Cooler silencioso?????dicas

Discussão em 'Racks, Ar Condicionado e Decoração' iniciada por Abcoon, 26 Out 2004.

1. Abcoon

Abcoon Gatil Abcoon , Abissínios

4 Ago 2004
    Obrigados:
    2
    Troféus:
    0
    Comprei um cooler AC 110v da marca Quality com cerca de 12cm com a intenção de refrescar meu receiver, porem o danado do cooler fais um pouco de barulho, de dia escutando musica não atrapalha mais a noite vendo filmes se nota o barulho.Decidi trocar o cooler AC de 12cm por um AC menor, o barulho baixou porem ainda incomoda, vi em alguns topicos o uso do cooler de 12v ,sera que fazem menos barulho? e como e feita a ligação 12v para 110v pois a maioria dos 12v vem com um cabo de 3 pernas com conector dedicado para computador.Alguem teria alguma dica,marca,modelo?Grato

2. Eduardo

Eduardo Usuário

15 Ago 2002
    Obrigados:
    2
    Troféus:
    0
    Abcoon,

Porque você vai colocar esse cooler no receiver? O receiver esquentar é normal. O meu esquenta bem e foi projetado para trabalhar assim. Será mesmo necessário? Se ele estiver num lugar bem aberto e ventilado, talvez essa providência nem seja necessária.

Mas, se você insistir nessa direção, segure o cooler com a mão quando ele estiver funcionando, e veja se o barulho para, se não é vibração dele contra a caixa do receiver. Se for o caso, você pode montá-lo sobre coxins de borracha. Essas borrachinhas usadas para passar fio em furo de gabinetes de aparelhos são ótimas pra isso: fáceis de encontrar e muito baratas.
    Agora, se o ruído for da própria ventilação, tente diminuir a rotação do cooler com um resistor em série. Talvez uma ventilação leve resolva o seu problema, não sendo necessária tanta velocidade.

Boa sorte,

Eduardo

3. Renato

Renato Construindo um pinheiro DIY...

24 Fev 2003
    Obrigados:
    2
    Troféus:
    38
    Coloque um de 220 ligado em 110, vai rodar menos e nao vai fazer barulho....mas vai ser suficiente para refrescar o receiver.

[]'s

Renato

4. Abcoon

4 Ago 2004
    Obrigados:
    2
    Troféus:
    0
    A razão do uso do cooler e que o receiver fica num rack e por questões esteticas a parte superior ficou com cerca de 4 dedos de folga, nas laterais a espaço_O cooler não esta sobre o receiver ,fica prezo na traseira do rack com eva entre o cooler e o rack para evitar vibrações.O barulho e do cooler , devido a turbulencia do vento gerado.Gostaria de tentar um cooler de 12v ,porem preciso de dicas ,modelos e de como efetuar a ligação 12v>110v uma veis que a ligação do cooler 12v e dedicada para computador com plug propio.Grato

5. Dal Gallo

Dal Gallo Ponte Preta

31 Out 2003
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    36
    Eu faço o que o Renato disse e funciona aqui! O ruído só é perceptível quando está tudo em silêncio e se chega perto do rack.

6. Nadilson Costa

Nadilson Costa Usuário

29 Ago 2003
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    0
    Abcoon,

Experimente um cooler utilizado em fonte de micro, é de 12v e tem bom fluxo de ar e baixo nível de ruído.
    Para funcionar, use uma fonte de alimentação comum de 12 Volts x 1 Ampére

Abraços

7. Abcoon

4 Ago 2004
    Obrigados:
    2
    Troféus:
    0
    Colegas obrigado pela dica, verifiquei no meu cooler Quality que tem a opção de refazer a ligação e passar de 127>220v .Apos colocar em 220v e ligar na rede 127v a velocidade abaixou e conseguentemente o barulho, ficou perfeito, minha unica duvida e se vai trazer algum problema tipo queima ou curto no cooler uma veis que esta configurado para 220v e funcionando na rede 127v ? liguei o cooler na tomada chaveada do receiver, dara problema ?.

8. PauloON

PauloON Usuário

13 Out 2004
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Abcoon,

Acho que não tem problema algum. Já faço isso a alguns anos e nunca deu nada errado... A única coisa é que o cooler vai funcionar com "meia-carga", mas isso não prejudica em nada...

Um abraço.

Paulo Oliveira.

9. Ricardo Pontes

Ricardo Pontes Usuário Ativo

8 Dez 2004
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    38
    Paulo,
    voce tem alguma dica pra diminuir o ruido do ventilador do meu split?

ruidinho chato dentro da sala de som.

estou pensando em usar uma resistencia ,mas o dono da fabrica disse que pode ocorrer comgelamento do ar condicionado

que v aacha??

t k s. ricardo.

10. PauloON

PauloON Usuário

13 Out 2004
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Olá Ricardo,

Primeiro você tem que identificar de onde vem o ruído que vc está falando...

O ruído é do próprio motor?
    Ou seria um ruído causado por uma vibração na carcaça do aparelho?
    Ou seria um "barulho de vento", causado pela movimentação do ar dentro do aparelho?

Se o ruído é do próprio motor você tem que dar um jeito nele... Ou aumentando o isolamento acústico do mesmo, revestindo-o com algo.... Ou trocando por um motor mais silencioso, compatível, lógico...
    Não acho recomendável diminuir a rotação do motor, pois o que seu amigo falou pode acontecer sim... O congelamento da própria água que condensa no trocador...

Se o ruído é uma vibração, a idéia é tentar eliminá-la, revistindo ou reforçando a estrutura do aparelho...

Se é "barulho de vento" não há muito o que fazer...
    Você poderia tentar fazer uma alteração na engenharia do aparelho, mas acho muito complicado...

Leve em consideração que, se você abrir o mesmo e ele estiver em garantia, pode perdê-la.

Espero que tenha ajudado...
    Qualquer coisa "tamos aí!"

Um abraço.

Paulo Oliveira.

11. johnnie

johnnie Usuário

25 Out 2002
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Ricardinho,

vc é uma figura rara :)

temos o mesmo problema amigo...ruído do split. O meu tem 60.000 btu's pq minha sala tem 65 m2 e o seu???

já pensei em substituir a unidade interna devido ao ruído por este aqui:

http://www.springer.com.br/springer/site/produtos/produto_residencial.asp?Familia_id=6&Modelo_id=81

já que a externa é idêntica, mas o meu teto sem gesso não permite

a springer não respondeu aos meus e-mails e não me restou alternativa, estudar o esquema elétrico do dito cujo

na próxima semana vou testar colocando um inversor de frequência para diminuir a rotação da ventilação

o risco é o congelamento...mas se der certo a geringonça lhe aviso

abraços

12. Ricardo Pontes

Ricardo Pontes Usuário Ativo

8 Dez 2004
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    38
    Paulo, obrigado pelas informaçoes.

joao,o meu aqui é de uma marca,acho que é trener ou coisa assim!
    tem 30 000 [42mquadrados]

acho que se colocasse um resistor pra diminuir um pouquinho o ventilador que está na baixa como o seu aí daria certo.
    apesar do ruido ser pequeno ,imcomoda.veja aí o que v vai fazer no seu e me diga por favor .
    Eles dizem que pode congelar o evaporador,mas é bem pouquinho,so um trisco.

ricardo.

13. Murilo

Murilo Moderador Moderador

9 Mar 2003
    Obrigados:
    10
    Troféus:
    38
    Amigos,

Uma ajuda para um amigo quase analfabeto neste assunto :verg:

O SR-7500 é mais alto que o meu antigo RX-V800, motivo pelo qual ele ficou com a parte superior do chassi mais perto da prateleira de cima, acho que está com uns 10 cm de folga.

Eu acho que o 7500 pode vir a esquentar demais nesta posição, então estou pensando em colocar um cooler sobre ele.

O Vinicius na HT desse mês diz que não se deve ligar o cooler na tomada de força traseira do receiver. Devo ocupar uma tomada inteira só pra ele?? isso é complicado...

Mas minhas dúvidas são:

1) O cooler deve puxar ou empurrar o ar?? (penso que seja puxar...)

2) Como é esse negócio de comprar um de 220v e ligar em 110v?? É só ligar direto na tomada um de 220v que ele passa a operar em 110v, desde que a tomada seja 110v???

3) O cooler fica "preso" ao receiver ou apenas colocado sobre ele??

4) Isso pode trazer mais problemas do que ajudar?? (no sentido de talvez colocar mais sujeira pra dentro do receiver...)

Se puderem me ajudar em "como devo fazer", bem como "qual cooler comprar", eu agradeço (y)

14. Dmaumau

Dmaumau Moving Forward

9 Out 2002
    Obrigados:
    14
    Troféus:
    38
    Murilão,

Quando eu tinha o receiver Pioneer, que fritava ovo, eu usava 2 cooler 12v, com uma fontesinha ligada à tomada do receiver.

Um deles empurrava o ar frio pra dentro e o outro puxava o ar quente pra fora.

Hoje no Parasound eu uso um unico (e bem mais parrudo) cooler 220 ligado em uma tomada 110, apenas puxando o ar quente pra fora e o power fica geladinho.

Alguns coolers vem com alguns fios que você deve isolar ou juntar dependendo da tensão de travalho (110/220v), mas não é mais complicado do que isso não.

(y)

15. Marcelo T

Marcelo T Spirit Crusher

23 Jun 2002
    Obrigados:
    2
    Troféus:
    38
    Eu uso esse da quality em 220, sem problemas. Estou usando 2 no parasound, pois o bixo esquenta pra kacete. Uso ambos tirando o ar do amp. Experimentei um empurrando e o outro tirando mas me pareceu q ele ficou mais frio com os 2 tirando o ar. Tenha em mente q eu tenho bastante espaço acima, se vc não tiver, seria melhor colocar um em cada sentido.
    Fiz uma tomada com um interruptor para poder desligar o bixo facilmente. Não sei qual seria a restrição de ligá-lo atrás do receiver :confused: , pois os mesmos puxam muita pouca corrente..

16. §ilvio

§ilvio Usuário Ativo

1 Mai 2004
    Obrigados:
    3
    Troféus:
    38
    Acredito que a coisa da tomada exclusiva para o cooler seja só quanto à possível propagação de interferência (ruidos). Se for isso, tente ligar junto mesmo, se não houver interferência no som, acaba a necessidade da tomada exclusiva.

Outra possibilidade que imagino pode ser a chance de alguem por a mão no cooler sem querer, e travá-lo. A corrente com o motor travado sobe muito e poderia queimar algum fusível do aparelho. Hipóteses...!

Abraços !

17. Eleandro

Eleandro Usuário

6 Out 2002
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    16
    Aproveitando a deixa, do Murilo.

O Marantz SR-19 (como podem ver nas fotos que coloquei no DIY) tem um cooler interno e a saída de ar é para a lateral direita do aparelho, só que percebo que ele não está funcionando, vi que nos dissipadores tem uma espécie de sensor (acho que é para ligar só quando a temperatura atinge um certo nível).

Será que é isso mesmo?

Murilo, o SR-7500 não tem cooler interno?

Abraço

Eleandro

18. fmrr

fmrr Usuário

26 Jun 2005
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Existem alguns cooler para computador, do tamanho dos da fonte que seu ruido é mínimo. Normalmente eles usam rolamentos em vez de buchas. Se vc estiver em sp vá na r. Santa Efigenia ou em lojas de informatica que vendem pela internet. Computadores esquentam tanto que chegam a ter 5 cooler funcionando ao mesmo tempo. Ai haja barulho.

19. Massao

Massao Usuário

9 Nov 2003
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Uso no gabinete do micro, coolers de 8cm da MasterCooler, são silenciosos (+-20db), inclusive comprei num site de uma empresa do RJ. Custaram R$ 10,00 cada.

Abraços,

Massao

20. Ricardock

Ricardock Usuário

20 Jan 2005
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Amigos,
    os coolers da Ventisilva (brasileiros) são, na minha opinião, os melhores pois sua construção é robusta, feita de metal e muito eficientes e silenciosos.
    Uso há muitos anos na saída chaveada com configuração de 220v e funciona perfeitamente. (y)
    Vocês encontram diversos modelos e tamanhos na Sta. Ifigenia, nas lojas TRANCHAN.

abraços,
    Ricardo

Compartilhar esta Página