Defeito Prisma flex mudança de combustível

Discussão em 'Mecânica, Manutenção e Acessórios' iniciada por Slaine, 10 Dez 2012.

  1. Slaine

    Slaine Usuário

    Desde:
    12 Abr 2010
    Mensagens:
    6.028
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Localização:
    Belo Horizonte-MG
    Pessoal, particularmente não gosto de carros flex. Para mim, são motores que trabalham fora de otimização tanto para álcool quanto para gasolina. Entretanto, ocorreu um defeito com uma amiga que fiquei curioso.

    Ela tentava ligar o carro e eçe não pegava, como se abomba de cobustível não estivesse puxando. Ao verificar, um eletricista disse que, provavelmente, ela usava um tipo de combustível a muito tempo e resolveu colocar outro (fato que ela confirmou). Ele, então, afirmou que isso era normal, que a central de gerenciamento não reconheceu o tipo de combustível colocado.

    Para mim, isto não faz nenhum sentido. A central deveria reconhecer. pergunta: é mesmo possíve que isso aconteça? É normal? para mim, se opcorrer, é falha da central. Não?
     
  2. Davide

    Davide ANIMA MUSICALE

    Desde:
    12 Abr 2004
    Mensagens:
    12.824
    Obrigados:
    5
    Troféus:
    38
    Localização:
    Sorocaba - SP
    Quem faz o reconhecimento do combustível utilizado, ou seus níveis de mistura, é a sonda Lambda que joga a informação à central (y) esta sonda pode e dá defeito com certa frequencia (y)

    mas o que acontece à vezes, em casos raros porém, é a troca de combustível reabastecendo perto de casa de noite, por exemplo, e no caminho não ter dado tempo de chegar o novo combustível na fase de queima e na sonda, aí na partida o carro ainda tá setado no alcool, por exemplo, mas já querendo queimar gasolina, mas é uma situação rara que depende desta infeliz coincidência,

    abraço
     
  3. Slaine

    Slaine Usuário

    Desde:
    12 Abr 2010
    Mensagens:
    6.028
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Localização:
    Belo Horizonte-MG
    Valeu davide, agora começa a fazer mais sentido.

    Sendo assim, para evitar o problema, o ideal seria rodar um pouco com o cobustível novo antes de parar, certo?
     
  4. Slaine

    Slaine Usuário

    Desde:
    12 Abr 2010
    Mensagens:
    6.028
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Localização:
    Belo Horizonte-MG
    Ela disse que rodou uns 40 km antes, Inclusive chegou a parar, dormir e ligar o carro só no dia seguinte e ele pegou. O problema aconteceu 3 dias após o abastecimento, Sendo assim, o mais provável é defeito na sonda lambda, não? O eletricista sugeriu a troca das velas, mas como as velas resolveriam o problema?
     
  5. Davide

    Davide ANIMA MUSICALE

    Desde:
    12 Abr 2004
    Mensagens:
    12.824
    Obrigados:
    5
    Troféus:
    38
    Localização:
    Sorocaba - SP
    Exatamente, digamos que entre o pescador do tanque e todo o caminho até chegar à injeção e queima tenhamos em média 2 litros de combustível (tem tubulação, bomba, filtro, etc), ideal seria queimar estes 2 litros antes de chegar em casa, ou não usar quase nada, por exemplo morar a poucos quarteirões do posto (y) mas observe que embora possível é bem pouco provável uma coincidência destas não permita (ou dificulte) a partida no dia seguinte (y) mas pode acontecer :concordo:
     
  6. M E N A U

    M E N A U _____________ad augusta _____________per angusta

    Desde:
    13 Abr 2010
    Mensagens:
    4.800
    Obrigados:
    19
    Troféus:
    38
    Localização:
    Aqui-BR
    A rigor, um mecânico seria a pessoa mais indicada para dar o diagnóstico, estou achando que o eletricista só está chutando...
    A sonda lambda pode sim estar com defeito de leitura, ou seja, envia dado errado para a central eletrônica, a qual pode entrar em modo segurança. Outros motivos também podem estar relacionados, como desprendimento de alguma impureza que indo parar no sistema de injeção pode ter afetado bicos ou mesmo a TBI (corpo da borboleta).
    A vela pode até estar comprometida, mas a regra seria dar outros sinais como perda de rendimento, alto consumo, falhas.
    Combustível adulterado, dependendo do nível, pode até causar este sintoma, mas mais raro.
    Um mecânico de confiança é o indicado.

     
  7. Slaine

    Slaine Usuário

    Desde:
    12 Abr 2010
    Mensagens:
    6.028
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Localização:
    Belo Horizonte-MG
    prisma flex 2010
     
  8. carlos_camardella

    carlos_camardella Usuário

    Desde:
    29 Dez 2004
    Mensagens:
    2.856
    Obrigados:
    29
    Troféus:
    0
    Localização:
    Rio de Janeiro
    Slaine,

    Se não for defeito na Sonda Lambda e for o caso que o Davide falou (acredite, isso acontece menos raramente do que se imagina), a solução é tirar o relé, o fusível ou o cabo de alimentação da bomba de combustível, e tentar dar partida por alguns segundos, aí o combustível rstante no sistema é queimado e o motor ficará pronto para receber o novo. Sempre é bom lembrar que a sonda só tem qualquer interferência no funciomaneto do motor depois que ele ligou, e a ECU mantém na memória a última leitura da sonda lambda, por isso dá esse problema.

    Depois é só recolocar o fusível, relé, ou o cabo de alimentação da bomba, deixar a chave na posição de ligado (sem dar partida) por alguns minutos e só então dar a partida. Se não der certo na primeira vez, na segunda que repetir essse processo todo, é certo que vai...

    Ou reboca a carro para uma CCS para dar reset na ECU.
     
  9. Slaine

    Slaine Usuário

    Desde:
    12 Abr 2010
    Mensagens:
    6.028
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Localização:
    Belo Horizonte-MG
    O eletricista lá resolveu o problema na hora, mas minha dúvida é: se o problema voltar a acontecer, vale a pena trocar a sonda lambda?
     
  10. Davide

    Davide ANIMA MUSICALE

    Desde:
    12 Abr 2004
    Mensagens:
    12.824
    Obrigados:
    5
    Troféus:
    38
    Localização:
    Sorocaba - SP
    Slaine, depende do carro, mas se não tiver nada na sonda não troque por nada, ela costuma ser meio $$$ dependendo do carro (y)
     
  11. geraaraujo

    geraaraujo Usuário

    Desde:
    19 Set 2006
    Mensagens:
    766
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    16
    Localização:
    Alpharetta,GA - USA
    Acho que pode ter algum defeito neste carro. Andando essa quilometragem antes de desligar o carro, a ECU já deveria ter reconhecido o combustível, pois 40 km é muita coisa, o combustível anterior já tinha sido queimado e é impossível a central não ter reconhecido o combustível e estar usando o mapa de injeção do etanol. O carro iria acusar excesso, não andaria nada e sua amiga teria percebido isso. Eu tive um Focus ano 2010 que sempre que o combustível no tanque era gasolina ele tinha alguma dificuldade de pegar na primeira partida a frio. Na concessionária diagnosticaram baixa pressão na linha de combustível, trocaram a bomba e ficou 100%. Não entendia como era possível isso afetar a partida na gasolina e não afetar no álcool. Talvez na gasolina a central mandasse menos combustível que com a pressão mais baixa acabava sendo pouco, mas no uso normal não sentia nenhuma diferença.
    Esse motor do prisma é muito taxado e não gosta muito de andar com gasolina, apesar de aceitar o rendimento não é muito bom. Se a diferença de economia usando gasolina for pequena, o melhor é sua amiga continuar usando o etanol. Para evitar a batida de pino este motor vai atrasar o ponto além do que seria o ideal. No longo prazo além de aumentar o consumo, andar menos o motor vai sofrer com mais carbonização devido a queima incompleta.
     

Compartilhar esta Página