Decoder NET - Interferência por filtro de linha

Discussão em 'Área Técnica' iniciada por dmqnelson, 4 Set 2013.

1. dmqnelson

dmqnelson Usuário

1 0 0

Desde 4 Set 2013
    BH
    Olá!

Estou com um problema estranho e gostaria de saber se alguém tem alguma idéia do motivo pelo qual está acontecendo. Na semana passada comprei um filtro de linha desses: http://produto.mercadolivre.com.br/...uplo-10-tomadas-mistas-protetor-eletrnico-_JM

A motivação? Usar na minha estante de TV junto a vários outros dispositivos (Modem, Roteador, Video-game, etc...). Sendo que alguns desses tem tomadas no padrão americano, procurei um filtro de linha misto desses.

Pois bem, no Sábado, eu o acoplei na estante, liguei todos os aparelhos, e tudo aparentemente funcionou bem, com exceção do sinal da NET. Começaram a aparecer quadriculados na imagem, e as vezes a imagem desaparece e o som fica "cortado".

Apesar da coincidência, achei improvável que um filtro de linha pudesse causar isso, justamente por ser um circuito relativamente simples. Estou muito longe de ser expert em elétrica/eletrônica, e provavelmente por isso não consegui notar a possível conexão.

Então, como disse, ignorei essa possibilidade a princípio, verifiquei todas as conexões, inverti o cabo do Virtua com o da TV a cabo, desliguei e liguei o aparelho da energia, troquei o cabo HDMI, tentei um cabo video-componente no lugar, liguei na NET e segui todas os passos dos atendentes (ligar e religar, etc, etc.). Também tentei desligar todos os aparelhos com exceção da TV e decodificador mas o problema persistiu em todas as tentativas até que a única opção que restou foi agendar uma visita de um técnico.

Veio um técnico aqui, verificou os sinais, o aparelho, refez as conexões, mas não conseguiu resolver o problema. Pediu reforço a um companheiro, tentaram trocar o decoder mas o problema permaneceu. Por fim, disse que ia passar o problema para o superior dele, me deixou telefone de contato e foi embora depois de algumas horas trabalhando no problema.

Então depois que foram embora, me rendi a hipótese do filtro de linha, então peguei um T e liguei a TV e decoder direto a rede elétrica através dele, e problema RESOLVIDO. Então, despluguei a TV, pluguei o filtro de linha ao T, e pluguei a TV ao filtro de linha (para testar se o simples fato do filtro estar ligado pudesse causar a interferência), e a imagem continuou sem problemas. Dai despluguei o decoder do T e o pluguei no filtro de linha (com o filtro ainda ligado ao T), e para a minha surpresa continuou funcionando. Dai fiz o último teste, tirei o T e voltei o filtro direto a rede elétrica, dai o problema voltou.

Ou seja, utilizando o Filtro ligado ao T o problema não acontece, não a nada de especial no T, a única diferença prática é que ele não possui aterramento (o pino do terra fica solto).

O fato é, que além desse problema o filtro apresentou outros defeitos (uma das tomadas não funciona, dá uns estalos e até faísca) que também podem estar influenciando de alguma forma.

Mas gostaria de saber se alguém consegue entender o motivo por trás destes problemas.

P.S.: Me desculpem o post extra-longo, mas como geralmente várias pessoas tentam sugerir diversas coisas a se tentar, achei melhor detalhar tudo que tentei até agora para ficar mais claro.

Anúncio do HT Forum
  2. Gelnet

Gelnet Usuário

22 1 0

Desde 9 Out 2013
    sao paulo
    Estranho, normalmente não tem relação entre energia e o decoder... aliais até existe mas não para o caso destacado.
    O problema da net com energia é que se o cabeamento de energia passa junto com o cabeamento da net pode dar AC no sinal da net e danificar o sinal.
    Outra coisa é que se a fonte não for a correta para o equipamento (tensão V ou amperagem A) incorreta pode gerar falha, não acredito que o filtro de linha possa diminuir nenhum dos dois.
    A questão com o terra é que o filtro de linha pode estar dando retorno de AC no pino terra ai sim danificando tudo o que estiver ligado a ele....

mas pelos problemas extra destacados acredito que seja melhor trocar esse filtro de linha, é uma economia besta continuar com ele pois o custo pode ser muito maior se algo queimar.
    Se o problema não resolver, poste o modelo do equipamento e a fonte que esta nele...
    =]

3. cfarl

cfarl Usuário Muito Ativo

5 1 251

Desde 6 Out 2016
    Brasília
    Amigo, tudo bem?

Estou vendo aqui, e parece que estou tendo o mesmo problema que você:

http://www.htforum.com/forum/threads/filtro-de-linha-fht1200-upsai-220v-x-cabo-net.274849/

No meu caso, estava ligando no filtro de linha tanto o decoder da net quanto o cabo por onde chega o sinal.

De fato, ligando o decoder direto na tomada (que foi o que o técnico da net fez), o problema acabou.

Vou tentar ligar no meu filtro somente o cabo da net para ver se o problema persiste, depois posto aqui.

Obrigado!