:
    Como eu tenho todos os recursos fiz um malabarismo incrivel alterando a profundidade do eixo central no botao, rebaixando o eixo etc.... e nao deu!!!!
    O que mata na verdade é o angulo de curvatura do chapeu do botao. O angulo do botao do Ps2 é mais aberto. O botao do Ps3 tem uma curvatura mais acentuada e justamente porisso ele livra a parede da tampa superior de ter contato.
    Sendo assim nao adianta tentar intercambiar...nao da.
    Uma solucao que logo vou testar (assim que chegar) é uma nova capa emborrachada que se sobrepoe ao emborrachamento original do botao. Ele veste o botao.
    Como é mais reforçada e isola o emborrachamento original quem sabe consigo solucionar o problema de sempre estar rasgando esse emborrachamento do botao. Qdo testar isso eu retorno dando meu feedback e o caminho das pedras para adquirir

Agora vamos as molas do R/L 2

Bom, isso ae estraga DIRETO!!!!!
    Acho que poderiamos considerar o UNICO PONTO FRACO deste controle.
    Pior que no controle do PS2 isso nunca estragou, pelo menos pra mim, mas os meus 2 controles ja tive que trocar. (a ma noticia é que nao tem essa mola do controle do PS2 a venda, senao seria a salvacao da lavoura)

Veja novamente a diferenca da mola original e a mola que da pra "quebrar um galho", a mola de disquette.....sim o finado disquete que so enchia o saco!!!!! Pelo menos pra alguma coisa boa ele agora esta servindo.....:rofl:

Atualmente estou montando cada botao R/L 2 com 2 molas....uma de cada lado. Dessa forma tento minimizar o problema ou pelo menos dar um pouco de longevidade a estes botoes, senao toda hora tem que abrir pra trocar.....Normalmente o que ocorre é que ela quebra uma das pernas.
    Novamente voltamos a questao do mau uso....Esse botao nao tem como vc danifica-lo mesmo pq vc aperta ou solta e ele possui um limitador interno....vc nao consegue aperta-lo mais do que ele permite e nao consegue solta-lo mais do que ele permite. O limitador esta dos 2 lados. O que ocorre é que a mola nao suporta e acaba quebrando uma das pernas e dai ele cria uma folga na posicao de repouso. (qdo o sistema de vibracao entra vc escuta aquele chacoalhar dos botoes....):lol:

Agora pra finalizar uma foto do interior do dualshock 3, aquele que tem o sistema de vibracao. Veja como é feito o esquema.....muito inteligente....:concordo:

Penso ter conseguido explorar com detalhes o interior destes controles. Tenho certeza que voces compreendem agora o pq da minha revolta com as palhaçadas que certas pessoas se sentem na liberdade de fazerem.
    A parte triste fica apenas na mistura de mentiras com meia-mentiras que as pessoas teimam postar para tentar tornar a coisa uma verdade :lol: qdo a real intencao é tentar criticar do que colaborar, se engrandecer ao inves de ficar lado a lado para a solucao do problema, que uma hora vai afligir a TODOS.
    O controle é excelente!!! NAO RESTA DUVIDA, mas ele sofre um stress muito grande....as proprias caracteristicas de varios jogos te obrigam a ir a um estagio critico de uso. Alguns com maozinhas de fada nao detonam tanto mas no meu caso, minha "pata" é meio grande e nao poderia ser diferente devido ao meu tamanho, e dai o coitadinho do controle SOOOOOOOOOOFRE!!!!

Espero ter contribuido com o pessoal e tirado todas as duvidas. Se ainda pairar mais alguma coisa é so perguntar....se eu souber responder estarei a postos.
    Gostou??? Entao agradeça e indique este topico para alguem que tbem possui um PS3....com certeza vai ajudar a nao ter que fazer todos os experimentos que fiz e derepente pode mostrar um caminho para a solucao.

:rever1: :rever1: :rever1:

Compartilhar esta Página