Customização de Firmware para STB

Discussão em 'Hardware e Área Técnica' iniciada por rafael_netto, 20 Ago 2008.

1. wuemura

wuemura Usuário

13 Dez 2006
    Obrigados:
    3
    Troféus:
    0
    Eu não fui muito longe por falta de tempo, mas acredito que para fazer a programação do STB via porta ethernet você precisaria de equipamento específico ou um software especial para tanto já que nos testes que eu fiz com port scan e package sniffing não mostra nenhuma atividade dessa porta, no caso dos Zinwell based STB, talvez seja necessário algum tipo de circuito especial como JTAG, que aliás tem circuitos na internet para usar conectores RJ45 (a mesma da ethernet):
    http://jstamp.systronix.com/jtag.htm

Outro exemplo:
    http://wiki.openwrt.org/OpenWrtDocs/Customizing/Hardware/JTAG_Cable

De qualquer maneira, como o hardware baseado em Zinwell usam o BCM7402 e já sabemos que ele rodam em base linux, eu encontrei essa versão de linux:
    http://www.linux-mips.org/wiki/Main_Page

Que tem suporte para o CPU BCM7402:
    http://www.linux-mips.org/wiki/Broadcom_SOCs

Eu não fui muito a fundo mas fica a informação para quem quiser correr atrás ou tiver meios e equipamentos para realizar os devidos testes.

2. wepiana

wepiana Usuário

11 Abr 2007
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    interessa muito, claro!

No aguardo...(y)

3. arimar

arimar Usuário

16 Jun 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Como o DC 2007 e 2008 conseguem ler o pendrive, precisa fazer um kernel que "abra" as portas ethernet....

Não há necessidade de software especial.

Só que fazer este kernel não é fácil não.....

Infelizmente todo o projeto é feito em emulador PC, testado e transferido em linguagem de máquina para a placa de desenvolvimento.

A partir daí, gera-se o circuito e o microcódigo.

Nada disso foi feito no Brasil, tudo em Taiwan e EUA... sob sete chaves.

Idem para o Proview... So que no proview o media player é TVIBE, ou seja media player de celular....

Para os hackers brasileiros sobrou o microcódigo no pendrive para alterar...

No Broadcom, voce carrega a partir do menu.

No ST voce desliga, insere o pen drive, e ele boota do pen-drive...

Tarefa dificil, mas não impossível.

4. wuemura

wuemura Usuário

13 Dez 2006
    Obrigados:
    3
    Troféus:
    0
  5. wuemura

wuemura Usuário

13 Dez 2006
    Obrigados:
    3
    Troféus:
    0
    Pois é, porém para quem não tem o nível de conhecimento de um desenvolvedor de produtos como esse o kernel acaba se tornando um software muito especial mesmo assim. Sobre a questão de desenvolvimento vir de fora a gente já tinha descoberto isso no ano passado com o pessoal da própria Zinwell, tudo é feito em Zinwell Taiwan (no caso dos Zinwell, Aiko etc) o que as empresas Brasileiras fazem aqui é o mínimo do mínimo

Como esses hardware's são linux based não seria difícil ativar a porta já que esses "embeded system's" tem drivers prontos e desenvolvidos para a maioria do hardware, o problema antes de mais nada é ter acesso à interface do aparelho em questão, depois é ter o mesmo ambiente de desenvolvimento ou equivalente utilizado pela Zinwell (meu caso) e por último ter a fonte do kernel com os patchs que eles utilizam e compilar o módulo para a interface da rede, carregar no STB e ativá-la. No melhor dos casos ideal seria também poder adicionar isso no firmware...

Pelo menos no firmware da Zinwell diferente da proview eu não consegui montar, extrair ou sequer identificar o cabeçalho do arquivo indicando que o firmware deles é bem específico.

6. arimar

arimar Usuário

16 Jun 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Não tem Jtag no Broadcom. 7402.. infelizmente...

Mas tem boot a partir do ethernet...

Se alguem estudar o produto TIVO que já foi bem hackeado, pode deduzir muitas coisas e copiar rotinas.. A base é semelhante.

7. Guto Pereira

Guto Pereira Usuário Ativo

10 Jan 2008
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    38
    Puts... IP Boot, é o que o meu amigo Beto desconfiava, pois pelo menos os Semp antes de boootar acessam a porta eth não encontrando nada ele parte pro boot interno. Esse meu amigo mencionou que muitos equipos como alguns roteadores Cyclades que ele montou num provedor de internet dele em Sampa anos atras usavam atualização de FW via IP Boot, creio que esses meninos façam isso tb. O Windows tem essa funcionalidade nativa, basta saber se precisamos de um arquivo especifico e executável para setar no IP Boot do win ou se o próprio FW de extensão ZIM seria o bastante para instalação.

8. arimar

arimar Usuário

16 Jun 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Zinwell 620 GPLv2 Licence Violation

By Craig Whitmore, in Freeview, posted: 1-JUL-2008 21:36

Companies these days have to realise that if they want to use software they have to follow the rules. Most people would not pirate software as its copyrighted so why not follow the rules when using a product which includes a simple Licence to use it.

A certain type of licence is called a GPL (General Public Licence) and alot of software is produced under this licence including the Linux Kernel. But some companies don't follow this Licence and break this GPL. IMHO this should be treated just like any other copyright infrigement..

Copy of GPLv2 Licence - gpl-2.0.txt

The GPL basically says if you are using the software then you must (apart from other things)
    - include the GPL Licence with the product
    - offer the source code for the software

And this is the problem.. Zinwell/DSE/Others don't...

Maker:
    Zinwell
    Product: DVB-T Set Top Box
    Information: Sold in New Zealand non-branded via many retailers and branded via Dick Smiths (http://www.dse.co.nz)

Problem: Includes GPLv2 Software but doesn't include GPLv2 Licence or offers the source code. This means they are breaking the GPLv2 Licence thus breaking copyright.

The Zinwell includes the following GPL Software

Linux Kernel - Linux version 2.6.12-4.0-brcmstb build version 2612-4.0 (root@7401.zintech.com.tw) (gcc version 3.4.6) #30 Thu Jun 14 15:08:03 CST 2007
    Busybox - BusyBox v1.2.1 (2007.04.18-10:43+0000) multi-call binary

9. arimar

arimar Usuário

16 Jun 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Acabei de descobrir que o Olivea tem o 7401..... os semps 7402... sem suporte ao HD... ferrou...

10. cerealkiller

cerealkiller Usuário Ativo

1 Fev 2007
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    38
    Arimar

E quanto aos Philips???

11. jost

jost Usuário

4 Ago 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Bem, deixem eu iniciar uma maratona de "achismos".

Penso que o fato dos stb´s lerem o pen drive no boot não significa que eles irão dar boot pelo linux rodando por este dispositivo...e sim, atualizar o firmware por esta interface.

Quanto ao desenvolvimento, existe o stlinux para isso. Não creio que precisaremos de alguma coisa em especial para apenas compilar uma versão do servidor ssh que rode na arquitetura dos STi... Mas não conseguimos fazer nada do tipo gravação na usb, sem termos ao menos um esquemático (pinagem do microprocessador), ou algum código já adaptado para isso.
    Espero que a proview libere um update de firmware logo....

Alguem sabe como extrair o conteudo da imagem do kernel (nv.img) do arquivo do positivo?

12. wuemura

wuemura Usuário

13 Dez 2006
    Obrigados:
    3
    Troféus:
    0
    Se procurar no google por JTAG BCM7402 verá algumas empresas que oferecem produtos JTAG para esse processador.

O da MENTOR que coloquei no post anterior e o da empresa abaixo são alguns deles:
    http://www.lauterbach.de/frames.html?bdmlist.html

Resta saber se está ativo nos nossos aparelhos ou não.

Sobre o Tivo, eu pesquisei isso no começo do ano, a porta ethernet do meu Aiko não dá nenhum sinal de vida durante o boot ou durante o funcionamento, não sai nenhum tipo de pacote em nenhum tipo de protocolo, eu fiz os testes com o Wireshark Network Protocol Analyzer então eu acho improvável.

Apesar do Toshiba ser o mesmo hardware do Zinwell/Aiko já foi comprovado aqui que ambos funcionam de forma diferente, então talvez no Toshiba o boot através de ethernet isso venha a funcionar já que eu não tenho nenhum Toshiba aqui para testar.

13. arimar

arimar Usuário

16 Jun 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Acabei de obter a informação que o Telesystems custa US$250 em TAIWAN...

Não entendo como estão vendendo o Telesystems e o Semp por estes preços.....

14. Guto Pereira

10 Jan 2008
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    38
    Arimar, após algumas pesquisas eu pude notar que o BCM7401 tem suporte e interface SATA e o PVR é nativo no aparelho, fazendo com que ele traga já o HD internamente. Já o Olëvia não tem esse recurso integrado, muito menos a interface SATA, por isso e por alguns relatos no DTVFORUM o pessoal alega que o Olëvia usao o BCM7402 e habilita com o FW mod o recurso de gravar via USB, mas com algumas limitações. Vou continuar a pesquisa, e se vcs souberem de algo continuem postando no tópico para que todos fiquemos por dentro das possibilidades.

15. Guto Pereira

10 Jan 2008
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    38
  16. Rick_DF

Rick_DF Usuário

29 Mar 2006
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Broadcom adquire unidade de TV Digital da AMD por US$ 192,8 mi

A Broadcom Corporation anunciou, nesta segunda-feira (25/08), a aquisição da unidade de TV Digital da AMD por 192,8 milhões de dólares.

A linha de produtos voltados à TV Digital da AMD inclui todos os processadores Xilleon, o circuito integrado do receptor NXT, o processador Theater 300 DTV e uma linha de processadores que executam compensação de movimento avançada, conversão e escala da proporção de frames.

Notícia completa: http://idgnow.uol.com.br/mercado/20...unidade-de-tv-digital-da-amd-por-us-192-8-mi/

17. arimar

arimar Usuário

16 Jun 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Complicado este assunto.....

Diz que suporta o jtag, mas mostra só um desenho....

Depois mistura o :

BCM7317
    BCM7318
    BCM7325
    BCM7335 Todos com JTAG

com :
    BCM7400
    BCM7401
    BCM7402

Sem Jtag.

Acho que só o debugger serve para o BCM 74XX....

Se voce verificar o datasheet do BCM 7402 vê que não há JTAG, confirmando a minha informação....

Acho que está na hora de arrancar o dissipador de cima dos Semp e Proview.

Veja só:

Proview 1.0 ruim 1.3 ficou bom demais...

Qual o chip em cada um ? Será que mudaram os chips?

Semp Dc2007 e dc2008 tenho informações seguras que usam o BCM7402 nos dois... será?

18. wuemura

wuemura Usuário

13 Dez 2006
    Obrigados:
    3
    Troféus:
    0
    Usa o mesmo processador BCM7402 e mesma placa da zinwell.

19. arimar

arimar Usuário

16 Jun 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Acredito que com o nível de informações que temos na presenta data, a única possibilidade plausível é adicionar 720P e 1080i pelo videocomponente ao DC2007.

O Problema encontrado é que a extensão .zim é proprietária e trata-se de arquivos comprimidos,,,,,

Alguma pista ?

A Zinwell não libera nada..nada.. em cima do termo de confidencialidade,,,

20. Guto Pereira

10 Jan 2008
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    38
    Arimar, mas vc viu que o ZMT-620 usa o 7402? Ou seja, ele suporta gravação via USB, se for assim os 7402 que temos suportarão tb...

Quanto ao ZIM estou no aguardo de alguém vomitar algo sobre ele...

Compartilhar esta Página